Autor Tópico: Agnosticismo é ateísmo?  (Lida 27924 vezes)

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
Re:Agnosticismo é ateísmo?
« Resposta #25 Online: 24 de Outubro de 2013, 19:41:41 »
Parabéns pela resposta dotada de embasamento. Só me perdoe discordar no sentido de que esse assunto se baseia em crenças; não em conhecimento.
Ateus seriam um grupo a reunir aqueles que acreditam em qualquer origem para o universo; menos deus ou deuses. Crentes são aqueles que acreditam que a origem do universo é divina. Outros não excluem deus; ou deuses, da possibilidade de terem originado o  universo - mas acreditam que outros fenômenos e conceitos que o homem ainda não domina possam ter originado todas as coisas; ao invés de deuses. A grosso modo: ateu - tudo menos deus; teísta - deus; agnóstico - qualquer coisa ainda desconhecida.
Agradeço a oportunidade de participar.

Desculpe a rispidez ja no 1o comentario, mas uma das coisas que tiram do serio facil eh a tentativa de deturpar a definicao de uma palavra. Por que? Porque palavras carregam uma ideia, um conjunto de caracteristicas que defininem aquilo a que ela se refere. Eh o que estao fazendo quando dizem que ateu "cre na inexistencia". Isso eh estupidez, filosofia barata.

É o que se chama nesse assunto de "ateu forte".

Tomemos inicialmente a definicao simples e direta de dicionarios. Ateu eh um descrente, ausencia de crenca em seres metafisicos, neste caso especifico estamos falando de deuses. PONTO. So isso, ausencia de crenca.

Isso seria o "ateu fraco".

Que acho que é praticamente inexistente, ou seriam só os agnósticos.

A maior parte dos ateus deve sim "crer na inexistência" de deuses, apesar da implicância de alguns, que vêem nisso uma espécie de tentatvia de equiparação com uma fé qualquer em algo absurdo e não comprovado, quando é na verdade apenas a crença que a realidade provavelmente não contém tais coisas absurdas, mas que deve ser basicamente tal como descrita pelas teorias científicas. Ou seja, sem deuses.

A coisa se complica na medida em que se vai imaginando deuses cada vez mais infalseáveis e escondidos no meio do vácuo quântico, em dimensões totalmente paralelas sem qualquer contato, ou qualquer coisa do gênero, que no mínimo seriam equiparáveis a uma inexistência "prática", mas provavelmente são melhor vistos só como malabarismos lógicos para tentar criar uma espécie de ficção filosófico-científico-religiosa que alguns gostariam que fosse real.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Outubro de 2013, 19:51:48 »
São coisas interligadas, ao ateísmo forte é uma crença comumente baseada em conhecimentos científicos/filosóficos, mesmo que apenas superficiais (pode ser apenas algo nas linhas de, "a ciência explica relativamente bem o universo sem a atuação de um super-cara agindo como criador ou manipulador, e para o que ainda é desconhecido/incerto, há um salto de lógica tremendo em invocar um super-cara ou algo assim, que mais provavelmente não existe mesmo, por tudo que podemos averiguar").

Ao mesmo tempo, agnosticismo é uma posição quanto ao conhecimento, ou quanto à possibilidade de conhecimento, que é julgado impossível (sobre um assunto ou proposição em particular). Não diz nada quanto a crença na coisa em si. Um agnóstico pode ser crente, agnóstico fideísta (="com fé"), ou descrente/ateu.

(E deuses não necessariamente são responsáveis por criar o universo, teoricamente poderiam existir num universo que nenhum deles criou, que não foi criado.)

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Outubro de 2013, 06:57:26 »
Não sei até onde a ciência explica tudo... Ela é uma excelente ferramenta, mas o Big Bang diz que a matéria em um momento começou a se expandir; movimento que o universo faz até hoje. Sinceramente, torço para que um dia saibamos o que vem antes desse "marco zero". Não dá para dizer que ele é o início do universo, pois a matéria estava lá concentrada, e veio de algum lugar -  lei de causa e efeito.
Existe também o mito do homem racional. Nós somos dotados de razão, e podemos usá-la a nosso favor. Quando achamos que a razão alcança tudo, nos perdemos. Nossas crenças e intuições não são racionais. Usamos a razão para sustentá-las. Não inventaram até a Teologia?
Na prática, agnóstico vive como um ateu "fraco"; mas responde à pergunta sobre a existência de deus com uma interrogação, enquanto o ateu diz que para ele deus não existe. Conhecimento sobre a existência de deus ninguém tem. O que temos são crenças, e acho que um agnóstico é aquele que num "segundo turno" anula o voto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Outubro de 2013, 14:10:17 »
Eu acho que não temos "conhecimento sobre a existência de deus", assim como não temos para qualquer outra coisa que se invente e se ponha no lugar, ou qualquer coisa intestável/irrefutável que simplesmente se inventar. Só acho válido me dizer "agnóstico" às coisas do tipo que achar menos estapafúrdias, por partirem ao menos de suposições mais parcimoniosas, criando uma continuidade sutil com o que é melhor conhecido, ou aparente.

Ou, em outras palavras, sou tão "agnóstico" quanto ao "deus Homo sapiens" ou "deus mente acerebral onipresente de Homo sapiens", quanto sou a um deus-aracnídeo, a um deus-polvo ou o que mais de implausível se inventar, sem se ter qualquer evidência.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #29 Online: 25 de Outubro de 2013, 15:00:18 »
Não sei até onde a ciência explica tudo... Ela é uma excelente ferramenta, mas o Big Bang diz que a matéria em um momento começou a se expandir; movimento que o universo faz até hoje. Sinceramente, torço para que um dia saibamos o que vem antes desse "marco zero". Não dá para dizer que ele é o início do universo, pois a matéria estava lá concentrada, e veio de algum lugar -  lei de causa e efeito.
Existe também o mito do homem racional. Nós somos dotados de razão, e podemos usá-la a nosso favor. Quando achamos que a razão alcança tudo, nos perdemos. Nossas crenças e intuições não são racionais. Usamos a razão para sustentá-las. Não inventaram até a Teologia?
Na prática, agnóstico vive como um ateu "fraco"; mas responde à pergunta sobre a existência de deus com uma interrogação, enquanto o ateu diz que para ele deus não existe. Conhecimento sobre a existência de deus ninguém tem. O que temos são crenças, e acho que um agnóstico é aquele que num "segundo turno" anula o voto.

Isso também já é razoavelmente explicado, todas as condições já estavam lá, e pelo fato de o tempo ter começado  com o Big Bang não havia um "antes". Físicos do CC, help.

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Outubro de 2013, 15:07:49 »
Amigo, em primeiro lugar, obrigado pela tenção à minha postagem. Não ouso ter o conhecimento científico mais atualizado, mas, quando você fala que todas as condições estavam lá, concordo; o problema é quando você diz que não havia um antes... É uma ruptura com a lei de causa e consequência; pelo menos do jeito como conhecemos. Quando eu falo da teoria do Big Bang, eu posto aqui o que sei, sem pedir ajuda de ninguém. Acho que físico nenhum vai te ajudar...

Isso também já é razoavelmente explicado, todas as condições já estavam lá, e pelo fato de o tempo ter começado  com o Big Bang não havia um "antes". Físicos do CC, help.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 25 de Outubro de 2013, 15:16:04 »
Acho que ainda é tudo bastante em aberto. Descartaram já ciclos de big-bangs e big crunches? E aquela idéia doida de universos dentro de universos, em buracos negros e brancos? Tem também a possibilidade de inflação enterna, big-bangs esporádicos, e coisas assim. Pode ser que o "antes do big bang", ou especificamente da inflação, seja só definitivamente insondável, o que não significa que "não existisse", apenas não determina variáveis para o "depois", a partir das quais se pudesse tentar retrodizer o "antes".

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:15:22 »
Me desculpando pelo erro no último post, quis dizer atenção - tenção nem caberia na frase, e estaria com grafia errada.
Agradeço, sim, a todos que aceitaram conversar sobre as coisas do universo comigo. O acelerador de partículas é a fase de teste do Big Bang. Falar em conceitos que dependem do Big Bang, só depois da comprovação do acelerador.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:32:15 »
Acho que essas coisas de aceleradores de partículas são testes de coisas com alguma eventual ligação com o big-bang (ou suposta física por trás dele), mas sua ocorrência em si é inferida a partir de uma série de outras observações, que não deixam muita alternativa.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 26 de Outubro de 2013, 19:28:58 »
Resposta para o título:

Não. Agnosticismo é o exercício da crença mais crente que há. Agnóstico é o crente tão crente que consegue até mesmo acreditar que não é (evidentemente, não é seu caso), recorrendo a recursos filosóficos autoconvincentes dessa suposta condição não-crente. Ateísmo, pelo 'ismo', é o exercício da militância estabelecida pela extensão deturpadora do termo ateu, que é nada mais que a palavra para definir isenção de divindade no que quer que seja, para o termo religioso ateísmo, como doutrina a seguir (doutrina implica em algo a mais, que deve ser incluído numa condição prévia; não-doutrina é o contrário). Se você diz que alguém ou qualquer coisa é ateu/ateia, está fazendo uma pura afirmação científica, estabelecida sobre todos os fatos conhecidos, de que não há qualquer deus integrante; se diz que é ateísta, e isto é obviamente válido apenas quando se refere a uma máquina cognitiva humana -- pessoa --, está fazendo a afirmação acusadora de que tal pessoa acredita nisso (que não há qualquer deus no que quer que seja, em vez de simplesmente RECONHECER cientificamente que não há). (Por exemplo) Você, obviamente, assim como não é agnóstico, também não é ateísta, embora seja ateu. Você é um crente padrão. Em contrapartida, por exemplo, eu sou um descrente incomum.

Eu costumo dizer que sou cientificamente agnóstico e filosoficamente ateu.
Boa definição!
Como "boa definição", se só o contrário faz sentido?!

Parabéns pela resposta dotada de embasamento. Só me perdoe discordar no sentido de que esse assunto se baseia em crenças; não em conhecimento.
Perdoo (talvez...), principalmente pela falta sua de esclarecimento adequado -- como assim, exatamente?: Se eu me pautar pelo conhecimento que tenho, sou um crente? Se me pautar pelo que, SUPOSTAMENTE, "não conheço", sou científico? Não entendo como alguém não crente poderia cair na ridícula armadilha dessa filosofia barata crente de crente para crente.

Ateus seriam um grupo a reunir aqueles que acreditam em qualquer origem para o universo; menos deus ou deuses.
Ateus são 'sem deus'. Você é, todo mundo é, tudo é, o universo é. Quem "acreditaria em qualquer origem para o universo, menos deuses" é **quem acreditaria em qualquer origem para o universo, menos deuses** e não conheço palavra para essa "categoria" que, além dessa sua apresentação hipotética agora, também desconheço um exemplar sequer.

Crentes são aqueles que acreditam que a origem do universo é divina.
Crente é quem crê. Há usos especifizados (na verdade, desviados de seu devido sentido precípuo) para esta palavra, como a aplicação (mais preponderante, ao menos) dela para evangélicos e não para católicos, tal e coisa. Mas crente é quem crê. Por exemplo, você pode não acreditar em Alá, mas se acredita que seu voto muda alguma coisa, é crente.

Outros não excluem deus; ou deuses, da possibilidade de terem originado o universo
Quem exclui deuses da "possibilidade de origem"/*atualidade permanente* do universo não são "(os) outros", são a evidências físicas da realidade, da natureza, do próprio universo.

mas acreditam que outros fenômenos e conceitos que o homem ainda não domina possam ter originado todas as coisas; ao invés de deuses.
Quem acredita nisso é crente.

A grosso modo: ateu - tudo menos deus; teísta - deus; agnóstico - qualquer coisa ainda desconhecida.
A grosso modo: Ateu: tudo que há; teísta/ateísta: crente; agnóstico: mais crente ainda.

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Outubro de 2013, 12:03:48 »
Bom dia! Obrigado pelas respostas e pela atenção à minha pergunta. Na verdade, me considero ateu também, pois agnosticismo é dúvida; e dúvida é ausência de crença. Só procuro ser discreto na minha vida, em primeiro lugar, por causa dos preconceitos.
Em segundo lugar, como já disse, a ciência é muito útil, mas é mais uma ficção da mente humana. Nossa busca é por equilíbrio entre os nossos sentidos. Não tenho esperança alguma de ir para outro lugar que não seja o cemitério depois de morrer; mas o ateu assumido deveria se preocupar um pouco em ser  menos arrogante e mais ético, pois até os bonobos são éticos. Por que o ser humano não consegue?
Isso vale para os religiosos também, que pregam uma coisa e fazem outra; mas esse espaço é para céticos. Minha esposa é religiosa, e me pediu para não participar mais do clube. Como a única coisa sagrada para mim é a família, deixo para todos a reflexão anterior e um grande abraço; pedindo ao moderador para cancelar meu acesso.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #36 Online: 31 de Outubro de 2013, 13:33:20 »
mas o ateu assumido deveria se preocupar um pouco em ser  menos arrogante e mais ético, pois até os bonobos são éticos. Por que o ser humano não consegue?

O começo e o fim, fazem mais sentido assim:"mas o ateu assumido deveria se preocupar um pouco em ser  menos arrogante e mais ético, pois até os bonobos são éticos. Por que o ateu* não consegue?"

Desde o começo já desconfiava que se tratava de um crente se passando por ateu, agora tenho certeza, ele passa a mensagem dele de forma sutil.

*eu troquei a palavra humano por ateu.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #37 Online: 31 de Outubro de 2013, 14:59:56 »
Bom dia, companheiros céticos!
Sou agnóstico, e ouço muitos irmãos ateus dizerem que sou ateu também. Será que não é só a necessidade de fazer estatística que  eles têm? O sentimento do agnóstico é de descrença e dúvida sobre  tudo, enquanto o ateímo é uma crença na inexistência de deus.  Desde já agradeço as respostas!

Vinicius
Bom dia! Obrigado pelas respostas e pela atenção à minha pergunta. Na verdade, me considero ateu também, pois agnosticismo é dúvida; e dúvida é ausência de crença. Só procuro ser discreto na minha vida, em primeiro lugar, por causa dos preconceitos.

Mas ja mudou de opiniao? Ou estava mentindo desde o comeco? :P

Em segundo lugar, como já disse, a ciência é muito útil, mas é mais uma ficção da mente humana.

Sim, claro. Faz o seguinte, se joga do 15 andar de algum predio, pois a gravidade eh so ficcao. :D

Nossa busca é por equilíbrio entre os nossos sentidos. Não tenho esperança alguma de ir para outro lugar que não seja o cemitério depois de morrer; mas o ateu assumido deveria se preocupar um pouco em ser  menos arrogante e mais ético, pois até os bonobos são éticos.  Por que o ser humano não consegue?

Falacia da generalizacao, que feio. Fale por vc. Modestia a parte, eu sou muito mais etico do que muito crente por ai.

Isso vale para os religiosos também, que pregam uma coisa e fazem outra; mas esse espaço é para céticos. Minha esposa é religiosa, e me pediu para não participar mais do clube. Como a única coisa sagrada para mim é a família, deixo para todos a reflexão anterior e um grande abraço; pedindo ao moderador para cancelar meu acesso.

Abracos, volte sempre.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Outubro de 2013, 17:16:48 »
Minha esposa é religiosa, e me pediu para não participar mais do clube.

Interessante. Esse tipo de coisa, bastante óbvia até, sugere que se for para se ter um site que busque mesmo promover o pensamento crítico, idealmente ele teria que ter uma imagem/fraseamento mais palatável, não tão imediatamente antagônico às religiões. 

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Outubro de 2013, 20:17:06 »
Jargão crentallllllllll! Quem é você? Um personagem de guerra nas estrelas? rs

Sou agnóstico, e ouço muitos irmãos ateus dizerem que sou ateu também. Será que não é só a necessidade de fazer estatística que  eles têm? O sentimento do agnóstico é de descrença e dúvida sobre  tudo, enquanto o ateímo é uma crença na inexistência de deus.  Desde já agradeço as respostas!

Vinicius

Boa noite, caro colega!

Não deixa de ser intrigante o uso do jargão crental.

Quanto à pergunta do tópico: Não!

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #40 Online: 31 de Outubro de 2013, 20:20:43 »
Amigo, propaganda de si mesmo é fácil. Não te conheço e não sei se você é ético ou não...
Quanto à ciência, uma teoria é válida até outra a refutar. Vá ler Poppe, e filosofia da ciência.

Vinicius

Mas ja mudou de opiniao? Ou estava mentindo desde o comeco? :P

Em segundo lugar, como já disse, a ciência é muito útil, mas é mais uma ficção da mente humana.

Sim, claro. Faz o seguinte, se joga do 15 andar de algum predio, pois a gravidade eh so ficcao. :D

Nossa busca é por equilíbrio entre os nossos sentidos. Não tenho esperança alguma de ir para outro lugar que não seja o cemitério depois de morrer; mas o ateu assumido deveria se preocupar um pouco em ser  menos arrogante e mais ético, pois até os bonobos são éticos.  Por que o ser humano não consegue?

Falacia da generalizacao, que feio. Fale por vc. Modestia a parte, eu sou muito mais etico do que muito crente por ai.

Abracos, volte sempre.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Novembro de 2013, 02:12:17 »
A mim sempre me pareceu que o agnóstico é aquele que não considerada cognicível (se Deus existe ou não)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #42 Online: 24 de Novembro de 2013, 22:44:39 »
[Aviso: não li o tópico inteiro, não vou ler, mas vou dar pitaco mesmo assim.]
Ateísmo e agnosticismo são respostas para perguntas diferentes.

"Você acredita em um deus/deuses?"
Se sim, você é teísta; se não, você é ateu.

"Você acha que a gente pode ter certeza se um deus/deuses existe/existem?"
Se sim, você é gnóstico; se não, você é agnóstico.

Isso mostra ser um erro pressupor que o sujeito seja ateu porque é agnóstico; há agnósticos teístas, que crêem em um ou mais deuses mas não acham que tais deuses sejam acessíveis racionalmente. ("Creio porque é absurdo", alguém?)

Agora, tentando apimentar um pouco a coisa... por que se dizem agnósticos quanto a deuses, mas não a centauros ("não sei se centauros existem"), fadas e similares?
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Novembro de 2013, 23:34:33 »
Não é nem quanto a "deuses", mas geralmente quanto a "um deus", no mínimo meio sósia de Jeová, talvez apenas com uma menor disposição a assumir um corpo humanóide e sentar num trono flutuante, preferindo ficar só matutando as coisas onipresentemente, e sem nenhum tipo de avatar.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #44 Online: 24 de Novembro de 2013, 23:48:54 »
Não é nem quanto a "deuses", mas geralmente quanto a "um deus", no mínimo meio sósia de Jeová, talvez apenas com uma menor disposição a assumir um corpo humanóide e sentar num trono flutuante, preferindo ficar só matutando as coisas onipresentemente, e sem nenhum tipo de avatar.
É que falando "um ou mais deuses" inclui muito mais do que só os monoteístas abraâmicos.
Latebra optima insania est.

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #45 Online: 25 de Novembro de 2013, 10:15:15 »
Eu costumo dizer que sou cientificamente agnóstico e filosoficamente ateu.

é uma boa definição  :lol:
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #46 Online: 15 de Dezembro de 2013, 00:04:08 »
[Aviso: não li o tópico inteiro, não vou ler, mas vou dar pitaco mesmo assim.]
Ateísmo e agnosticismo são respostas para perguntas diferentes.

"Você acredita em um deus/deuses?"
Se sim, você é teísta; se não, você é ateu.

"Você acha que a gente pode ter certeza se um deus/deuses existe/existem?"
Se sim, você é gnóstico; se não, você é agnóstico.

Isso mostra ser um erro pressupor que o sujeito seja ateu porque é agnóstico; há agnósticos teístas, que crêem em um ou mais deuses mas não acham que tais deuses sejam acessíveis racionalmente. ("Creio porque é absurdo", alguém?)

Agora, tentando apimentar um pouco a coisa... por que se dizem agnósticos quanto a deuses, mas não a centauros ("não sei se centauros existem"), fadas e similares?

Hmmm... não sei se adianta alguma coisa depois desse tempo todo, mas à medida que lia, comecei a pensar que deveria interferir para adicionar alguma precisão às respostas oferecidas. Até que o bom amigo Polaco, acima citado, respondeu no essencial. Mas me permita contribuir um pouco também...

Agnosticismo e ateísmo são completamente diferentes. São duas posturas diversas e que respondem perguntas diversas.

Para começar, agnosticismo não é "dúvida". Agnosticismo é a convicção de que uma resposta não pode ser alcançada de forma válida. Como diz a etimologia da própria palavra, é a Ausência de uma Gnose. E, francamente, não precisa ser sequer uma questão sobre divindades. O termo "gnose" fala a respeito de conhecimento, mas não especifica o tipo de conhecimento que se persegue. Algém pode perfeitamente ser agnóstico sobre Dragões, alienígenas, sobre a inocência de OJ Simpson, ou sobre as teorias de conspiração de 11/09. Embora usada comumente pára referir-se a discussões sobre Deus, nada intrínseco na palavra a relaciona a esse tópico.

Já o ateísmo é uma opinião assertiva. É a convicção na Ausência de Theos (Deus).

Assim, uma pessoa que tem absoluta certeza que Deus não existe, além da dúvida mesmo filosófica, é um "ateu forte". Uma pessoa que é perfeitamente convicta que Deus não existe, mas admite uma possibilidade filosófica de estar errado é  um "ateu fraco" (posição mais comum entre os ateus, e que reputo mal-denominada, pois cria a errada impressão de falta de convicção).

Uma pessoa que não se decidiu ainda é, simplesmente, um indeciso, com tendências para um lado ou para o outro. Para ser um agnóstico (sobre deus) bona fide, você não pode ou deve trabalhar com "incerteza" sobre a coprreção de uma resposta, mas sim, com a impossibilidade filosófica ou prática de responder a pergunta.

Eu, por exemplo, sou agnóstico quanto a existência de vida em outros planetas (acho provável, mas não há como coletar provas ou oferecer argumentos definitivos), e também sou agnóstico quanto à idéia de que a percepção de cores, no cérebro de cada uma, faz com que todos vejam as mesmas coisas como idênticas. Quem garante que o que você chama de vermelho é a mesma coisa que eu chamo?

Assim, uma pessoa pode, perfeitamente, ser atéia e agnóstica ao mesmo tempo; reputar que é filosoficamente impossível apresentar prova definitiva de Deus, mas ter a convicção de que os elementos de lógica e retórica são bastantes para considerar a hipótese de tal forma improvável que ela não merece crédito.

Dito isso, eu destaco que esse caso especial do agnosticismo, o tópico "Deus", me parece absolutamente frágil, porque a dúvida é composta apenas com a alteração de padrões de comparação e de prova que seriam rejeitados em qualquer outra hipótese. Argumentos subjetivos e anedóticos são aceitos na tese constitutiva (Deus existe), mas provas absolutamente rígidas são exigidas do desconstitutivo (Deus não existe). Essa absoluta falta de coerência na composição do parâmetro de prova exigido me leva a concluir que esse caso especial de agnosticismo é injustificado e injustificável.

Att.

FredLC.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2013, 00:15:44 por FredLC »
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #47 Online: 15 de Dezembro de 2013, 01:21:17 »
Eu nao consigo entender ate hoje essa classificacao besta e sem sentido de "ateu forte" e "ateu fraco". Que frescura.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #48 Online: 15 de Dezembro de 2013, 08:10:16 »
Tinha um professor meu, na faculdade, que dizia que não existe classificação intrinsecamente certa ou errada, apenas útil ou inútil, e ele tinha razão.

A distinçào entre ateu forte e fraco é extremamente purista, concordo, mas serve um propósito bastante claro: afastar a acusação de que o ateísmo é uma posição "de fé", tão absoluta e inexorável quanto a própria religião.

De qualquer forma, concorde ou não com a classificação, ela existe e, por isso, merece menção.

…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 16 de Dezembro de 2013, 01:25:47 »
Purista??? É contaminadora! Geradora de confusão. Esse "propósito tão claro" a que "serviria" é o equivalente simétrico dos propósitos a que servem recursos que mentes ("convencionalmente") crentes usam. Descrentes não precisam disso.

Esse professor proferiu disparate. Há classificações fisicamente inevitáveis. As classificações filosóficas são espúrias e descartáveis.

E, sim, a classificação "existe", pode merecer menção, mas não consideração.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!