Você é mesmo um inimigo do conhecimento, pehojof.
Só porque não me curvo à ditadura da ciência?! Supus que já tivéssemos superado essa fase do preconceito...
Talvez eu seja inimigo só de opiniões (não necessariamente específicas)...
Daí minha (não) recomendação!
E eu que pensei que sua intenção era me proteger...
Das muitas críticas que podem ser feitas a Rousseau, esta não é uma delas. Foi autor de O Contrato Social cuja função, segundo o próprio, é proteger a liberdade e propriedade.
São válidas uma segunda, terceira, quarta... opiniões
isentas?
A citação acima se refere ao estado de natureza idealizado pelo autor, isto é, pré-civilização (cuja base é a propriedade).
Será que entendi a mensagem de que a base da
pré-civilização é a propriedade, logo a da civilização seria outra coisa?...
Ou quis ele dizer que a base primitiva da primitiva pré-civilização seria a utilidade (imediata)?
Também já li que ele foi inspiração para a Revolução Francesa e já vi muitos dizerem que ela pavimentou o caminho para os movimentos comunistas que se seguiram a ela. Às vezes penso que o conhecimento é que é meu inimigo, porque parece impossível ele se abrir a nós se não o adotarmos sob a ótica de alguma ideologia pessoal... Será que nós adquirimos o conhecimento ou é ele que nos adquire?... Pessoas leem o mesmo pensador e o traduzem de formas completamente diferentes! Assistimos acalorados debates entre opositores apoiados nas mesmas fontes discutindo se nazismo era de direita ou de esquerda, ao sabor das livres interpretações do que quis algum pensador ou historiador dizer. Deve ser aquela "ferradura" que finalmente se fecha em anel e superpõe as ideologias as denunciando todas iguais. Talvez Hitler era de direita E de esquerda, comunista e capitalista, por que não? Tem já quem diga que Bolsonaro, o "maior expoente político da direita no Brasil do momento", é de esquerda e até comunista! E... talvez seja tudo isso mesmo, por que não? Diante de tudo isso, assumo a pretensão presunçosa de de me crer livre de qualquer ideologia.
Mas isso não importa, pois devido ao assunto em questão, pensei que ficaria subentendido, desculpe!, eu me referia ao desserviço prestado pelo romantismo rousseauniano ao pensamento ocidental, com o qual me parece que você, por suas opiniões expressadas, se identificaria - mais especificamente Confissões.
Já Bergson dispensa maiores comentários. É simplesmente "fantástico".
Sim, eu li essas coisas.
Bem feito!
Mas não é pra lamúria, são só opiniões, sobre a vida e suas questões, que encontram cultuadores. Não te fará mal se você não levar a sério. Gostei (ainda gosto, creio eu...) muito do Jiddu Krishnamurti, porque é um pensador cujo resumo da "pregação" é, basicamente, o tempo todo te convencer a parar de dar atenção a ele e ao que diz.
Mas nem foi por isso que eu já:
Sinto-me um tanto perdido, pois ao mesmo tempo em que não sou ateu e nem posso ser, dado que o materialismo não me completa e não supre minhas necessidades, não se absorve em mim essa religiosidade mundana dessa "osmose" que você descreve. Busco a transcendência em mim e no que me cerca e acredito que essa é uma busca pessoal e intransferível de cada um, cuja filosofia formada nessa busca não servirá a outro, razão de eu ter há muito abandonado a ideia de buscar o Deus inefável e incompreensível, que sinto existir de alguma "forma", seja nas doutrinas místicas seja nas materialistas.