Autor Tópico: Agnosticismo é ateísmo?  (Lida 27932 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Agnosticismo é ateísmo?
« Resposta #225 Online: 28 de Novembro de 2014, 19:14:44 »
"Saber" e "crer" só é dicotomia na sua cabecinha, que vive produzindo escabros e estapafúrdios conceitos em meio a falaciosos argumentos.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #226 Online: 28 de Novembro de 2014, 23:26:14 »
(...)
Teísta/Deísta - tem crença/ em deuses
(...)
Ateu - não tem crença
Deístas por definição rejeitam a fé, a autoridade de líderes e textos religiosos, e a tradição e instituições religiosas como um todo, como necessárias para se conhecer a Deus. Deístas advogam que Deus só pode ser conhecido através da razão, e não através da fé religiosa institucionalizada.

Ateístas são tão crentes quanto teístas, enquanto uns creem na existência de deus(es) (teístas), outros creem na inexistência (ateístas).

Só não respeitei a ordem. Simplificando ainda mais, para um melhor entendimento:

Deístas e Teístas possuem crença em deuses
Ateístas não possuem crença em deuses (quer recomeçar a discussão?).

Agnóstico - pode crer ou não ter crença em deuses, ademais.. entende que não é possível ter acesso empírico a questões relativas a divindades ou questões absolutas.

Só isso.
Deus, a perfeita e eterna criação da mente humana!!

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #227 Online: 28 de Novembro de 2014, 23:27:00 »
Duplo

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #228 Online: 28 de Novembro de 2014, 23:58:29 »
Se recomeçarmos a discussão vamos novamente andar em circulos sem chegar a lugar algum (isto é, uma conclusão comum)  :biglol:

Melhor pararmos por aqui, cada qual com seu entendimento dos termos.  :)
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #229 Online: 29 de Novembro de 2014, 00:05:03 »
Beleza.... mas cada vez que falares essa frase "mágica", estarei aqui para corrigi-lo  :hihi: :P

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #230 Online: 29 de Novembro de 2014, 00:39:57 »

Ateístas não possuem crença em deuses (quer recomeçar a discussão?).

Pra mim, que não tem "crença" é o ateu, o ateísta pode ser só um cara que defenda uma ideologia ateísta.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #231 Online: 29 de Novembro de 2014, 00:54:11 »
Que é isso, meu caro???!!!

E o ateu crente?! Não tem crença, também?

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #232 Online: 29 de Novembro de 2014, 00:58:35 »
Que é isso, meu caro???!!!

E o ateu crente?! Não tem crença, também?

Tem.... podem ter ateus que desenvolveram uma inclinação a realmente crer que não exista deus algum.... este é o ateu do Skeptikós. Mas nem todos são assim, como ja citei e mostrei em outras postagens.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #233 Online: 29 de Novembro de 2014, 01:11:16 »
Para começar, antes que decodifiques indevidamente o que não deve ser, Comandante, deixo claro que, ainda que ciente, eu, do (erradíssimo) "entendimento" deturpado que se dá à palavra ateu, aqui sempre externo que a tomo em seu estrito esqueleto etimológico, não a sinonimizando com ateísta, que é *outra* palavra, à ela (ateu) SUBderivada, intermediada por ateísmo. Ateu e ateísta são duas palavras completamente diferentes e para fins de nomeação diferentes.

Entendo tudo, absolutamente tudo, como ateu.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #234 Online: 29 de Novembro de 2014, 19:23:32 »
Vc pos tanta virgula, que eu nao consegui entender sua postagem. Por favor clarifique.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #235 Online: 29 de Novembro de 2014, 19:38:39 »
O que, exatamente? Que tudo é ateu, mas não ateísta? Que ateu é uma condição física sem caráter de mentalidade, estabelecida por crentes para rotular descrentes em divindades, enquanto ateísta é uma caracterização de mentalidade? Que ateísta, 'filolo-gráfico-terminologicamente' deriva de ateísmo e ateísmo deriva de ateu? E que, portanto, nenhuma dessas palavras pode ser usada interindiscriminadamente como sinônimo de outra?

Ou... que eu sei bem que tomam como sinônimo as palavras ateu e ateísta a todo tempo, especialmente aqui, como por exemplo faz o jovem Skeptikós para tentar burlar os fatos de sua inargumentatividade?

Que eu sei que entendem ateu como "descrente (em deus-es)" mas que é só *sem deus*?

O que é preciso clarear? Diga que melhoro o que puder.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 29 de Novembro de 2014, 19:52:35 »
"Ateísta" é simplesmente algo ou alguém "sem teístas". Não pode portanto ser confundida com "ateu", "sem deuses".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #237 Online: 29 de Novembro de 2014, 20:05:52 »
"Ateísta" é simplesmente algo ou alguém "sem teístas". Não pode portanto ser confundida com "ateu", "sem deuses".
Nem isso. O sufixo "ísta" define aquele que é contumaz de algo e/ou defende esse algo, mas chistalmente passa.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #238 Online: 29 de Novembro de 2014, 20:41:33 »
Chistalmente e o Bucka se torna mais um belo comediante da classe skeptikosiana!  hahahahahahahahha...

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #239 Online: 29 de Novembro de 2014, 21:15:32 »
O que, exatamente? Que tudo é ateu, mas não ateísta? Que ateu é uma condição física sem caráter de mentalidade, estabelecida por crentes para rotular descrentes em divindades, enquanto ateísta é uma caracterização de mentalidade? Que ateísta, 'filolo-gráfico-terminologicamente' deriva de ateísmo e ateísmo deriva de ateu? E que, portanto, nenhuma dessas palavras pode ser usada interindiscriminadamente como sinônimo de outra?

Ou... que eu sei bem que tomam como sinônimo as palavras ateu e ateísta a todo tempo, especialmente aqui, como por exemplo faz o jovem Skeptikós para tentar burlar os fatos de sua inargumentatividade?

Que eu sei que entendem ateu como "descrente (em deus-es)" mas que é só *sem deus*?

O que é preciso clarear? Diga que melhoro o que puder.

Eu entendo da mesma forma que muitos, todo ateísta é ateu mas nem todo ateu é ateísta.

Mas talvez vc possa clarear um pouco de tudo e enriquecer nossa conversa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 29 de Novembro de 2014, 21:19:22 »
É impossível que todo ateísta seja ateu. Aliás, é muito raro que um humano qualquer seja "ateu". Se nasce ateu, é verdade, mas geralmente se deixa de sê-lo até mesmo antes da alfabetização. A maior parte das pessoas vêm a ser expostas ao conceito de "deus", uma hora ou outra na vida, e exceto em raros casos de alguma lesão cerebral, não o perdem. Até mesmo as pessoas que não crêem na existência literal de seres condizentes com o que se têm pelo termo "deus".

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #241 Online: 29 de Novembro de 2014, 22:00:56 »
É impossível que todo ateísta seja ateu. Aliás, é muito raro que um humano qualquer seja "ateu". Se nasce ateu, é verdade, mas geralmente se deixa de sê-lo até mesmo antes da alfabetização. A maior parte das pessoas vêm a ser expostas ao conceito de "deus", uma hora ou outra na vida, e exceto em raros casos de alguma lesão cerebral, não o perdem. Até mesmo as pessoas que não crêem na existência literal de seres condizentes com o que se têm pelo termo "deus".

Eu acho que vc está equivocado. Não é pq ficamos sabendo da historinha, que obrigatóriamente somos, por exemplo, cristãos. Não sei se entendi bem sua colocação.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #242 Online: 30 de Novembro de 2014, 21:39:33 »
Não. E nunca entendi o porque de juntarem os dois, é equidistante do deísmo e ateísmo.

Sou ateu agnostico . Nao tem problema nenhum em juntar termos, mas tem teista agnostico, ateu agnostico, etc.

Isso ai ta mais pra argumento pra enrolar ateu. do tipo "Vai q cola". Sinto muito mas nao funciona. Ateu eh ateu e ponto final -- se não era ou vai deixar de ser, eh outra historia.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2014, 21:44:30 por Agnoscetico »

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #243 Online: 01 de Dezembro de 2014, 02:46:55 »
Thats it

Offline Tirn Aill

• Nível 09
  • *
« Resposta #244 Online: 12 de Novembro de 2016, 22:23:20 »
Agnosticismo também é incompatível com Ateísmo e Teísmo por que o Agnosticismo nega o conhecimento sobre deus, e se você não tem conhecimento você não tem base para acreditar ou não acreditar nele.

Ele só admite a solução da questão através da ciência positiva e não outros métodos como argumentos filosóficos, e a ciência positiva ainda não resolveu esse problema (segundo o agnosticismo).

Offline Tirn Aill

• Nível 09
  • *
« Resposta #245 Online: 12 de Novembro de 2016, 23:08:36 »
E também não vejo diferença entre não acreditar na existência de deus e acreditar que ele não existe.

Qual a diferença:
"Eu acredito que o homem não foi a lua."
"Eu não acredito que o homem foi a lua."

Ao rejeitar a crença que existe deus, você aceita a crença de que ele não existe, ao rejeitar uma crença você aceita outra, não tem escapatória.

Você pode se dizer descrente na existência de deus, mas se não for descrente na inexistência dele é ateu, se é descrente em ambas é agnóstico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 13 de Novembro de 2016, 08:41:19 »
Existe a crença de "psicologia folclórica" de que as crenças das pessoas são meio como "frases" gravadas no cérebro.

A distinção entre ateísmo forte e fraco ou agnóstico tem alguma base nisso. Nisso e em tentar se passar por "menos dogmático".

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #247 Online: 03 de Dezembro de 2016, 20:11:32 »
E também não vejo diferença entre não acreditar na existência de deus e acreditar que ele não existe.

Qual a diferença:
"Eu acredito que o homem não foi a lua."
"Eu não acredito que o homem foi a lua."

Ao rejeitar a crença que existe deus, você aceita a crença de que ele não existe, ao rejeitar uma crença você aceita outra, não tem escapatória.

Você pode se dizer descrente na existência de deus, mas se não for descrente na inexistência dele é ateu, se é descrente em ambas é agnóstico.

Bem explicado.

Um ateu é tão dogmático quanto um religioso. O positivismo, com sua linha de pensamento ateu e seus rituais e templos, pode ser considerado como uma religião sem deus.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 03 de Dezembro de 2016, 21:14:15 »
Os ateus escoceses não perdem tempo discutindo crenças absurdas que não fazem sentido para eles, por isso nem chegam ao ponto de acreditar na não-existência de alguma coisa, que também é um absurdo. Isso é conversinha mole de "ateus", crentes e agnósticos, todos farinha do mesmo saco.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #249 Online: 26 de Outubro de 2017, 08:08:47 »
https://mundoestranho.abril.com.br/religiao/qual-a-diferenca-entre-um-ateu-e-um-agnostico/

Está no texto que:

- Ateus não acreditam em um deus e negam sua existência, enquanto agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas nós não somos capazes de saber com certeza.

As duas palavras têm origens interessantes: “Em ‘ateu’, ‘A’ é um preposto em grego que significa ‘não’. E ‘Teus’ significa ‘Deus’. Ou seja, ‘nega a Deus’”, explica o teólogo e professor de ciências da religião da PUC-SP Fernando Altemeyer... -

Se, de facto, - “Em ‘ateu’, ‘A’ é um preposto em grego que significa ‘não’.- Esse não taxativo aparenta ser uma negação e não mera descrença... Se for assim, não há como defender que um ateu não afirma necessariamente (e convictamente) que Deus não existe... Isso seria muito positivo para fazer as distinções claras entre agnóstico, ateu e descrente. :idea:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!