A afirmação de "A" da ausência de deus é o mesmo que a negação de "A" sobre sua existência.
Não, não é. E foi você mesmo quem disse com o exemplo da tribo de índios.
Como um exemplo de que eles não poderiam serem ateus, por não terem conhecimento sobre o conceito ao qual o ateísmo nega a existência, ou seja, deus(es).
Ateu como ausência sem crença de negação só faz sentido na definição que inclui indivíduos e objetos animados ou inanimados que não possuam consciência do conceito de deus(es) e/ou incapacidade-impossibilidade cognitiva para isso.
Se fosse assim, "apátrida" também teria que seguir o mesmo princípio.
A comparação é uma falsa analogia, "apátrida" diz respeito a uma condição do individuo que não exige a sua consciência sobre a mesma, diferente de "ateu", que exige esta consciência e este posicionamento racional não exigidos em "apátrida".
Logo, ateísmo seria a doutrina-sistema de pensamento que nega a existência de deus(es).
(...)definitivamente não é uma doutrina. Não existe ensinamento no ateísmo(...)
Existe sim, o de que deus(es) não existe(m).
(...)não existe conjunto de crenças ou de princípios.
Existe sim, existe a crença de que deus(es) não existem, e por consequência existe o princípio de que nossas vidas não são influenciadas por forças divinas
Não ter crença em deuses é um estado em que a pessoa se encontra por não ter motivo para o contrário
Isso é irrelevante.
não é algo que foi estabelecido como princípio e que deva-se seguir pura e simplesmente para poder fazer parte do "grupo".
Princípios foram definidos; deus(es) não existe(m) e nossas vidas não são influenciadas por causas divinas. Aquelas pessoas que pensam assim são ateístas, tendo elas se enquadrados naturalmente neste grupo, ou tendo eles se esforçado para se enquadrarem, isso não importa.
Chega a ser ridícula esta colocação de que ateísmo é uma doutrina.
Ridículo é não aceitar isso, fica parecendo birra de criança.
Ateísmo, simplesmente não é nada.
Ateísmo é a doutrina-sistema de pensamento que nega-rejeita a existência de deus(es), quem pensa desta forma se enquadra como ateu, quem não pensa, não se enquadra, simples assim.
Ser ateu nada mais é do que uma forma de dizer que alguém não acredita em deuses.
E isso esta perfeitamente de acordo com o que descrevi acima.
"Combater a religião, fanatismo, repúdio contra religiosos", etc... nada tem a ver com ser ateu,
Não necessariamente, mas isso não excluí o fato de alguns ateístas apresentarem estes comportamentos.
mas estas são posturas particulares de certos ateus, ou certos grupos de ateus, seja hoje, ou seja na história.
Sim, são posturas particulares, mas frequentes, por estarem presentes na maioria deles.
Ateus (não todos, mas boa parte deles) distorceram, reduziram e generalizaram conceitos como "crença" e "doutrina" ao ponto de não aceitarem que estes sejam atribuídos a eles próprios, apesar deles se enquadrarem perfeitamente neles. Reduziram-nos ao contexto religioso, distorceram-nos ao classifica-los como pejorativos, e generalizam-nos ao aplica-los somente a religiosos, e por este e outros motivos, não aceitam que eles também são aplicáveis a eles próprios.
Se crença é toda e qualquer preposição aceita ou rejeitada como verdadeira, rejeitar a existência de deus(es) é uma crença, e por tanto o ateísmo manifesta uma crença.
Se dutrina-sistema de pensamento (-ismo) é todo e qualquer conjunto ordenado de pensamentos sobre um objeto de reflexão, e o ateísmo é o conjunto de pensamento que nega-rejeita a existência de deus(es) e por consequência, as suas possíveis influências divinas, então o ateísmo é sim, uma doutrina-sistema de pensamento (-ismo).
Mas como eu disse, a visão limitada de alguns ateus, que distorceram, restringiram e posteriormente generalizaram estes conceitos, não aceitaram isso, mesmo depois de toda a explicação possível, são com eu disse, fanáticos.
A sua definição é falha ao dizer que ateu é simplesmente aquele individuo com ausência de crenças sobre deus(es), pois aquele que nega a existência de deus(es) manifesta uma crença de negação, e por tanto não poderia ser ateu segundo a sua própria definição, pois ele não possuiria ausência de crenças, mas sim, crenças contundentes, neste caso, sobre a inexistência de deus(es).
Não ha qualquer falha, até porque quem está dizendo que ateu nega a existência de deuses, é vc e não eu. Não ter crença, não significa negar o objeto da crença de alguém.
E eu disse que este que não possui crenças sobre deus(es) não é nem ateu nem teísta.
Se vc me viesse com uma crença em outra coisa qualquer, da qual eu não tenho qualquer conhecimento, não estou afirmando que vc está errado, ou que o objeto de sua crença não existe, só estou dizendo que não tenho qualquer crença no que vc trouxe, por mera falta de motivos.
Se em relação a questão "deus(es) existem?" a resposta tem uma solução e é negativa, você é ateu, se tem uma solução e é positiva, você é teísta, se a resposta não tem solução ("não sei"), você é agnóstico. Em ambos os casos no entanto, as pessoas estavam conscientes da questão e do conceito sobre o qual estavam respondendo-se posicionando. Não é o mesmo para alguém que não tem ideia de "deus(es) (uma tribo indígena isolada no mundo, que nunca ouviram falar de deus(es) ou equivalentes), ou que seja incapaz de construir uma ideia (bebês, pedras, animais irracionais e etc.). Estes são indivíduos incapazes de se posicionarem racionalmente sobre a questão-conceito, e por isso não são nem uma coisa e nem outra (não são ateístas, teístas ou agnóstico).
Ou agora passaremos a chamar formigas e pedras de ateístas?
Não faz sentido, e não faz sentido por que a definição ateísta defendida por mim não permite isso.
Se a sua permite, então não estamos falando sobre a mesma ideia.
Se não se enquadra ele não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo, a não ser que ele defina agnosticismo e ateísmo de forma que os conceitos sejam compatíveis, caso contrário ele entrará em contradição.
Pode....reitero que por isso que vc confunde ateísmo com ateu, agnosticismo com agnóstico. Agnosticismo não é ateísmo, e ateísmo não é agnosticismo, mas um indivíduo pode ser ateu e agnóstico. Ateu no que se refere a crença/descrença, agnóstico no que se refere ao conhecimento/desconhecimento.
Como eu já disse, eu não confundo, um é a doutrina, o outro é o ser que se comporta conforme esta doutrina.
Ateu não se refere a crença/descrença (no sentido de ausência de crença), mas sim a crença de negação-rejeição da existência de deus(es), simples assim. Descrença aqui só pode ser admitida como uma posição ateísta se for considerada como crença de negação.
Conhecimento esta relacionado a crença, quem conhece acredita, apesar de quem acreditar não necessariamente conhecer (
para esclarecimentos sobre isso clique aqui).
Quem esta fazendo confusão com conceitos aqui é você, esta distorcendo-limitando conceitos como "crença", "conhecimento", "doutrina", "ateísmo" e "agnosticismo".
E apesar de eu entender como você os entende, eu percebo neles a contradição de como você os usa, e a falha lógica que eles representam.
Vamos dar um exemplo de um conceito que você definiu e que apresenta uma contradição-falha lógica:
Se ateu é simplesmente a ausência de crença sobre deus(es), e aquele que nega a existência de deus(es) manifesta uma crença (de negação) sobre deus(es) (e sua(s) existência(s)), este individuo não pode ser ateu, pois ele tem uma crença, enquanto ateísmo como definido por você é a ausência de crença.
Uma das variantes que apresentei, o ateu do meu exemplo não tem crença em deuses
Se ele não nega e nem tem crença ele então não é ateu.
e não nega a possibilidade de um dia essa questão ser resolvida.
O agnóstico também não nega a possibilidade da questão um dia ser resolvida.
Este indivíduo simplesmente não é agnóstico, pois o agnóstico entende esta ser uma questão insolúvel e inacessível ao nosso intelecto.
O agnóstico não considera que a questão jamais terá solução, ele simplesmente a considera atualmente sem solução (a forma como foi elaborada e/ou os atuais recursos-métodos investigativos não permitem uma solução).
Os que não negam explicitamente geralmente negam Implicitamente. Se não negam abertamente, negam em seu íntimo, e se não fazem nem uma coisa nem outra, então não são ateus (como eu já disse, segundo a definição de ateu e ateísmo apresentadas por mim).
Vc simplesmente não tem qualquer condição de discursar sobre o íntimo de ninguém. Até por que pouco importa seu íntimo, mais importa é sua expressão e argumentação. Conheces alguém que argumente categoricamente a inexistência de deuses? Poderias trazer estes argumentos?
http://www.youtube.com/v/wAJPpdyxI3kEsta história de descrença é diferente de negação é balela, é evidente que é diferente, mas a questão é que o ateu não é um descrente (ausente de qualquer crença), ele é uma pessoa que nega-rejeita-recusa-descarta-não aceita que a existência de deus(es) seja verdadeira, e isso é crença de negação-rejeição-descarte-não aceitação e etc., seja o que for. Não tem como fugir disso, por que a atitude do ateu vai de encontro ao significado de crença, não no seu sentido estrito religioso, de fé, mas no sentido amplo de qualquer afirmação tomada como verdadeira ou falsa.
SÓ... no significado de ateísmo que vc acredita.
Ninguém disse que o ateu não tem qualquer crença. Ateísmo é só falta de crença em deuses.
No ateísmo falta de crença em deus(es) é um eufemismo para crença de negação-rejeição em relação a preposição que afirma a existência de deus(es), dá na mesma.
Se és perguntado se acredita em deus(es) e sua resposta é direta e categórica : "Eu não acredito", esta resposta é tão crença quanto aquela que diz: "Não existem evidências que suporte a existência de deus(es), e por este motivo eu não tenho motivos para acreditar em sua existência, por tanto eu não acredito". No "não acredito" do final esta implícito a gloriosa crença de negação. Se ele de fato não tivesse admitido uma solução negativa ou positiva, ele teria respondido algo como, "eu não sei", não saber assim como dúvida, é de fato uma resposta que denota ausência de crença, enquanto "Não acredito" denota uma crença de negação.
O que quero dizer com isso é que apelar para a maioria não prova que você esta certo somente pelo fato da maioria concordar com você. A maioria nem sempre tem razão, e a história está ai para não me deixar mentir.
Eu não quis me ater a maioria, só quis mostrar que seu conceito de ateísmo não tem utilidade, e é praticamente inexistente em qualquer discussão argumentativa.
É claro que tem utilidade, nega a existência é ateu, aceita é teísta, não aceita nem nega, é agnóstico. É o teu conceito que é confuso e contraditório o suficiente para admitir pedras, insetos e bebês como ateístas da mesma forma como pessoas adultas e racionalmente capazes de se posicionarem, e ao mesmo tempo excluí-las logo depois, por terem uma crença sobre deus(es), visto que sua definição não admite isso. Ou seja, uma definição totalmente inútil.
Eu sou ateu, não acredito em deuses, não sou agnóstico e não me enquadro em nenhuma explanação citada por vc. Só esse exemplo particular ja desmonta a sua tese.
Um esquizofrênico rejeitar o diagnóstico de que sofre de esquizofrenia não desmonta a tese do psiquiatra que o diagnosticou.
Uma pessoa que nega, tem crença, logo, ateus que negam a existência de deus(es) não poderiam serem ateus, pois eles ao negarem sua existência evidentemente possuem uma crença sobre a questão de deus(es). Ou seja, é uma definição ilógica.
Vc falou bem agora, "os ateus que negam" a existência de quaisquer deuses, tem uma crença. Existem ateus que não negam a existência de deuses, apenas não compartilham crença neles por pura falta de motivos.
Se nega consciente ou inconscientemente é ateu, se não nega, não é.
A questão é que você definiu ateísmo como simplesmente ausência de crenças em/sobre deus(es), e isso excluí automaticamente desta classificação os indivíduos que negam a existência de deus(es), pois eles evidentemente possuem uma crença sobre a questão, e inclui somente indivíduos incapazes de se posicionarem, como deficientes mentais, bebês, pessoas que nunca ouviram falar do conceito, e objetos animados (como animais irracionais) e inanimados (como pedras, plantas e etc). Isso não é irônico, você acaba de transformar uma posição racional que muitos ateus possuem orgulho de julgarem como intelectualmente superior, em uma condição que não necessita de qualquer esforço intelectual para ser classificado com ateu, onde até mesmo pedras e bactérias estariam aptas a preencherem o necessário para serem classificadas com ateus.
Abraços!