Enquete

Estamos vivendo uma bolha imobiliária?

Não, apesar do preço em SP e RJ estar a partir dos 10K reais o metro nas regiões médias, o crédito imobiliário é feito com parcimônia e ainda é pequeno perante ao PIB
Sim, apesar do crédito ainda não ser alto em relação ao PIB, comprar apartamentos de 100M por no mínimo R$ 1M torna a probabilidade de calote cada vez mais alta
Sim, para compensar o alto preço, incorporadoras lançam apartamentos cada vez menores, até 20M. Milhares de unidades com média de 55m não encontrarão compradores
Sim, boa parte desses milhares de aptos de 55M são comprados por investidores em lugares altamente concorrido como Berrini para serem alugados por executivos.. Mas há tantos assim?
Não, hotéis estão completamente lotados, existe demanda para apartamentos pequenos para long stay
Não, os preços continuarão a subir. A previsão das incorporadoras é que o que você comprou a 10K hoje valerá ao menos 16K em 4 anos
Não faço idéia.. mas imóveis são sempre bons ao longo prazo, ainda que possam passar por alguma depressão
diversas, especifique

Autor Tópico: Bolha Imobiliária?  (Lida 10139 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Bolha Imobiliária?
« Online: 01 de Novembro de 2013, 23:01:00 »
SP parece a china. Perto de onde trabalho (região berrini, vila cordeiro, chácara santo antônio, brookling e campo belo) há literalmente seguramente centenas de prédios sendo constrúidos

O metro quadrado mínimo é 10K, mas pode chegar a 12K. Em moema, onde não há mais terronos, 18K. Vila nova conceição, 25K.

Brasilia e RJ passam por situações similares.

Construtoras agora investem em apartamentos pequenos mas com áreas de lazeres espetaculares, serviços avançados, lavanderia, cinemas, etc.. mas o apartamento é pequeno. A grande área de lazer ajuda a justificar o custo.

O Parque Global é um empreendimento de bilhões numa área de 225K metros com cinco torres residenciais (136M a 330), shoping, hotel, torre corporativa, torre de escritórios..

Juro que não entendo onde tem tanta gente com tanto dinheiro.

Minha visão: Não sei, mas acho que no longo prazo, acho que não tem erro.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Bolha Imobiliária?
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2013, 00:17:34 »
Em Curitiba está ocorrendo uma forte desaceleração nas vendas e no aumento dos preços. Com raras exceções, quem comprou imóveis nos últimos dois anos para especular provavelmente ficará com o 'mico nas mãos'.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2013, 08:12:20 »

A impressão que vocês dois tem, parece correta. O Henrique Meireles disse que existe uma bolha, mas está restrita à Rio e SP.

www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=2&cid=177743

Nas cidades maiores do interior de SP, também exata ocorrendo uma desaceleração do ritmo de forma lenta, parece que os preços estão se acomodando. Acho que demora mais uns dez anos, pra chegar em algo mais compatível com a realidade.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2013, 08:20:19 »
Aqui em Vitória a impressão geral é de que os preços dos imóveis estão absurdamente inchados.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2013, 09:48:30 »
Osasco já está 8500 o metro assim como interlagos que são os dois lugares sendo ocupados pela grande SP.

O que fico P da vida é com as práticas comerciais de Pindorama. Não poderia haver juro na construção, apenas a correção pelo INCC é justa. Mas imagine que um apartamento de 72m (!) esta 768k(!) na tabela,  isto é,  entrada de 40k, mensais de 2k e financiamento de 450k em 4 anos,  tudo corrigido pelo INCC que fará você pagar 950k no período. até aí ok.

A grande questão é que negociando você pode pagar a vista 560k pelo mesmo AP a vista,  o que prova que estão sim cobrando juros de ~9 as de quem financia a obra deles. FDP.

Isso se faz em todas as obras e é ilegal.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2013, 21:53:31 »
estive em Dallas há mais ou menos um mês atras, na verdade em Frisco principalmente. Têm muito (mas muito muito mesmo) terreno vazio, em alguns lugares a prefeitura dá o terreno para ser utilizado em construção de condomínios ou comunidades como eles chamam.

Orlando também tem muito terreno.

Acho que o modelo de desenvolvimento urbano deles é distinto, mais horizontal, ocupando muito mais KM2 e sendo ligados por excelentes estruturas de estradas. Então não ficam concentrados igual barata/rato em um pequeno espaço do território/cidade.

Aqui talvez devido a precariedade do transporte, o desenvolvimento é feito nos mesmos lugares, com terrenos cada vez mais caros, sem contar que estão comprando prédios antigos, demolindo e reconstruindo novos (claro que com a incrível metragem de 50M2, ou 19M2 como fizeram na faria lima)

Difícil comparar o modelo e portanto a definição da existência de bolha ou não fica complexa.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:25:34 »
Uma pergunta: Depois do estouro da bolha imobiliária americana que gerou toda a crise subsequente, imagino que os preços dos imóveis por lá despencaram, não?

Se sim, esses valores mostrados são os valores "reais" dos imóveis por lá, ou ainda são/estão desvalorizados por todo o ocorrido?

Sobre os preços no Brasil, em alguns lugares eles estão simplesmente surreais.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:26:22 »
estive em Dallas há mais ou menos um mês atras, na verdade em Frisco principalmente. Têm muito (mas muito muito mesmo) terreno vazio, em alguns lugares a prefeitura dá o terreno para ser utilizado em construção de condomínios ou comunidades como eles chamam.

Orlando também tem muito terreno.

Acho que o modelo de desenvolvimento urbano deles é distinto, mais horizontal, ocupando muito mais KM2 e sendo ligados por excelentes estruturas de estradas. Então não ficam concentrados igual barata/rato em um pequeno espaço do território/cidade.

Aqui talvez devido a precariedade do transporte, o desenvolvimento é feito nos mesmos lugares, com terrenos cada vez mais caros, sem contar que estão comprando prédios antigos, demolindo e reconstruindo novos (claro que com a incrível metragem de 50M2, ou 19M2 como fizeram na faria lima)

Difícil comparar o modelo e portanto a definição da existência de bolha ou não fica complexa.

A 'bolha' fica clara quando se compara o aumento percentual do m2 com a inflação acumulada e com o aumento de renda nos últimos 5 anos. E nem estou considerando o fato que a maioria dos imóveis novos está saindo com área útil privativa cada vez menor.

Editado.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 23:59:15 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:28:28 »
Uma pergunta: Depois do estouro da bolha imobiliária americana que gerou toda a crise subsequente, imagino que os preços dos imóveis por lá despencaram, não?

Se sim, esses valores mostrados são os valores "reais" dos imóveis por lá, ou ainda são/estão desvalorizados por todo o ocorrido?

Evidência anedótica.

Tenho um amigo que é investidor em imóveis em três cidades do EUA, sendo uma delas a de Orlando. Segundo ele, os preços atuais estão mais próximos da realidade, semelhantes ao que se via antes da orgia da década passada.

Sim, os preços estão simplesmente obscenos.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, 09:20:41 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:38:33 »

Evidência anedótica.

Tenho um amigo que é investidor em imóveis em três cidades do EUA, sendo uma delas a de Orlando. Segundo ele, os preços atuais estão mais próximos da realidade, semelhantes
ao que se via antes da orgia da década passada.

:ok: Agora que você falou, eu lembro vagamente de ter visto em algum lugar mais ou menos isso de que os preços haviam voltado aos patamares do inicio do milênio.

Sim, os preços estão simplesmente obscenos.

O pior é que essa onda de preços altos está chegando aqui também, tanto nos imóveis quanto nos terrenos.
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:39:39 »
O pior é que essa onda de preços altos está chegando aqui também, tanto nos imóveis quanto nos terrenos.

Onde você mora?
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:45:41 »
Brasópolis, sul de Minas.
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:49:03 »
Brasópolis, sul de Minas.

É o preço do "progresso".

A propósito. Você tem (ou conhece quem tem) moedas brasileiras fora de circulação? E, em caso positivo, deseja vender?
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:55:03 »
Agora puxando pela memória não me lembro de ninguém, mas caso me lembre lhe aviso.
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:56:56 »
Agora puxando pela memória não me lembro de ninguém, mas caso me lembre lhe aviso.

Obrigado.

É que eu retomei a minha condição de numismata e estou entusiasmado.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:55:19 »
area privativa cada vez maior Geo?  Áreas compartilhadas sim,  estão cada vez mais nababescas. o número de apartamentos acima de 200m2 despencou e quando são feitos nas regioes mais centrais, os preços passam facilmente dos 4m.

os preços de Miami recuperaram mas continuam barato sobre perspectiva Paulista. Claro que tem os super apartamentos mas na média os preços são mais palataveis.
Meu amigo em Frisco comprou uma casa de uns 450m2 super bem feita, com sala de TV grande, escritório, duas salas, 4 quartos com duas suítes e dois quartos  com um "Jack and Jill" (banheiro com duas portas servindo a dois ambientes) por cerca de 250k dólares.  É ridículo. E pago no American way.

Mas o modelo de urbanização é distinto. É como se tivéssemos feito terrenos daqui até campinas para habitação, usando aquelas fazendas imensas ao lado da bandeirantes, e quintuplicassemos o número de estradas, triplicando o número de faixas em cada uma delas.

Não da para comparar.  Como não fizemos isso,  não creio que vivemos uma bolha. Acho que os imóveis continuarão subindo mas em menor velocidade.  Não será mais possível fazer aquelas estratégias de comprar cinco imóveis na planta pagando o mínimo depois simplesmente vender 3 a 3 x o preço inicial e assim pagando os outros dois com dinheiro dos outros.

tem gente já se danando com isso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:58:43 »
area privativa cada vez maior Geo?  Áreas compartilhadas sim,  estão cada vez mais nababescas. o número de apartamentos acima de 200m2 despencou e quando são feitos nas regioes mais centrais, os preços passam facilmente dos 4m.
[...]

Eu errei. Era para escrever 'área útil privativa cada vez menor'.

Desculpe.

Vou corrigir já o meu texto.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2013, 00:06:05 »
[...]
os preços de Miami recuperaram mas continuam barato sobre perspectiva Paulista. Claro que tem os super apartamentos mas na média os preços são mais palataveis.
Meu amigo em Frisco comprou uma casa de uns 450m2 super bem feita, com sala de TV grande, escritório, duas salas, 4 quartos com duas suítes e dois quartos  com um "Jack and Jill" (banheiro com duas portas servindo a dois ambientes) por cerca de 250k dólares.  É ridículo. E pago no American way.

Mas o modelo de urbanização é distinto. É como se tivéssemos feito terrenos daqui até campinas para habitação, usando aquelas fazendas imensas ao lado da bandeirantes, e quintuplicassemos o número de estradas, triplicando o número de faixas em cada uma delas.

Em Curitiba havia (e ainda há) uma boa oferta de terrenos e mesmo assim o preço final do metro quadrado subiu muito acima da inflação (ou de qualquer outra coisa) nos últimos 5 anos. Então não dá para explicar a diferença usando apenas o modelo de urbanização.

Não da para comparar.  Como não fizemos isso,  não creio que vivemos uma bolha. Acho que os imóveis continuarão subindo mas em menor velocidade.  Não será mais possível fazer aquelas estratégias de comprar cinco imóveis na planta pagando o mínimo depois simplesmente vender 3 a 3 x o preço inicial e assim pagando os outros dois com dinheiro dos outros.
[...]

Em Curitiba existe uma forte desacelaração na subida dos preços e em vários locais (região leste, principalmente) está ocorrendo uma queda no valor final. Então eu acho que existe, pelo menos, 'bolhas' localizadas.

tem gente já se danando com isso.

Quem especula está mais sujeito a se f...!
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2013, 00:24:19 »
bom eu sou candidato a me foder,  com 3 investimentos. Ou a me dar bem.  Vamos ver. o que construí foi excelente negócio (+100% valorização em 3 anos,  está alugado a 0,6),  comprei dois na planta,  o objetivo é alugar.  espera de 3 e quatro anos.  Pode ser uma aposentadoria (se conseguir mais um),  pode ser uma naba.

vamos ver..  zerei praticamente, vou ter que reconstruir Liquidez, me dá insegurança. (Verdadeiro bundão).

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2013, 00:36:24 »
bom eu sou candidato a me foder,  com 3 investimentos. Ou a me dar bem.  Vamos ver. o que construí foi excelente negócio (+100% valorização em 3 anos,  está alugado a 0,6),  comprei dois na planta,  o objetivo é alugar.  espera de 3 e quatro anos.  Pode ser uma aposentadoria (se conseguir mais um),  pode ser uma naba.

vamos ver..  zerei praticamente, vou ter que reconstruir Liquidez, me dá insegurança. (Verdadeiro bundão).

Se você já conseguiu uma valorização expressiva no que foi construído a possibilidade de se dar mal é praticamente nula, mesmo que o preço do imóvel somente acompanhe a inflação doravante.

Já nos imóveis na planta (apartamentos, provavelmente) o melhor é considerá-los não como investimento e sim como 'preservação de patrimônio' com possibilidade de obter renda passiva (aluguel).

E, sem dúvida, é bom manter uma reserva financeira que corresponda a soma de pelo menos 8 meses do seu gasto total mensal, já incluindo a provisão de despesas como IPTU e seguros.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2013, 01:01:29 »
sim,  além do mobiliário quando estiver pronto.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2013, 01:47:08 »
Moro durante a semana com colegas em uma república em Santo André, em uma casa pequena (três cômodos e banheiro) nos fundos de outra casa, sem saída independente e sem vaga na garagem, e o aluguel somente dessa casa dos fundos é de R$ 1400,00. Há várias construções na região adaptadas à moradia estudantil sendo realizadas e, para se ter ideia, as vagas individuais em pequenos apartamentos (que se resumem basicamente a uma suíte pequena, sem cozinha, sem garagem, sem nada) não saem por menos de R$ 700,00.

Até algum tempo atrás eu achava que isso era específico daqui e de algumas outras cidades grandes, mas até em Itapecerica da Serra (onde moro de verdade) os preços estão absurdos. Há um terreno sem construção na rua da minha casa, praticamente um barranco de uns 400 metros quadrados, sendo vendido a R$ 250.000,00.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #24 Online: 12 de Novembro de 2013, 13:51:45 »
Aqui em Friburgo não se acha mais nada por menos de 100k, 120k reais.
Minha namorada comprou um apartamento pra ela em 2006, se não me engano, por menos de 50k. Esse ano ela pensou em vender, e um corretor disse que daria pra ela vender por mais de 120k!!!!
No condomínio que ela comprou um ap pros pais dela a mesma coisa, ela comprou na planta por uns 40k. O lugar não é lá essas coisas, e o apartamento é minúsculo, 42m² eu acho. Isso faz uns 3 anos no máximo. Hoje tem apartamentos lá pra vender por mais de 100k.

E aqui ainda foi pior porque os preços dispararam logo depois da tragédia de 2011. Eu tive que me mudar em Fevereiro de 2011, e os preços estavam absurdos. Não mudou muito de lá pra cá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!