Enquete

Estamos vivendo uma bolha imobiliária?

Não, apesar do preço em SP e RJ estar a partir dos 10K reais o metro nas regiões médias, o crédito imobiliário é feito com parcimônia e ainda é pequeno perante ao PIB
Sim, apesar do crédito ainda não ser alto em relação ao PIB, comprar apartamentos de 100M por no mínimo R$ 1M torna a probabilidade de calote cada vez mais alta
Sim, para compensar o alto preço, incorporadoras lançam apartamentos cada vez menores, até 20M. Milhares de unidades com média de 55m não encontrarão compradores
Sim, boa parte desses milhares de aptos de 55M são comprados por investidores em lugares altamente concorrido como Berrini para serem alugados por executivos.. Mas há tantos assim?
Não, hotéis estão completamente lotados, existe demanda para apartamentos pequenos para long stay
Não, os preços continuarão a subir. A previsão das incorporadoras é que o que você comprou a 10K hoje valerá ao menos 16K em 4 anos
Não faço idéia.. mas imóveis são sempre bons ao longo prazo, ainda que possam passar por alguma depressão
diversas, especifique

Autor Tópico: Bolha Imobiliária?  (Lida 10140 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Bolha Imobiliária?
« Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2013, 17:57:03 »
Nosso apartamento valorizou mais de 60% em menos de 4 anos. Absurdo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #26 Online: 13 de Novembro de 2013, 00:18:08 »
SP parece a china. Perto de onde trabalho (região berrini, vila cordeiro, chácara santo antônio, brookling e campo belo) há literalmente seguramente centenas de prédios sendo constrúidos

O metro quadrado mínimo é 10K, mas pode chegar a 12K. Em moema, onde não há mais terronos, 18K. Vila nova conceição, 25K.
São paulo em geral tem preços muito irreais, mas nesses bairros que você citou, com exceção da Chácara Santo Antônio, o principal fator de valorização é a construção das linhas 5 e 17 de metrô. A construção de metrô hoje é o principal agente valorizador das regiões. E todas essas regiões hoje concentram muitos empregos, então a busca continuará alta, porque o trânsito da cidade fará que muita gente tente morar próximo a onde trabalha ou estuda. Ou pelo menos morar em uma região de boa mobilidade.

Brasilia e RJ passam por situações similares.
Acho que até piores. Em Brasília rola a seguinte piada:

Repórter: Então, agora que você venceu o BBB, o que você vai fazer com o prêmio de um milhão de reais?
Vencedor: Vou comprar um apartamento.
Repórter: E o resto?
Vencedor: Ah, o resto eu financio pela Caixa!

Construtoras agora investem em apartamentos pequenos mas com áreas de lazeres espetaculares, serviços avançados, lavanderia, cinemas, etc.. mas o apartamento é pequeno. A grande área de lazer ajuda a justificar o custo.
O que acho que não vale a pena, quando se compara com imóveis mais velhos, porém maiores. Ano passado, quando estava ajudando minha irmã a procurar apartamento em Santos, vimos um cheio dessas coisas, mas com sala e cozinha minúsculas (e a vista era horrível), sem contar que ainda precisaria receber todo o acabamento. Por muito menos compramos um maior, melhor localizado e praticamente impecável. Os problemas desse são:
- o prédio é pequeno, o que eleva um pouco o valor do fundo de obra;
- o andar é baixo, o que nem chega ser um grande problema já que a rua é silenciosa;
- o prédio é torto (coisa comum em Santos) mas no apartamento nem se percebe devido a uma reforma anterior.
No final, não temos a menor dúvida que saímos ganhando.

O Parque Global é um empreendimento de bilhões numa área de 225K metros com cinco torres residenciais (136M a 330), shoping, hotel, torre corporativa, torre de escritórios..
Ele está localizado em uma região onde já há uma demanda considerável de muita gente com poder aquisitivo. E por concentrar negócios também vai atrair moradores. Some-se a isso o fato de que a linha 17 vai passar por lá. Também facilita o fato de que é um terreno grande com pouca coisa construída, o que encarece menos as obras.

O que não rola mais são extravagâncias como o prédio de luxo que construíram ali perto, onde cada apartamento tem 1226m². Só venderam dois e o resto encalhou.

Juro que não entendo onde tem tanta gente com tanto dinheiro.

Minha visão: Não sei, mas acho que no longo prazo, acho que não tem erro.
Li não lembro onde que 61% das vendas por aqui estão ligadas à especulação. Há uns poucos caras com MUITA grana que entraram forte nisso. Parece que esse ano a variação de preço não foi tão considerável como nos outros, de maneira que algumas já estão no prejuízo.
As construtoras pelo menos foram espertas e deram uma pausa no fim do ano passado e começo desse para avaliar a situação do mercado antes de decidirem se continuavam naquele ritmo ou davam uma aliviada.

Para mim não há dúvidas que há uma bolha no preço dos imóveis em SP, mas não creio que estoure tão cedo. Tenho a impressão de que o pessoal está começando a ficar mais cauteloso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 13 de Novembro de 2013, 09:14:06 »
As incorporadoras não desaceleram, continuam a fazer lançamento atrás de lançamento.

Creio que existe uma possibilidade de bolha e é quando os investidores quererem realizar seu lucro, quer seja no aluguel, quer seja na revenda.

Tantos empreendimentos, terá tanta gente assim para alugar? Tanta gente assim para comprar?

Se não existir e se as incorporadoras não vierem com uma nova geração de prédios que deixem os atuais em construção defasados, com intuito de enganar mais gente por mais tempo, a bolha estoura.

Se houver alto índice de aluguel e revenda, ok, a vida segue.

Não sei o que as incorporadoras podem inventar agora.. talvez edifícios com serviços sexuais inclusos
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:51:39 »
As incorporadoras não desaceleram, continuam a fazer lançamento atrás de lançamento.
O ritmo não é o mesmo. Pode parecer o mesmo se você olhar somente as regiões que você citou, mas olhando a cidade como um todo está bem mais devagar. Anos atrás as incorporadoras queriam comprar terrenos de estádios de futebol (no momento só lembro do SPFC e do Guarani, mas sei que houveram outros) em troca de estádios novos em outros lugares, faziam reuniões com moradores de alguns bairros para comprarem quarteirões inteiros, uma época fizeram proposta para comprar toda a favela de Paraisópolis, e coisas assim. Hoje não se vê mais esse tipo de atitude, elas estão procurando apostar mais no que é certo, como locais com muitos empregos ou com transporte de massa surgindo. Como vários projetos de metrô estão sendo desengavetados e estudados, já tem corretor a serviço das incorporadoras vendendo a mãe para descobrir a posição de cada estação. Isso porque as incorporadoras pararam de construir em qualquer espaço que aparecia e querem se focar em regiões próximas ao metrô, que é o que quase todo mundo busca hoje. Em Pirituba irá passar a linha 6 do metrô que teve o contrato da PPP fechado esse mês. As empresas estão de olho nos terrenos de lá há um tempão, mas muitas ainda estão em compasso de espera porque a localização exata ainda não foi definida. Deve ser definida logo porque o prazo de construção do metrô é de seis anos, mas a empresa quer construir em quatro.

Creio que existe uma possibilidade de bolha e é quando os investidores quererem realizar seu lucro, quer seja no aluguel, quer seja na revenda.

Tantos empreendimentos, terá tanta gente assim para alugar? Tanta gente assim para comprar?
São Paulo ainda tem um déficit habitacional considerável, então o problema não é falta de potenciais compradores, é falta de potenciais compradores com dinheiro. A casa de três comodos que meu pai aluga praticamente não fica sem inquilino. Em dez anos, somente umas duas vezes precisamos anunciar que estávamos alugando, e o "anúncio" era só colocar uma plaquinha no portão. Em dois dias já apareciam uns cinco interessados. Nas outras vezes, antes do morador sair, ele já tinha comentado com alguém que estava saindo e já aparecia gente perguntando ao meu pai quanto era o aluguel. Só que nesse caso, o aluguel é relativamente baixo (menos de um salário mínimo) e não há condomínio, já que se trata de casa. Tenho certeza que nunca vai faltar inquilino.
Já nas regiões mais centrais, o aluguel é mais caro e como a grande maioria é em apartamento, ainda há a taxa de condomínio. Há locais onde compensa mais comprar do que alugar, já que a prestação da compra é menor. Agora nem tanto, mas há uns cinco anos atrás isso era generalizado, por isso que se vendeu tanto. Hoje, a principal razão das vendas não é mais o valor dos aluguéis, mas sim a localização. Ninguém quer levar duas horas e meia para chegar ao trabalho de manhã, e o mesmo tanto para voltar para casa. Então, enquanto ainda houver muita dificuldade para chegar às regiões concentradoras de empregos, haverá potenciais compradores de imóveis nessas regiões ou proximidades, ou compradores próximos a regiões com transporte de massa (metrô, trem, monotrilho). Nos outros lugares, nem tanto.

Se não existir e se as incorporadoras não vierem com uma nova geração de prédios que deixem os atuais em construção defasados, com intuito de enganar mais gente por mais tempo, a bolha estoura.

Se houver alto índice de aluguel e revenda, ok, a vida segue.

Não sei o que as incorporadoras podem inventar agora.. talvez edifícios com serviços sexuais inclusos.
Acho que a tendência para os próximos anos será a de construir apartamento pequenos, mas com o condomínio incluindo diversos serviços, de maneira que as pessoas não precisem perder tempo em deslocamentos. Hoje em geral contam com piscinas, quadras, academia, cinema, mas acho que no futuro há a possiblidade de se incluir alguns comércios e outros serviços, como um mercado pequeno, um curso de inglês e etc, algo meio parecido com o que fizeram no Shopping Cidade Jardim.

It's an award I've won"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #29 Online: 13 de Novembro de 2013, 14:24:05 »
Brasópolis, sul de Minas.

É o preço do "progresso".

A propósito. Você tem (ou conhece quem tem) moedas brasileiras fora de circulação? E, em caso positivo, deseja vender?

Tenho alguns cruzados, cruzeiros, moedas da década de 70, alguns da década de 60 e uma moeda de prata de xx gramas de 2.000 réis.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #30 Online: 13 de Novembro de 2013, 14:24:47 »
Oferta de um loft que recebi por email, perto da Unesp de Jaboticabal (longe pra cacete do centro da cidade), 28 m, 75 mil.  :susto:

Edit.: Corrigido
« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 14:56:17 por _Juca_ »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 13 de Novembro de 2013, 14:32:13 »
As figuras que estão no seu e-mail não vão aparecer aqui.

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:26:33 »
Brasópolis, sul de Minas.

É o preço do "progresso".

A propósito. Você tem (ou conhece quem tem) moedas brasileiras fora de circulação? E, em caso positivo, deseja vender?

Tenho alguns cruzados, cruzeiros, moedas da década de 70, alguns da década de 60 e uma moeda de prata de xx gramas de 2.000 réis.

Tem interesse em vende-las?

E de que ano é a de prata de 2000 réis?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:27:53 »
Oferta de um loft que recebi por email, perto da Unesp de Jaboticabal (longe pra cacete do centro da cidade), 28 m, 75 mil.  :susto:
[...]

Está barato...
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:45:04 »
[...]

Está barato...

Pra uma cidade de 80 mil hab, quase 3k o metro, no meio do mato?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:51:07 »

Não está caro, mas só vale a pena se você tiver certeza que consegue alugar a algum aluno que queira morar sozinho. Se aí todo mundo preferir morar em república, vai ficar vazio.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 13 de Novembro de 2013, 16:01:17 »
O melhor jeito de avaliar é estudar os preços da região. Mas de qualquer maneira não me parece muito discrepante dos preços de uma cidade de 80 mil habitantes, ainda mais que esteja a menos de uma hora de uma cidade grande.

It's an award I've won"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Novembro de 2013, 16:13:17 »
Eu acho caro. Um predinho desse a construtora fatura 1,2 milhões. Eu calculo algo entre 500 e 600 mil para construir com terreno e tudo. Tá caro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:25:42 »
[...]
Está barato...

Eu estava ironizando.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:37:03 »
[...]
Está barato...

Eu estava ironizando.

Smile Geo, smile...  :x :wink: :lol:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Novembro de 2013, 20:00:06 »
Eu acho caro. Um predinho desse a construtora fatura 1,2 milhões. Eu calculo algo entre 500 e 600 mil para construir com terreno e tudo. Tá caro.
Pode até ser caro, não sei, mas ainda não acho que seja discrepante com os preços que andam cobrando por aí.

Um exemplo: minha mãe tinha um terreno de meio lote em Campo Mourão (PR), uma cidade de uns 80 mil habitantes. Ela havia pago 18 mil pelo terreno e uns 5 anos depois vendeu por 38 mil. Pouco depois dela vender, asfaltaram a rua e com isso o comprador vendeu um ano depois por 70 mil. Por um tempo continuou valorizando malucamente assim, mas depois deu uma queda. De maneira que mesmo sendo caro, não fugia do padrão de preços praticado por aí.

It's an award I've won"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Novembro de 2013, 22:14:10 »
unk os novos complexos são de uso misto.  exemplo,  uma torre corporativa (Lajes de 500m2) para grandes empresas,  uma torre de escritórios, uma torre residencial (aptos de 45 a 72m2) com grande quantidade de lazer e as vezes hotel. Tudo junto. 

parque global (esse inclui além do citado um shopping) , urbanity, parque da cidade,  etc..

acho que o conceito é esse mesmo.  Viva, trabalhe e se divirta no mesmo lugar, sem pegar trânsito nem sofrer arrastão.

Eu moro em casa mas poderia morar em um lugar com menos da metade do tamanho e todos esses itens de lazer e parques associados.  Acho que faz todo sentido.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Novembro de 2013, 22:26:31 »
Nisso tudo, só não faz sentido as taxas de condomínio. Vejo esses "paraísos" como armadilhas geradoras de despesa e de fontes de aborrecimentos para controlar a falta de lucidez de condôminos com suas propostas nonsense. Cansei de conviver com alpinistas sociais. Distância deles.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Novembro de 2013, 22:41:47 »
Eu moro em casa mas poderia morar em um lugar com menos da metade do tamanho e todos esses itens de lazer e parques associados.  Acho que faz todo sentido.

Existem apartamentos ótimos e imensos, alguns até com 1 apto. por andar, com pé direito alto a preços bem convidativos em prédios antigos sem playground/salão de festas, do tipo que ninguém quer. Quer sauna? piscina? Etc.? Entra de sócio na academia da esquina ou compra o título de um clube. Sai mais barato.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Novembro de 2013, 23:26:17 »
Nisso tudo, só não faz sentido as taxas de condomínio. Vejo esses "paraísos" como armadilhas geradoras de despesa e de fontes de aborrecimentos para controlar a falta de lucidez de condôminos com suas propostas nonsense. Cansei de conviver com alpinistas sociais. Distância deles.

6 a 7 reais o metro para o condomínio nesses prédios,  incluso arrumação básica e deslocamento em vans para pontos importantes de SP a intervalo de tempo definido . tem os serviços pay per use, que vai desde passeio com cachorro, massagens etc..  até manicure e alimentação.

não entendi a questão ao alpinismo.

E btw título de clube é caro.  Pinheiros 50k por pessoa,  paineiras 70k a família. E não há certo ou errado na decisão cada um faz o que lhe convém e o que mais aprecia.  Eu prefiro minha casa com minha área de lazer bem completa,  mas há um preço para isso que nem precisaria ser pago se entrasse em uma estrutura dessas,  que aliás convida as pessoas a viverem em grupos (interesante a criançada brincando feito louca em prédios clube)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #45 Online: 14 de Novembro de 2013, 01:11:58 »
Eu estava lendo um artigo sobre bolha imobiliaria e fui parar nesse site:

http://estamosricos.blogspot.com.br/

Ricos eu sei que nao estamos, entao... vai dar merda. :/
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 14 de Novembro de 2013, 07:36:42 »
Ja postei aqui.. E fiz uma contraposição sobre o modelo urbanístico distinto desses países e nossas capitais

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Novembro de 2013, 20:02:32 »
E btw título de clube é caro.  Pinheiros 50k por pessoa,  paineiras 70k a família.
Mas aí você tá chutando o balde! Esses aí visam ser clubes superexclusivos. Há outros clubes na cidade ou na grande SP que o título custa menos de R$2500,00.

It's an award I've won"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Novembro de 2013, 23:10:25 »
Hank, cinco anos depois do colapso.  Filmaço (documentário com o principal peça do governo durante a crise de 2008). se estamos em uma bolha eu não sei mas nada perto do que aconteceu nos EUA acontece aqui.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Novembro de 2013, 23:47:06 »

Por que isso é chamado de "loft"?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!