Enquete

Estamos vivendo uma bolha imobiliária?

Não, apesar do preço em SP e RJ estar a partir dos 10K reais o metro nas regiões médias, o crédito imobiliário é feito com parcimônia e ainda é pequeno perante ao PIB
Sim, apesar do crédito ainda não ser alto em relação ao PIB, comprar apartamentos de 100M por no mínimo R$ 1M torna a probabilidade de calote cada vez mais alta
Sim, para compensar o alto preço, incorporadoras lançam apartamentos cada vez menores, até 20M. Milhares de unidades com média de 55m não encontrarão compradores
Sim, boa parte desses milhares de aptos de 55M são comprados por investidores em lugares altamente concorrido como Berrini para serem alugados por executivos.. Mas há tantos assim?
Não, hotéis estão completamente lotados, existe demanda para apartamentos pequenos para long stay
Não, os preços continuarão a subir. A previsão das incorporadoras é que o que você comprou a 10K hoje valerá ao menos 16K em 4 anos
Não faço idéia.. mas imóveis são sempre bons ao longo prazo, ainda que possam passar por alguma depressão
diversas, especifique

Autor Tópico: Bolha Imobiliária?  (Lida 10141 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Bolha Imobiliária?
« Resposta #50 Online: 21 de Novembro de 2013, 09:17:43 »
Loft quer dizer claustrofobia em inglês. Aliás planta mal desenhada.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 21 de Novembro de 2013, 09:19:38 »
Aliás estou começando a achar que 11k o metro em bairros mais nobres em SP não é caro. Recebo emails de leiloeiros e mesmo no interior ou casas em regiões horrorosas o preço não sai por menos de 5k
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 21 de Novembro de 2013, 09:35:30 »
Aliás estou começando a achar que 11k o metro em bairros mais nobres em SP não é caro. Recebo emails de leiloeiros e mesmo no interior ou casas em regiões horrorosas o preço não sai por menos de 5k

Desculpe, mas R$ 5.000,00 por metro quadrado é muito caro e R$ 11.000,00 por metro quadrado é simplesmente um 'furto'.

Eu duvido que uma construtora apresente o memorial descritivo e a planilha de custos que justifiquem o valor final pedido.

É obsceno.
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 21 de Novembro de 2013, 12:18:50 »
Eu acho caro. Um predinho desse a construtora fatura 1,2 milhões. Eu calculo algo entre 500 e 600 mil para construir com terreno e tudo. Tá caro.

Qual o valor do terreno (pelo menos o valor aproximado)?

Quantos m² (total de área construída) tem o edifício ?

Pergunto, pois o lucro normal de uma construtora não chega nem perto do que você está calculando. Uma construtora quando consegue 30%  de lucro numa obra costuma ficar bem satisfeita, se conseguisse ~40% poderia dar pulos de alegria.  :hihi:

.

« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 12:21:04 por JJ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 21 de Novembro de 2013, 13:27:34 »
Eu acho caro. Um predinho desse a construtora fatura 1,2 milhões. Eu calculo algo entre 500 e 600 mil para construir com terreno e tudo. Tá caro.

Pergunto, pois o lucro normal de uma construtora não chega nem perto do que você está calculando. Uma construtora quando consegue 30%  de lucro numa obra costuma ficar bem satisfeita, se conseguisse ~40% poderia dar pulos de alegria.  :hihi:

.

Ora, ora, quem diria heinn!! O JJ está defendendo um dos segmentos mais notáveis do capitalismo.

Qual é o motivo?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 21 de Novembro de 2013, 13:31:14 »

Desculpe, mas R$ 5.000,00 por metro quadrado é muito caro e R$ 11.000,00 por metro quadrado é simplesmente um 'furto'.

Eu duvido que uma construtora apresente o memorial descritivo e a planilha de custos que justifiquem o valor final pedido.

É obsceno.

Geo mas.. é o preço é disse que estou achando "barato" não porque seja barato para meu bolso mas porque os preços estão caros por todo lado, incluindo cidades menores como sorocaba ou bairros de periferia.

E lembre-se quando falamos 11k reais por metro de um imóvel de luxo não se compara a esses 4k do "loft"  apresentado pois as áreas em comum dos primeiros são absurdamente distintas e têm que ser pagos de maneira rateada. Os 4k do loft são tão caros quanto os 11k do empreendimento de luxo.

Sem contar que em bairros como Moema ou Itaim Bibi o preço por metro é 16k.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 21 de Novembro de 2013, 15:43:22 »

Ora, ora, quem diria heinn!! O JJ está defendendo um dos segmentos mais notáveis do capitalismo.

Qual é o motivo?

Eu não sou contra a economia de mercado,  |(   ,  entretanto também não sou do tipo que  demoniza o Estado . Com relação a questão acima,  eu não diria que foi tanto uma defesa e sim só uma constatação a partir do que eu conheço do mercado de construção civil. 

.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #57 Online: 21 de Novembro de 2013, 16:13:30 »

.

Eu chutaria o Terreno entre 100 e 150 mil. Como atualmente estou construindo um prédio comercial, e estou totalmente por dentro de preços, materiais e lucros de empreiteiras/construtoras pois pesquisei bastante, o que eu disse é totalmente factível. Construtoras compram materiais em grandes quantidades e em geral direto de fábrica, principalmente materiais de acabamento. Aquilo tudo é feito de blocos, acabamento padrão ( chinfrim) para esse tipo de imóvel. Então, chutando muito por cima, eles gastaram uns 700 a 800 mil pronto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 21 de Novembro de 2013, 17:41:06 »
para verem o preço de imóveis de leilão (que tem situação indefinida, muitas vezes tendo que tirar moradores e portanto deveriam ser mais baratos) que estão caros em todo o país

http://grupozukerman.comunicacaoporemail.net/ver_mensagem.php?id=H|597|142113|138487861519631000

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 08 de Janeiro de 2014, 20:44:54 »
Brasil teve a 2ª maior alta nos preços dos imóveis entre 23 países
InfoMoneyInfoMoney – 10 horas atrás

Yahoo Finanças - foto: thinkstock

SÃO PAULO - Uma reportagem no site da The Economist revelou que o Brasil teve o segundo maior aumento nos preços dos imóveis residenciais nos últimos 12 meses, contados até novembro de 2013.

Os imóveis no Brasil apresentaram um aumento de quase 13%. A variação só ficou atrás dos Estados Unidos, onde cresceu 13,6% no período. Dos 23 países citados na publicação, 18 apresentaram aumento nos preços dos imóveis - número superior ao de 2012, que contabilizava 12 países.

Ao mencionar o Brasil, a revista britânica afirmou que o País que irá sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016 está vivendo um “boom imobiliário”. O monitoramento apontou ainda indícios de bolha na China e na Índia.

Já na zona do euro, a tendência foi de queda. Na Espanha e Itália, os preços das residências caíram entre 5% e 6%. Confira abaixo a lista completa das variações anuais nos preços de imóveis em 23 países:

Países    Variações percentuais
Estados Unidos 13,6%
Brasil       12,8%
Hong Kong       9,7%
China           8,7%
Nova Zelândia   8,7%
África do Sul   8,1%
Alemanha        8,1%
Austrália       7,6%
Índia           7%
Irlanda         5,6%
Reino Unido     5,5%
Áustria         5%
Suíça           5%
Cingapura       3,9%
Canadá          3,4%
Suécia          3,1%
Dinamarca       2,7%
Bélgica         2,4%
França         -1,5%
Japão          -1,6%
Holanda        -4,8%
Espanha        -5,3%
Itália         -5,9%

*The Economist

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 09 de Janeiro de 2014, 02:47:47 »
Acho que teremos mais uns 3 anos de bolha

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 09 de Janeiro de 2014, 10:19:34 »
A posição do EUA é compreensível, porque lá está ocorrendo uma recomposição do valor médio no mercado imobiliário, cinco anos após a desastrosa crise de 2008.

Mas no Brasil não há nenhuma justificativa para um aumento daquela magnitude.
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #62 Online: 09 de Janeiro de 2014, 22:21:44 »
Oferta de um loft que recebi por email, perto da Unesp de Jaboticabal (longe pra cacete do centro da cidade), 28 m, 75 mil.  :susto:
[...]

Está barato...

Pra uma cidade de 80 mil hab, quase 3k o metro, no meio do mato?
80 mil aqui na minha cidade é um terreno no meio do mato.
Especulação até dar ouma dor.
BOLHA com certeza.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 22:24:25 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 09 de Janeiro de 2014, 23:10:10 »
Oferta de um loft que recebi por email, perto da Unesp de Jaboticabal (longe pra cacete do centro da cidade), 28 m, 75 mil.  :susto:
[...]

Está barato...

Pra uma cidade de 80 mil hab, quase 3k o metro, no meio do mato?

Sarcasmo.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Janeiro de 2014, 00:05:42 »
Hank, cinco anos depois do colapso.  Filmaço (documentário com o principal peça do governo durante a crise de 2008). se estamos em uma bolha eu não sei mas nada perto do que aconteceu nos EUA acontece aqui.

Até pq é bem diferente; a bolha imobiliária americana estava associada a todo um esquema de aumento de credito aos proprietários dos imóveis, baseados em hipotecas destes imoveis feitas relacionadas aos preços inflados, derivativos associados à esta operação e alta alavancagem (digo, altíssima alavancagem) das instituições financeiras!!

Só sei que alguém lucrou muito com o esquema montado e denunciado no documentário "Inside Job"!!!

Abs
Felipe

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #65 Online: 22 de Janeiro de 2014, 20:07:34 »
Pronto: já temos a maior bolha imobiliária da história da humanidade
Alexandre Versignassi 22 de janeiro de 2014 
Soap_bubble
A bolha mais violenta de todos os tempos foi a do Japão. Entre 1985 e 1991 os preços dos imóveis subiram 180%, em média, nas maiores cidades de lá. Quase uma triplicada em seis anos. Mas agora já era. Deixamos os japoneses para trás: em São Paulo, foram precisamente 181% de aumento, em seis anos também – de 2008 para cá. No Rio, 225%. Chupa, Japão.
Mas falando sério: tem quem ache que isso nem é uma bolha, só um ajuste natural. Faz sentido, até: nenhum país que viveu uma bolha para valer tinha acabado de sair de quase uma década de hiperinflação, estagnação e sarneyzação – um limbo econômico que manteve o valor dos nossos imóveis bem baixos em relação aos dos “países nobres”, só pra usar o termo que o mercado imobliário aplica a bairros, e que entrou para o léxico de todo mundo. Levando isso em conta, simplesmente comparar nosso aumento percentual de hoje com o do Japão dos anos 80 acaba passando uma ideia imprecisa do que é uma bolha de gente grande.

http://super.abril.com.br/blogs/crash/pronto-ja-temos-a-maior-bolha-imobiliaria-da-historia/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 22 de Janeiro de 2014, 20:27:22 »
Dentro desse mesmo tema, explosão de preços, só que dessa vez não é no setor imobiliário.
O Rio está se preparando para a Copa.

Rio Surreal – Preços Surreais
Postado por: Otário A. Anonymous 18 de janeiro de 2014   37 Comentários

Uma ideia muito interessante surgiu esta semana no Facebook.

Criada no dia 17/01/2014 por Toinho Castro, a página Rio $urreal divulga e boicota preços extorsivos praticados por bares, restaurantes, lojas e ambulantes no Rio de Janeiro, cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 e onde ocorrerão as Olimpíadas de 2016.
Moeda carioca: surreal

A nota abaixo, extraída do jornal carioca O Globo (na coluna Gente Boa), resume bem esta ideia (foto: Edson Cerqueira).

Surrealismo
Os preços em cidades como Rio de Janeiro estão tão surreais que Patrícia Kalil, inspirada na página do Rio $urreal resolveu criar a nova moeda dos cariocas, o Surreal ou Surreais, substituindo a Efígie da República estampadas nas cédulas de real, pelo rosto do pintor surrealista Salvador Dalí (ficou ótimo) ;-)

Nome aos bois
Sem medo de dar nome aos bois, a página apresenta posts como este:
Rio $urreal - NÃO PAGUE
Comunidade · 118.616 curtidas

O Restaurane Beluga, no shopping Rio Sul, cobra preço de chef estrelado para pratos executivos mais do que triviais. Quem fotografou o cardápio e enviou pra gente foi a Vania Ferreira. E a gente responde: NÃO PAGUE. Não vá ao Beluga comer este estrogonofe salgado! Escolha um lugar de preço justo para almoçar.

Ou o post a seguir:
Rio $urreal - NÃO PAGUE compartilhou a foto de Francisco Vargas Villela.
Comunidade · 118.616 curtidas

Dica do Francisco. Belmonte enfiando a mão... no nosso bolso. E o chope custa R$ 7,15
Francisco Vargas Villela
última quinta · Leblon

Não sei se fui eu que pirei ou foram os preços ! Bellmonte cobrando por um prato o preço de um rodizio !!!! ???!

Realmente, esses preços são surreais! ;-)

Censura
Provavelmente, em breve, donos furiosos de estabelecimentos tentarão censurá-lo no Facebook. Mas espero que iniciativas como esta continuem, e se espalhem cada vez mais por esse país!

Aliás, outras páginas como esta já existem, como: Boicota Rio, Não Pago Preço Absurdo, Boicota SP

O poder do boicote
Como já expliquei em diversos vídeos e livestreamings no Canal do Otário, o boicote é a arma mais eficiente que o consumidor possui. É a seleção natural agindo de forma plena!

Empresas que prestam serviços muito caros ou de má qualidade, quando são boicotadas, só existem duas alternativas: morrer ou adaptar-se. Em ambos os casos, o consumidor é o maior beneficiado, pois, caso a empresa morra, ela dará espaço para que outras empresas mais competitivas e eficientes apareçam. E, caso ela consiga se adaptar, os preços ficarão menores e os serviços terão melhor qualidade.

Este mesmo raciocínio deve ser aplicado aos políticos. Apesar de todas as falhas existentes no sistema eleitoral brasileiro (leia mais informações aqui), se o eleitor boicotar os políticos ruins, aos poucos os políticos honestos surgirão e, quem sabe um dia, teremos um país onde possamos realmente nos orgulhar.

Não confunda
Para finalizar, uma frase extraída da página Rio $urreal:
    Não confunda boicotar com calotar.
    Seja honesto.
    Consumiu, tem que pagar.
    Avalie antes de consumir se o preço é abusivo. Se for, não pague [nem entre]!”

Boicote!
Apenas completando o diálogo apresentado na nota do jornal, no início deste post:

- “Quanto custa esta água, moço?”
- “Cinco Surreais!!!”
- Não, obrigado ;-)

Otário Anonymous

A página é essa aqui.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 22 de Janeiro de 2014, 21:15:10 »
Brasil teve a 2ª maior alta nos preços dos imóveis entre 23 países
InfoMoneyInfoMoney – 10 horas atrás

Yahoo Finanças - foto: thinkstock

SÃO PAULO - Uma reportagem no site da The Economist revelou que o Brasil teve o segundo maior aumento nos preços dos imóveis residenciais nos últimos 12 meses, contados até novembro de 2013.

Os imóveis no Brasil apresentaram um aumento de quase 13%. A variação só ficou atrás dos Estados Unidos, onde cresceu 13,6% no período. Dos 23 países citados na publicação, 18 apresentaram aumento nos preços dos imóveis - número superior ao de 2012, que contabilizava 12 países.

Ao mencionar o Brasil, a revista britânica afirmou que o País que irá sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016 está vivendo um “boom imobiliário”. O monitoramento apontou ainda indícios de bolha na China e na Índia.

Já na zona do euro, a tendência foi de queda. Na Espanha e Itália, os preços das residências caíram entre 5% e 6%. Confira abaixo a lista completa das variações anuais nos preços de imóveis em 23 países:

Países    Variações percentuais
Estados Unidos 13,6%
Brasil       12,8%
Hong Kong       9,7%
China           8,7%
Nova Zelândia   8,7%
África do Sul   8,1%
Alemanha        8,1%
Austrália       7,6%
Índia           7%
Irlanda         5,6%
Reino Unido     5,5%
Áustria         5%
Suíça           5%
Cingapura       3,9%
Canadá          3,4%
Suécia          3,1%
Dinamarca       2,7%
Bélgica         2,4%
França         -1,5%
Japão          -1,6%
Holanda        -4,8%
Espanha        -5,3%
Itália         -5,9%

*The Economist

Eu vi na TV essa reportagem, e disseram que nós fios últimos anos o Brasil ficou em 22, ficando assim caracterizado uma acomodação na alta exagerada.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #68 Online: 23 de Janeiro de 2014, 11:20:38 »

É obsceno.

Por mais obsceno que pareça (ui!), o problema é que ainda tem gente/trouxa/investidor/sei lá quem que paga por isso. A péssima infraestrutura é que provoca a supervalorização dos centros urbanos. É um circulo vicioso que não tem volta, e é isso que me preocupa.

Os preços estão inflacionados, mas não acredito num estouro da bolha porque há muitas opções de negociação e porque os preços já desaceleraram no ano passado. Mas isso só mostra que somos ruins para conter a tendência.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 23 de Janeiro de 2014, 11:53:15 »

É obsceno.

Por mais obsceno que pareça (ui!), o problema é que ainda tem gente/trouxa/investidor/sei lá quem que paga por isso. A péssima infraestrutura é que provoca a supervalorização dos centros urbanos. É um circulo vicioso que não tem volta, e é isso que me preocupa.

Os preços estão inflacionados, mas não acredito num estouro da bolha porque há muitas opções de negociação e porque os preços já desaceleraram no ano passado. Mas isso só mostra que somos ruins para conter a tendência.

Como a a péssima infra estrutura provoca a supervalorização?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #70 Online: 23 de Janeiro de 2014, 12:45:35 »
Porque ficamos apinhados em centros urbanos que não resolvem a questão de transporte, lazer e que levam a um círculo vicioso de crescerem centros urbanos e não pulverizar isso em vários centros.

São Paulo tem um interior do estado bem desenvolvido, mas mesmo assim a cidade e a Grande São Paulo ainda respondem pela grande maioria das empresas de serviços, que é o setor que mais cresceu. Deveriam crescer indústrias e conglomerados para poder distribuir mais a população. Mas as poucas estradas boas são muito caras e inviabilizam também as pessoas trabalharem e morarem em municípios diferentes.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #71 Online: 23 de Janeiro de 2014, 12:46:42 »
Complementando: em outros estados a concentração nas capitais é maior ainda, e isso é um dos fatores que gera a necessidade de ficar perto da capital, elevando o preço nas capitais.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 23 de Janeiro de 2014, 15:49:18 »
é a minha tese, não existe bolha porque o modelo de urbanização é cagado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 23 de Janeiro de 2014, 16:40:37 »
Porque ficamos apinhados em centros urbanos que não resolvem a questão de transporte, lazer e que levam a um círculo vicioso de crescerem centros urbanos e não pulverizar isso em vários centros.

São Paulo tem um interior do estado bem desenvolvido, mas mesmo assim a cidade e a Grande São Paulo ainda respondem pela grande maioria das empresas de serviços, que é o setor que mais cresceu. Deveriam crescer indústrias e conglomerados para poder distribuir mais a população. Mas as poucas estradas boas são muito caras e inviabilizam também as pessoas trabalharem e morarem em municípios diferentes.

Tenho sérias dúvidas sobre esse fator, no interior, em cidades pequenas existe uma supervalorização tão excessiva quanto na capital, existe lugares em que os preços são escandalosos, fugiram da realidade até da parcela mais rica, então...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #74 Online: 23 de Janeiro de 2014, 19:32:10 »
é a minha tese, não existe bolha porque o modelo de urbanização é cagado.

...e porque as execuções são brandas também, pro nego perder a casa no Brasil tem que fazer muita besteira.

Mas o preço vai continuar supervalorizado. Continuar subindo na mesma proporção não creio, mas disso não baixa.
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!