Enquete

Estamos vivendo uma bolha imobiliária?

Não, apesar do preço em SP e RJ estar a partir dos 10K reais o metro nas regiões médias, o crédito imobiliário é feito com parcimônia e ainda é pequeno perante ao PIB
Sim, apesar do crédito ainda não ser alto em relação ao PIB, comprar apartamentos de 100M por no mínimo R$ 1M torna a probabilidade de calote cada vez mais alta
Sim, para compensar o alto preço, incorporadoras lançam apartamentos cada vez menores, até 20M. Milhares de unidades com média de 55m não encontrarão compradores
Sim, boa parte desses milhares de aptos de 55M são comprados por investidores em lugares altamente concorrido como Berrini para serem alugados por executivos.. Mas há tantos assim?
Não, hotéis estão completamente lotados, existe demanda para apartamentos pequenos para long stay
Não, os preços continuarão a subir. A previsão das incorporadoras é que o que você comprou a 10K hoje valerá ao menos 16K em 4 anos
Não faço idéia.. mas imóveis são sempre bons ao longo prazo, ainda que possam passar por alguma depressão
diversas, especifique

Autor Tópico: Bolha Imobiliária?  (Lida 10145 vezes)

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
Re:Bolha Imobiliária?
« Resposta #150 Online: 14 de Junho de 2015, 10:41:00 »
Eu acho que essa bolha já estourou.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 14 de Junho de 2015, 11:27:41 »
Ja estourou e os preços vão agora subir ou vão de pensar?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #152 Online: 19 de Outubro de 2015, 14:42:54 »
Uma amiga minha que está planejando comprar o primeiro apê me disse que os preços dos imoveis em Brasília (e adjacências) estão caindo.
Confere isso, produção?
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #153 Online: 19 de Outubro de 2015, 15:03:58 »
Uma amiga minha que está planejando comprar o primeiro apê me disse que os preços dos imoveis em Brasília (e adjacências) estão caindo.
Confere isso, produção?
Confere. No entanto, analistas dizem que ainda não é hora de comprar.

Saudações

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #154 Online: 19 de Outubro de 2015, 15:08:31 »
Não entendo da coisa, mas é opinião minha, só uma opinião:

Se está com a grana na mão para fechar negócio é melhor comprar, do modo que a coisa anda a inflação vai estourar logo.

Isso se não aparecerem com algum plano econômico desses que tentam acabar em uma canetada com números maquiados há anos.

De um modo ou de outro vc pode perder dinheiro.
Tem gente que diz que a "bolha" imobiliária no Brasil estourou em 2012. Talvez seja um bom momento para entrar no mercado. Mas isso vai depender de uma pesquisa muito bem feita nos preços. Eu particularmente acho que não estorou ainda com base em um imóvel da família que acompanho. De qualquer forma, concordo com o que o Arcanjo falou, vai "estourar" é a inflação agora e manter dinheiro guardado pode não ser uma boa coisa. Mas não creio que possíveis prejuízos ou ganhos serão astronômicos para quem quer comprar só um imóvel.
Pra mim, não há ainda um ambiente para que no Brasil ocorra algo como bolhas imobiliárias em iminência de estourar. A maiorias das grandes cidades ainda tem muito pouca infra estrutura e muita favelização. E tem também o enorme déficit de moradias.
Hahahaha Eu sou foda.

O fato é que o mercado imobiliário brasileiro apenas copia o norte americano, daí eles viajam tanto na maionese que chegam a cogitar que o que acontece lá por razões tão, mas tão vertiginosamente opostas, vai acontecer aqui também. É o cúmulo do ridículo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #155 Online: 19 de Outubro de 2015, 15:13:32 »
[...]
Confere. No entanto, analistas dizem que ainda não é hora de comprar.

Saudações
Grato pela confirmação e pelo adendo. :ok:
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 19 de Outubro de 2015, 17:09:13 »
Confere isso, produção?

A sua amiga precisa morar sozinha ou sair do aluguel?

Se não precisa, diga para ela deixar o dinheiro aplicado em renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCA, LCI) por mais alguns meses (pelo menos até a metade do ano que vem) porque os juros continuarão elevados, ao passo que o valor médio dos imóveis ou estagnou ou está caindo na maior parte do país.

Se ela precisa, mande-a pesquisar muito e caso ela possa comprar à vista, diga que barganhe muito no preço, porque o mercado imobiliário está completamente recessivo.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 19 de Outubro de 2015, 17:16:41 »
Se ela precisa, mande-a pesquisar muito e caso ela possa comprar à vista, diga que barganhe muito no preço, porque o mercado imobiliário está completamente recessivo.

Está visível.

Um monte de prédios quase prontos em Natal, tem uma construtora que faz meses que está com quiosques e, com algumas interrupções, na praça de eventos do shopping com maquetes e maquetes de prédios, várias condições e ofertas e nunca vi nenhum comprador potencial conversando com um representante.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #158 Online: 19 de Outubro de 2015, 18:17:42 »
Confere isso, produção?

A sua amiga precisa morar sozinha ou sair do aluguel?

Se não precisa, diga para ela deixar o dinheiro aplicado em renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCA, LCI) por mais alguns meses (pelo menos até a metade do ano que vem) porque os juros continuarão elevados, ao passo que o valor médio dos imóveis ou estagnou ou está caindo na maior parte do país.

A situação dela, até onde sei, é relativamente confortável. Mora em casa própria com a mãe, com quem tem uma boa relação, e trabalha na aviação civil.
O caso é mais aquela chamada da independência do fim dos 20. Nenhuma urgência ou grande necessidade.

Eu vou ter uma conversa com ela durante essa semana à respeito das possibilidades.
Agradeço pelas recomendações.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2015, 19:24:02 por Pilantrólogo »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 19 de Outubro de 2015, 18:26:39 »

Se está com a grana na mão para fechar negócio é melhor comprar, do modo que a coisa anda a inflação vai estourar logo.

Isso se não aparecerem com algum plano econômico desses que tentam acabar em uma canetada com números maquiados há anos.

Tem gente que diz que a "bolha" imobiliária no Brasil estourou em 2012. Talvez seja um bom momento para entrar no mercado. Mas isso vai depender de uma pesquisa muito bem feita nos preços. Eu particularmente acho que não estorou ainda com base em um imóvel da família que acompanho. De qualquer forma, concordo com o que o Arcanjo falou, vai "estourar" é a inflação agora e manter dinheiro guardado pode não ser uma boa coisa. Mas não creio que possíveis prejuízos ou ganhos serão astronômicos para quem quer comprar só um imóvel.
Pra mim, não há ainda um ambiente para que no Brasil ocorra algo como bolhas imobiliárias em iminência de estourar. A maiorias das grandes cidades ainda tem muito pouca infra estrutura e muita favelização. E tem também o enorme déficit de moradias.
Hahahaha Eu sou foda.

O fato é que o mercado imobiliário brasileiro apenas copia o norte americano, daí eles viajam tanto na maionese que chegam a cogitar que o que acontece lá por razões tão, mas tão vertiginosamente opostas, vai acontecer aqui também. É o cúmulo do ridículo.

E quem afirmou que a 'bolha' brasileira tem natureza semelhante à da que ocorreu no EUA?

Em Curitiba, as previsões do 'fodão', nos tipos de imóveis que acompanho, foram destruídas pela realidade macro-econômica, ou seja, os imóveis efetivamente recuaram de preço nominalmente. Em termos de valor real então...
« Última modificação: 19 de Outubro de 2015, 18:32:03 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #160 Online: 19 de Outubro de 2015, 18:32:54 »

Hahahaha Eu sou foda.

E quem afirmou que a 'bolha' brasileira tem natureza semelhante à do que ocorreu no EUA?

Em Curitiba, as previsões do 'fodão', nos tipos de imóveis que acompanho, foram destruídas pela realidade macro-econômica, ou seja, os imóveis efetivamente recuaram de preço nominalmente. Em termos de valor real então...
Pra mim, não tem. Nem mesmo bolha é, o que ocorre no Brasil, mas mero arremedo de bolha. Como eu disse usam o modelo de uma realidade completamente diferente,logo o máximo que pode acontecer é acharem que um "carimbo"(Brasil) é uma impressão gráfica "off-set"(EUA).
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 19 de Outubro de 2015, 18:56:11 »
Não li o tópico inteiro, mas alguém já comentou a decisão de aumentar o valor do imóvel com financiamento do FGTS porque "os imóveis estavam muito caros e as pessoas não estavam comprando" e, em vez de o governo (eleito com doações de empreiteiras) deixar como estava para segurar os preços do mercado, decide aumentar o crédito subsidiado? Só eu achei isso de uma cara de pau imensa?

EDIT: E não houve também um peteleco nos limites do Minha Casa Minha Vida?

Revendo o tópico, vi esta postagem do Snow.

Concordo plenamente com a sua análise.

O governo favoreceu as empreiteiras e estas possivelmente deram as suas contribuições na campanha.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 19 de Outubro de 2015, 18:59:07 »
Eu não sei se eu tinha em mente as doações de empreiteiras, eu estava pensando mais na ideia fraca de "estimular o consumo pra esquentar a economia" mas, com certeza, as doações de campanha tiveram um papel fundamental nessa ladainha.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!