Enquete

Estamos vivendo uma bolha imobiliária?

Não, apesar do preço em SP e RJ estar a partir dos 10K reais o metro nas regiões médias, o crédito imobiliário é feito com parcimônia e ainda é pequeno perante ao PIB
Sim, apesar do crédito ainda não ser alto em relação ao PIB, comprar apartamentos de 100M por no mínimo R$ 1M torna a probabilidade de calote cada vez mais alta
Sim, para compensar o alto preço, incorporadoras lançam apartamentos cada vez menores, até 20M. Milhares de unidades com média de 55m não encontrarão compradores
Sim, boa parte desses milhares de aptos de 55M são comprados por investidores em lugares altamente concorrido como Berrini para serem alugados por executivos.. Mas há tantos assim?
Não, hotéis estão completamente lotados, existe demanda para apartamentos pequenos para long stay
Não, os preços continuarão a subir. A previsão das incorporadoras é que o que você comprou a 10K hoje valerá ao menos 16K em 4 anos
Não faço idéia.. mas imóveis são sempre bons ao longo prazo, ainda que possam passar por alguma depressão
diversas, especifique

Autor Tópico: Bolha Imobiliária?  (Lida 10143 vezes)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Bolha Imobiliária?
« Resposta #100 Online: 03 de Abril de 2014, 17:03:30 »
Preço médio do m² caiu em março em Porto Alegre e Brasília, diz FipeZap

O preço médio por metro quadrado dos imóveis anunciados ficou menor em março em Porto Alegre e em Brasília, segundo o FipeZap. Na capital gaúcha, foi a segunda queda mensal consecutiva, de 1,07%. Já em Brasília o recuo foi de 0,07%. Nas 16 cidades pesquisadas pela Fipe, o preço médio do metro quadrado teve alta de 0,64% – abaixo dos 0,73% da inflação do mês medidos pela prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos últimos 12 meses, os preços acumulam alta de 12,9%, considerando as 16 cidades. No ano, a alta acumulada é de 1,99%. Segundo a pesquisa, foi a quarta vez consecutiva em que os preços anunciados dos imóveis no Brasil tiveram desaceleração na variação anual.

Os valores médios do metro quadrado ficaram entre R$ 10.468 (Rio de Janeiro) e R$ 3.919 (Vila Velha). Em São Paulo foi de R$ 7.943 e, na média das 16 cidades, em R$ 7.414.

O Rio de Janeiro continua liderando a alta dos preços, com aumento de 3,35% no primeiro trimestre de 2014. Em São Paulo a alta no ano até o momento é de 2,08%, valor próximo ao da média das 16 cidades, de +1,99%.

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2014/04/preco-medio-do-m-caiu-em-marco-em-porto-alegre-e-brasilia-diz-fipezap.html

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #101 Online: 04 de Julho de 2014, 09:14:11 »
Bom, conhecidos que trabalham no setor da construção civil, acostumados a altos e baixos, estão assustados com tantos cancelamentos de contratos. Um deles recebeu três telefonemas de clientes na última semana mandando paralisar projetos em andamento, contratados em regime de urgência. Outro avaliou que a conta da super valorização do setor imobiliário, coincidindo com a escolha do país para sediar a copa, aliado a facilitação do crédito, começou a chegar. Colocando na equação, inflação além e crescimento aquém das expectativas, apesar das intervenções e o registro do aumento progressivo do endividamento familiar. Hum... O jeito é cantar, quem canta os males espanta... mostra sua força, Brasil. E amarra o amor na chuteeeeeeira... que a grana da torcida inteira... 

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 04 de Julho de 2014, 14:22:08 »
esse mercado não vai bem..  fato. A quantidade de ligações que recebo é incrível.  Investi em imóveis ano passado se soubesse havia esperado, mas nunca sabemos.  Mas não vejo um decréscimo em SP ao menos, está estagnado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #103 Online: 20 de Novembro de 2014, 08:50:49 »
A lógica do meu vizinho é sensacional. Está vendendo a casa (450m de lote, 4 quartos, 2 suítes, 2 pavimentos, área de churrasco) por R$600mil. A razão, segundo ele, é de que quem vai comprar provavelmente vai construir um prédio e vai lucrar com isso, então ele não pode vender barato senão o cara vai lucrar em cima dele...

Ninguém mais está comprando pra construir casas? Só tem especulador nessa merda de mercado? Tô com dinheiro vivo pra comprar um lote e vou fechar negócio amanhã, mas eu digo que meu coração tá doendo pra gastar esse dinheiro com essa sensação de especulação soprando no meu cangote.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 20 de Novembro de 2014, 08:53:29 »
A lógica do meu vizinho é sensacional. Está vendendo a casa (450m de lote, 4 quartos, 2 suítes, 2 pavimentos, área de churrasco) por R$600mil. A razão, segundo ele, é de que quem vai comprar provavelmente vai construir um prédio e vai lucrar com isso, então ele não pode vender barato senão o cara vai lucrar em cima dele...

Ninguém mais está comprando pra construir casas? Só tem especulador nessa merda de mercado? Tô com dinheiro vivo pra comprar um lote e vou fechar negócio amanhã, mas eu digo que meu coração tá doendo pra gastar esse dinheiro com essa sensação de especulação soprando no meu cangote.

Há necessidade de adquirir o lote agora?

Se não houver, e baseando-se no mercado daqui, eu deixaria o dinheiro em alguma aplicação de curto prazo em CDI e esperaria mais uns 6 a 12 meses.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #105 Online: 20 de Novembro de 2014, 09:09:32 »

Há necessidade de adquirir o lote agora?

Se não houver, e baseando-se no mercado daqui, eu deixaria o dinheiro em alguma aplicação de curto prazo em CDI e esperaria mais uns 6 a 12 meses.

Um amigo vendeu duas casas dele esse mês que estava a venda há quase dois anos, detalhe vendeu 15% mais barato do quando começou a ofertar, e disse que só vendeu porque abaixou o preço.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #106 Online: 20 de Novembro de 2014, 09:09:44 »
É um negócio que eu já venho adiando há 1 ano... tenho que desenrolar isso logo. Os preços se estabilizaram, é verdade, mas já perdi outros dois negócios por esse excesso de zelo e não vejo os preços caindo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #107 Online: 20 de Novembro de 2014, 09:50:47 »
É um negócio que eu já venho adiando há 1 ano... tenho que desenrolar isso logo. Os preços se estabilizaram, é verdade, mas já perdi outros dois negócios por esse excesso de zelo e não vejo os preços caindo.

Tem razão, eu não esperaria para fazer negócio, por menos que o negócio não seja vantajoso, com dinheiro na mão a gente está sempre perdendo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 20 de Novembro de 2014, 10:12:05 »
Não entendo da coisa, mas é opinião minha, só uma opinião:

Se está com a grana na mão para fechar negócio é melhor comprar, do modo que a coisa anda a inflação vai estourar logo.

Isso se não aparecerem com algum plano econômico desses que tentam acabar em uma canetada com números maquiados há anos.

De um modo ou de outro vc pode perder dinheiro.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, 10:15:20 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #109 Online: 20 de Novembro de 2014, 13:44:44 »

Se está com a grana na mão para fechar negócio é melhor comprar, do modo que a coisa anda a inflação vai estourar logo.

Isso se não aparecerem com algum plano econômico desses que tentam acabar em uma canetada com números maquiados há anos.

Tem gente que diz que a "bolha" imobiliária no Brasil estourou em 2012. Talvez seja um bom momento para entrar no mercado. Mas isso vai depender de uma pesquisa muito bem feita nos preços. Eu particularmente acho que não estorou ainda com base em um imóvel da família que acompanho. De qualquer forma, concordo com o que o Arcanjo falou, vai "estourar" é a inflação agora e manter dinheiro guardado pode não ser uma boa coisa. Mas não creio que possíveis prejuízos ou ganhos serão astronômicos para quem quer comprar só um imóvel.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #110 Online: 20 de Novembro de 2014, 14:19:33 »

Tem gente que diz que a "bolha" imobiliária no Brasil estourou em 2012. Talvez seja um bom momento para entrar no mercado. Mas isso vai depender de uma pesquisa muito bem feita nos preços. Eu particularmente acho que não estorou ainda com base em um imóvel da família que acompanho. De qualquer forma, concordo com o que o Arcanjo falou, vai "estourar" é a inflação agora e manter dinheiro guardado pode não ser uma boa coisa. Mas não creio que possíveis prejuízos ou ganhos serão astronômicos para quem quer comprar só um imóvel.
Pra mim, não há ainda um ambiente para que no Brasil ocorra algo como bolhas imobiliárias em iminência de estourar. A maiorias das grandes cidades ainda tem muito pouca infra estrutura e muita favelização. E tem também o enorme déficit de moradias.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 20 de Novembro de 2014, 15:52:09 »

Você deve levar em conta que os bons lotes estão ficando cada vez mais escassos. Se o lote fica num bom local, sem possibilidade de desvalorização nos próximos anos (proximidade de comunidades de baixa renda em crescimento, provável polo de alta periculosidade, dividir vizinhança com pequenas indústrias, etc) mesmo que você perca no curto prazo pagando um pouco mais caro, certamente vai ganhar no longo prazo. E sim, só tem especulador nessa merda de mercado. Se você estivesse na ponta de venda estaria agindo do mesmo modo porque não é uma questão de caráter é uma questão de mercado é assim que as coisas funcionam. O que você deve evitar é comparar com outros investimentos de características totalmente diferentes. Todos são frutas mas existem bananas, cerejas, laranjas e abacaxis. Já perdí excelentes negócios porque pensei demais e fiz contas demais. E lembre que dinheiro na mão é poder de barganha. Boa sorte.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #112 Online: 20 de Novembro de 2014, 15:58:11 »
É... Comprei e já transferi o dinheiro.  Seja o que o Deus mercado quiser agora. :lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 20 de Novembro de 2014, 15:58:38 »

É muito comum a construtura comprar o lote incluindo no negócio apartamentos/salas no prédio que será construído. Dessa forma os dois ganham.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 20 de Novembro de 2014, 15:59:37 »
É... Comprei e já transferi o dinheiro.  Seja o que o Deus mercado quiser agora. :lol:

Beleza. Agora você é um feliz proprietário. Venderia pelo dobro, seu especulador sacana?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 20 de Novembro de 2014, 16:01:50 »
Cara, se o negócio existe, a gente tem que pegar nossa boquinha também: http://www.bmfbovespa.com.br/Fundos-Listados/FundosListados.aspx?Idioma=pt-br&tipoFundo=imobiliario
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #116 Online: 20 de Novembro de 2014, 16:27:13 »

Beleza. Agora você é um feliz proprietário. Venderia pelo dobro, seu especulador sacana?

Eu escolhi o lugar como "o lugar" pra construir "a casa". Os fundos do lote são pra uma APP, tem um riacho com nascente dentro do condomínio a pouco mais de 50m e o lote só tem 1 vizinho, do outro lado já é APP também. Condomínio fechado com a estrutura completa e lote de 1000m.

Está a 40km de BH, 20km do meu trabalho, 10km do trabalho da minha esposa e 15km da casa da minha mãe. Vou começar a construir o mais rápido possível justamente pra nem correr esse risco. :P

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 20 de Novembro de 2014, 16:40:05 »
Parabéns, fez um ótimo negócio.

Só de ter poucos vizinhos, boa localização e uma boa área verde já valeu o investimento. :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 20 de Novembro de 2014, 17:06:09 »
Diego concordo com o que todos disseram aqui. Compra,  no medios prazo certamente você estará certo e possivelmente no curto também.

A bolha como esperávamos que iria estourar parece que está sendo bem administrada pelas incorporadoras. Para testar fiz o seguinte. Peguei um apartamento que tenho em construção e disse que o preço não era mais condizente com o mercado atual. Minha proposta era comprar um maior no mesmo prédio mas com uma metragem com um preço menor o que na média me daria um investimento mais atualizado. Disseram  não, não aceitavam abaixar o preço médio do. M2. Sendo assim,  ainda no truco, pedi distrato e eles me deram uma proposta de 20% do que já havia pago. Leonina. Seguindo o truxo,  fiz com advogado uma notificação judicial mostrando jurisprudência etc..  e que eles não podiam seguir assim ou iríamos judicializar o caso.  Bem escrito. Me deram um mês e voltaram com um vamos para o pau.  Falei Ok e reforcei que eles foram intransigentes mesmo com uma oferta de novos investimentos aí me pediram mais 15 días. De alguma maneira,  a projeção deles não os está deixando desesperados para manter contratos.

Comprei esse AP há 1,5 anos há 11,5M e achava que diz o pior negócio..  quer saber, estão vendendo lançamentos a 12,5m2..

Quer seja pela inflação que virá ou pela própria valorização eu compraria, dinheiro na mão agora com a. Dilma a toda é perigoso. Estou pensando em tirar dinheiro do tesouro e comprar outro imóvel.

Por outro lado o INCC está super baixo,  a projeção anual está dando agora uns 5%,no pior mês a. projeção anual deu 27.

Nesse país, até termos um governo decente, imóvel é o mais seguro

Por enquanto..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 20 de Novembro de 2014, 17:26:59 »
Diego concordo com o que todos disseram aqui. Compra,  no medios prazo certamente você estará certo e possivelmente no curto também.

A bolha como esperávamos que iria estourar parece que está sendo bem administrada pelas incorporadoras.

E pelo governo: "Os imóveis estão caros de mais e o povo está parando de comprar, o que a gente faz? Deixa o povo se endividar MAIS para que os imóveis continuem caros, ué!"

30/09/2013
Governo eleva para R$ 750 mil teto para comprar imóvel com FGTS
Limite vai subir de R$ 500 mil para R$ 750 mil em SP, RJ, MG e DF.
Para os demais estados, limite passou para até R$ 650 mil.

30/09/2013 17h07 - Atualizado em 30/09/2013 19h01
Alexandro Martello
Do G1, em Brasília

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu elevar nesta segunda-feira (30) o valor do imóvel que pode ser comprado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como o valor da casa própria que poder ser financiada dentro das regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – modalidade de crédito que conta com juros mais baratos.

O valor do imóvel subirá de R$ 500 mil para até R$ 750 mil para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal a partir desta terça-feira (1). Nas cidades desses estados, segundo o BC, os preços dos imóveis, assim como os custos, são maiores. Para os demais estados, o limite será elevado para até R$ 650 mil.

"O limite de R$ 500 mil estava vigente desde 2009. De lá para cá, a gente teve inflação. O IGP-M, por exemplo, subiu 27,84% e o IPC da Fipe avançou 23,72%. O setor de construção civil está pedindo isso há mais de dois anos, e as instituições financeiras também. Estavam falando que imóveis não se conseguem mais financiar com recursos da poupança", afirmou o chefe-adjunto do Departamento de Normas do BC, Julio Carneiro. Segundo apurou o G1, o objetivo do governo com a medida é estimular a economia.

[...]
A decisão do CMN deve aquecer a procura por residências, o que pode fazer com que o preço do metro quadrado volte a subir num ritmo maior, segundo analistas ouvidos pelo G1.
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2013/09/governo-eleva-para-r-750-mil-teto-para-comprar-imovel-com-fgts.html
« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, 17:35:34 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 20 de Novembro de 2014, 18:12:53 »
mais essa do Snow também. Agora para mim o FGTS devido a sua remuneração ridícula é um roubo institucionalizado.

Bom e parabéns ao Diego!  Queria que meu trabalho me permitisse morar em um lugar assim

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 20 de Novembro de 2014, 21:07:52 »
[...]
Nesse país, até termos um governo decente, imóvel é o mais seguro

Em certa medida eu ainda penso assim mas

Por enquanto..

comecei a reavaliar a situação esta semana, após a prefeitura de Curitiba anunciar que nos próximos três anos o IPTU será reajustado pelo menos 6% em termos reais, o que significa cerca de 13 a 14% já para o próximo ano. Além disto, haverá um reajuste no ITBI, passando de 2,5% para 2,9%. E li que vários municípios estão planejando a mesma coisa.

Ou seja, os filhos-da-puta dos governos (todos!) ao invés de reduzirem seus custos, com um aumento de eficiência, com a demissão de pessoas e a diminuição de benesses, simplesmente jogam nas minhas (e de uma parte da população) costas a incompetência deles.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 20 de Novembro de 2014, 21:08:54 »

A bolha como esperávamos que iria estourar parece que está sendo bem administrada pelas incorporadoras.

E pelo governo: "Os imóveis estão caros de mais e o povo está parando de comprar, o que a gente faz? Deixa o povo se endividar MAIS para que os imóveis continuem caros, ué!"

30/09/2013

Alexandro Martello
Do G1, em Brasília

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu elevar nesta segunda-feira (30) o valor do imóvel que pode ser comprado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como o valor da casa própria que poder ser financiada dentro das regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – modalidade de crédito que conta com juros mais baratos.

O valor do imóvel subirá de R$ 500 mil para até R$ 750 mil para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal a partir desta terça-feira (1). Nas cidades desses estados, segundo o BC, os preços dos imóveis, assim como os custos, são maiores. Para os demais estados, o limite será elevado para até R$ 650 mil.

"O limite de R$ 500 mil estava vigente desde 2009. De lá para cá, a gente teve inflação. O IGP-M, por exemplo, subiu 27,84% e o IPC da Fipe avançou 23,72%. O setor de construção civil está pedindo isso há mais de dois anos, e as instituições financeiras também. Estavam falando que imóveis não se conseguem mais financiar com recursos da poupança", afirmou o chefe-adjunto do Departamento de Normas do BC, Julio Carneiro. Segundo apurou o G1, o objetivo do governo com a medida é estimular a economia.

[...]
A decisão do CMN deve aquecer a procura por residências, o que pode fazer com que o preço do metro quadrado volte a subir num ritmo maior, segundo analistas ouvidos pelo G1.
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2013/09/governo-eleva-para-r-750-mil-teto-para-comprar-imovel-com-fgts.html

Este foi um dos fatores que levou à crise de 2008.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 20 de Novembro de 2014, 22:42:38 »
30/09/2013

O ajuste de 2013? :hein:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #124 Online: 21 de Novembro de 2014, 00:19:26 »
30/09/2013

O ajuste de 2013? :hein:
Nos EUA. Incentivo ao individamento.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!