Crença de negação.
Se eu disser que existe (Qualquer meleca maluca), mas nunca mostrar nada sobre, alguma prova, evidência, e conseguir seguidores da meleca mauca, milhões, e você achar que é uma enganação, que aquilo não existe, você estaria acreditando em que?
A pessoa que acha que isso é enganação, que não existe, estaria acreditando na proposição de que ela (a meleca maluca) não existe, simples assim.
Coloque deus no lugar de Qualquer meleca maluca
Se para alguém "Deus" significa uma meleca maluca que depois de melhor definida não apresenta nenhuma evidência empírica que confirme sua existência, e/ou nehuma lógica racional que torne o argmento da existência consistente ou válido, você pode negar a existência desta meleca maluca com base na falta de evidências e na falta de lógica. Ao se negar a sua existência é manifestado um estado mental chamado "crença de negação", pois você acredita de fato que a ideia de que tal meleca existe é falsa.
O problema é que o termo "deus" geralmente não se refere a algo tão simples como uma meleca maluca, e nem mesmo se refere a uma única referência, possui na verdade vários conceitos, se referindo a ideias diferentes, "O Deus de Spinoza" é diferente do "Deus de Santo Agostinho" que é diferente do "Deus de São Tomás de Aquino" e que é diferente do "Deus imaginado pelo meu primo de 5 anos" e por ai vai.
Depois de definido melhor o conceito de uma dessas ideias especificas a respeito de "Deus" você pode decidir por negar, aceitar ou suspender seu julgamento sobre a proposição. Se você aceita, é uma crença de aceitação, você aceita como verdadeira a ideia de que o 'deus' em questão existe de fato (teísmo), se nega é uma crença de negação, você nega que seja verdadeira considerando falsa a ideia de que o 'deus' em questão exista (ateísmo), se você suspende seu julgamento, você não considera nem falsa nem verdadeira a proposição de que o 'deus' em questão existe de fato, você simplesmente não opinina (agnosticismo).
Nenhum ateu, se for ateu mesmo, não chega prá ninguém, não faz culto, não prega algo como " Eu creio que deus não existe " Ele simplesmente não vive essa hipocrisia, e se não participa de qualquer discussão, ele nem toca no assunto[...] e nem tentamos convertê-los.
Esta é a falácia do todo "escocês de verdade": Um cara diz; "todo escocês bebe leite", um outro responde; "tenho um amigo que é escocês e não bebe leite", quando uma exceção é apresentada, o falacioso para defender sua ideia diz; "há, mas este não é um escocês de verdade".
Você diz; "[...] nenhum ateu de verdade prega algo como " Eu creio que deus não existe "", outra pessoa diz; "eu tenho tenho um amigo que não acredita em Deus, e se considera ateu, mas faz questão de pregar isso pra todo mundo, tentando convence-los de ele está certo", e você replica; "há mais um ateu de verdade não faz isso" (falácia).
Eu percebo que você não faz idéia do que seja ser Ateu. Seu pensamento é religioso, você não se liberta do seu mundo mágico, e pensamentos mágicos não resolve nada para quem tem o pé no chão, e nem concebemos tais. Portanto realmente é uma discussão sem fim.
Eu tenho ideia sim do que é ser ateu, de forma geral é a postura daquele que nega ou recusa a ideia de que um ou mais deuses existam, e para alguns ateus esta postura se justifica pelo fato de não existirem evidências empíricas que corroborem as ideias que asseveram a existência de um deus.
Agora, Eu não sou religioso, não frenquento nem pratico nenhuma religião, meu pensamento não é religioso, não defendo a existência de nenhum deus, não acredito nem desacredito na existência de Deus, me considero agnóstico.
Não coheço nenhuma pratica ou teoria sobre magia, por isso não conheço nada sobre magia, logo não defendo a existência de magia, nem manifesto pensamentos 'mágicos', defendo aqui apenas ideias de etimologia, de semântica e de significado das palavras "crença" e "ateísmo".
Como não apresento argumentos mágicos, mas sim argumentos lógicos que explanam o significado de "crença" e a relacionam com a posição ateísta de não acreditar em Deus. Isso não tira os pés de ninguém do chão, pois não estou falando de misticismo, magia, fé ou qualquer cosia deste tipo, estou falando de uma crença de negação que pode ser justificada pela falta de evidências e pela falta de lógica como premissas a considerar a afirmação de o "Deus segundo a Biblia e a interpretação dos cristãos em geral" não existe, e para se admitir isso não é necessário divagar e nem tirar os pés do chão.