Concordo com o Libertário. O Novo não tem posição clara em relação a vários temas. Só fala em redução do inchaço estatal, mas não sei como eles irão fazer para diminuir o Estado. Provavelmente ele será mais do mesmo.
Já foi dito aqui antes mas será que não se trata de um estratégia para não assustar? Provavelmente (ou com certeza) o Novo tem viés minarquista, mas mesmo os minarquistas, em um país babá como o nosso, são demonizados. Imagine se as bandeiras levantadas fossem anarquistas? Nem o registro no TSE o Novo conseguiria.
Considero o Novo uma centelha de esperança para a transição de um Estado extremamente intervencionista para um estado, quem sabe, anarcocapitalista (daqui há uns 100 anos ).
Saudações
Será se não se trata de uma estratégia para se eleger e manter-se no poder? Qualquer partido que defenda uma redução do Estado já é válido, mas não se posicionar sobre certos assuntos me deixa com uma pulga atrás da orelha. Fica parecendo que o partido quer somente chegar ao poder. Em um país como nosso, transparência é essencial para sabermos quem nós vamos colocar lá em cima para nos governar.
Abraços.
Já participei de apresentações do Novo e não identifiquei isso. Tanto é que não há pressa em montar diretórios, arrebanhar nomes para candidaturas ou entregar a sigla a aventureiros e carreiristas. Existe um rito para que uma pessoa consiga montar um grupo, ganhar status de representação local/regional do Novo e, por fim, conseguir a criação de um diretório. Diferentemente de partidos como o Solidariedade, que em sua propaganda gratuita convida as pessoas a se filiarem para se candidatarem já nas eleições do ano que vem.
Um dos pontos do Novo é justamente o combate ao carreirismo político. O político do Novo com mandato legislativo só poderá concorrer apenas uma vez à reeleição no mesmo cargo, sendo permitido concorrer a um terceiro mandato em outro cargo. Sabemos como é difícil, por exemplo, um vereador se eleger automaticamente deputado estadual, logo, fazer carreira assim vai ser difícil ou, no mínimo, exigir que o político seja realmente bom em seu ofício para conquistar um eleitorado mais amplo.
Outra questão que me chamou a atenção é o objetivo do partido em divulgar as idéias liberais, na esperança de mudar a cultura dos brasileiros. Como eles propõem, o Novo tem visão de longo prazo e a esperança de construir um país melhor para nossos filhos (sic). Sob meu ponto de vista, isso não se encaixa na definição de um partido que apenas deseja se alçar ao poder e se manter lá. Considero uma proposta sincera e honesta, mesmo não sendo anarquista. Já seria um salto gigante se metade de suas propostas forem implantadas no Brasil.
Bem, não sou representante do partido nem falo em nome dele, mas penso que não existe um partido com propostas melhores nem com um quadro tão limpo (ao menos por enquanto). Sua proposta é clara com um roteiro bem definido: a busca pela defesa da liberdade do indivíduo e do livre mercado. Acho que vale a pena se informar melhor, se possível indo a uma de suas apresentações (ou assistindo no youtube). Não é o ideal, mas é o possível para o momento e, na minha opinião, é um partido muito à frente dos que estão aí.
Saudações