Caro jovem Israel Azevedo, deixou-me impressionado! Um tio engenheiro Nuclear (com N e tudo!), outro... como é mesmo?... "Doutor em eletromagnetismo pelo ITA"! ("Doutor em eletromagnetismo"?!?!?! já exis...tá bem, tenho visto coisas difíceis de explicar) Entendo que você não deve poder desfrutar da presença deles com uma frequência satisfatória, mas qualquer tempo que tenha com eles deve ser mais preenchedor que o que desperdiça aqui. Talvez sinta um apequenamento de qualidade. Seu telescópio, quais as características? Qual é? Comercial? Você mesmo fez? Reflexão/refração? Tamanho da lente/espelho? ... Muitas muitas curiosidades...
Me deixe ser o mais sucinto no restante.
"Quem criou a ovelha?"? Nada/ninguém/coisa alguma/..., tanto quanto nem o ovo criou a galinha nem a galinha o ovo. Para meu entendimento, dizer que quem produziu o famoso clone Dolly ou qualquer clone "criou alguma coisa" é o mesmo que dizer que um rebento de prole é "criação das matrizes parentais". Consciência e inteligência projetiva não são apartes especiais em relação aos demais processos naturais. O universo é uma sequência de processos e o homem mesmo não "cria" coisa alguma, para além de uma ideia arbitrariamente conveniente. O homem não serve de modelo empírico para induzir deuses, e essa é uma descoberta múltiplo-empírica de construção relativamente recente. Está dada minha resposta para sua pergunta.
Infelizmente, pode ser patacoada (o boson), mas não coisa de quem, exatamente, nada entenda de ciência. Há muitos crentes em meio "científico", mas cujo modo de pensar não é científico e naturalmente se conduz pelas próprias crenças. As coisas no CERN, e no mundo, estão no mesmo pé de sempre, depois do choroso emocionado laureado com seu Nobel de filosofia. Já devem ter passado de mil sigma, e mais convencidos que nunca porque, como diria um certo barbudinho adorado e odiado por essas bandas, "nunca na história desse mundo uma teoria confirmou-se tanto a si mesma". Não deixou de ser um feito e tanto!
Estou impressionadíssimo também com seu levíssimo modo de passar o tempo, "calculando"... como é mesmo?... todas as geometrias! Nas areias da praia, como Arquimedes. Pode nos falar mais sobre tais cálculos? Explique-nos algo sobre a tal... "relativide estrita do tempo". Não conheço. Filosofia pode, por mim, deixar de lado, aliás...
É o motivo de eu, sem querer que tome como desfeita, ser obrigado a recusar o convite -- é que filosofia me tira o apetite, como o mínimo dos efeitos. Além do que, haveria o risco de eu fazer seus tios passarem vergonha. Sabe... eles podem ser "tudo aquilo", mas eu... sou o Cientista.