A China nunca vai ser uma superpotencia, nunca. A China e' mais fragmentada culturalmente do que imaginamos, o governo investe em mega-infra-estruturas que nao atendem a ninguem (cidades e shoppings fantasmas). O crescimento economico impressionante se deve a forma como o governo e as multinacionais lidam com isso, estao cagando para o povo (ja ouviram falar da cidade que pinta uma montanha de verde ao inves de reflorestar?). E' tipo uma nova forma de colonizacao. E' uma nacao condenada a servir de polo industrial.
Eu já acho o contrário: a China tem (e sempre teve) uma tendência a ser a maior potência econômica do globo, desde a antiguidade, devido principalmente ao tamanho absurdo de sua população. Ao longo da história, fatores puramente políticos* tiraram temporariamente a China do seu lugar natural, que é ser a maior potência econômica do planeta.
*Cito dois exemplos: o desmantelamento de sua frota e fechamento ao exterior ocorridos a partir do século XV (idiossincracia de uma dinastia) e o comunismo em meados do século XX. Hoje a China não é fechada e nem comunista, o que a faz ter o seu ritmo "normal" de crescimento econômico.
Off Topic: O fato da China ser um grande território unificado sob um mando único e incontestável tem suas vantagens e desvantagens. Jared Diamond explica isso no seu famoso Armas, Germes e Aço. Grandes territórios unificados permitem aos países a organização e financiamento de grandes obras (isso foi mais importante no passado, quando não havia grandes corporações privadas para assumir esse papel), entretanto, se um grande território estiver sob mando único, aparecem 2 efeitos colaterais que podem prejudicar o avanço do país:
1- As decisões estúpidas e idiossincráticas de governantes causam mais impacto, de forma generalizada e geralmente mais duradoura.
2- A ausência de competições ou ameaças externas significantes não estimula o desenvolvimento técnico e nem "pune" o país que optar por manter técnicas ou "tradições" obsoletas. Na Europa, se um país decidisse banir as armas de fogo ou proibir/não investir em frotas marítimas, pagava o preço relativamente rápido. Na China isso não aconteceu até bem mais tarde (século XIX), quando as canhoneiras britânicas vieram cobrar a fatura.
Nao penso assim. Nem fudendo a China vai ser uma superpotencia. Concordo com o fato de que uma nacao com um vasto territorio e uma grande populacao conferem uma vantagem enorme para qualquer imperialismo. Mas como vc ilustrou bem ai citando esse tal de Jared Diamond, essas caracteristicas podem ser facas de dosi gumes.
Ate onde lembro, a China interrompeu a expansao imperial maritima devido a problemas internos. Toda a Historia da China e' marcada por revezamentos de dinastias, de imperadores de diversas provincias tomando o poder, sem falar das invasoes dos Mongois. Como uma nacao pode investir em expansao international quando la dentro tem uns 10 caras loucos pra dar um golpe e sentar no trono?
So pra ilustrar a fragmentacao cultural, duas linguas mais faladas na China, o Cantones e o MAndarim sao praticamente incomunicaveis entre si.
Sobre o poderio militar >
http://en.wikipedia.org/wiki/China#MilitaryParece que nao e' essa poteencia toda.
Ademais (achismo.on) a China e' so um pais com quase um bilhao de camponeses analfabetos que vao trabalhar nos grades centros urbanos montando celurares, tablets, roupas e outros produtos, trabalhando feito condenados pq e' da cultura deles servir e obedecer. E tudo isso favorecido pela Republica de um partido so, que faz o que quer, quando quer, como quer. Por isso, e so por isso, a China tem um crescimento economico "fenomenal". Com trabalho escravo, fica facil.