Enquete

Você é contra ou a favor do racismo e preconceito com as pessoas?

Eu sou contra
24 (77.4%)
Depende da situação
5 (16.1%)
Eu sou a favor
2 (6.5%)

Votos Totais: 29

Autor Tópico: Preconceito e racismo contra todas as pessoas  (Lida 17154 vezes)

Offline Amandinha5678

• Nível 00
  • *
  • Você pode não mudar o mundo,mas tente
Preconceito e racismo contra todas as pessoas
« Online: 22 de Maio de 2014, 14:08:24 »
Eu sou contra o racismo e o preconceito com as pessoas,porque eu não sei os sentimentos dessa pessoa.E você?
Amandinha

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Preconceito e racismo contra todas as pessoas
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2014, 14:55:40 »

Amandinha, seja bem vinda. :ok:

Eu sou contra o racismo, primeiro porque é crime. Segundo porque não tem nada a ver. Terceiro porque é feio. Quarto porque não tem nada a ver racismo com sentimento. Você pode ser contra as opiniões da pessoa, mas não ter algum sentimento negativo em relação à cor, credo, origem, posição social.

Mas acho que você quis dizer outra coisa.  :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2014, 15:01:44 »
Eu sou contra o racismo e o preconceito com as pessoas,porque eu não sei os sentimentos dessa pessoa.E você?
Poderia desenvolver melhor? Se você soubesse dos sentimentos dessa pessoa, seria a favor do racismo e preconceito?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2014, 15:06:49 »
Porque eu tenho a impressão que a forista não é bem uma forista?
Ou eu estou enganado?

Offline Amandinha5678

• Nível 00
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2014, 15:46:18 »
Eu sou contra o racismo de qualquer maneira,desculpe,acho que expressei mal.
Amandinha

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2014, 18:47:59 »
O racismo não tem sentido, por isso eu sou contra.

Qual era a ideologia do racismo afinal, era a de que entre os humanos existe uma hierarquia de raças e etnias, e que as raças consideradas puras e superiores teriam o direito de dominar, subjugar e exterminar as raças inferiores na hierarquia racial.

Porque isso não faz sentido?

Porque não existem raças puras e superiores, a nível de DNA as diferenças de uma raça para outra são minimas variações genéticas que não chegam a caracterizar uma superioridade ou inferioridade racial.

O que sombra então são apenas diferenças culturais e minimamente corporais, que não deveriam serem usadas como critério de superioridade ou inferioridade.

Abraços!
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 18:50:31 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2014, 19:27:18 »
Ou eu estou enganado?

Aqui tem 100 caras para cada menina, quando aparece alguma dá para desconfiar mesmo. :lol:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2014, 19:36:20 »
Ou eu estou enganado?
Aqui tem 100 caras para cada menina, quando aparece alguma dá para desconfiar mesmo. :lol:

:biglol:

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2014, 20:15:36 »
Ou eu estou enganado?

Vamos com calma, vai que é menina...  :lol:

Mas falando nisso, por que este fórum não atrai/espanta/afugenta as meninas??  :(

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2014, 09:00:03 »
Ou eu estou enganado?

Mas falando nisso, por que este fórum não atrai/espanta/afugenta as meninas??  :(

Estranho mesmo, nada atrai mais as mulheres que um bando de nerds discutindo religião, política, e nas horas vagas falando de animes, séries de zumbis, etc.  :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2014, 09:20:53 »
Ou eu estou enganado?

Estranho mesmo, nada atrai mais as mulheres que um bando de nerds discutindo religião, política, e nas horas vagas falando de animes, séries de zumbis, etc.  :P

Deve ser esse seu avatar que anda espantando a mulherada. 

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2014, 11:15:44 »
Ou eu estou enganado?

Deve ser esse seu avatar que anda espantando a mulherada. 

Nada, mulheres amam tubarões, doces animaizinhos simpáticos. A culpa delas não aparecerem por aqui deve ser pelo assédio do Madiba.
"Deus prefere os ateus"

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2014, 11:51:31 »
Quem foi o comédia que votou "sou a favor"?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2014, 11:57:22 »
Quem foi o comédia que votou "sou a favor"?
Pensei a mesma coisa, quando vi que alguém tinha votado a favor fiquei assim:  :o

O cara podia explicar se tava zuando ou se de fato é a favor do preconceito e do racismo, e o porque.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2014, 13:51:11 »
A Amandinha votou a favor por engano e já corrigiu.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2014, 14:43:36 »
Então tá tudo certo!   :ok:

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2014, 14:51:01 »
Acho que vale apena a postagem destes vídeos, eles mostram como o preconceito  se enraíza nas pessoas, já deste pequenos.

<a href="https://www.youtube.com/v/eKWF9dbohds" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/eKWF9dbohds</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/iSL7gY6FHls" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/iSL7gY6FHls</a>

Preocupante não?

Abraços!
« Última modificação: 23 de Maio de 2014, 14:55:46 por Skeptikós »

Offline Amandinha5678

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2014, 15:04:52 »
Concordo,acho que,as crianças,ja devem saber desde pequenas,que ser preconceituoso é errado,pois,quando crescer,vão saber a respeitar as pessoas de várias etnias e saberão tambem,a viver em uma sociedade.
Amandinha

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2014, 15:15:40 »
Concordo,acho que,as crianças,ja devem saber desde pequenas,que ser preconceituoso é errado,pois,quando crescer,vão saber a respeitar as pessoas de várias etnias e saberão tambem,a viver em uma sociedade.
Hoje em dia sabe-se que preconceito e racismo são práticas condenáveis, mas não basta ensinar somente isso, de nada valerá dizer explicitamente e diretamente que o preconceito racial é errado, caso a superioridade hierárquica de uma raça em relação a outra ainda for ensinada de forma implícita e indireta nas mais variadas formas de transmissão social de ideias.

Quem ensina as crianças a odiar?

Via:

Na década de 1930 o psicólogo Kenneth Clark e sua esposa, Mamie Phipps Clark, investigaram os efeitos psicológicos da segregação em estudantes negros, especialmente relacionados à autoimagem. Kenneth nascido no Panamá mudou para o Harlem, um bairro pobre da cidade de Nova York, aos cinco anos de idade, tendo que enfrentar em muitas ocasiões de sua vida os efeitos da segregação em seu país. O casal realizou muitas pesquisas juntos, tornando-se o primeiro casal de negros a concluir o doutorado em psicologia na Universidade de Columbia, em Nova York.  Criaram o que ficou conhecido como o “teste da boneca”, no qual eram utilizadas quatro bonecas todas de aparências idênticas, exceto pela cor da pele, variando de branco a marrom-escuro. O casal trabalhou com crianças entre três e sete anos de idade. As crianças demonstraram uma consciência inegável de raça ao identificar corretamente as bonecas pelas tonalidades da pele, tendo também identificado a si mesmas indicando as bonecas que mais se pareciam com elas.

No intuito de investigar a atitude das crianças em relação à raça, os Clark pediram que cada criança apontasse a boneca de que mais gostava ou  com a qual gostaria de brincar; qual tinha uma cor bonita; e qual era feia. O resultado foi preocupante, pois as crianças negras apresentaram uma preferência pelas bonecas brancas e rejeitaram as negras – atitude entendida pelos psicólogos como uma indireta auto rejeição. Os pesquisadores estavam convencidos de que isso era reflexo da tendência infantil de absorver os preconceitos raciais da sociedade e depois internalizar o ódio e formularam então uma importante questão: “Quem ensina as crianças a odiar e temer alguém de outra raça”?

O casal de psicólogos procurou entender o que influenciava o preconceito e concluiu que, à medida que aprendem a avaliar as diferenças raciais de acordo com os valores da sociedade, as crianças são levadas a se identificar com determinado grupo, e cada grupo racial tem um “status” implícito dentro da hierarquia. As crianças negras que haviam escolhido a boneca branca mostravam estar cientes de que a sociedade americana (local de realização da pesquisa) preferia pessoas brancas e que haviam internalizado o pensamento. Crianças com apenas três anos de idade expressavam atitudes similares às dos adultos de sua comunidade.

Os pesquisadores concluíram que essas atitudes são determinadas por uma combinação de influências que vinha de pais, professores, amigos, TV, filmes e quadrinhos. Embora seja bastante raro um pai ensinar os filhos deliberadamente a odiar outros grupos raciais, muitos, inconsciente e sutilmente, repassam as atitudes sociais predominantes. Alguns pais brancos podem, por exemplo, desencorajar seus filhos a brincar om colegas negros, ensinando-os assim, de maneira implícita, a temer e evitar crianças negras.

O resumo que Clark fez de sua pesquisa em 1950 insistia que a segregação estava prejudicando igualmente a personalidade das crianças negras e brancas. Mais tarde o depoimento dado por Kenneth Clark em julgamentos vinculados a casos envolvendo segregação nos Estados Unidos contribuiria diretamente para o fim do ensino segregado e para o Movimento pelos Direitos Civis em seu país.

Embora tenha sido realizada entre a década de 1930 a 1950 e nos Estados Unidos, essa pesquisa nos ensina muitas coisas: Aos três anos de idade as crianças tem consciência das raças e já começam a formar preconceitos; a segregação, preconceito e as influências sociais de pais, professores, colegas e mídias levam as crianças a internalizar atitudes racistas.  Então poderíamos repetir agora a pergunta feita pelos Clark na pesquisa: “Quem ensina nossas crianças a odiar e temer alguém de outra raça?”

Offline Amandinha5678

• Nível 00
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2014, 15:31:59 »
Nesta sociedade,ainda existe o preconceito e o racismo,mas,se as crianças não aprenderem a amar quando pequenas,quem vai ensina-las a amar quando adultas?Concordo quando você perguntou "quem ensina as crianças a odiar?" .A criança usa o adulto como exemplo,então,os pais que tem que dar um bom exemplo para elas,ensinarem a não ser preconceituosas e nem racistas.
Amandinha

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2014, 15:34:45 »
Esse tópico é tão inútil.... Mesma coisa que perguntar quem é contra assaltos e estupros. Deeerrrrr
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2014, 15:45:09 »
Esse tópico é tão inútil.... Mesma coisa que perguntar quem é contra assaltos e estupros. Deeerrrrr

Ou quem é a favor do PT... OH WAIT
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2014, 15:48:08 »
Não acho que seja estupido, devido ao debate que pode se seguir, por exemplo, as conclusões até o momento, pelo menos minha é, que sim, a maioria das pessoas é conscientemente contra o racismo, mas o pratica inconscientemente, devido a um condicionamento sócio-cultural que recebe diariamente.

A conclusão mais óbvia então é a de que não basta recriminar o racismo, e mostrar o porque dele não fazer sentido. É preciso também mudar a forma como nossa sociedade retrata a diferença de raças nas formas de transmissão social de ideias.

Pois de nada adianta mostrar o quanto o racismo é infundado, e o quanto ele é feio, se de forma implícita e indireta ainda somos condicionados a ele.

Nesta sociedade,ainda existe o preconceito e o racismo,mas,se as crianças não aprenderem a amar quando pequenas,quem vai ensina-las a amar quando adultas?Concordo quando você perguntou "quem ensina as crianças a odiar?" .A criança usa o adulto como exemplo,então,os pais que tem que dar um bom exemplo para elas,ensinarem a não ser preconceituosas e nem racistas.
Pois é, elas apenas repetem aquilo que aprenderam. E de fato, o preconceito racial de forma explicita e direta, nas sociedades atuais quase não existe mais, no entanto ele ainda existe nas sua forma implícita, indireta e quase imperceptível, dificultando a sua identificação e combate. As pessoas, mesmo que neguem conscientemente não serem preconceituosas, a verdade é que elas acabam por serem condicionadas a praticar o preconceito de forma inconsciente, como mostrado na mídia, onde os galãs, heróis, mocinhos e pessoas desejadas e bem sucedidas são em sua maioria esmagadora, brancos, e os mais feiinhos, da sarjeta, bandidos, e demais personagens de baixo status social, quase sempre são negros. E isso esta não só nos filmes, esta nos comerciais, no mundo da moda, e na sociedade de forma geral. Por isso, mesmo sendo conscientemente contra o racismo, somos em grande maioria, inconscientemente e sócio-culturalmente condicionados ao preconceito racial.

Este abaixo é um trabalho para o Simpósio de Comportamento e Sociedade do Curso de Psicologia (2ª per.) da Faculdade Maurício de Nassau - RN, que ao meu ver deveria ser citado.

Nele foi usado o TESTE DAS BONECAS dos psicólogos Kenneth e Mamie Clark (1947) para avaliação em relação à discriminação, autoestima e segregação racial. O teste iniciava-se, após as crianças identificarem, prontamente, a raça das bonecas. Em seguida eram feitas perguntas: quais bonecas elas prefeririam e quais as atribuições positivas e negativas, pedindo que as crianças relacionassem essas atribuições a cada uma das bonecas

Esta atividade teve como importância expor o fator condicionante ao qual somos expostos diretamente em nossa sociedade, fator este que cria tabus, podendo gerar preconceitos e futuramente auto/discriminação. Por tal análise, pode-se fazer uma reflexão sobre como agimos, pensamos e repassamos tudo isso, pois como seres sociais, nosso comportamento é pautado no que vivenciamos, e no que vemos outras pessoas vivenciarem.

Dentro da área de psicologia, como a base é o acolhimento, devemos entender como tal processo se dá, tanto da parte que influencia, quanto da que é influenciada, para que se possam criar melhores meios para se entender que não há uma raça (cor) melhor ou pior, mas que mesmo sendo diferentes como indivíduos, todos somos iguais como humanos, e essa diferença que nos torna tão especiais e complexos, não devendo então simplesmente nos rotular por um simples padrão de cor, credo, sexualidade. Tomando como base a frase mãe da Gestalt: "O todo é maior que a soma das partes que o compõem".

É interessante efetuar estudos mais aprofundados sobre o que foi exposto e também ações integrativas, todos como essa "parte do todo", temos obrigação de trazer uma melhor qualidade de vida aos seres deste planeta. Como afirma o sociólogo Paul Gilroy "A questão é combater o racismo, não exaltar a raça."

<a href="https://www.youtube.com/v/CabiLF2IMLA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/CabiLF2IMLA</a>

Abraços!

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2014, 16:07:53 »
Este abaixo é um trabalho para o Simpósio de Comportamento e Sociedade do Curso de Psicologia (2ª per.) da Faculdade Maurício de Nassau - RN, que ao meu ver deveria ser citado.

Nele foi usado o TESTE DAS BONECAS dos psicólogos Kenneth e Mamie Clark (1947) para avaliação em relação à discriminação, autoestima e segregação racial. O teste iniciava-se, após as crianças identificarem, prontamente, a raça das bonecas. Em seguida eram feitas perguntas: quais bonecas elas prefeririam e quais as atribuições positivas e negativas, pedindo que as crianças relacionassem essas atribuições a cada uma das bonecas

Esta atividade teve como importância expor o fator condicionante ao qual somos expostos diretamente em nossa sociedade, fator este que cria tabus, podendo gerar preconceitos e futuramente auto/discriminação. Por tal análise, pode-se fazer uma reflexão sobre como agimos, pensamos e repassamos tudo isso, pois como seres sociais, nosso comportamento é pautado no que vivenciamos, e no que vemos outras pessoas vivenciarem.

Mas ficou claro qual era o motivo das crianças demonstrarem esse preconceito racial?

Kenneth Clark afirmou que:
Os pesquisadores estavam convencidos de que isso era reflexo da tendência infantil de absorver os preconceitos raciais da sociedade e depois internalizar o ódio e formularam então uma importante questão: “Quem ensina as crianças a odiar e temer alguém de outra raça”?

Isso foi demonstrado cientificamente? As crianças absorviam o preconceito da sociedade mesmo? Em outras sociedades esse preconceito era percebido? Não existe aí algo inerente ao ser humano, ou é tudo influência racial dos europeus?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2014, 16:14:14 »

Mas ficou claro qual era o motivo das crianças demonstrarem esse preconceito racial?
A teoria é o condicionamento sócio-cultural implícito e indireto que temos na mídia, em casa, nas escolas e etc. Que separa para os brancos os papeis e a imagem de maior status social, e para os negros, o inverso. Um exemplo que dei foram a maneira como negros e brancos são mostrados respectivamente em filmes.

Kenneth Clark afirmou que:
Os pesquisadores estavam convencidos de que isso era reflexo da tendência infantil de absorver os preconceitos raciais da sociedade e depois internalizar o ódio e formularam então uma importante questão: “Quem ensina as crianças a odiar e temer alguém de outra raça”?

Isso foi demonstrado cientificamente? As crianças absorviam o preconceito da sociedade mesmo? Em outras sociedades esse preconceito era percebido? Não existe aí algo inerente ao ser humano, ou é tudo influência racial dos europeus?
As crianças não nascem com julgamentos baseados em hierarquias de raças, elas aprendem isso com os adultos (é uma influencia do ambiente, e não um comportamento inato, instintivo ou coisa parecida). Como demonstrado pelo estudo de Genoma, não existe uma superioridade de raças, a única explicação que sobra é a de que esta ideia é passada culturalmente, através de condicionamentos sócio-culturais diretos ou indiretos.
« Última modificação: 23 de Maio de 2014, 16:16:27 por Skeptikós »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!