Enquete

Você é contra ou a favor do racismo e preconceito com as pessoas?

Eu sou contra
24 (77.4%)
Depende da situação
5 (16.1%)
Eu sou a favor
2 (6.5%)

Votos Totais: 29

Autor Tópico: Preconceito e racismo contra todas as pessoas  (Lida 17155 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Preconceito e racismo contra todas as pessoas
« Resposta #25 Online: 23 de Maio de 2014, 16:20:27 »
Nesta sociedade,ainda existe o preconceito e o racismo,mas,se as crianças não aprenderem a amar quando pequenas,quem vai ensina-las a amar quando adultas?Concordo quando você perguntou "quem ensina as crianças a odiar?" .A criança usa o adulto como exemplo,então,os pais que tem que dar um bom exemplo para elas,ensinarem a não ser preconceituosas e nem racistas.

Esse padrão de vírgulas....hmmm....será?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #26 Online: 23 de Maio de 2014, 16:21:48 »
Este tipo de condicionamento direto e explicito de que existe uma raça superior a outra dentro da hierarquia social, é crime, discriminação racial, no entanto isso não impede que o preconceito racial seja passado a nós de forma implícita e indireta, como demonstrado por exemplo nos filmes.

Isso já foi feito com cigarros, que quando proibidos de fazerem comerciais explícitos na TV, passaram a continuar apenas com a propaganda implícita nos filmes, por exemplo, onde os fumantes eram sempre pessoas de status elevado, heróis, galãs e mocinhos, o que deixa sub-entendido que fumar é bom, pois são os bons que fumam.

Hoje isso mudou, o cigarro já não é usado mais como um simbolo de status social. Mas a cor da pele, e as características físicas gerais de uma pessoa, ainda é. Quando sobre as raças, negros e brancos, podemos perceber isso repassado de forma implícita e indireta ainda nas TVs, assim como era no passado com o cigarro.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #27 Online: 23 de Maio de 2014, 16:33:35 »
Eu por exemplo me sinto mais atraído sexualmente por loiras, depois morenas, e acho que sendo sincero, não me sinto atraído por negras. E se estou em um lugar desconhecido, com pessoas desconhecidas, me sinto mais seguro caso elas sejam brancas, ao invés de negras.

Eu nunca discriminei um negro, e entendo que a hierarquia racial não faz sentido segundo uma analise biológica. Mas em muitos momentos, como no caso de escolher uma mulher, ou um grupo de pessoa no qual eu me sentiria melhor, de fato eu escolheria os de características brancas. E isso provavelmente é um reflexo do condicionamento sócio-cultural que venho sofrendo deste pequeno, onde brancos e negros são indiretamente e implicitamente separados por graus de hierarquia social.

Dizem que o preconceito é um mecanismo de sobrevivência, você aprende o que é perigoso ou seguro, bom ou ruim, e usa deste aprendizado para fugir do perigo e do sofrimento, e buscar a segurança e o prazer, quando em contato com os estimu-los a este preconceito relcionados.

Por isso, preconceito de maneira geral não é crime, o que é crime é a discriminação com base num preconceito infundado, como é o caso do racismo.

O problema do racismo hoje em dia, são os estímulos indiretos que ainda fortalecem a crença das pessoas de forma geral, de que os brancos são melhores do que os negros, (mais bonitos, mais confiáveis, e por ai vai). E mesmo que tenhamos noção de que esta crença é invalidada, pois não tem uma sustentação biológica, o constante condicionamento que sofremos, a reforça.

A unica maneira de acabar com este preconceito, seria acabar com este condicionamento indireto que ainda separam as raças em níveis hierárquicos de status dentro da sociedade.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 23 de Maio de 2014, 16:47:25 »
Eu por exemplo me sinto mais atraído sexualmente por loiras, depois morenas, e acho que sendo sincero, não me sinto atraído por negras. E se estou em um lugar desconhecido, com pessoas desconhecidas, me sinto mais seguro caso elas sejam brancas, ao invés de negras.

Sua sinceridade é racista.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Maio de 2014, 16:54:51 »
Nesta sociedade,ainda existe o preconceito e o racismo,mas,se as crianças não aprenderem a amar quando pequenas,quem vai ensina-las a amar quando adultas?Concordo quando você perguntou "quem ensina as crianças a odiar?" .A criança usa o adulto como exemplo,então,os pais que tem que dar um bom exemplo para elas,ensinarem a não ser preconceituosas e nem racistas.

Rapaz, não é que parece mesmo?
"Deus prefere os ateus"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #30 Online: 23 de Maio de 2014, 18:02:04 »

Depende, se considerarmos a hierarquia que usei para definir o grau de beleza racial, e a segurança que cada raça me transmite, sim, sou racista. Mas não sou discriminatório, nunca usei o artificio de raça para acusar abertamente alguém de ser inferior a mim ou a qualquer outro.

No entanto eu sinto este sentimento inconsciente (do qual não tenho controle), de achar loiras mais atraentes e confiáveis do que negras, como um reflexo do condicionamento sócio-cultural ao qual estou diariamente submetido.

A parte de que não existe uma raça biologicamente superior a outra, e que por isso não se pode discriminar uma pessoa por pertencer a uma raça diferente da nossa, isso nós já estamos (a grande maioria) cansados de saber. O que deve ser mudado agora é o modo indireto/implícito desigual como negros, brancos, pardos e etc. são tratados pela mídia, e pelos demais meios de transmissão social de ideias, responsáveis pelo condicionamento comportamental da população de maneira geral ,em tratar os outros segundo a raça, com desigualdade de julgamentos.

Abraços!

« Última modificação: 23 de Maio de 2014, 18:04:58 por Skeptikós »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Maio de 2014, 18:26:19 »

Depende, se considerarmos a hierarquia que usei para definir o grau de beleza racial, e a segurança que cada raça me transmite, sim, sou racista. Mas não sou discriminatório, nunca usei o artificio de raça para acusar abertamente alguém de ser inferior a mim ou a qualquer outro.

Isso nunca saberemos,

Você pode ser sincero, mas não acredito que admitiria que foi discriminatório uma, duas ou nenhuma vez.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Maio de 2014, 18:40:57 »

Ela voltou das cinzas. Apertem os cintos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 23 de Maio de 2014, 21:02:43 »

Também tinha um cara que escrevia com esse padrão de vírgulas.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #34 Online: 23 de Maio de 2014, 21:46:20 »

Isso nunca saberemos,

Você pode ser sincero, mas não acredito que admitiria que foi discriminatório uma, duas ou nenhuma vez.
Sim, admitiria, pois não teria para mim qualquer prejuízo em admitir algo como isso aqui. E como você disse que posso ser sincero, eu digo que pode confiar em mim, eu nunca discriminei alguém com base na raça desta pessoa.

Abraços!

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Maio de 2014, 21:52:51 »
Sou contra. Considero o racismo uma estupidez e a discriminação uma barbárie.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Maio de 2014, 21:54:27 »

Uai, e por que não votou em "depende da situação" em vez de "sou contra"? Você citou ao menos duas situações.  :?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Maio de 2014, 04:17:44 »

Ela quem?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Maio de 2014, 04:51:43 »
Votei "depende da situação" para levantar uma questão sobre o preconceito. Estou falando de cor e posso estar errado, mas julgo que foi Burke quem alertou para que o preconceito pode resultar de um conhecimento adquirido válido. Ou seja, se você não estiver em condições de analisar uma situação racionalmente e tiver de tomar uma decisão deve recorrer aos seus preconceitos que decorrem da sua experiência de vida... O preconceito não é, à partida, uma pura imbecilidade e um erro absoluto,... para ser desmontado requer estudo e raciocínio, pois ele não surge sem razão..., algo gera o preconceito e esse algo este pode estar correto ou pelo menos não estar totalmente incorreto.

Quanto ao racismo, há o problema de como definir raça..., há quem defenda que a raça de um povo é a sua alma, no fundo o seu modo de ser, ... e nesse caso é possível preferir o modo de ser geral de um povo em detrimento doutro... Se virmos raça apenas como cor da pele também podemos preferir em determinadas situações (sexuais, para ter um filho, etc) e isso tem alguma coisa a ver com racismo?

Quando era muito novo, lembro-me de um cartaz do regime autoritário nacionalista alusivo ao "dia da raça" em que estava um branco, um negro e um amarelo representados..., a "raça" era a mesma para todos...

Se vocês tivessem de formar uma equipa de atletismo para correr os 100 metros e lhes perguntassem se queriam atletas negros ou amarelos...,  responder logo que preferiam negros seria considerado preconceito ou até racismo?
« Última modificação: 24 de Maio de 2014, 06:42:34 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Maio de 2014, 09:55:36 »
".... a vida desorganizada da sociedade, com o seu padrão de comportamento incompreensível, não só deve ser considerado como a parte mais importante da existência de uma sociedade, como também é, à sua maneira, racional. Assim, para Burke, numa posição que está hoje muito na ordem do dia, os instintos e sentimentos humanos podem levar o homem a atuar corretamente, quando a razão o engana ou abandona.
Do ponto de vista da sociedade, as tradições, tendo-se desenvolvido paulatinamente, sendo permanentemente testadas e amplamente divulgadas, são um tipo de bom senso que está acessível a toda a gente, e que pode servir a sociedade melhor do que uma elaborada intelectualização, sendo que os sentimentos são o acompanhamento emocional necessário a uma opinião sólida e amadurecida. Burke chama-lhes, provocatoriamente, PRECONCEITOS."

fonte Internet (Burke Preconceito)
« Última modificação: 24 de Maio de 2014, 09:58:14 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #40 Online: 24 de Maio de 2014, 13:38:24 »

Uai, e por que não votou em "depende da situação" em vez de "sou contra"? Você citou ao menos duas situações.  :?
Porque eu sou contra em qualquer circunstâncias, o fato de eu eu apresentar comportamentos e julgamentos preconceituosos com base na raça as vezes, não quer dizer que eu sou a favor disso, eu sou contra a ideia do racismo, já que cientificamente é demonstrado que em nível biológico não existe uma raça superior a outra, então, em níveis biológicos, o racismo não faz sentido.

Mas eu sou condicionado a me sentir mais atraído por uma raça do que por outra. E comportamentos e impulsos que nascem de forma inconscientes são mais difíceis de se controlar de forma consciente.

Somos biológica e/ou culturalmente programados a algumas ações, e neste caso especifico, especialmente uma programação sócio-cultural.

Não tenho total controle sobre aquilo que me atraí, mas tenho maior controle sobre as ações que disso resulta. E um exemplo disso é o fato de eu nunca ter discriminado uma pessoa com base na sua raça. Outro exemplo disso é o protesto que faço aqui contra a maneira desigual como negros e brancos são retratados na mídia, algo que por exemplo me condiciona a ter tais preferências por uma raça em detrimento de outra.

E como já dito antes, o preconceito é um mecanismo de defesa, todos nós temos preconceitos, o que não se pode resultar disso é a discriminação.

E claro, se este preconceito que resulta num julgamento desigual provoca prejuízos para as pessoas, e principalmente, se o preconceito é infundado, como no caso dos negros serem sócio-culturalmente considerados inferiores na hierarquia social ao serem comparados com os brancos, então aqueles mecanismos responsáveis por este condicionamento devem ser abolidos e substituídos por outros mais igualitários.

Abraços

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Maio de 2014, 14:04:32 »
eu sou contra a ideia do racismo, já que cientificamente é demonstrado que em nível biológico não existe uma raça superior a outra, então, em níveis biológicos, o racismo não faz sentido.

Mas o racismo é uma mera questão "biológica"? Ou será muito mais uma atitude política, por assim dizer? Quem defende a sua "raça" contra outra "raça" só o pode fazer se a sua for "superior" ou toma essa posição porque é a sua "raça"? As "raças" são biologicamente muito idênticas, logo o racismo não faz sentido é muito primário para a minha forma de ver..., a questão é como lidar com o outro e não quem é ou deixa de ser "superior"... e já agora "superior" em quê exatamente?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #42 Online: 24 de Maio de 2014, 14:21:01 »
Votei "depende da situação" para levantar uma questão sobre o preconceito. Estou falando de cor e posso estar errado, mas julgo que foi Burke quem alertou para que o preconceito pode resultar de um conhecimento adquirido válido.
Eu disse algo semelhante a isso alguns comentários acima:
Dizem que o preconceito é um mecanismo de sobrevivência, você aprende o que é perigoso ou seguro, bom ou ruim, e usa deste aprendizado para fugir do perigo e do sofrimento, e buscar a segurança e o prazer, quando em contato com os estímulos a este preconceito relacionados.

Ou seja, se você não estiver em condições de analisar uma situação racionalmente e tiver de tomar uma decisão deve recorrer aos seus preconceitos que decorrem da sua experiência de vida... O preconceito não é, à partida, uma pura imbecilidade e um erro absoluto,... para ser desmontado requer estudo e raciocínio, pois ele não surge sem razão..., algo gera o preconceito e esse algo este pode estar correto ou pelo menos não estar totalmente incorreto.
Concordo com você, o preconceito nem sempre é um problema. Ele só se torna um problema quando é infundado.

Quanto ao racismo, há o problema de como definir raça..., há quem defenda que a raça de um povo é a sua alma, no fundo o seu modo de ser,
Isso esta mais para etnia, povo e cultura, raça aqui pode ser entendido a nível biológico, genético e etc. E nestes níveis, o estudo de genomas já constatou que as diferenças são minimas para que uma raça seja considerada superior a outra. Logo, o racismo se torna infundado por este motivo.

... e nesse caso é possível preferir o modo de ser geral de um povo em detrimento doutro...
Neste ponto estaria a preferir a cultura de um povo e não a sua raça em si.

agora ser Se virmos raça apenas como cor da pele também podemos preferir em determinadas situações (sexuais, para ter um filho, etc) e isso tem alguma coisa a ver com racismo?
Sim, considerarmos uma raça mais bonita do que a outra é uma questão de racismo, pois estaríamos a considerar nesta circunstância de procriação, uma raça superior a outra.

Se vocês tivessem de formar uma equipa de atletismo para correr os 100 metros e lhes perguntassem se queriam atletas negros ou amarelos...,  responder logo que preferiam negros seria considerado preconceito ou até racismo?
Segundo os critérios acima, se escolhêssemos uma equipe formada inteiramente por negros, simplesmente por eles serem negros, sim, estaríamos considerando os negros como uma raça superior a branca e a parda nos esportes de atletismo. Isso seria racismo.

Eu também acho muito importante colocar questões como essas, eu por exemplo levantei a teoria de que a preferência sexual por determinado tipo de mulher (sobre a sua aparência física) em detrimento de outro tipo, é um exemplo de preconceito, que se se forma por programação biológica e/ou sócio-cultural.

eu sou contra a ideia do racismo, já que cientificamente é demonstrado que em nível biológico não existe uma raça superior a outra, então, em níveis biológicos, o racismo não faz sentido.

Mas o racismo é uma mera questão "biológica"? Ou será muito mais uma atitude política, por assim dizer?
Foi baseado na premissa de que existem raças biologicamente superiores a outras que ele nasceu, esta era por exemplo a premissa dos nazistas para justificar a sua política de dominação, subjugação e extermínio de raças por eles consideradas inferiores.

Quem defende a sua "raça" contra outra "raça" só o pode fazer se a sua for "superior" ou toma essa posição porque é a sua "raça"?

Citação de: Michel de Montaigne, Dos canibais, Ensaios
Cada um chama de bárbaro o que não é de seu uso, como, em verdade, não parece que tenhamos outro padrão de verdade e de razão que o exemplo e a ideia das opiniões e usanças do país de onde somos. Lá esta sempre a religião perfeita, o emprego perfeito e acabado de todas as coisas.

Sim, geralmente o racismo esta na ideia de que uma raça é melhor do que a outra, ou que a minha raça é melhor do que a outra, mas para justificar isso levantam-se teorias que suportem esta ideia, o nazismo apontou questões biológicas, que hoje em dia não se sustentam mais, e ai esta o problema, pois neste caso o preconceito racial esta sustentado por uma justificativa infundada.

As "raças" são biologicamente muito idênticas, logo o racismo não faz sentido é muito primário para a minha forma de ver...,
Do ponto de vista biológico, ele não faz sentido.

a questão é como lidar com o outro e não quem ou deixa de ser "superior"
Mas o fato de considerarmos uma raça melhor do que a outra, resulta naturalmente em tratamentos desiguais entre estas raças. Então a questão se existe de fato uma raça melhor do que a outra acaba sim, sendo importante.

... e já agora "superior" em quê exatamente?
No sentido de raça definida biologicamente. Qualquer outro sentido não estaria mais se referindo a raça.

Abraços!
« Última modificação: 24 de Maio de 2014, 14:54:35 por Skeptikós »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #43 Online: 24 de Maio de 2014, 14:33:11 »
Eu confesso que analisei a questão e votei na enquete somente com base no racismo, este eu sou contra. Mas sobre o preconceito, como colocado por mim e pelo Pagão, este, dependendo da situação, eu sou a favor. Neste caso eu deveria mudar o meu voto para "depende da situação", mas parece que a enquete não permite a mudança do voto, ou sou eu que não estou sabendo como fazer isso?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #44 Online: 24 de Maio de 2014, 15:00:54 »

No sentido de raça definida biologicamente. Qualquer outro sentido não estaria mais se referindo a raça.

Então como você encara a discriminação assente em superioridade devido a uma suposta escolha de um povo por um Deus, ou porque o Imperador de um povo descende de uma Deusa,... por exemplo... Aí há "raças" privilegiadas, mas sem que isso decorra de "superioridades biológicas"..., como fica a questão do racismo?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #45 Online: 25 de Maio de 2014, 12:05:09 »

Então como você encara a discriminação assente em superioridade devido a uma suposta escolha de um povo por um Deus, ou porque o Imperador de um povo descende de uma Deusa,... por exemplo... Aí há "raças" privilegiadas, mas sem que isso decorra de "superioridades biológicas"..., como fica a questão do racismo?
A discriminação neste caso seria étnica, e não mais racial.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 25 de Maio de 2014, 13:54:19 »
Esse tópico é tão inútil.... Mesma coisa que perguntar quem é contra assaltos e estupros. Deeerrrrr

De cara parece que sim, mas nem tanto, eu acabei de votar na opção 2, e explico. Com relação à racismo eu sou totalmente e sempre contra, mas a opção estava junto com o preconceito, e nesse caso há situações em que eu acho justificado e racional. Como exemplo, eu dou o preconceito que eu tenho contra pedintes e/ou moradores de rua, é óbvio que nem todo pedinte e/ou  morador de rua é perigoso, mas há alguns que são extremamente perigosos, já houve caso de pessoa atacada de forma violenta por um pedinte, a pessoa foi ferida gravemente por uma barra de ferro porque não deu dinheiro para ele. Então este é um caso em que eu acho racional ter preconceito e tomar os devidos cuidados.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Maio de 2014, 14:01:07 »
Votei "depende da situação" para levantar uma questão sobre o preconceito. Estou falando de cor e posso estar errado, mas julgo que foi Burke quem alertou para que o preconceito pode resultar de um conhecimento adquirido válido. Ou seja, se você não estiver em condições de analisar uma situação racionalmente e tiver de tomar uma decisão deve recorrer aos seus preconceitos que decorrem da sua experiência de vida... O preconceito não é, à partida, uma pura imbecilidade e um erro absoluto,... para ser desmontado requer estudo e raciocínio, pois ele não surge sem razão..., algo gera o preconceito e esse algo este pode estar correto ou pelo menos não estar totalmente incorreto.

Concordo, há casos, como o que eu citei,  em que agir com preconceito pode até salvar a vida da pessoa.

.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #48 Online: 25 de Maio de 2014, 16:32:30 »
Concordo, há casos, como o que eu citei,  em que agir com preconceito pode até salvar a vida da pessoa.
Também concordo, existem casos em que o preconceito possui fundamentos, no caso do racismo ele é infundado, mas em alguns casos, como no exemplo dado por você, ele esta bem fundamentado.

O problema é que não estou a conseguir mudar o meu voto.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!