Votei "depende da situação" para levantar uma questão sobre o preconceito. Estou falando de cor e posso estar errado, mas julgo que foi Burke quem alertou para que o preconceito pode resultar de um conhecimento adquirido válido.
Eu disse algo semelhante a isso alguns comentários acima:
Dizem que o preconceito é um mecanismo de sobrevivência, você aprende o que é perigoso ou seguro, bom ou ruim, e usa deste aprendizado para fugir do perigo e do sofrimento, e buscar a segurança e o prazer, quando em contato com os estímulos a este preconceito relacionados.
Ou seja, se você não estiver em condições de analisar uma situação racionalmente e tiver de tomar uma decisão deve recorrer aos seus preconceitos que decorrem da sua experiência de vida... O preconceito não é, à partida, uma pura imbecilidade e um erro absoluto,... para ser desmontado requer estudo e raciocínio, pois ele não surge sem razão..., algo gera o preconceito e esse algo este pode estar correto ou pelo menos não estar totalmente incorreto.
Concordo com você, o preconceito nem sempre é um problema. Ele só se torna um problema quando é infundado.
Quanto ao racismo, há o problema de como definir raça..., há quem defenda que a raça de um povo é a sua alma, no fundo o seu modo de ser,
Isso esta mais para etnia, povo e cultura, raça aqui pode ser entendido a nível biológico, genético e etc. E nestes níveis, o estudo de genomas já constatou que as diferenças são minimas para que uma raça seja considerada superior a outra. Logo, o racismo se torna infundado por este motivo.
... e nesse caso é possível preferir o modo de ser geral de um povo em detrimento doutro...
Neste ponto estaria a preferir a cultura de um povo e não a sua raça em si.
agora ser Se virmos raça apenas como cor da pele também podemos preferir em determinadas situações (sexuais, para ter um filho, etc) e isso tem alguma coisa a ver com racismo?
Sim, considerarmos uma raça mais bonita do que a outra é uma questão de racismo, pois estaríamos a considerar nesta circunstância de procriação, uma raça superior a outra.
Se vocês tivessem de formar uma equipa de atletismo para correr os 100 metros e lhes perguntassem se queriam atletas negros ou amarelos..., responder logo que preferiam negros seria considerado preconceito ou até racismo?
Segundo os critérios acima, se escolhêssemos uma equipe formada inteiramente por negros, simplesmente por eles serem negros, sim, estaríamos considerando os negros como uma raça superior a branca e a parda nos esportes de atletismo. Isso seria racismo.
Eu também acho muito importante colocar questões como essas, eu por exemplo levantei a teoria de que a preferência sexual por determinado tipo de mulher (sobre a sua aparência física) em detrimento de outro tipo, é um exemplo de preconceito, que se se forma por programação biológica e/ou sócio-cultural.
eu sou contra a ideia do racismo, já que cientificamente é demonstrado que em nível biológico não existe uma raça superior a outra, então, em níveis biológicos, o racismo não faz sentido.
Mas o racismo é uma mera questão "biológica"? Ou será muito mais uma atitude política, por assim dizer?
Foi baseado na premissa de que existem raças biologicamente superiores a outras que ele nasceu, esta era por exemplo a premissa dos nazistas para justificar a sua política de dominação, subjugação e extermínio de raças por eles consideradas inferiores.
Quem defende a sua "raça" contra outra "raça" só o pode fazer se a sua for "superior" ou toma essa posição porque é a sua "raça"?
Cada um chama de bárbaro o que não é de seu uso, como, em verdade, não parece que tenhamos outro padrão de verdade e de razão que o exemplo e a ideia das opiniões e usanças do país de onde somos. Lá esta sempre a religião perfeita, o emprego perfeito e acabado de todas as coisas.
Sim, geralmente o racismo esta na ideia de que uma raça é melhor do que a outra, ou que a minha raça é melhor do que a outra, mas para justificar isso levantam-se teorias que suportem esta ideia, o nazismo apontou questões biológicas, que hoje em dia não se sustentam mais, e ai esta o problema, pois neste caso o preconceito racial esta sustentado por uma justificativa infundada.
As "raças" são biologicamente muito idênticas, logo o racismo não faz sentido é muito primário para a minha forma de ver...,
Do ponto de vista biológico, ele não faz sentido.
a questão é como lidar com o outro e não quem ou deixa de ser "superior"
Mas o fato de considerarmos uma raça melhor do que a outra, resulta naturalmente em tratamentos desiguais entre estas raças. Então a questão se existe de fato uma raça melhor do que a outra acaba sim, sendo importante.
... e já agora "superior" em quê exatamente?
No sentido de raça definida biologicamente. Qualquer outro sentido não estaria mais se referindo a raça.
Abraços!