Eu tenho impressão de que dia sim, dia não, eu trombo com alguém propondo esse argumento da eterna diferença salarial entre homens e mulheres, enquanto em períodos alternados, vejo defensores do contrário, de que se consideradas variáveis suficientes as diferenças somem.
Afinal de contas, qual é a verdade sobre isso?
Comento isso pois acabei de topar com esse artigo do Mercado Popular, propondo que há a diferença e não se sabe explicar o motivo. Daí concluiram que é por causa do machismo.
http://mercadopopular.org/2015/11/como-o-machismo-torna-paises-mais-pobres/Segundo eles, para chegar ao resultado, foram considerados aspectos como: diferenças de educação, idade, experiência, sindicalização, horas trabalhadas, geografia e características da indústria onde as pessoas trabalham.
Talvez ainda haja algo fundamental aí como, certa vez vi, não sei algo do Thomas Sowell, propondo que quando se considera o tempo gasto na escola ou "naquela linha de pensamento", somado ao mercado, se no final da um tempo igual para dois indivíduos (um homem e outro mulher) a diferença some, ao passo que ela aparecerá quando a soma for diferente. Também eram considerados mercados distintos, onde as diferenças eram maiores.