Anrran, atitudes como o "novembro azul" são totalmente desvinculadas de preocupação com a saúde masculina, não é mesmo?
E para um homem, o auto exame não é uma opção, como nas mulheres.
Eu não sou homem, e sei que existe prevenção, combatendo a obesidade e o sedentarismo, não fumar, praticar esportes regularmente, e fazer o exame todos os anos a partir dos 45 anos; nem sempre é necessário o toque retal, muita coisa pode ser feita apenas verificando as taxas de prostaglandina.
http://www.novembroazul.com.br/
Como eu disse, "... é possível que haja algumas, mas eu não me lembro, e isso só prova o quanto é pequeno o investimento no combate ao câncer de próstata quando comparado ao de mama, pois todos os anos, as campanhas de conscientização em relação ao câncer de mama vem aos milhares, na TV, no Rádio, outdoors e etc."
Me lembro de ter lido em algum lugar que os investimentos governamentais no combate ao câncer de mama é pelo menos 50 vezes superior aos investimentos ao combate ao câncer de próstata, apesar dos números de casos relatados por mim acima demonstrarem que os casos de câncer de próstata serem mais frequentes do que os de câncer de mama.
Eu não tenho as fontes destes dados acima, por isso até o momento não tinha as mencionado, já que não posso comprova-las, mas nem é preciso, ou vocês discordam que bem mais recursos são investidos no combate ao câncer de mama em relação ao câncer de próstata? Isso me parece evidente, se fosse possível contar as vezes em que campanhas de conscientização contra o câncer de mama apareceram na TV este ano talvez chegássemos nesta proporção de 50 para 1.
Abraços!
Você tem uma deifinição própria de machismo.
Minha definição não é própria, ela tem bases acadêmicas.
Machistas não são e nunca foram apenas homens, não é culpa apenas dos homens e não aflige apenas mulheres. Quando um homem diz que mulher tem que ficar em casa homem tem que trabalhar é tão machistas quanto mulheres que acreditam nisso, quando uma mulher espera que um homem pague todas as contas num encontro, ela é machista, quando uma mulher acha que homens não podem ser sensíveis e chorar, ela é machista. A mãe que ensina o filho a escolher uma mulher pelas capacidades domésticas, é machista, mulheres tribais que cortam clítoris são machistas.
Nenhuma das três definições acadêmicas existentes abarcam estas atitudes:
Na Wikipédia é dito que
machismo é o mesmo que
chauvinismo masculino, lá diz que inicialmente a palavra chauvinismo ou machismo estava associada a "responsabilidade do homem em promover proteção e defender sua família". Era isto que um homem machista significava inicialmente, um homem que protegia e defendia a sua família. Foi a partir da década de sessenta, olha só, com a ascensão do movimento feminista que o termo ganhou um sentido pejorativo de "homens que mantém a crença na inferioridade da mulher." (
Wikipédia, Machismo, nota 6)
Um terceiro significado de
machismo é o de
Empiriocriticismo, essa terceira definição diz respeito a uma das correntes do positivismo filosófico, o empiriocriticismo (ou empirocriticismo). Foi criada por Richard Avenarius e continuada por Ernst Mach. Machismo pro tanto por causa de Ernst Mach. (José Ferrater Mora, Josep-Maria Terricabras. Diccionario de filosofía, Volume 3. Edicoes Loyola, 1994,
p. 1718)
Como visto, de fato
machismo inicialmente não era um termo de sentido pejorativo, e de fato o feminismo foi mesmo o responsável pelo surgimento do sentido pejorativo do mesmo.
Como visto também, em ambos os casos, ou machismo é utilizado para indicar algo bom em homens (promover proteção e defender sua família) ou ruim (homens que mantém a crença na inferioridade da mulher.), em nenhum casos o sentido admite qualquer responsabilidade as mulheres, mas isso nem seria necessário, já que a própria etimologia da palavra nos leva a esta conclusão:
Machismo = Macho + ismo, onde "macho" é relativo ao homem, e "ismo" a ação praticada por, neste caso, homens.
Na minha opinião estes são justificativas suficientes para inviabilizar o uso da palavra "machismo", mesmo em sentido pejorativo, para descrever discriminação de gênero, quando esta assume em sua base, apenas os cometidos por homens contra mulheres, e não o inverso. Já sexismo admite ambos, e por tanto, é muito mais adequado.
Depois desta explicação, se você ainda desejar usar "machismo", ao invés de "sexismo", para indicar discriminação de gênero, eu nada posso fazer, mas pelo menos eu terei explicado o por que de achar o uso da palavra neste sentido, incorreto.
Feministas lutam pelos direitos iguais das mulheres onde elas não tem direitos iguais, esperar que mulheres lutem pelos direitos dos homens é estúpido, que os homens se unam e lutem pelos seus próprios direitos.
Muitas destas áreas que feministas alegam não ter direitos iguais, muitos discordam que seja verdade, isso não é lutar contra os direitos das mulheres, pois os que discordam disso não acreditam que mulheres não tenham direitos iguais nestas áreas. Este tópico por exemplo questiona a alegação feminista que a diferença salarial observada entre homens e mulheres no mercada de trabalho seja motivada por discriminação de gênero.
Sim, o que acha de pegarmos vídeos de machistas atrapalhando lutas femininas? Existem feministas que atrapalham as lutas dos homens? Sim, existem. Existem homens que atrapalham as lutas das mulheres? Existem também. Por isso se chama "luta" e não se chama "passeio no parque".
Mas como eu disse, eu não acredito que estas feministas que atrapalham sejam minoria, e sim maioria, e também disse que mesmo que sejam minoria, a maioria "moderada" parece fazer vista grossa quando estes casos acontece.
E o problema esta bem claro, os homens tem mais interesse em focar nas feministas do que em resolver os próprios problemas.Falta apoio estatal e privado?
Os vídeos acima mostram homens e mulheres se focando em resolver os problemas masculinos, mas como são avacalhados na maioria das vezes por movimentos feministas (sendo estes, maioria ou não), eles logo depois tentam resolver o problema de serem avacalhados por estes movimentos, para que enfim possam fazer o seu trabalho. Uma das formas de resolver este problema é denunciar o abuso e a intolerância praticada por alguns destes movimentos feministas, a fim de ver se a sociedade finalmente toma alguma atitude em relação a isso.
Você acha que as feministas recebiam apoio quando começaram a lutar pelos seus direitos? Que tudo aconteceu magicamente do dia pra noite? Enquanto tem feministas focadas em eleger representantes, formar grupos, fazer campanhas em nome das mulheres a 50 anos, os homens estão na internet a 3 anos reclamando de feministas, reclamando dos direitos que elas conquistaram, pegando no pé de blogueiras, games, etc. Saiam de trás do computador e vão fazer algo de útil, campanhas educativas, arrecadar fundos, se candidatem a cargos eletivos com propostas concretas, façam passeatas com foco nos problemas masculinos e não contra conquistas femininas.
Não acredito que as críticas as feministas sejam a conquistas realmente justas, mas aos abusos, as falsas estatísticas e falsos discursos igualitários, que além de não ajudar as mulheres, as atrapalham, assim como atrapalha também aos homens, como bem explicado em um dos vídeos acima da Crhistina Hoff Summers.
Abraços!