Conhecer a história do termo e reconhecer que o sentido pejorativo foi criado por feministas já é alguma coisa, o problema é que quando eu digo isso, respondem que estou imaginando teorias da conspiração (no sentido lunático da expressão).
Abraços!
Eu não sei se é conspiração ou não, não fui atrás, mas tem gente que culpa até o feminismo pela queda do império romano, então, se você quer ser levado a sério em críticas ao feminismo -- e há o que ser criticado -- acho que deveria ser mais seletivo, em vez de tacar toda pedra que encontrar.
Eu concordo.
Você provavelmente também não se importa que "corja" e "bando" tenham tomado sentidos pejorativos, apesar de originalmente serem só "grupos". O idioma muda. O "feminismo" ter tido papel na mudança do significado mais usado para o termo (que provavelmente não era largamente usado no sentido oposto, para começar) não foi uma pura "manipulação" de massas de um grupo conspirando o poder, é algo que se deu porque existe o comportamento/ideologia hoje rotulada como "machista", e o feminismo simplesmente denunciou, usando esse adjetivo, que serviu bem o bastante para "pegar". Talvez até por uma distinção implícita entre ser homem e ser apenas "macho".
Acho que isso também tem origem na crença feminista na sociedade patriarcal, onde de fato homens são privilegiados e mulheres desvalorizadas. Muitas defendem que TODOS os homens são privilegiados, e TODAS as mulheres oprimidas, isso tudo com base na premissa de que vivemos numa sociedade patriarcal criada e mantida por homens. Por tanto, com base na ideologia delas, faz sentido considerar que toda discriminação de gênero seja em alguma instância, responsabilidade ultima dos homens, dai a utilidade de encontrar um termo associado ao gênero masculino para indicar qualquer discriminação de gênero, e "machismo" serviu bem a este propósito.
Mas concordo que bater nesta tecla para criticar o uso do termo pode ser mal interpretado, assim como acontece com a implicância do próprio movimento feminista com algumas expressões e palavras supostamente sexista, ou como como acontece também com o movimento negro e sua igual implicância com o uso de palavras e expressões com origem supostamente racistas.
Skeptikos, você é gay?
Não! Por que?