Sobre essa questão de pagamento do serviço da dívida pública (que consome quase a metade do orçamento), o que deveria ser feito?
1. auditoria pra verificar qual o valor
2. continuar fazendo esforço de superativ e pagando tudo o que puder
3. dar calote
4. NRA.
Meu palpite de quem não estudou o assunto: item 1.
O 1 é besteira. Como é que pode-se resolver o problema da dívida acreditando que uma auditoria vai reduzir o valor? E se a dívida real aumentar (que é o que deveria acontecer se incluirmos todos os precatórios e coisas do tipo)? Eu tenho sinceras dúvidas que o valor da dívida é muito diferente desse, pela própria natureza do mercado de títulos públicos brasileiros (alta liquidez).
O 2 é o que todo mundo faz ou quase sempre deve fazer.
O 3 só funciona quando a dívida é impagável, e mesmo assim pode gerar uma bagunça sem tamanho por anos a fio, como o recente problema da dívida argentina.
Faltou uma outra solução: gerar inflação acima dos juros da dívida. Porém dado o atual nível de juros da dívida brasileira isto exigiria uma inflação excrochante e não resolveria o problema que nos levou a essa dívida, além de ser aquele inferno que muitos que lembram do mundo pré-real sabem.
Não tem jeito, tem que aumentar o superávit recorrente, e para isso ou aumenta-se impostos ou corta-se custos. E para se cortar custos tem que cortar aonde se gasta de verdade: previdência e seguro desemprego (principalmente), gastos sociais, saúde e/ou educação. Cortar ministério e salário de político não faz nem cócegas, por mais absurdo que estes gastos sejam.