Eu ouvi sobre usar hidrogênio obtido de água de professor de Química faz quase 20 anos. Será que esse professor de Química tão mal informado assim?
Usar hidrogênio obtido a partir de água é perfeitamente possível em termos técnicos, só que em termos econômicos não compensa para usos comuns ( para coisas incomuns como movimentar um foguete aí já compensa, mas é outra questão).
Explicando melhor, caso você queira fazer eletrólise na sua casa (para obter o combustível hidrogênio) você precisará gastar energia elétrica (um bocado, pois a ligação entre o oxigênio e o hidrogênio é "forte"), se depois você for usar uma máquina de combustão interna para gerar movimento, que moverá um carro, ou para movimentar um dínamo e gerar energia elétrica, então o resultado final será que o seu gasto será maior do que se utilizasse outro combustível para movimentar o carro, ou no caso do gerador o seu gasto será maior do que outras formas de obtenção de energia elétrica.
E sobre eu ter mencionado pedaladas, se ateve só a esse exemplo tão limitado que citei? Tem outras formas que poderiam gerar energia, como engrenagens e roldanas que poderiam aumentar a força mecânica tanto da muscular humana, tração animal, ou outras que não citei aqui.
Engrenagens e roldanas diminuem a força necessária , mas aumentam a distância , para ter um exemplo simples (só que usando a máquina simples: plano inclinado), mas que ilustra muito bem, uma rampa inclinada diminui muito a força necessária para elevar uma massa em determinada altura do solo, mas aumenta a distância percorrida (quanto menos vertical for a rampa).
Apenas para lembrar temos que trabalho = F x D , você pode diminuir a força e aumentar o deslocamento, ou aumentar a força e diminuir o deslocamento, e manter o resultado. Não haverá necessidade de mais energia se o produto (resultado , trabalho) for mantido igual, mas caso queira aumentar o produto você terá que forçosamente acrescentar energia ao sistema.