Nem sabia desse tópico! Era outro tópico que eu tava pensando em criar e nem sabia que já existia. Não tava lembrando do termo "Obsolescência Programada".
Isso era umas dos problemas que vejo no capitalismo.
Lembro de ter visto sobre um caso faz certo tempo, onde um cara teria inventando um carro
movido a hidrogênio (obtido por
eletrólise), que poderia tornar carros movidos a combustíveis derivados do petróleo (gasolina, diesel) e vegetais (alcóol) - parece que teve um filme sobre isso, não lembro nome. Mas achei um video com algo parecido:
https://www.youtube.com/v/ZMMa6R-rpG4 Outro exemplo poderia ser alguém que inventou um tipo de item (lâmpadas, como
Centennial Bulb, que supostamente funciona desde 1901 e, segundo vi na Wikipedia, um espanhol
Benito Muros desenvolveu uma lâmpada de longa durabilidade e
recebeu ameaças por conta desta invenção; recipientes, etc) que só seria substituível se se perdesse, fosse roubado, destruído, etc, mas que não precisaria repôr. Isso provocaria
falência da fabricante isso e desemprego dos empregados que trabalham nela, pois, sem pessoas comprando de tempos em tempos.
O capitalismo é uma faca de dois gumes; acaba sendo um mal-necessário a "Obsolescência Programada" pra manter empregos mas por outro lado barra o benefício de um consumidor ter um
bem duradouro de uma única vez ou que não seja duradouro mas que pode ser obtido de forma grátis e fácil (o caso do combustível hidrogênio).
O Capitalismo nesse ponto chega a até parecer com o comunismo praticado em Cuba, onde o governo criava empregos desnecessários só pra manter população empregado, mesmo que fosse pra maquiar a realidade da falta de variabilidade de serviços disponíveis.
Uma saída talvez fosse criar itens que tivessem qualidade superior aos que já existem cada vez mais, incentivando as pessoas a substituírem por itens novos.
A "Obsolescência Programada" parece que afeta mesmo é itens que não precisam de TANTA inovação de tempos em tempos, como lâmpadas, recipientes, etc. Já hardware e software, que precisam de upgrades de tempos em tempos, não seria tão afetada por isso.