Pode até ser um apelo à emoção do biólogo inglês mas ao menos não invoca uma suposta "sacralidade" do ser humano, o que é, no meu entender, um argumento bizarro, muito praticado por religiosos.
E pq invocar a "sacralidade" do ser humano é pior, mais bizarro, do que o desejo, as emoções do Sr. Dawkins? Só pq a origem é judaico-cristão? E tudo que tem como origem Judaico-Cristã não presta?
Essa visão do ser humano me parece ter trazido muito mais beneficio, muito mais empatia, ao longo da história, do que maleficio. A unica coisa que consigo ver é um desdobramento recente, que seria a questão de experimentos com embriões. Mas acho que já se consegue usar outros tipos de células para os mesmos fins.
Até mesmo em termos evolutivos, esse argumento me parece fazer sentido.
Ou seja, voltamos ao argumento da "sacralidade" da vida humana. Só espero que você não use a questão da "alma".
Poderia até ser mas, novamente, qual o problema?
E não foi, foi para despertar outra emoção para colocar na "continha" utilitarista do Sr. Dawkins, a empatia!!!
Vamos inverter: Há algum indício que ele "sente" sofrimento antes de ter um SNC?
Não sei. Me parece que o embrião reage à aproximação do material cirúrgico.
Até concordaria com vc, com relação a inversão. Porém, dado que não temos como estar 100% certos disso, prefiro não correr esse risco. E esse mesmo racional me faz ser contra a pena de morte, mesmo achando que alguns crimes deveriam ser punidos com a mesma.
Não sei. Acho que em lugar nenhum.
E onde está escrito que a moral deva se basear, mesmo que em alguma fração, na emoção e ou ditames religiosos?
Isso está em discussão. Mas dadas as evidencias que observamos em primatas (por isso aposto nessa linha), aparentemente todo o nosso desenvolvimento moral teve como condição necessária a emoção.
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=4845É possível. Mas temo que exista o perigo da 'moralidade religiosa' à espreita. Basta lembrar que sob a égide da tão propalada moral judaico-cristã, foram praticados genocídios contra diversas populações de seres adultos.
Bom, com relação a isso, a moral que se propôs a substituir totalmente a moral judaico-crista (que já sofreu e vem sofrendo, gradualmente, uma grande evolução), em nome do estado ateu, da total "terrestrialização" do homem, matou muito, muito mais, justamente pela visão "utilitarista" do homem.
Abs
Felipe