Autor Tópico: Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games  (Lida 28812 vezes)

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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #375 Online: 25 de Dezembro de 2015, 03:17:56 »
O Thunderfoot comentou em um vídeo ("for sanitys sake")  que anos atrás, quando ele teve ameaças de morte que considerou mais críveis (pelo "dia desenhar Maomé), o que ele fez foi denunciar ao FBI, que o aconselhou não responder às ameaças. Anita Sarkeesian, apesar de dizer que as autoridades foram avisadas das ameaças que sofreu, foi anunciar sobre elas no site "Polygon" (de que eu nunca tinha ouvido falar -- é sobre jogos eletrônicos).

Ele menciona que ainda não houve casos de gente morta ou físicamente atacada por criticar vídeo-games, enquanto que isso de religião já é algo mais sério, especulando que as ameaças dela podem ser mais estratégia de promoção, por coincidir com lançamentos de alguns vídeos.



Eu não descarto essa "utilidade" promocional, e nem acho que as ameaças têm o mesmo grau de seriedade, mas por outro lado, não acho que dê para se considerar completamente desprezíveis as dirigidas a ela. As pessoas (especialmente os homens, nesse quesito) são bastante imbecis, matando uns aos outros por briga de torcida. Seria de qualquer forma talvez mais arriscado criticar a algum time de futebol, mas ainda assim, acho que talvez possa haver um pouco do mesmo "espírito" associado a essas torcidas, embora os gamers provavelmente sejam fisicamente mais inofensivos. Ao menos considerando apenas agressão corpo-a-corpo, com artefatos explosivos e outros tipos talvez a coisa seja diferente.








<a href="https://www.youtube.com/v/prmprJyPyv0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/prmprJyPyv0</a>

... a coisa está tomando proporções preocupantes mesmo. :|





<a href="https://www.youtube.com/v/9MxqSwzFy5w" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/9MxqSwzFy5w</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/YMw39meKmzY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/YMw39meKmzY</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/5RVlCvBd21w" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/5RVlCvBd21w</a>


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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #376 Online: 08 de Julho de 2016, 03:53:55 »
<a href="https://www.youtube.com/v/TbpCKC5dCPo" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/TbpCKC5dCPo</a>

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #377 Online: 08 de Julho de 2016, 20:50:47 »
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Parece que o thunderfoot quer minimizar o fato da Lara ser meramente um objeto sexual exagerado nos games.

E isso é sexista sim.

Existem maneiras melhores de apresentar Lara, como por exemplo usar uma roupa que condiz com o que ela faz, com proteção contra cortes e contra o frio.
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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #378 Online: 08 de Julho de 2016, 21:14:55 »
"Melhores maneiras" depende do objetivo do personagem.

Se fosse para um jogo mais na linha de comédia-erótica-soft-bobageira-PG-13, teria que ter mais jiggling physics e as roupas dela irem rasgando de tempos em tempos.

Para um jogo mais realista de saqueadores de tumbas, ela deveria ficar com roupas mais ou menos confortáveis para o clima, e comandar uma equipe de operários saquadores assistentes num adventure de point-and-click.

Para um jogo de ação com garotos de 12-16 anos como público-alvo, parece que as escolhas de criação foram bastante apropriadas, deve ter sido uma das séries de jogos mais vendidos ao longo dos anos.

Em jogos mais recentes, parece que o público-alvo e a abordagem vem se mudando para algo mais próximo do adulto-e-realista, com menor enfoque em apelo sexual, e algo "feminista" / público geral.



 

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #379 Online: 08 de Julho de 2016, 21:37:11 »
"Melhores maneiras" depende do objetivo do personagem.

Se o objetivo é atrair jogadores masculinos jovens, objetificar ou sensualizar dá certo, mas não deixa de ser sexista.

Se fosse para um jogo mais na linha de comédia-erótica-soft-bobageira-PG-13, teria que ter mais jiggling physics e as roupas dela irem rasgando de tempos em tempos.

Não duvido que eles fizessem isso na época caso a tecnologia permitisse. Quando a tecnologia passou a permitir isso, começaram a justamente reduzir os exageros da Lara, pois até os produtores reconheceram os excessos.

Para um jogo mais realista de saqueadores de tumbas, ela deveria ficar com roupas mais ou menos confortáveis para o clima, e comandar uma equipe de operários saquadores assistentes num adventure de point-and-click.
A primeira fase do primeiro game é na neve. Shortinho já está errado.

Para um jogo de ação com garotos de 12-16 anos como público-alvo, parece que as escolhas de criação foram bastante apropriadas, deve ter sido uma das séries de jogos mais vendidos ao longo dos anos.

Foram, mas isso não quer dizer que não seja forçado demais.

Em jogos mais recentes, parece que o público-alvo e a abordagem vem se mudando para algo mais próximo do adulto-e-realista, com menor enfoque em apelo sexual, e algo "feminista" / público geral.

De fato.
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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #381 Online: 08 de Julho de 2016, 21:44:41 »
"Apelo sexual" é sexista? Mulheres usarem saias e decotes é sexista?

Eu acho que nem sei o que é sexista. Usei o termo como "machista", no sentido da roupa que Lara veste foi feita por homens para homens de maneira não realista, sexualizando Lara em excesso.

Até acabei usando o termo "forçado demais" num outro ponto do texto porque é o que mais refletia o que eu penso.

Agora, se as mulheres usam roupas com apelo sexual e isso é sexista, aí não sei. Mas isso não foi o caso da Lara.
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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #382 Online: 08 de Julho de 2016, 21:52:28 »
Acho que se tivesse sido feito um teste para avaliar o sucesso de diferentes versões da personagem com o público-alvo, e essa fosse a mais popular, não tem problema algum, mesmo se fosse a de mair apelo sexual / menos assexuada. Desconheço haver, e acho improvável, ao menos nesse nível, quaisquer conseqüências danosas para o desenvolvimento psicológico ou transmissão de valores.

Se tiver algo mais S&M/bondage envolvido que eu não esteja sabendo, então passo a ver como suspeito e cautelosamente indesejável. Mas só uma "gososona-cartum-3D" de shortinho é algo até bastante ameno, ainda mais se considerar a escalada de coisas pornografóides que vieram aparecendo ao longo dos anos.

Mesmo as "Chun-Lis" dos jogos de luta da época seriam argumentavelmente mais "problemáticas", até estaria mais disposto a concordar com que seria benvinda uma reformulação visual, ainda que mesmo assim não sejam algo que se diga, "minha nossa, como esses vídeo-games estão criando os meninos para odiarem, violentarem, e objetificarem as mulheres".

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #383 Online: 08 de Julho de 2016, 22:25:55 »
Acho que se tivesse sido feito um teste para avaliar o sucesso de diferentes versões da personagem com o público-alvo, e essa fosse a mais popular, não tem problema algum, mesmo se fosse a de mair apelo sexual / menos assexuada. Desconheço haver, e acho improvável, ao menos nesse nível, quaisquer conseqüências danosas para o desenvolvimento psicológico ou transmissão de valores.

Eu também acho que não causam danos, mas é, vamos dizer, """""""imoral""""""", ou simplesmente inadequado, bobo.
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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #384 Online: 08 de Julho de 2016, 23:18:52 »
Não vejo como algo fundamentalmente diferente de "jovens bruxas", "Buffy, a caça-vampiros", "SOS Malibu" ou "as panteras", "Jeannie é um gênio", "She-Ha", na falta de exemplos menos datados em mente. Pode não ser uma obra de arte brilhante que eleva o espírito humano, mas também não é nada demais, só segmentação demográfica de cultura pop geneŕica.

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #385 Online: 11 de Julho de 2016, 01:02:11 »
<a href="https://www.youtube.com/v/doOzjH5gjK0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/doOzjH5gjK0</a>

Citação de: misoginista internalizada
redcoresuperstar 1 month ago
Dude, I am a woman and I would say a feminist (not campus third-wave one, of course, I am not insane). I am not a gamer, I have played only 3 games in my life: Tomb Raider, Blood Rayne, and Blood Rayne 2. I have played those games BECAUSE of the awesome, bad ass (pun not intended), hot protagonists and I believe till this day they are empowering. Definitely more empowering than the whiney bitches who constantly look to be victimized and offended.

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #386 Online: 12 de Julho de 2016, 20:58:59 »
<a href="https://www.youtube.com/v/doOzjH5gjK0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/doOzjH5gjK0</a>

Eu acho os argumentos do Amazing Atheist bem ruins no geral. Ele citou Mario 64 como um exemplo de que ver o personagem pelas costas é algo padrão, e não uma escolha só para mostrar a bunda da Lara.

Mas o Mario 64 tem uma câmera bem dinâmica e geralmente exibe o Mario de cima pra baixo, num ângulo meio isométrico.

Não é difícil reconhecer que a Lara é excessivamente sexualizada. Ele poderia argumentar que ser sexualizada não é algo ruim, mas ele quer negar até a existência da sexualização.

Fica ridículo.
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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #387 Online: 12 de Julho de 2016, 22:39:33 »
Também não gosto muito em geral, mas parece que dão de sobra para o que ele está contra-argumentando no caso.

Agora eu não me lembro ponto a ponto de cada colocação e não vou rever o vídeo, mas não tive essa impressão de que ele tenha tentado "negar o apelo sexual", mas sim de negar que isso seja o foco principal do jogo e algo dramático/danoso como ela coloca. Os moleques não compram/alugam como um "pornô improvisado/aproximado" a partir do qual são treinados para odiar/desrespeitar mulheres, mas como jogo mesmo, ainda que exista o apelo sexual como isca, chamativo.

Não dá para falar de um nível de sexualização/assexualização "excessivo" ou ideal como se fosse uma "constante do universo". O fator preponderante aqui é liberdade de expressão/opção dos criadores (estando então provavelmente no ponto exato desejado do espectro sexualização/assexualização), e conformidade com a rotulação de classificação etária, que imagino, deve ser livre, ou, no que for pesar para maior idade, mais provavelmente se deve a violência e não a roupas curtas ou às proporções físicas, ao menos não em países não-muçulmanos desde os anos 50. (Chequei num site de classificação etária americano/canadense/mexicano; os jogos antigos são para adolescentes, justificado por violência "e sangue" https://www.esrb.org/ratings/search.aspx )

Se a "sexualização excessiva" da personagem é um problema, problema maior é a sexualização excessiva das mulheres nas ruas, que talvez devam ser forçadas a usar trajes menos provocantes ou até que reduzam mais "ativamente" seus atrativos sexuais, como cintas/sutiãs esportivos, roupas folgadas, etc.




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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #388 Online: 12 de Julho de 2016, 23:28:47 »
Agora eu não me lembro ponto a ponto de cada colocação e não vou rever o vídeo, mas não tive essa impressão de que ele tenha tentado "negar o apelo sexual", mas sim de negar que isso seja o foco principal do jogo e algo dramático/danoso como ela coloca.

Eu nem vi o vídeo inteiro. É cansativo demais porque ele não resume o que quer dizer. Eu só vi a primeira metade onde ele tenta justificar de todas as formas que a Lara não foi feita para ser sexualizada e mostrar a bunda é só uma coincidência, pois a ideia seria mostrá-la de costas, como fazem com o Mario (o que é falso).

Veja bem, eu não acho que sexualizar uma personagem seja ruim (eu acho bem legal, aliás), mas não se pode negar que a sexualização existe ou que seja proposital.

A Anita reconhece que existe e todo mundo acha que ela é louca e ainda tentam negar isso, que é absurdo e etc. Mas no fundo a Anita critica o fato de colocarem a sexualização das personagens na frente da personalidade na maioria dos games, e isso é fato.

Tanto é que a Lara atual é bem mais humana e carismática que a antiga versão bunduda e peituda.






 :olheira: :olheira: :olheira:

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #389 Online: 12 de Julho de 2016, 23:47:03 »


Pense que num game as mulheres são modeladas. Não é uma questão de colocar roupas comportadas, mas de construir as mulheres para serem excessivamente sexualizadas, com muita roupa ou não. Isso não vai corromper a juventude, mas seria melhor as mulheres nos games serem mais interessantes de outras maneiras também.

Dificilmente a gente se preocupa com isso quando temos menos de 20 anos, mas hoje eu  acho infantil ver personagens estereotipadas ou sexualizadas demais.

Eu por exemplo gosto de jogos de luta e estou acompanhando as notícias sobre o novo King of Fighters. Algumas lutadoras novas só estão lá para preencher certas cotas de fetiches dos japoneses, como esta daqui:



Ela não tem o menor perfil de uma lutadora. Parece que pegaram uma apresentadora infantil e colocaram no game. Acho um puta desperdício isso. E ela nem é sexualizada, mas cai no ridículo pelos excessos e pela bizarrice.

Já no Street Fighter a minha personagem feminina favorita é a Makoto, que muitos desavisados acham até que ela é um menino no game:



E o motivo de eu gostar dela é justamente por ela ser realista e "casca grossa", uma exímia lutadora de karatê que convence e tem golpes legais.

Mas tive que esperar décadas para aparecer uma assim no meio das lutadoras top models desse tipo de game.
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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #390 Online: 13 de Julho de 2016, 01:03:25 »
Pense que num game as mulheres são modeladas. Não é uma questão de colocar roupas comportadas, mas de construir as mulheres para serem excessivamente sexualizadas, com muita roupa ou não. Isso não vai corromper a juventude, mas seria melhor as mulheres nos games serem mais interessantes de outras maneiras também.

Dificilmente a gente se preocupa com isso quando temos menos de 20 anos, mas hoje eu  acho infantil ver personagens estereotipadas ou sexualizadas demais.

Mas É "infantil" (ou melhor, adolescente).

Por isso mesmo é assim, para vender para garotos adolescentes. Criações com outros públicos-alvos terão apelos diferentes, respectivos ao que se supõe que os atraia.



Citar
Eu por exemplo gosto de jogos de luta e estou acompanhando as notícias sobre o novo King of Fighters. Algumas lutadoras novas só estão lá para preencher certas cotas de fetiches dos japoneses, como esta daqui:



Ela não tem o menor perfil de uma lutadora. Parece que pegaram uma apresentadora infantil e colocaram no game. Acho um puta desperdício isso. E ela nem é sexualizada, mas cai no ridículo pelos excessos e pela bizarrice.

Já no Street Fighter a minha personagem feminina favorita é a Makoto, que muitos desavisados acham até que ela é um menino no game:



E o motivo de eu gostar dela é justamente por ela ser realista e "casca grossa", uma exímia lutadora de karatê que convence e tem golpes legais.

Mas tive que esperar décadas para aparecer uma assim no meio das lutadoras top models desse tipo de game.

Bem, do que eu me lembro do King of Fighters, mais da metade dos personagens masculinos também se pareciam mais com modelos emos do que algo no perfil de "lutadores":



Uma ou duas apenas estão mais para o "sexualizado" (uma de roupas menores e uma de saia curta), o resto está bem dentro do nível médio masculino, e razoavelmente distribuído por quase todos os "tipos" no contínuo modelo-lutador. Só não tem diferença proporcional de tipo físico, alguma mulher mais excepcionalmente gorda ou musculosa (se a pessoa loira de "top" com abdome musculoso de fora não for mulher; se for, é uma aproximação razoável), nem em topless.


De qualquer forma... as empresas devem fazer suas criações mais ou menos de acordo com o que pensam que será a predileção da demanda. Não sei se desvios nesse sentido que você particularmente prefere chegariam a ser negativos, ou muito inferiores a algo no sentido contrário, para o "mesmo" investimento (mas já vi reclamações feministas de que os homens acham que já tem mulheres demais num jogo quando são ainda apenas algo como duas em dez; não sei se bate com a realidade da aceitação). Acho que quem preferiria as coisas de um jeito ou de outro tem todo direito de se manifestar/cobrar e tal (e talvez parte do público masculino se manifeste contrariamente de forma vocal -- ironicamente talvez mais agora com a reação a essa linha de críticas, do que se jogos diferentes vissem "do nada"), mas isso já acaba fugindo completamente da linha de crítica feita por Sarkeesian e sarkeesianetes, que é de sugerir influência comportamental-ideológica-sexual deletéria em jogos, geralmente jogos destinados a adultos, e não um mero "poderia haver jogos mais legais assim e assim", ainda que ela tente um pouco ir por aí também (não sem contradições, segundo os críticos).







Agora eu não me lembro ponto a ponto de cada colocação e não vou rever o vídeo, mas não tive essa impressão de que ele tenha tentado "negar o apelo sexual", mas sim de negar que isso seja o foco principal do jogo e algo dramático/danoso como ela coloca.

Eu nem vi o vídeo inteiro. É cansativo demais porque ele não resume o que quer dizer. Eu só vi a primeira metade onde ele tenta justificar de todas as formas que a Lara não foi feita para ser sexualizada e mostrar a bunda é só uma coincidência, pois a ideia seria mostrá-la de costas, como fazem com o Mario (o que é falso).

Eu não sei se é "tão" falso, nem se é "tão" presente a afirmação de que não tem nada de "sexualizado". Me lembro de em algum momento ele ter falado algo como que os moleques não compram para se masturbar, "a reação do jogador de vídeo game médio -- coisa que você não é -- é apenas, nossa essa Lara Croft tem um traseiro e tanto heinnossa mas que louco esses monstros agora, pula ali, naquele barranco, segura na corda, vai!".

Ao mesmo tempo tem também jogos com bundas masculinas em proeminência equivalente, que nem devem estar lá para tentar fisgar um pouco de um nicho "gaymer" ou feminino.










Ou seja, bundas podem aparecer tanto apenas pelo aspecto "funcional", quanto de apelo sexual. Não é porque tem bunda à vista que isso é o centro do jogo (a não ser que seja, que poderá ser o caso em jogos para maiores).

Diga-se de passagem, parece que a idéia original era que fosse "Larry Croft" o tomb raider, mudado para se distanciar de Indiana Jones. Então é possível que essa visão de jogo já antecedesse ser uma mulher. Se bem que pode talvez até ter influenciado a mudança, de qualquer forma...  :biglol:



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Veja bem, eu não acho que sexualizar uma personagem seja ruim (eu acho bem legal, aliás), mas não se pode negar que a sexualização existe ou que seja proposital.

Acho que ele não negou exatamente, e inclusive deve ter dito algo como que ele gostaria, como bissexual, que houvesse mais sexualização masculina, que admitiu ser bem inferior. Em um exemplo de uma capa de jogo que dava destaque à bunda de uma persoangem feminina, ele ironizou algo sobre não se ver equivalente "masculino", num mundo onde os jogos devem ter o público mais de 90% masculino. "Não vai levar essa merda aqui não, moleque", e o pai dá um tapa na nuca do moleque para ver se ele vai se corrigindo desse caminho.





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A Anita reconhece que existe e todo mundo acha que ela é louca e ainda tentam negar isso, que é absurdo e etc. Mas no fundo a Anita critica o fato de colocarem a sexualização das personagens na frente da personalidade na maioria dos games, e isso é fato.

A crítica dela não se resume a isso, que é um detalhe insignificante dentro do seu discurso, detalhe com o qual deve haver concordância próxima de 100% numa versão amena ("jogos raramente tem um desenvolvimento de personagem comparável ao das melhores obras literárias e cinematográfias; os femininos sendo largamente apenas fonte de apelo sexual"). O discurso dela é de que esses jogos (mesmo sendo para adultos ou adolescentes) são muito nocivos, fazendo os jogadores objetificarem e desrespeitarem as mulheres, até mesmo quando o objetivo do jogo é salvá-las (elas são um "objeto" a ser salvo).




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Tanto é que a Lara atual é bem mais humana e carismática que a antiga versão bunduda e peituda.

Mas agora é para maiores de 18 anos, não para adolescentes.

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #391 Online: 13 de Julho de 2016, 02:44:25 »
Se a intenção era a primeira, coloque a foto de um carro amassado, de alguém sendo preso, ou qualquer coisa do tipo, não de uma menina sofrendo bullying com uma cara de desolada. Ser um bom publicitário é pensar em todas as interpretações que a sua campanha pode ter e usar a que tem menos ambiguidade.


Talvez tenham de fato feito pesquisa empírica de interpretação e não tenha ocorrido a interpretação de que a menina sofria bullying das "amigas" por ser vítima de estupro. Pode ser que tenham imaginado coisas mais amenas como ter pagado mico em caraoquê, etc, ou no máximo dado uns beijos num barango, sem nem sexo, nem violência. Porque parece algo mais dentro que as pessoas vão rir, especialmente de mulher, já que estupro real de mulheres muito raramente é visto como piada. Mesmo a expressão da "vítima" também não é tão dramática quanto se esperaria de alguém sofrendo bullying por ser vítima de estupro.

Talvez esse tipo de cenário imaginado seja mais condutivo a dissuadir as pessoas de beber do que cenários mais trágicos, que as pessoas talvez tendam mais a acreditar que nunca acontece com eles, exagero.

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #392 Online: 13 de Julho de 2016, 11:47:42 »

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A Anita reconhece que existe e todo mundo acha que ela é louca e ainda tentam negar isso, que é absurdo e etc. Mas no fundo a Anita critica o fato de colocarem a sexualização das personagens na frente da personalidade na maioria dos games, e isso é fato.

A crítica dela não se resume a isso, que é um detalhe insignificante dentro do seu discurso, detalhe com o qual deve haver concordância próxima de 100% numa versão amena ("jogos raramente tem um desenvolvimento de personagem comparável ao das melhores obras literárias e cinematográfias; os femininos sendo largamente apenas fonte de apelo sexual"). O discurso dela é de que esses jogos (mesmo sendo para adultos ou adolescentes) são muito nocivos, fazendo os jogadores objetificarem e desrespeitarem as mulheres, até mesmo quando o objetivo do jogo é salvá-las (elas são um "objeto" a ser salvo).

Eu não conheço o conteúdo dela o suficiente para saber se ela considera o conteúdo sexualizado de fato nocivo. Você saberia dizer se ela usa algum estudo para demonstrar isso?

E os críticos dela erram por se posicionarem no extremo oposto, achando que é tudo normal e natural. Acho que alguns pontos da Anita são corretos (há sexualização e objetificação e isso é reconhecido entre os desenvolvedores de games, que tentam amenizar isso), e há os exageros.

Os críticos dela criticam os exageros mas minimizam os pontos válidos, pois não admitem que uma feminista esteja certa em um ou outro ponto.
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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #393 Online: 13 de Julho de 2016, 15:45:02 »
Eu vi apenas alguns dos primeiros vídeos dela, da época que não eram de vídeo-games, mas de cinema e tv.

Diferentemente de vídeos como os do "potholer" ou do "concordance" (de valores de produção também muito mais baixos, porém muito mais sólidos em conteúdo), ela não coloca nenhuma bibliografia junto com o vídeo nem nada, embora talvez possa estar indiretamente citando alguma coisa. O problema é que em 99% do tempo deve ser literatura de revisionismo feminista, pois ela ela solta coisas como que "o mito de que o homem é físicamente mais forte que a mulher". Em outras citações diretas dela que vi, ela se coloca como "autoridade em representação feminina na cultura pop" e coisas assim, ela aparentemente enxerga o que faz, jogar video-game tentando ver a bunda do batman, como "pesquisa de base".

Também acho que a crítica contrária tende a exagerar para o outro lado, apesar de em geral, se aproximar muito mais da realidade, apenas por negar tais bizarrices e extremos, essa linha geral de que a indústria do entretenimento largamente programa as pessoas para odiar, desrespeitar, e inferiorizar as mulheres. Enquanto é possível fazer críticas nessa direção, é também fato que as coisas só vêm melhorando.

O psicólogo Jonathan Haidt mencionou que os SJWs tem também em seu discurso e metodologias coisas que seguem praticamente o contrário do que é recomendado em técnicas de terapia cognitiva comportamental, ou seja, reforçando problemas psicológicos/psiquiátricos das pessoas.

Ainda estou por ver uma versão balanceada com que tenha ficado plenamente satisfeito, por se basear apenas na melhor literatura científica disponível, sem contaminação ideológica, e se limitar fazer especulações sem declará-las como certezas, no que for ainda incógnito. Se os SJWs são a "esquerda", de qualquer forma, o "amazing" atheist e o "Thunderfoot" ainda estão muito longe de serem um equivalente a "fox news"/olavetismo. (Talvez em parte até porque ambos são na verdade também "esquerdistas", politicamente, lado que, excluindo os SJWs e eco-hippies tende a ter rejeição consideravelmente menor à ciência/fatos, por natureza "neurológica" até, não ser uma visão de mundo tão fundamentada em medo).


(Curioso, esse elemento do "medo", talvez seja o que "feche o anel" na "teoria da ferradura/anel", e a ausência dele na direita o que produza os direitistas mais moderados...)

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #394 Online: 13 de Julho de 2016, 23:45:23 »
Você falou dos personagens com visual emo da série King of Fighters, e o que eu estava pensando aqui é que a série parece ter cada vez mais apelado para esse estilo emo/anime/fetiche com o passar dos anos. No início os lutadores em sua maioria eram grandalhões ou esportistas que representavam artes marciais sérias, com forte inspiração em filmes de artes marciais da década de 80/90. Com o tempo os produtores parecem ter usado como fonte de inspiração os animes, inclusive daqueles com apelo feminino.

Street Fighter passou por situação semelhante, tendo como inspiração provavelmente o UFC em seus primórdios, para depois ceder aos animes. Eles colocaram até uma lutadora de luta-livre japonesa com trajes mínimos, loira e de olhos azuis como personagem, o que é bem forçado (e eu sempre pensei que era russa ou finlandesa).

A Anita deve achar que tudo é culpa do patriarcado.
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #395 Online: 13 de Julho de 2016, 23:53:14 »
E do capitalismo, já que os desenvolvedores, se não buscam diretamente a opressão, praticam opressão sistêmica por esta ser lucrativa.

Dessa série de jogos, a minha vaga lembrança é de sempre ter sido meio emo/fashion. Apenas os "art of fighting" predecessores acho que desviavam um pouco mais, mas já tinham essa "semente".



O único mais com jeito de lutador está lá atrás. Ah, tem outro escondido no meio também. O resto é tudo modelinho.



Todo trio tem no mínimo consultoria com algum estilista chiquérrimo.






Aqui tem bem menos mais estilosos. Fazem os estilistas até desmair vendo a falta de fashionalidade dos modelitos. "Que horror, parece um bando de gente pobre, sem nenhum senso de moda, nem um sensinho básico, meu déls!!!"

Offline Lorentz

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #396 Online: 14 de Julho de 2016, 00:39:53 »
Para você ter uma ideia, estes foram os protagonistas da série ao longos dos anos, cronologicamente:





Os três são homens do sexo masculino héteros.

Mesmo o primeiro já sendo meio moderninho, ainda assim é possível notar uma progressão da baitolagem dos traços andróginos típicos de galãs japoneses.

Ou seja, parece que tudo com o tempo tende a cair nos excessos para maximizar as vendas, sem que haja algum questionamento ou foco.
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #397 Online: 07 de Setembro de 2016, 17:33:38 »
<a href="https://www.youtube.com/v/O0A85bHDU5c" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/O0A85bHDU5c</a>

Não sei o quanto isso é novidade, vi agora num blog meio libertário-talvez-conservador comentando que no UOL reclamavam da sexualização de uma nova personagem brasileira no jogo Street Fighter.

Para mim parece uma melhora considerável da imagem do Brasileiro com relação ao Blanka e àquele outro monstro verde de outro jogo de luta da Capcom. Até que enfim um brasileiro que não é verde.

Offline Lorentz

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #398 Online: 07 de Setembro de 2016, 17:48:28 »
<a href="https://www.youtube.com/v/O0A85bHDU5c" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/O0A85bHDU5c</a>

Não sei o quanto isso é novidade, vi agora num blog meio libertário-talvez-conservador comentando que no UOL reclamavam da sexualização de uma nova personagem brasileira no jogo Street Fighter.

Para mim parece uma melhora considerável da imagem do Brasileiro com relação ao Blanka e àquele outro monstro verde de outro jogo de luta da Capcom. Até que enfim um brasileiro que não é verde.

Quanto a imagem do brasileiro, o Sean é brasileiro e apareceu no Street Fighter 3:




Mas eu particularmente gostei bastante da Laura, por ser brasileira mesmo, com nome nacional (apesar do sobrenome ser Matsuda), lutar jiu-jitsu com o que parece ser golpes de capoeira e ter uma aparência latina.

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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #399 Online: 07 de Setembro de 2016, 20:48:48 »
Brasileiro, logo veste-se de amarelo, cor da roupa da seleção de futebol (desculpe, "soccer"!), e é também futebolista. Típica presunção totalitária condescendente colonialista estadunidense.

 

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