Autor Tópico: Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games  (Lida 28811 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #350 Online: 27 de Março de 2015, 16:03:36 »
Partindo do axioma: agressões não podem e não devem ser feitas.

Eu pergunto: qualquer tipo de sugestão de atitude pra alguém ter menos risco de sofrer uma agressão é transferir a culpa pra vítima? E isso é sempre ruim?

Seria bom respostas objetivas, partindo de sim ou não.

Seria bom se a vida fosse objetiva e pudesse ser definida em "sim e não".

Meu camarada, estou perguntando numa boa mesmo, sem forçar a barra. :ok:

Com essa sua resposta fica nítido que você entende meu ponto, mas de alguma forma não quer concordar comigo.

Uma outra dúvida que me vem a cabeça, e que também gostaria utopicamente de receber uma resposta objetiva: Toda relação sexual com mulher bêbada é estupro?

Por favor, sem distorcer minha pergunta. Todos nós ja no mínimo lemos sobre casos claros desses estupros e não negamos a existência deles.

Pra primeira questão, não, alertar pessoas dos riscos que possam vir a ocorrer nem sempre é culpabilização da vítima.

Pra segunda questão, nem sempre sexo com pessoas bêbadas é estupro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #351 Online: 27 de Março de 2015, 16:05:10 »
Eu entendo que algum ofendido que bebe poderia dizer que você está "está querendo dizer" que ele bate em crianças.

E como assim frase neutra? Os ofendidos de última hora poderiam dizer que essa recomendação de beber com moderação se dá pq se beberem demais serão estuprados e virarão alvo de piada.

Voltando à propaganda, só pra eu entender mesmo oq pega, de verdade:

1) A menina da foto foi estuprada?
2) A propaganda culpa as vítimas de estupro?
3) A propaganda diz que as pessoas devem rir de quem é estuprado?

Não é necessário especificação, estupro é um dos grandes riscos para mulheres alcoolizadas. É uma associação que elas fazem automaticamente. Como disse antes, quem não corre o risco dificilmente faz essa associação.

Barata, me desculpe, mas eu não vejo razoabilidade nessa situação e não é pq estou vendo obrigatoriamente com meus olhos de quem nunca foi estuprado. Se isso fosse verdade, e você enxerga o estupro ali, ora... como foi passar por isso? Se não quiser contar, tudo bem.

Percebo que é possível chorar sobre qualquer coisa estar relacionada a qualquer coisa. O lance é ligar ou não pra esse chororô.

A frase é neutra porque não culpabiliza ninguém por nada, ainda mais por sofrer um crime. É a diferença entre dizer: Não ande por ruas escuras a noite e #UsouRoupaCurtaPerdeu.

E como eu explique, homens andando na rua a noite sozinhos e cruzando com outros homens, temem assaltos, mulheres temem assaltos e estupros, mesmo que elas não tenham sofrido estupro, é um medo constante que mulheres tem. Nós não fazemos essa associação automaticamente, porque não faz parte dos riscos que corremos todos os dias.

Cara eu tô fazendo essas perguntas com sinceridade, e acho até que com honestidade, pra que a gente prossiga.

E isso de dizer não ande por ruas escuras ser diferente da hashtag... well... o chororô é infinito, com poder de choradeira maior do que 9000.

Leia especialmente os comentários: http://www.cartacapital.com.br/blogs/feminismo-pra-que/ande-na-linha-ou-aguente-as-consequencias-um-recado-da-cultura-do-estupro-3460.html

"“Mas ela pediu pra ser estuprada, olha a roupa que ela estava vestindo” ou “quem mandou andar sozinha naquela rua tão escura?” infelizmente nós vivemos em uma sociedade que trata a mulher que foi abusada como suspeita ou culpada do que aconteceu." de http://juntos.org.br/2012/05/xuxa-a-culpabilizacao-da-vitima-e-a-marcha-das-vadias/

Pelo visto nem você conseguiria fugir da vigilância, camarada Barata.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #352 Online: 27 de Março de 2015, 16:06:58 »

Eu pergunto: qualquer tipo de sugestão de atitude pra alguém ter menos risco de sofrer uma agressão é transferir a culpa pra vítima? E isso é sempre ruim?

Pense como não seria cômico dizer que aquele que lhe aconselha a não deixar seu carro sozinho na rua com a chave na ignição e as portas abertas estaria culpabilizando a vítima caso um bandido viesse a roubar o seu carro. Agora me surpreende que para alguns o mesmo não valha para casos de agressão, como você mesmo sugeriu (fora o fato de que a campanha publicitária supra não deixa margens para concluirmos que a zoeira dos amigos seja por causa de uma agressão sofrida pela garota, e ao que tudo parece esta conclusão é apenas distorção infundada mesmo).

No Brasil e nos EUA são recorrentes casos onde mulheres bêbadas foram estupradas, filmadas e os filmes colocados na internet. Alguns desses casos terminaram em suicídio, muitos em pessoas mudando de cidade.

Obviamente  que quem não corre esse risco não faz a associação. Quando eu estou na rua sozinho a noite e encontro um homem, eu temo um assalto, essa é a associação que me vem a mente, mulheres temem estupro.
Acho muito provável mulheres terem bebido e depois enquanto eram filmadas terem feito sexo consensual em estado de embriagues, terem ficado zangadas pelo fato de sua imagem ter sido manchada pelo vazamento do vídeo e como vingança disseram que foram estuprada pelo cara com que transaram. Ou ainda, nos casos onde não houve filmagem, mas houve arrependimento da transa, terem feito a denuncia também por motivos de vingança (as possibilidades são inúmeras).

Agora, não me lembro de nenhum caso em que uma mulher bêbada tenha sido realmente estuprada e o autor do crime tenha filmado toda a cena e posteriormente postado na internet (só um burro faria isso, produzir e disponibilizar provas contra si mesmo a respeito de um crime grave que teria cometido).

E antes que você diga que mulheres terem motivos para mentirem a respeito de um estupro seria absurdo, vou disponibilizar um link de um artigo com 13 casos reais (com motivos distintos) do por que mulheres mentiriam sobre terem sido estupradas:

13 mulheres que mentiram sobre estupro e por que

Me parece que ter sua imagem manchada por um vídeo seu fazendo sexo consensual em estado de embriagues com um rapaz qualquer seria outra provável motivação para se inventar um caso de estupro (o mesmo para sexo consensual em estado de embriagues seguido de arrependimento -mesmo na ausência de um vídeo que comprovasse seu ato-).
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #353 Online: 27 de Março de 2015, 16:12:13 »
Não é necessário especificação, estupro é um dos grandes riscos para mulheres alcoolizadas. É uma associação que elas fazem automaticamente. Como disse antes, quem não corre o risco dificilmente faz essa associação.

A maior parte das mulheres automaticamente imagina as garotas atrás, rindo, "ahaha! A Fulaninha foi estuprada ontem!!! Hahahah!"

?

Dentro desse contexto, sim. Na era Whatsapp ficou comum casos de mulheres bêbadas que foram estupradas e seus vídeos foram distribuídos pela internet. Depois ouviam que eram putas, que beberam porque quiseram, que quem bebe procura. Houve casos de suicídio, casos de pessoas que mudaram de cidades, perderam o emprego, etc. A foto diz que a culpa é delas, #BebeuPerdeu. Se alguma merda acontecer quando você estiver bêbada, a culpa é sua. Como se o risco para mulheres fosse apenas ter um pênis desenhado na  testa.

Se você está bêbado e causa uma merda por estar bêbado, a culpa é sua. Exemplos: dirige e atropela alguém, perde a cabeça e bate em alguém, xinga a polícia, mija na rua, puxa cabelo das meninas e etc.

Se você está bêbado e sofre uma merda sem ter participado da motivação, a culpa não é sua. Exemplos: está dormindo e é estuprado, está dormindo e alguém te da uma facada na costela, um cachorro morde sua canela, o telhado cai na sua cabeça e etc.

Não vi onde a propaganda inverteu essas coisas. O que está lá, na propaganda, é sobre alguém beber demais e por isso fazer algo, não sobre alguém beber e sofrer alguma consequência totalmente externa.

Se a intenção era a primeira, coloque a foto de um carro amassado, de alguém sendo preso, ou qualquer coisa do tipo, não de uma menina sofrendo bullying com uma cara de desolada.

Aqui permanecemos no impasse.

Ser um bom publicitário é pensar em todas as interpretações que a sua campanha pode ter e usar a que tem menos ambiguidade.

Concordo.
Só diria um pouco diferente: Ser um bom publicitário é pensar em todas as interpretações que a sua campanha pode ter e usar a que mais de adequa ao objetivo da campanha.

Em alguns casos ambiguidade pode ser desejada.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #354 Online: 27 de Março de 2015, 16:15:25 »

Pense como não seria cômico dizer que aquele que lhe aconselha a não deixar seu carro sozinho na rua com a chave na ignição e as portas abertas estaria culpabilizando a vítima caso um bandido viesse a roubar o seu carro. Agora me surpreende que para alguns o mesmo não valha para casos de agressão, como você mesmo sugeriu (fora o fato de que a campanha publicitária supra não deixa margens para concluirmos que a zoeira dos amigos seja por causa de uma agressão sofrida pela garota, e ao que tudo parece esta conclusão é apenas distorção infundada mesmo).

É isso mesmo.

E na propaganda está escrito: "Bebeu demais e esqueceu o que fez?"
Isso pressupõe que a garota tenha feito algo. Não tem como alguém "fazer" se sofrer um estupro. Tem?

Ok, já imagino a resposta.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #355 Online: 27 de Março de 2015, 16:16:01 »
 O pós fato é culpabilização da vítima. "quem mandou andar por ruas escuras?",  "Se tivesse ficado em casa nada disso teria acontecido", "#BebeuPerdeu".
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #356 Online: 27 de Março de 2015, 16:17:09 »

Seria bom se a vida fosse objetiva e pudesse ser definida em "sim e não".

Meu camarada, estou perguntando numa boa mesmo, sem forçar a barra. :ok:

Com essa sua resposta fica nítido que você entende meu ponto, mas de alguma forma não quer concordar comigo.

Uma outra dúvida que me vem a cabeça, e que também gostaria utopicamente de receber uma resposta objetiva: Toda relação sexual com mulher bêbada é estupro?

Por favor, sem distorcer minha pergunta. Todos nós ja no mínimo lemos sobre casos claros desses estupros e não negamos a existência deles.

Pra primeira questão, não, alertar pessoas dos riscos que possam vir a ocorrer nem sempre é culpabilização da vítima.

Pra segunda questão, nem sempre sexo com pessoas bêbadas é estupro.

:ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #357 Online: 27 de Março de 2015, 16:21:10 »
O "bebeu, perdeu" então provavelmente deixaria de ser problemático se a mesma peça tivesse um homem arrependido (não estou reclamando de sexismo, só estabelecendo fato), e/ou se o acontecido com a mulher fosse explicitamente não um estupro?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #358 Online: 27 de Março de 2015, 16:23:22 »
O "bebeu, perdeu" então provavelmente deixaria de ser problemático se a mesma peça tivesse um homem arrependido (não estou reclamando de sexismo, só estabelecendo fato), e/ou se o acontecido com a mulher fosse explicitamente não um estupro?

Exatamente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #359 Online: 27 de Março de 2015, 17:03:52 »
Acho muito provável mulheres terem bebido e depois enquanto eram filmadas terem feito sexo consensual em estado de embriagues, terem ficado zangadas pelo fato de sua imagem ter sido manchada pelo vazamento do vídeo e como vingança disseram que foram estuprada pelo cara com que transaram. Ou ainda, nos casos onde não houve filmagem, mas houve arrependimento da transa, terem feito a denuncia também por motivos de vingança (as possibilidades são inúmeras).

Acho bem pouco provável nos casos que terminam em suicídio. Ao menos um deles diz-se que o vídeo era praticamente sim a documentação do crime, a menina desmaiada e os caras a estuprando.

Ficar falando essas coisas como você fala, sério, soa como algo parecido se alguém comentar sobre estupros de homens em presídios. "Acho muito provável que esses homens quisessem mesmo antes, depois ficaram zangados com sua imagem heterossexual manchada, e falam que foram estuprados".

Sim, pode acontecer, tem gays no armário e etc. Mas será que estupro é algo lá tão extraordinário assim, a ponto disso ser "muito provável"?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #360 Online: 27 de Março de 2015, 17:28:55 »

Agora, não me lembro de nenhum caso em que uma mulher bêbada tenha sido realmente estuprada e o autor do crime tenha filmado toda a cena e posteriormente postado na internet (só um burro faria isso, produzir e disponibilizar provas contra si mesmo a respeito de um crime grave que teria cometido).

E antes que você diga que mulheres terem motivos para mentirem a respeito de um estupro seria absurdo, vou disponibilizar um link de um artigo com 13 casos reais (com motivos distintos) do por que mulheres mentiriam sobre terem sido estupradas:

13 mulheres que mentiram sobre estupro e por que

Me parece que ter sua imagem manchada por um vídeo seu fazendo sexo consensual em estado de embriagues com um rapaz qualquer seria outra provável motivação para se inventar um caso de estupro (o mesmo para sexo consensual em estado de embriagues seguido de arrependimento -mesmo na ausência de um vídeo que comprovasse seu ato-).

Burros existem, olha que surpresa.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2930569/Vanderbilt-football-players-Cory-Batey-Brandon-Vandenburg-emotionless-mugshots-following-rape-convictions-lawyer-announces-plan-appeal.html

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #361 Online: 27 de Março de 2015, 17:37:30 »

Acho bem pouco provável nos casos que terminam em suicídio. Ao menos um deles diz-se que o vídeo era praticamente sim a documentação do crime, a menina desmaiada e os caras a estuprando.

Ficar falando essas coisas como você fala, sério, soa como algo parecido se alguém comentar sobre estupros de homens em presídios. "Acho muito provável que esses homens quisessem mesmo antes, depois ficaram zangados com sua imagem heterossexual manchada, e falam que foram estuprados".

Sim, pode acontecer, tem gays no armário e etc. Mas será que estupro é algo lá tão extraordinário assim, a ponto disso ser "muito provável"?
Eu conheço casos de mulheres que se suicidaram por que um vídeo seus fazendo sexo consensual com um rapaz vazou (não houve estupro, para ficar bem claro), e conheço casos de mulheres que acusaram falsamente um homem de a ter estuprado por vingança ou simplesmente por que se arrependeu de ter transado com ele.

No entanto eu ainda sim disse que é provável mulheres bêbadas que foram filmadas em transas consensuais possam inventar uma acusação de estupro como ultima tentativa de salvar a sua imagem, e ainda de quebra, sujar a do rapaz que vazou o vídeo (o cara merece ser punido por aquilo que cometeu, vazar um vídeo intimo expondo a mulher, não por um estupro que ele não cometeu).

Além do mais eu não disse que não exista casos onde os imbecis tenham violentando uma mulher e ainda por cima gravado toda a cena, eu disse que não conhecia este tipo de caso. Mas certamente que um caso assim seria claramente distinguível de um caso de falsa acusação, o que não pode é considerar toda acusação como fato consumado, como alguns costumam fazer, pois para eles, mulheres inventarem uma acusação de estupro seria inconcebível, e como já mostrado, não é bem assim, motivos e razões para mulheres fazerem isso é o que não faltam.

Deve-se levar em consideração que, a acusação pode ser verídica como também pode ser falsa, é isso que estou dizendo.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #362 Online: 27 de Março de 2015, 17:42:07 »
Me surpreende quando a simples dúvida coerente em relação a uma acusação de estupro feita por uma mulher causar tanta revolta, inclusive em um fórum "cético". Não importa se ela se suicidou, existem exemplos de mulheres que se suicidaram após terem sua acusação provada falsa, o suicídio não deve ser fator decisivo para se considerar um homem acusado culpado (hó, a mulher se suicídio, então ele deve ser culpado mesmo!):

"EU SEI QUE É EGOÍSMO"! MULHER SE SUICIDA DIAS ANTES DE IR A JULGAMENTO POR FALSA ALEGAÇÃO DE ESTUPRO.

Abraços!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #363 Online: 27 de Março de 2015, 17:43:22 »
Eu pensei que mulheres que mentiam nunca eram julgadas... Interessante....

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #364 Online: 27 de Março de 2015, 17:49:36 »
Não era isso que eu dizia, eu dizia que o processo é privado, é a vítima da falsa acusação que tem que mover e arcar com todo o processo, diferente de quando eles foram acusados de estupro, ai o próprio Estado iniciou o processo contra eles.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #365 Online: 27 de Março de 2015, 17:54:12 »
<a href="http://www.youtube.com/v/iTX8UMGuz_k" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/iTX8UMGuz_k</a>

Acha que este homem acima terá alguma justiça se ele próprio não abrir e custear um processo por danos morais contra o Estado e seus falsos acusadores?

No entanto, com base em uma acusação sem evidências para sustenta-la, o Estado fez de tudo para joga-lo na cadeia em prisão preventiva por mais de 2 anos até que seu caso fosse julgado e sua inocência finalmente comprovada, mas a custo de que? De muito sofrimento!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #366 Online: 27 de Março de 2015, 18:01:30 »
Me surpreende quando a simples dúvida coerente em relação a uma acusação de estupro feita por uma mulher causar tanta revolta, inclusive em um fórum "cético". Não importa se ela se suicidou, existem exemplos de mulheres que se suicidaram após terem sua acusação provada falsa, o suicídio não deve ser fator decisivo para se considerar um homem acusado culpado (hó, a mulher se suicídio, então ele deve ser culpado mesmo!):

"EU SEI QUE É EGOÍSMO"! MULHER SE SUICIDA DIAS ANTES DE IR A JULGAMENTO POR FALSA ALEGAÇÃO DE ESTUPRO.

Abraços!

Não está claro no texto da notícia se foi comprovadamente falsa a acusação, ou se apenas há essa acusação conra ela, o que pode ser também parte da motivação do suicídio, além de um estupro real.

Não estou negando a possibilidade de algo assim acontecer, mas ainda acho o contrário o mais provável. De modo geral falsa acusação de estupro não deve ser tremendamente mais comum do que falsa acusação de roubo por arrependimento ao dar um presente.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #367 Online: 27 de Março de 2015, 18:03:20 »

Abraços!

Não está claro no texto da notícia se foi comprovadamente falsa a acusação, ou se apenas há essa acusação conra ela, o que pode ser também parte da motivação do suicídio, além de um estupro real.

Não estou negando a possibilidade de algo assim acontecer, mas ainda acho o contrário o mais provável. De modo geral falsa acusação de estupro não deve ser tremendamente mais comum do que falsa acusação de roubo por arrependimento ao dar um presente.
Ok, deveria ter escrito ao invés de muito povoável, apenas provável ou concebível.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #368 Online: 27 de Março de 2015, 18:07:57 »
Acho que dá para dizer que "em vários casos é possível que". Mas ainda é uma coisa meio estranha a se levantar, especialmente nesse contexto aqui.

Digamos que fosse uma peça que sugerisse poder ter havido violência contra um garoto, criança, e se considerasse por qualquer motivo inapropriada essa interpretação (sei lá por que). E então se defedesse a peça dizendo que "pode ser que em alguns casos as crianças apenas se acidentem e falsamente acusem aos pais ou colegas de escola de violência".

Pode até ser... mas e daí?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #369 Online: 27 de Março de 2015, 18:11:41 »
O que? Pessoas presas injustamente no Brasil? Culpa das feministas.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1322439-5598,00-INOCENTE+PASSA+ANOS+NA+CADEIA+E+PODE+RECEBER+INDENIZACAO.html
Não era isso que eu dizia, eu dizia que o processo é privado, é a vítima da falsa acusação que tem que mover e arcar com todo o processo, diferente de quando eles foram acusados de estupro, ai o próprio Estado iniciou o processo contra eles.

Como em qualquer caso igual, seja qual for o crime. Teve um caso de um homem que ficou preso por 19 anos, sendo inocente. O processo de indenização também não foi grátis.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #370 Online: 27 de Março de 2015, 18:24:34 »
Acho que dá para dizer que "em vários casos é possível que". Mas ainda é uma coisa meio estranha a se levantar, especialmente nesse contexto aqui.

Digamos que fosse uma peça que sugerisse poder ter havido violência contra um garoto, criança, e se considerasse por qualquer motivo inapropriada essa interpretação (sei lá por que). E então se defedesse a peça dizendo que "pode ser que em alguns casos as crianças apenas se acidentem e falsamente acusem aos pais ou colegas de escola de violência".

Pow, existem vários motivos ou explicações para uma criança mentir sobre isso (ou achar estar dizendo a verdade, enquanto não está), alienação parental e falsas memórias (que por sinal estão correlacionadas) são os primeiros exemplos que me ocorreram quando você atentou para este fato.

Logo, mesmo sendo uma criança a realizar uma denuncia (principalmente por ser uma criança, pois esta pode ser facilmente manipulável), a possibilidade de que acusação é falsa deve ser mantida e investigada.

Abraços!

O que? Pessoas presas injustamente no Brasil? Culpa das feministas.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1322439-5598,00-INOCENTE+PASSA+ANOS+NA+CADEIA+E+PODE+RECEBER+INDENIZACAO.html
Não chegamos a isso. Apesar de existirem a suspeita de que exista grupos de feministas disseminando falsas acusações de estupro para chamar a atenção para a causa feminista de combate a "cultura do estupro":

Estudante feminista da USP comete falsa acusação de estupro contra policial

A estudante teria relatado aos policiais que  fez a falsa denuncia "porque faz parte de um "grupo" que tem por objetivo espalhar informações falsas para "chamar a atençaõ" de veiculos da imprensa."

Como em qualquer caso igual, seja qual for o crime. Teve um caso de um homem que ficou preso por 19 anos, sendo inocente. O processo de indenização também não foi grátis.

Bom, no caso do brasileiro que fez uma falsa denuncia de terrorismo nos EUA, foi processado e condenado pelo Estado:

EUA condenam brasileiro que fez falsa denúncia de bomba em avião

Já uma mulher que faz uma falsa acusação de estupro, trazendo prejuízos para o Estado e para terceiros (a vítima da falsa acusação e pessoas próximas a ela), o Estado não processa, é a vítima que tem que mover um processo.

É sobre isso que atento.

Abraços!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #371 Online: 27 de Março de 2015, 18:35:19 »
No Brasil, falsa comunicação de crime tem a mesma pena e o mesmo tipo de processo, seja o crime estupro, assassinato, roubo, assalto.
Nos EUA é quase a mesma coisa, a exceção é o terrorismo, ja que se parte do princípio de que a falsa denuncia de terrorismo ja é um ato terrorista.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #372 Online: 27 de Março de 2015, 18:45:12 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #373 Online: 27 de Março de 2015, 19:08:56 »

Pow, existem vários motivos ou explicações para uma criança mentir sobre isso (ou achar estar dizendo a verdade, enquanto não está), alienação parental e falsas memórias (que por sinal estão correlacionadas) são os primeiros exemplos que me ocorreram quando você atentou para este fato.

Logo, mesmo sendo uma criança a realizar uma denuncia (principalmente por ser uma criança, pois esta pode ser facilmente manipulável), a possibilidade de que acusação é falsa deve ser mantida e investigada.

Abraços!

Sim, claro! Mas não sugeri o contrário. Apenas indago a relevância desse tipo de possibilidade no caso em questão, que, relembrando não se trata de um crime cometido por qualquer pessoa, mas uma peça publicitária com uma intenção qualquer, e dar ou não essa intenção e as possíveis outras interpretações.

Começando por "OK, há casos de falsas acusações de estupro", e voltando ao caso anterior, um cartaz/banner que se postule que possa ser comum a interpretação, tida como indesejável, de se tratar de uma vítima de estupro sofrendo bullying de outras meninas. Haver esses casos falsos simplesmente não tem relevância alguma. Isso que você traz é quase que o inverso do "mundo bizarro" do próprio problema levantado, que já é até um pouco (mas bem menos) questionável.

Só seria pior se postulasse, "ah, mas não ocorre às pessoas que um homem vítima de estupro por mulheres pode ser a verdadeira vítima na foto -- seria dele as fotos de quem as garotas riem vendo o celular, e a expressão fria e sem sentimentos é a da principal perpetradora". E então cita o caso como daquela estupradora na Rússia que manteve um cara em cativeiro por uns tempos até. Sei lá, até isso ao menos teria mais ligação com o que se discute, no sentido de "interpretações indesejadas" da coisa.

O fato de haver acusações falsas só teria alguma relevância caso se suponha que isso fosse mais comum que estupros de verdade, e logo a possibilidade interpretações acidentais de bullying por estupro seria improvável, não merecendo ser levada em consideração.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #374 Online: 27 de Março de 2015, 19:32:09 »

Abraços!

Sim, claro! Mas não sugeri o contrário. Apenas indago a relevância desse tipo de possibilidade no caso em questão, que, relembrando não se trata de um crime cometido por qualquer pessoa, mas uma peça publicitária com uma intenção qualquer, e dar ou não essa intenção e as possíveis outras interpretações.

Começando por "OK, há casos de falsas acusações de estupro", e voltando ao caso anterior, um cartaz/banner que se postule que possa ser comum a interpretação, tida como indesejável, de se tratar de uma vítima de estupro sofrendo bullying de outras meninas. Haver esses casos falsos simplesmente não tem relevância alguma. Isso que você traz é quase que o inverso do "mundo bizarro" do próprio problema levantado, que já é até um pouco (mas bem menos) questionável.
Sim, reconheço, só trouxe estes casos a tona por causa desta postagem do Barata:

No Brasil e nos EUA são recorrentes casos onde mulheres bêbadas foram estupradas, filmadas e os filmes colocados na internet. Alguns desses casos terminaram em suicídio, muitos em pessoas mudando de cidade.

Obviamente  que quem não corre esse risco não faz a associação. Quando eu estou na rua sozinho a noite e encontro um homem, eu temo um assalto, essa é a associação que me vem a mente, mulheres temem estupro.
Minha intenção era responder a ele, dizendo que não só por que uma mulher estava bêbada e manteve relações sexuais com um homem, que filmou a cena e vazou o vídeo na internet, sendo posteriormente denunciado por estupro por esta mulher, que o caso seja real, mesmo quando a acusadora tenha se suicidado no final, tudo isso pode ter acontecido por simples vergonha, ela se suicidou pela vergonha de ter sua imagem manchada (sendo por tanto possível que acusação fosse falsa, uma tentativa de salvar a sua imagem na mesma medida que se vinga de deste homem).

Só seria pior se postulasse, "ah, mas não ocorre às pessoas que um homem vítima de estupro por mulheres pode ser a verdadeira vítima na foto -- seria dele as fotos de quem as garotas riem vendo o celular, e a expressão fria e sem sentimentos é a da principal perpetradora". E então cita o caso como daquela estupradora na Rússia que manteve um cara em cativeiro por uns tempos até. Sei lá, até isso ao menos teria mais ligação com o que se discute, no sentido de "interpretações indesejadas" da coisa.
Ok, reconheço que sai do assunto, que não era relevante trazer isso atona.

O fato de haver acusações falsas só teria alguma relevância caso se suponha que isso fosse mais comum que estupros de verdade, e logo a possibilidade interpretações acidentais de bullying por estupro seria improvável, não merecendo ser levada em consideração.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!