Autor Tópico: Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games  (Lida 28810 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #325 Online: 27 de Março de 2015, 01:14:38 »
Não é por quê existem reivindicações razoáveis anti racismo que no rastro dessas ocorram exageros descabidos, que prestam mais desserviços do que contribuições positivas à causa, assim como também já tem sido ventilado que esteja ocorrendo com a agenda feminista.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #326 Online: 27 de Março de 2015, 08:06:09 »
Buckaroo, interessante essa perspectiva da torre de marfim.

Não que eu ache que pq existem problemas graves as pessoas não possam contestar coisas mais banais, mas é interessante como quando colocado assim o cenário todo se reajusta.

Chatisse e identificação dentro de um grupo pra mim são chave pra essa turma.

Também não vejo nada demais em se reclamar do que quer que seja, por mais superficial... mas essas coisas tomam proporções tão exageradas, e tem uma entonação hiper-dramática, que acaba sendo surreal. E a reação também pode ser igualmente histérica, como acho comumente a de MRAs e simpatizantes... aliás, praticamente qualquer reação já é algo de valor questionável... só é difícil não ficar impressionado e comentar de vez em quando.

Vivemos provavelmente na época em que os valores humanistas/humanitários de igualdade, respeito, mais têm adesão. Mas acho que se for de alguma forma usar esse tipo de protesto como "termômetro" sem analisar o conteúdo, se teria a impressão que rumamos à toda velocidade para um abismo de opressão sexual e racismo. Esses movimentos acabam se tornando caricaturas do que já foram, "infelizmente". Entre aspas porque em parte isso se dá justamente pela universalização desses valores, o que é positivo, sobrando então "frescuras" para ocupar a atenção, ou como "nicho" de ativismo barato. Não que não haja mais assunto sério, de qualquer forma.

Eu não consigo ver possibilidade de concordar mais ainda do que eu já concordo com o que escrito supra.

Penso que em muitas dessas reclamações “menores” primeiro mundistas a questão nem seja reclamar do que dói, mas sim dizer o mesmo que o grupo diz para que se mantenha alinhado com o discurso vigente. Da mesma forma que alguém vota num partido político só pra não ser incoerente com os que estão o cercando, já que, desde emitir opinião mais aberta ou que considere outros pontos pode acabar pegando mal e garantindo rótulos nocivos ou só indesejados a quem propõe uma ideia qualquer.

Dessa forma, o discurso em linha tende a se exagerar/caricaturizar na medida em que um indivíduo sinta necessidade de ser (mais) percebido pelo grupo como membro padrão. Muitas vezes acredito até que o grito desses grupos começa e acaba dentro deles mesmos e a bateção de panela fique apenas dentro de casa sem a menor intenção real de sair dalí, o susto acontece quando a coisa escapa. Obviamente não estou tratando aqui dos vários movimentos e várias reclamações razoáveis, graves, justas e etc.

É impressionante a quantidade de contradições e jogadas anti-movimento que esses movimentos mais caricatos produzem, ficando quando impossível mesmo de se sustentarem fora dos próprios círculos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #327 Online: 27 de Março de 2015, 09:35:28 »
E sinceramente não entendi qual é da propaganda "Bebeu Perdeu, seus amigos vão te zoar".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #328 Online: 27 de Março de 2015, 10:28:03 »
E sinceramente não entendi qual é da propaganda "Bebeu Perdeu, seus amigos vão te zoar".
Que beber de mais pode te deixar vulnerável e leva-lo a situações embaraçosas, e que você pode até não se lembrar de suas mancadas enquanto estava bêbado, mas seus amigos farão isso por você (te zoando). A intenção da campanha é desencorajar que os jovens bebessem de mais durante o carnaval, mas algumas páginas feministas da internet interpretaram que a campanha fazia uma alusão a casos de estupro, pondo a culpa na vítima ao invés de no verdadeiro culpado (isto é,o estuprador). Não preciso nem dizer que isto é de uma distorção sem tamanho né?

Que a campanha pode não ter sido feliz na escolha que fez, tentando conscientizar os bebuns através da sua ridicularização, tudo bem, mas dizer que a campanha culpa vítimas de estupro, isso é de mais, não concordam?
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #329 Online: 27 de Março de 2015, 10:54:41 »
Que beber de mais pode te deixar vulnerável e leva-lo a situações embaraçosas, e que você pode até não se lembrar de suas mancadas enquanto estava bêbado, mas seus amigos farão isso por você (te zoando). A intenção da campanha é desencorajar que os jovens bebessem de mais durante o carnaval, mas algumas páginas feministas da internet interpretaram que a campanha fazia uma alusão a casos de estupro, pondo a culpa na vítima ao invés de no verdadeiro culpado (isto é,o estuprador). Não preciso nem dizer que isto é de uma distorção sem tamanho né?

Verdade. Muito grande a distorção, não entendi em nenhum momento que sequer poderia existir ali uma alusão ao estupro.

É fato que a bebida em exagero pode levar a atitudes perigosas com consequências nefastas, e nesse ponto a propaganda orienta “Curta a vida sem beber”. Talvez o lado que dê propensão ao chororô seja o de “brincar com coisa séria”, como se o Thor Batista atropelasse alguém pq está dirigindo bêbado e daí os amigos dele não levassem a sério e ficassem zoando, minimizando o peso da coisa. Ou se alguém por estar embriagado agarrasse o cabelo de outra pessoa, e os amigos ficassem fazendo piadinha ao invés de reprovar.

Os defensores do politicamente correto nos acusam de ver somente o que queremos, mas nesses casos é absolutamente isso que acontece por parte deles.

A propaganda ainda usa o que pros jovens pode ser mais reprovável do que a própria ameaça de pena criminal que é a vergonha frente aos amigos, para coibir o uso de bebida em excesso (e daí talvez agredir alguém ou até se colocar em perigo, como dormir no volante). O que talvez realmente seja útil pra diminuir o uso de bebida em excesso, na base do meu achômetro.

Que a campanha pode não ter sido feliz na escolha que fez, tentando conscientizar os bebuns através da sua ridicularização, tudo bem, mas dizer que a campanha culpa vítimas de estupro, isso é de mais, não concordam?

Não concordo em partes, pelos motivos expostos supra.

A campanha querer ridicularizar bebuns não a torna infeliz, a não ser que venhamos agora com uma espécie de "bebadofobia", ou Inebriariofobia pra ficar coerente com o latinismo.

E concordo que dizer que essa campanha culpa vítimas de estupro é demais. É um exercício mental filosófico muito grande.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #330 Online: 27 de Março de 2015, 11:41:44 »
Aquela "propaganda" anti-drogas em que drogados cheiravam alguma coisa e ao fazer isso soavam como asnos é hoje largamente considerada "anti-ética"? Foi desde o início?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #331 Online: 27 de Março de 2015, 13:53:19 »
Aquela "propaganda" anti-drogas em que drogados cheiravam alguma coisa e ao fazer isso soavam como asnos é hoje largamente considerada "anti-ética"? Foi desde o início?
Não conheço esta "propaganda", mas acho que o chilique em relação a campanha contra a bebedeira acima nem é tanto pelo fato de ridicularizarem a pessoa que comete o ato de irresponsabilidade (e como eu disse, neste ponto eu até acho discutível), e sim pelo fato de terem escolhido uma mulher e não um homem para ilustrar a campanha, e terem associado isso com a culpabilização da vítima em casos de estupro, isso é absurdo (e completamente infundado), e também provavelmente não teria acontecido caso o modelo escolhido fosse um homem ao invés de uma mulher (isso também é ao meu ver absurdo (e também sexista), já que o chilique só vem quando a pessoa ridicularizada e/ou admoestada é uma mulher).
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 27 de Março de 2015, 14:35:04 »
<a href="https://www.youtube.com/v/coPlwS5jjqE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/coPlwS5jjqE</a>

Não conheço esta "propaganda", mas acho que o chilique em relação a campanha contra a bebedeira acima nem é tanto pelo fato de ridicularizarem a pessoa que comete o ato de irresponsabilidade (e como eu disse, neste ponto eu até acho discutível), e sim pelo fato de terem escolhido uma mulher e não um homem para ilustrar a campanha, e terem associado isso com a culpabilização da vítima em casos de estupro, isso é absurdo (e completamente infundado), e também provavelmente não teria acontecido caso o modelo escolhido fosse um homem ao invés de uma mulher (isso também é ao meu ver absurdo (e também sexista), já que o chilique só vem quando a pessoa ridicularizada e/ou admoestada é uma mulher).

Sim, essa possibilidade de algo grave como estupro se enquadrar nisso que se quer prever ao promover o cuidado/abstenção deve ser o motor principal do "errado".

A mensagem hiper-cautelosa deveria ser algo nas linhas de "ao beber demais, você pode ser irresponsável, por isso, evite fazê-lo, preferindo abter-se completamente disso -- não que a opção de beber não seja também digna de respeito. Acima de tudo, evite beber, ou beba com moderação, se assim quiser, motivado(a) por preocupação com a sua saúde e daqueles ao seu redor, e mas jamais com possíveis embaraços que possam vir a ocorrer em caso de embriaguez. Pois nesses casos, as pessoas que chamarem atenção a isso estão tão ou mais erradas do que a pessoa que erra ao se embriagar -- ninguém merece ser humilhado por ter cometido erros. Somos todos humanos, falíveis."

Foto de pessoas de diversos tipos felizes em alguma situação qualquer, sem estarem bebendo.

Com esse tipo de coisa seria até compatível a perspectiva de que a proibição do fumo em alguns ambientes é bullying contra aqueles que sofrem de um vício, e as pessoas devem parar de fumar, mas não devem ser humilhadas dessa forma.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #333 Online: 27 de Março de 2015, 15:07:03 »
No Brasil e nos EUA são recorrentes casos onde mulheres bêbadas foram estupradas, filmadas e os filmes colocados na internet. Alguns desses casos terminaram em suicídio, muitos em pessoas mudando de cidade.

Obviamente  que quem não corre esse risco não faz a associação. Quando eu estou na rua sozinho a noite e encontro um homem, eu temo um assalto, essa é a associação que me vem a mente, mulheres temem estupro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #334 Online: 27 de Março de 2015, 15:16:33 »
Não há especificação da garota ter sido vítima de estupro, o tom humorado sugere a ocorrência de algo ameno, mas ainda digno de algum embaraço, já pode ser útil como incentivo a um comportamento mais precavido. Mesmo assim, ainda deve ser positivo que em algum grau isso conduza à pensar possibilidade de se ser mesmo vítima de agressão/estupro, ou qualquer coisa grave, embora não deva haver sugestão de ameaça de humilhação da vítima, nas linhas de "você vai ser estuprada e vão rir de você por isso".

<a href="https://www.youtube.com/v/exBPBmTgUN8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/exBPBmTgUN8</a>

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #335 Online: 27 de Março de 2015, 15:26:15 »
Não é necessário especificação, estupro é um dos grandes riscos para mulheres alcoolizadas. É uma associação que elas fazem automaticamente. Como disse antes, quem não corre o risco dificilmente faz essa associação.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #336 Online: 27 de Março de 2015, 15:29:56 »
De uma hora pra outra eu percebo que o tradicional "beba com moderação" vira, no meio de um movimento, uma espécie de culpabilização de vítimas de estupro e glorificação do macho estuprador.

Não há margem pra dúvida, a direção que essa história está tomando é muito estranha.

Hoje é sexta-feira e o tema do buteco já tá garantido: bebadofobia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #337 Online: 27 de Março de 2015, 15:32:47 »
Não é necessário especificação, estupro é um dos grandes riscos para mulheres alcoolizadas. É uma associação que elas fazem automaticamente. Como disse antes, quem não corre o risco dificilmente faz essa associação.

A maior parte das mulheres automaticamente imagina as garotas atrás, rindo, "ahaha! A Fulaninha foi estuprada ontem!!! Hahahah!"

?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #338 Online: 27 de Março de 2015, 15:35:26 »
Partindo do axioma: agressões não podem e não devem ser feitas.

Eu pergunto: qualquer tipo de sugestão de atitude pra alguém ter menos risco de sofrer uma agressão é transferir a culpa pra vítima? E isso é sempre ruim?

Seria bom respostas objetivas, partindo de sim ou não.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #339 Online: 27 de Março de 2015, 15:39:35 »
De uma hora pra outra eu percebo que o tradicional "beba com moderação" vira, no meio de um movimento, uma espécie de culpabilização de vítimas de estupro e glorificação do macho estuprador.

Não há margem pra dúvida, a direção que essa história está tomando é muito estranha.

Beba com moderação é uma frase neutra, a foto de um carro batido, lindo. A foto de um fígado estragado, maravilhoso, a foto de crianças sofrendo com pais alcoólatras, perfeito. #BebeuPerdeu com uma mulher na foto com cara desolada enquanto outras pessoas tiram sarro dela, sabendo que estupro seguido de bullying da vítima são casos que ocorrem na vida real com relativa frequência é falta de bom senso.

Uma das melhores campanhas contra alcoolismo:

<a href="https://www.youtube.com/v/XwdUXS94yNk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/XwdUXS94yNk</a>

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #340 Online: 27 de Março de 2015, 15:44:14 »

A maior parte das mulheres automaticamente imagina as garotas atrás, rindo, "ahaha! A Fulaninha foi estuprada ontem!!! Hahahah!"

?

Dentro desse contexto, sim. Na era Whatsapp ficou comum casos de mulheres bêbadas que foram estupradas e seus vídeos foram distribuídos pela internet. Depois ouviam que eram putas, que beberam porque quiseram, que quem bebe procura. Houve casos de suicídio, casos de pessoas que mudaram de cidades, perderam o emprego, etc. A foto diz que a culpa é delas, #BebeuPerdeu. Se alguma merda acontecer quando você estiver bêbada, a culpa é sua. Como se o risco para mulheres fosse apenas ter um pênis desenhado na  testa.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #341 Online: 27 de Março de 2015, 15:45:18 »

Eu pergunto: qualquer tipo de sugestão de atitude pra alguém ter menos risco de sofrer uma agressão é transferir a culpa pra vítima? E isso é sempre ruim?

Seria bom se a vida fosse objetiva e pudesse ser definida em "sim e não".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #342 Online: 27 de Março de 2015, 15:46:11 »
Por que foto de crianças sofrendo com os pais alcoólatras é melhor do que a foto de uma jovem/adulta com cara de tacho e outras rindo atrás dela? Por que a imagem da violência explícita contra uma criança é melhor do que a imagem que apenas tem a mera possibilidade de sugestão de outra? :hein:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #343 Online: 27 de Março de 2015, 15:47:58 »

Beba com moderação é uma frase neutra, a foto de um carro batido, lindo. A foto de um fígado estragado, maravilhoso, a foto de crianças sofrendo com pais alcoólatras, perfeito. #BebeuPerdeu com uma mulher na foto com cara desolada enquanto outras pessoas tiram sarro dela, sabendo que estupro seguido de bullying da vítima são casos que ocorrem na vida real com relativa frequência é falta de bom senso.

Uma das melhores campanhas contra alcoolismo:

<a href="https://www.youtube.com/v/XwdUXS94yNk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/XwdUXS94yNk</a>

Eu entendo que algum ofendido que bebe poderia dizer que você está "está querendo dizer" que ele bate em crianças.

E como assim frase neutra? Os ofendidos de última hora poderiam dizer que essa recomendação de beber com moderação se dá pq se beberem demais serão estuprados e virarão alvo de piada.

Voltando à propaganda, só pra eu entender mesmo oq pega, de verdade:

1) A menina da foto foi estuprada?
2) A propaganda culpa as vítimas de estupro?
3) A propaganda diz que as pessoas devem rir de quem é estuprado?

Barata, me desculpe, mas eu não vejo razoabilidade nessa situação e não é pq estou vendo obrigatoriamente com meus olhos de quem nunca foi estuprado. Se isso fosse verdade, e você enxerga o estupro ali, ora... como foi passar por isso? Se não quiser contar, tudo bem.

Percebo que é possível chorar sobre qualquer coisa estar relacionada a qualquer coisa. O lance é ligar ou não pra esse chororô.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #344 Online: 27 de Março de 2015, 15:48:48 »

Meu camarada, estou perguntando numa boa mesmo, sem forçar a barra. :ok:

Com essa sua resposta fica nítido que você entende meu ponto, mas de alguma forma não quer concordar comigo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #345 Online: 27 de Março de 2015, 15:53:53 »
Por que foto de crianças sofrendo com os pais alcoólatras é melhor do que a foto de uma jovem/adulta com cara de tacho e outras rindo atrás dela? Por que a imagem da violência explícita contra uma criança é melhor do que a imagem que apenas tem a mera possibilidade de sugestão de outra? :hein:

Porque o vídeo não põe a culpa de quem bebeu por um crime que ela pode vir a sofrer.

Moça, você bebeu, foi estuprada, seu vídeo esta na internet e pessoas tiram sarro de você. Otária, #BebeuPerdeu. Isso é uma coisa que acontece com relativa frequência na vida real, pessoas são estupradas, filmadas e sofrem bullying porque as pessoas acham que parte da culpa é delas por ter bebido.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #346 Online: 27 de Março de 2015, 15:54:45 »

?

Dentro desse contexto, sim. Na era Whatsapp ficou comum casos de mulheres bêbadas que foram estupradas e seus vídeos foram distribuídos pela internet. Depois ouviam que eram putas, que beberam porque quiseram, que quem bebe procura. Houve casos de suicídio, casos de pessoas que mudaram de cidades, perderam o emprego, etc. A foto diz que a culpa é delas, #BebeuPerdeu. Se alguma merda acontecer quando você estiver bêbada, a culpa é sua. Como se o risco para mulheres fosse apenas ter um pênis desenhado na  testa.

Se você está bêbado e causa uma merda por estar bêbado, a culpa é sua. Exemplos: dirige e atropela alguém, perde a cabeça e bate em alguém, xinga a polícia, mija na rua, puxa cabelo das meninas e etc.

Se você está bêbado e sofre uma merda sem ter participado da motivação, a culpa não é sua. Exemplos: está dormindo e é estuprado, está dormindo e alguém te da uma facada na costela, um cachorro morde sua canela, o telhado cai na sua cabeça e etc.

Não vi onde a propaganda inverteu essas coisas. O que está lá, na propaganda, é sobre alguém beber demais e por isso fazer algo, não sobre alguém beber e sofrer alguma consequência totalmente externa.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #347 Online: 27 de Março de 2015, 15:58:05 »

Eu entendo que algum ofendido que bebe poderia dizer que você está "está querendo dizer" que ele bate em crianças.

E como assim frase neutra? Os ofendidos de última hora poderiam dizer que essa recomendação de beber com moderação se dá pq se beberem demais serão estuprados e virarão alvo de piada.

Voltando à propaganda, só pra eu entender mesmo oq pega, de verdade:

1) A menina da foto foi estuprada?
2) A propaganda culpa as vítimas de estupro?
3) A propaganda diz que as pessoas devem rir de quem é estuprado?

Barata, me desculpe, mas eu não vejo razoabilidade nessa situação e não é pq estou vendo obrigatoriamente com meus olhos de quem nunca foi estuprado. Se isso fosse verdade, e você enxerga o estupro ali, ora... como foi passar por isso? Se não quiser contar, tudo bem.

Percebo que é possível chorar sobre qualquer coisa estar relacionada a qualquer coisa. O lance é ligar ou não pra esse chororô.

A frase é neutra porque não culpabiliza ninguém por nada, ainda mais por sofrer um crime. É a diferença entre dizer: Não ande por ruas escuras a noite e #UsouRoupaCurtaPerdeu.

E como eu explique, homens andando na rua a noite sozinhos e cruzando com outros homens, temem assaltos, mulheres temem assaltos e estupros, mesmo que elas não tenham sofrido estupro, é um medo constante que mulheres tem. Nós não fazemos essa associação automaticamente, porque não faz parte dos riscos que corremos todos os dias.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #348 Online: 27 de Março de 2015, 16:00:18 »

Meu camarada, estou perguntando numa boa mesmo, sem forçar a barra. :ok:

Com essa sua resposta fica nítido que você entende meu ponto, mas de alguma forma não quer concordar comigo.

Uma outra dúvida que me vem a cabeça, e que também gostaria utopicamente de receber uma resposta objetiva: Toda relação sexual com mulher bêbada é estupro?

Por favor, sem distorcer minha pergunta. Todos nós ja no mínimo lemos sobre casos claros desses estupros e não negamos a existência deles.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #349 Online: 27 de Março de 2015, 16:01:21 »

?

Se você está bêbado e causa uma merda por estar bêbado, a culpa é sua. Exemplos: dirige e atropela alguém, perde a cabeça e bate em alguém, xinga a polícia, mija na rua, puxa cabelo das meninas e etc.

Se você está bêbado e sofre uma merda sem ter participado da motivação, a culpa não é sua. Exemplos: está dormindo e é estuprado, está dormindo e alguém te da uma facada na costela, um cachorro morde sua canela, o telhado cai na sua cabeça e etc.

Não vi onde a propaganda inverteu essas coisas. O que está lá, na propaganda, é sobre alguém beber demais e por isso fazer algo, não sobre alguém beber e sofrer alguma consequência totalmente externa.

Se a intenção era a primeira, coloque a foto de um carro amassado, de alguém sendo preso, ou qualquer coisa do tipo, não de uma menina sofrendo bullying com uma cara de desolada. Ser um bom publicitário é pensar em todas as interpretações que a sua campanha pode ter e usar a que tem menos ambiguidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!