"Normal" não é necessariamente "bom", e uma forma geral, abrangente, mais óbvia de combater a pobreza, seria examinar e alterar os mecanismos que estão conduzindo a crescente desigualdade (como impostos regressivos). Reformar e reparar a casa, em vez de só aumentar, mas deixar partes desabando. Mesmo que acabe se reduzindo um pouco do enriquecimento na ponta mais rica, se reduz também a pobreza na mais pobre. E essa situação é melhor do que a anterior, mesmo que a riqueza total absoluta fosse a mesma, sendo que pode ser maior.
Mas independentemente disso, o caso é que ele não exatamente "paparicou a Venezuela". Ele é daqueles que fala de "socialismo nórdico".
Eu praticamente não conheço nada do Sanders, mas ontem ouvi do editor (republicano) d'The Atlantic que preferia ele ao Trump, quando perguntado sobre em quem votaria, supondo que Trump conseguisse ser novamente o candidato republicano, embora, novamente, isso fosse no sentido de "até mesmo Sanders", e não colocando Sanders como o claro "menos pior" democrata.