Autor Tópico: Se Deus não existe, tudo é permitido  (Lida 53391 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:26:27 »
É basicamente isso: faz sentido não matar, porque, além da possível punição, é conveniente pro sujeito que a sociedade seja segura. Isso não vale pra o exemplo da sonegação, porque o sujeito sonegando ou não, colando ou não na prova, esse ato isolado não traz consequências maléficas pra ele.
Sim e não. Se cada vez mais sonegarem, todos serão prejudicados. Por outro lado, colar na prova é um exemplo nebuloso porque pode ou não prejudicar o aluno.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:29:43 »
[...]
Se Deus não existe, tudo é permitido.

Vou repetir a pergunta:

Da moral de qual deus você está usando como base?
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #27 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:32:28 »

A liberdade de cometer delitos (subornar um guarda de trânsito, sonegar imposto, etc repercutem não só na esfera privada.
Essa "liberdade" é uma das coisas boas que você pode disfrutar, meu caro, mas não se esqueça que não é só uma questão de direitos mas de deveres também.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:37:58 »
Porque índole e honestidade não estão relacionadas à religião. Se você precisa temer um castigo divino para ser honesto, você é desprezível.
Tô tentando generalizar, não tô falando de mim, nem afirmo que os ateus sejam mais ou menos "morais".
Só digo que não faz sentido ser moral, quando ninguém tá vendo. "honestidade" é uma convenção. O que faz o sujeito ateu segui-la?
Honestidade não é convenção, o tempo é uma convenção. Honestidade é uma qualidade tangível.

Honestidade se traduz em acatar a Realidade.

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:46:33 »
A questão é que você sente que não vai fazer mal interromper um pouquinho o trabalho pra navegar na web, mas se for demais já prejudica, pois seu chefe terá prejuízo por estar pagando alguém que não está trabalhando.
Tem razão. Não é moral eu discutir isso aqui, quando estou ganhando para trabalhar.
Por isso, vou-me ausentar temporariamente.
 :ok:

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:52:33 »
[...]

Vou repetir a pergunta:

Ah, a tentação...
Que importa isso? você não entendeu a questão? Que se não houver uma moral que não seja convenção humana, (não importa que a moral seja da Alá ou Cristo ou Javé), não faz sentido seguir se você não terá sanções em não seguir?
Ou você entendeu, mas apenas está querendo se mostrar um eruditão: "Tepeguei, crente idiota! fala de moral, mas não se toca que não há só a moral judaico-cristã"?

Vou indo. Depois apareço, porque é imoral eu tá ganhando pra trabalhar e ficar aqui discutindo.

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:55:03 »
A questão é que você sente que não vai fazer mal interromper um pouquinho o trabalho pra navegar na web, mas se for demais já prejudica, pois seu chefe terá prejuízo por estar pagando alguém que não está trabalhando.
Tem razão. Não é moral eu discutir isso aqui, quando estou ganhando para trabalhar.

Atitude louvável. :ok:
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #32 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:57:31 »
Porque índole e honestidade não estão relacionadas à religião. Se você precisa temer um castigo divino para ser honesto, você é desprezível.
Tô tentando generalizar, não tô falando de mim, nem afirmo que os ateus sejam mais ou menos "morais".
Só digo que não faz sentido ser moral, quando ninguém tá vendo. "honestidade" é uma convenção. O que faz o sujeito ateu segui-la?

Não faz sentido para você, ué. Pela criação e educação que eu recebi de meus pais, não faz diferença se tem alguém olhando ou não. Mas cada um com seus princípios.

E se acreditar em uma moral superior fosse indicativo de honestidade, os presídios estariam vazios.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #33 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:57:50 »

Já jurei a Deus que vou sair, mas, só uma pergunta: todos aqui estão de férias ou são adolescentes que não trabalham, né? :hihi:

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:04:13 »

Já jurei a Deus que vou sair, mas, só uma pergunta: todos aqui estão de férias ou são adolescentes que não trabalham, né? :hihi:

São sujeitos com atitudes moralmente questionáveis.  :diabo:
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Skorpios

• Visitante
« Resposta #35 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:05:45 »

Nota-se que são ateus.... :hehe:

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:06:38 »

Nota-se pelo avatar que você e o Juca são adoradores do Cão.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #37 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:23:13 »

Nota-se pelo avatar que você e o Juca são adoradores do Cão.

:histeria:

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #38 Online: 02 de Outubro de 2014, 20:11:33 »
Pra mim é o contrário, se existe um ser Onipotente, Onipresente e que sabe tudo e bondoso - Tudo que vai acontecer já está pré-definido, e o que fazemos é irrelevante.

Ou se ele nos deu livre arbítrio para então nos julgar ele não é todo bondoso, além de não ser todo poderoso pois não sabe o que faremos.
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #39 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:32:03 »
Na boa colega, moral geralmente esta atrelado a uma boa ideia e não necessariamente a um deus ou deuses(considerando em qual parte do globo você vive). Explicando melhor, Gandhi como um grande mestre hindu, considerava a moral de Jesus como algo imprescindível para a humanidade(sim, aquele papo do sermão do monte) e isto não nos leva a concluir que ele achava o deus cristão melhor a Brahma, Shiva, Vixnu, Ganesha, Ganga, Indra, Kama, Surya e mais uns trocentos outros da crença dele. E no mais, colar numa prova ou cometer qualquer delito me faz pesar a consciência independente se há um deus ou não. Questão de educação, não de crença.  :|
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:44:09 »
[...]
Vou repetir a pergunta:

Ah, a tentação...

E que seria...

Que importa isso?

Importa porque quero entender o que você pede.

você não entendeu a questão?

Sim, entendi.

É a velha ladainha de que se a moral é imanente à humanidade então ela será relativa para cada povo ao contrário de uma moral transcendente, que emanaria de um deus e por isto, absoluta.

Que se não houver uma moral que não seja convenção humana, (não importa que a moral seja da Alá ou Cristo ou Javé), não faz sentido seguir se você não terá sanções em não seguir?

Em pelo menos um tópico foi postado um artigo que mostra que a moral também é um produto evolucionário e, como tal, dispensa a base metafísica dela.

Ou você entendeu, mas apenas está querendo se mostrar um eruditão: "Tepeguei, crente idiota! fala de moral, mas não se toca que não há só a moral judaico-cristã"?

Quem está interpretando desta maneira é você, meu caro forista.

Vou indo. Depois apareço, porque é imoral eu tá ganhando pra trabalhar e ficar aqui discutindo.

Perfeito.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #41 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:19:15 »

Em pelo menos um tópico foi postado um artigo que mostra que a moral também é um produto evolucionário e, como tal, dispensa a base metafísica dela.

Fiquei curioso sobre isso, meu caro Geotecton, pode pôr o link?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 03 de Outubro de 2014, 01:51:25 »

Vou procurar.

Salvo ledo engano, foi postado pelo Buckaroo.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #43 Online: 03 de Outubro de 2014, 02:00:12 »

Vou procurar.

Salvo ledo engano, foi postado pelo Buckaroo.
Ok, Geotecton, fico no aguardo.

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #44 Online: 03 de Outubro de 2014, 07:51:31 »
Na boa colega, moral geralmente esta atrelado a uma boa ideia e não necessariamente a um deus ou deuses(...) Questão de educação, não de crença.  :|
Eu não estou aqui, neste caso, defendendo que existe um Deus, mas apenas que se não existir, não há sentido na moral.

O forista Lorentz resumiu bem
Porque nós nos sentimos bem  seguindo princípios que a sociedade valoriza. Simples assim. Não é racional, assim como gostar de chocolate também não é.

Confirmado, implicitamente pelo Gaúcho
Não faz sentido para você, ué. Pela criação e educação que eu recebi de meus pais, não faz diferença se tem alguém olhando ou não. Mas cada um com seus princípios.
Ou seja, faz o certo porque papai e mamãe ensinaram, não por racionalidade.
Ah, a tentação...

E que seria...
[/quote]
Ficar discutindo quando se devia estar trabalhando.
Que importa isso?
Importa porque quero entender o que você pede.

você não entendeu a questão?
Sim, entendi.
:( Eu é que não entendi. Você entendeu ou não entendeu?

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Outubro de 2014, 15:17:58 »

Tenho tempo de sobra chefe... Trabalho 24 horas e folgo 72 horas.
Ou seja, trabalho um dia e folgo três...
 :smartass: :smartass: :smartass: :smartass:
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #46 Online: 03 de Outubro de 2014, 15:32:13 »
Minha moral advém do compromisso que firmei perante minha família e a sociedade a qual convivo. Há pensamentos filosóficos que norteiam as ditas morais da sociedade, que sobressaem as morais teológicas.
Penso que viver em sociedade já é sacrificante por si só, assim, faço com que meu ambiente fique o mais  saudável possível, e não só no sentido biológico, mas também social/econômico/político e etc...
Por exemplo, tento ser cordial, amigável e solícito. Ajudo outros, no intuito de transformar meu ambiente mais ameno e que possibilite minha existência e daqueles com quem convivo, com o mínimo de sofrimento possível.
Apenas esse pensamento, a meu ver, já exclui a necessidade de medo de punição divina. Se uma pessoa destrói o próprio ambiente familiar/social/econômico, não só estará prejudicando a sociedade como um todo , mas também estará tornando-o insuportável para ela própria sobreviver.
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Outubro de 2014, 21:23:30 »
Qual a razão que leva um ateu a seguir um padrão moral, já que não acredita que há uma moral absoluta?
Porque a Moral sempre é imposta por outrem. O que o obriga a seguí-la?
Faz sentido não cometer um delito pensando na punição. Mas não faz sentido deixar de colar numa prova quando se tem certeza que não vai ser flagrado; sonegar no IR, etc. Se tem certeza que não há punição, e tem ciência de que moral é apenas uma convenção humana, por que se submeter, mesmo sendo prejudicado? Não faz sentido.

Bom, dessa afirmação "Se deus não existe, tudo é permito", eu não faço a menor ideia de como responder, pois meu norte é custo e/ou reação que vou ter das minhas ações, por exemplo:

a) Se eu der um soco deliberado no rosto de alguém, então eu eventualmente terei que esperar por outro bem no meio da minha cara, então prefiro não executar tal ação;
b) Se eu resolver roubar alguém, então eu terei que correr o risco de ser preso, linchado ou processado;
c) Se eu resolver comer só hamburgers, então eu posso desenvolver problemas de saúde;
d) Se eu resolver beber todos os dias... Nossa, tem uma porrada de implicações nisso...

Então chame do que quiser: moral, princípios, autopreservação... Mas sério, você viu deus nesses itens? Eu não...

Offline Dani boy

• Nível 03
  • *
« Resposta #48 Online: 04 de Outubro de 2014, 01:38:19 »
Não li todas respostas, vou dar a minha aqui:

Somos egoístas por natureza. O seu pensamento de não fazer o mal somente pelo fato de não querer ficar "encrencado com deus" no julgamento final é 100% egoísta. Eu sou ateu, basicamente não faço o mal pro outro pois não quero que façam o mesmo para mim. Se for ver, também é um pensamento egoísta. Mas há mais fatores que fazem com que eu não faça o mal. Uns o Mr Mustard disse acima.

E mesmo eu sabendo que uma pessoa não poderá fazer o mesmo pra mim, nem sempre eu quero fazer o mal pra ela.
Vamos considerar que sou o rei do faroeste, vivo numa terra sem leis e sei que escaparei ileso. Há um cara que realmente quero matar, mas tem filhos. Eu posso levar isso em consideração de não mata-lo. Mesmo eu sabendo que não serei depois prejudicado, não quero prejudicar sua família, seus filhos que não terão mais sustento, sua mulher, não quero deixa-los numa situação péssima. Por que? Não sei lhe responder exatamente o porque. Mas eu não creio que seja pelo medo de ser julgado, vide a situação. Ou talvez seja, mas isso está lá no fundo do meu inconsciente. Superego?

Adicionando mais uma situação: eu sendo político. Sou um bom político, mas apareceu uma situação única para desvio de verba da construção de uma ponte que está sendo construída. Não há riscos de ser pego, a grana é boa. Eu não sei qual seria minha situação na hora. Talvez sim, eu desvie uma parte do dinheiro. Viu? Duas situações distintas sobre moral, duas respostas diferentes, a mesma pessoa. Mesmo não sofrendo consequências, o que regulou a minha má atitude foi pensando o quão eu prejudicaria o próximo. Uns matarão e roubarão, outros só roubarão, outros nem isso. Vai da pessoa e sua moral, não necessitando de uma religião.

O que regula essa moral acho que seria algo bem psicológico, que faz parte da nossa formação. Para desvendar o porque disso teríamos que tentar desvendar a nossa mente a fundo. Acho que é a resposta disso que você quer. Mas por enquanto se contente pelo menos com o "não faça pros outros o que não queira que façam pra ti". Ela também funciona, já que vivemos numa sociedade.

Bom, espero que pelo menos o criador do tópico leia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #49 Online: 04 de Outubro de 2014, 03:14:03 »
Eu acho que uma grande razão para ateus fazerem o bem é a empatia. Eu me guio muito por isso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!