Autor Tópico: Se Deus não existe, tudo é permitido  (Lida 53390 vezes)

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
Se Deus não existe, tudo é permitido
« Online: 02 de Outubro de 2014, 15:05:18 »
Qual a razão que leva um ateu a seguir um padrão moral, já que não acredita que há uma moral absoluta?
Porque a Moral sempre é imposta por outrem. O que o obriga a seguí-la?
Faz sentido não cometer um delito pensando na punição. Mas não faz sentido deixar de colar numa prova quando se tem certeza que não vai ser flagrado; sonegar no IR, etc. Se tem certeza que não há punição, e tem ciência de que moral é apenas uma convenção humana, por que se submeter, mesmo sendo prejudicado? Não faz sentido.
Se Deus não existe, tudo é permitido.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:15:39 »
Qual a razão que leva um ateu a seguir um padrão moral, já que não acredita que há uma moral absoluta?
Faz sentido não cometer um delito pensando na punição. Mas não faz sentido deixar de colar numa prova quando se tem certeza que não vai ser flagrado; sonegar no IR, etc. Se tem certeza que não há punição, e tem ciência de que moral é apenas uma convenção humana, por que se submeter, mesmo sendo prejudicado? Não faz sentido.
Tudo é permitido, mas nem tudo é conveniente.

As coisas funcionam sem uma possível moral entre outras espécies. Moral é apenas um conceito vazio e espúrio sem a expressão e contingência de um Contrato Social numa convivência entre indivíduos.
Até onde eu sei eu não sei.

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:30:30 »

Só uma dúvida, você é religioso ou ateu?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:36:25 »

As coisas funcionam sem uma possível moral entre outras espécies. Moral é apenas um conceito vazio e espúrio sem a expressão e contingência de um Contrato Social numa convivência entre indivíduos.

Exatamente. Funciona no reino animal, então lá pode tudo. O leão mais forte mata os filhotes do outro, o expulsa, e fica com as fêmeas, por exemplo.
Sem moral, funcionaria assim cá.
Contrato Social só vale à luz. Na surdina, sem uma moral externa (que não fosse relativa), uma moral criada por iguais a você, não faz sentido segui-la, se te prejudica.

Sem querer ser indelicado, não vejo o que isso importa na discussão.
Sou teísta

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:39:13 »

Sem querer ser indelicado, não vejo o que isso importa na discussão.
Sou teísta

Faz diferença, sim. Agora sei qual a carga de preconceitos vou carregar quando discutir contigo, ué!
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:42:18 »
Só teístas tem ideias pré-concebidas. Ateus, não.
Beleza.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:43:28 »
Tem uma penca de tópicos discutindo isso. :wink:

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:43:59 »
Se pra você Deus existe e por causa disso devemos seguir um padrão moral, que moral é essa que você segue que envolve interromper seu trabalho as 15:30 da tarde de quinta-feira pra vir bater papo aqui?  :hihi:

A questão é que você sente que não vai fazer mal interromper um pouquinho o trabalho pra navegar na web, mas se for demais já prejudica, pois seu chefe terá prejuízo por estar pagando alguém que não está trabalhando. Não é preciso Deus pra chegar a esta conclusão.

A moral que o ateu segue (quando segue alguma) é a moral de tentar ser coerente. Não vou fazer algo pra alguém que não desejo que façam para mim. Se eu fizer a minha parte e a maioria das pessoas pensarem assim, as coisas correrão bem.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:46:36 »
[...]

Da moral de qual deus você está usando como base?
Foto USGS

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:51:15 »
Só teístas tem ideias pré-concebidas. Ateus, não.
Beleza.

Não. Eu vou carregar as minhas ideias preconcebidas contra você. Isso é ser humano.

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:54:22 »
Não sei por que a questão tá se personalizando (em mim).
O que eu tô defendendo é o seguinte: não faz sentido você (ou eu) seguir uma "lei" moral (relativa, uma simples convenção criada por seus iguais), que contrarie seus interesses, se você não vai sofrer nenhuma sanção (nem mesmo a "sanção" da reprovação de outrem). Por que não sonegar um impostozinho, se ninguém vai saber?

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2014, 15:56:14 »

Se puderes indicar, agradeceria.

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:00:13 »
Por que não sonegar um impostozinho, se ninguém vai saber?

Se ninguém vai saber, como você pode ter certeza que ninguém da uma sonegadinha?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:02:47 »

Exatamente. Funciona no reino animal, então lá pode tudo. O leão mais forte mata os filhotes do outro, o expulsa, e fica com as fêmeas, por exemplo.
Sem moral, funcionaria assim cá.
Mas é assim mesmo. E a sua moral nada mais é que um apelo do consequente, também pode ser um espantalho, ou um non sequitur ou um declive escorregadio ou um ignoratio elechii, só pra começar.

O fato de as coisas funcionarem é que trouxe os leões à condição de existirem nos dias de hoje, ainda que não se trate só de leões, só pra você saber.
Contrato Social só vale à luz. Na surdina, sem uma moral externa (que não fosse relativa), uma moral criada por iguais a você, não faz sentido segui-la, se te prejudica.
Os contratos sociais são tão efetivos exatamente porque repercutem somente na esfera do que interessa, permitindo ao indivíduo uma liberdade que não poderá nunca ser outorgada por princípios menos "precípuos".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:06:41 »
Não sei por que a questão tá se personalizando (em mim).
O que eu tô defendendo é o seguinte: não faz sentido você (ou eu) seguir uma "lei" moral (relativa, uma simples convenção criada por seus iguais), que contrarie seus interesses, se você não vai sofrer nenhuma sanção (nem mesmo a "sanção" da reprovação de outrem). Por que não sonegar um impostozinho, se ninguém vai saber?

Porque índole e honestidade não estão relacionadas à religião. Se você precisa temer um castigo divino para ser honesto, você é desprezível.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:11:25 »

Se ninguém vai saber, como você pode ter certeza que ninguém da uma sonegadinha?

Acho que não tô conseguindo ser claro.
A questão é, de novo: porque não sonegar (ou colar numa prova, ou qualquer outra coisa moralmente reprovável) se isso não vai lhe trazer prejuízo nenhum, e se você não vai sofrer sanção, nem mesmo uma reprovação?

O fato de as coisas funcionarem é que trouxe os leões à condição de existirem nos dias de hoje, ainda que não se trate só de leões, só pra você saber.
E o que isso tem a ver com a discussão?
Os contratos sociais são tão efetivos exatamente porque repercutem somente na esfera do que interessa, permitindo ao indivíduo uma liberdade que não poderá nunca ser outorgada por princípios menos "precípuos".
A liberdade de cometer delitos (subornar um guarda de trânsito, sonegar imposto, etc repercutem não só na esfera privada.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:13:53 »
Quem tem regras de moral são os ateus. Religiosos não têm moral porque não existe uma moral divina, existem mandamentos aos quais eles têm que obedecer mesmo que não façam sentido.

Ateus não têm mandamentos, portanto, se quiserem funcionar como sociedade, sem se auto-destruírem, precisam de regras de convivência, tipo "Não matar" ou "Não roubar". Essas regras só se aplicam ao "nós", não aos "outros". Entretanto, ao longo dos milênios, mais e mais "outros" têm sido incluídos no grupo do "nós". Vejo isto como parte do processo civilizatório.

« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 16:15:57 por Fernando Silva »

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:14:04 »
Porque índole e honestidade não estão relacionadas à religião. Se você precisa temer um castigo divino para ser honesto, você é desprezível.
Tô tentando generalizar, não tô falando de mim, nem afirmo que os ateus sejam mais ou menos "morais".
Só digo que não faz sentido ser moral, quando ninguém tá vendo. "honestidade" é uma convenção. O que faz o sujeito ateu segui-la?

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:14:34 »

Acho que não tô conseguindo ser claro.
A questão é, de novo: porque não sonegar (ou colar numa prova, ou qualquer outra coisa moralmente reprovável) se isso não vai lhe trazer prejuízo nenhum, e se você não vai sofrer sanção, nem mesmo uma reprovação?

Porque nós nos sentimos bem seguindo princípios que a sociedade valoriza. Simples assim. Não é racional, assim como gostar de chocolate também não é.

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:18:13 »
se quiserem funcionar como sociedade, sem se auto-destruírem, precisam de regras de convivência, tipo "Não matar" ou "Não roubar". Essas regras só se aplicam ao "nós", não aos "outros".
É basicamente isso: faz sentido não matar, porque, além da possível punição, é conveniente pro sujeito que a sociedade seja segura. Isso não vale pra o exemplo da sonegação, porque o sujeito sonegando ou não, colando ou não na prova, esse ato isolado não traz consequências maléficas pra ele.

Offline Do Contra

• Nível 05
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:20:22 »
Porque nós nos sentimos bem seguindo princípios que a sociedade valoriza. Simples assim. Não é racional, assim como gostar de chocolate também não é.

Beeeeem subjetiva uma moralidade baseada nessas premissas, concorda?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:21:50 »
Só digo que não faz sentido ser moral, quando ninguém tá vendo. "honestidade" é uma convenção. O que faz o sujeito ateu segui-la?
Talvez porque, à medida em que você evolui como pessoa, cada vez se preocupe mais em não prejudicar os outros. Ainda que ninguém fique sabendo que foi você que prejudicou alguma pessoa.

Talvez porque, utilitariamente falando, você perceba que, ao prejudicar outra pessoa, sem que ninguém saiba que foi você, você estará dando um mau exemplo, indiretamente, e incentivando outros a fazer o mesmo. E isto, mais cedo ou mais tarde, vai se voltar contra você.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #22 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:22:33 »

Se puderes indicar, agradeceria.

Tem discussão que toca nisso aqui, aqui e aqui entre
outros espalhados por aí sob os mais variados títulos. Só usei a busca para "se deus" como título de tópico.

Online Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:23:51 »

Beeeeem subjetiva uma moralidade baseada nessas premissas, concorda?

Concordo.

Os ateus nem defendem uma moral única e absoluta mesmo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:25:42 »
E o que isso tem a ver com a discussão?

Os leões não são a questão e sim que a natureza produz meios para que suas criações funcionem(entre as quais, os leões) sem que se cogite um pressuposto moral disso.

« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 16:27:47 por sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!