eu já havia dito que ninguém pode ganhar do PT no jogo sujo. Eles simplesmente não sabem fazer o mesmo tipo de marketing que o PT faz.
O que mais me impressiona é ver o que os militantes são capazes de fazer a mando da cúpula.
Se o PSDB perder essa eleição, a próxima tentativa de tirar a petralhada do poder, com alguma chance de sucesso, será em 2026.
O PT ficará no poder durante duas ou três gerações.
A exemplo do PRI mexicano os "companheiros" governarão durante décadas usando em seu benefício a corrupção, o populismo, o assistencialismo, a fraca politização da população e as muitas fragilidades da jovem democracia brasileira.
A morte de Eduardo Campos aliada à indisfarçável mediocridade de Dilma Roussef, baralharam os dados desta vez e proporcionaram uma inesperada chance de derrotar a seita que há mais de uma década domina o Brasil.
Mas bastou o PT se assustar, para acelerar e colocar no terreno toda a sua máquina e assim inverter tendências pontuais de derrota. Esmagaram a Marina no primeiro turno e, agora com o Lula a todo o vapor, vão aos poucos consolidando a provável vitória final. Se a coisa apertar muito até Domingo, não é de descartar inclusive alguma manobra de bastidores. O Lula sabe que há muito em jogo.
Mas não se iludam. Não voltarão a cometer o mesmo erro de casting. O PT tem gente mais preparada e articulada que Dilma Roussef e nas próximas eleições assistiremos, caso tenha saúde para isso, o regresso triunfal do Lula ao Planalto. Se não tiver, não voltarão a colocar em causa o seu projeto de poder escolhendo alguém tão fraco como a atual "Presidenta".
A oposição deixou escapar uma oportunidade única. Tão cedo o Brasil não terá outra chance.