Pior do que o PT vencer é constatar que a vitória foi construída com mentiras e falta de propostas. É um sentimento de frustração enorme.
Para os foristas que gostam de dizer que todos os partidos são iguais, observem o jogo sujo do PT, a devoção dos militantes em espalhar boatos que eles mesmos sabem ser falsos, o desdém com a corrupção.
Se o PSDB fosse igual ao PT, estaríamos no quinto mandato deles.
Acho que a diferença é mais de grau do que outra coisa.
Boataria tem vinda de ambos os lados, corrupção também. Se bobear em alguns casos são comparsas.
Acho que a maior diferença talvez seria a parte ideológica. Enquanto o eleitor do PSDB/não-PT provavelmente na maior parte do tempo vê a corrupção simplesmente como indesejável, imoral (exceto para uns que considerariam válida para enfraquecer o PT), aceitando-a como algo que precisa ser eliminado (se não negá-la como possibilidade, por ingenuidade, por vê-los como salvadores do país contra o PT*), no PT ela parece ser mais aceita como meio válido para o bem verdadeiro. É "trapacear um sistema que foi criado para manter o status quo", uma racionaliação na linha "Robin Hood", de "ladrão que rouba ladrão". Acho que só isso explica o que se vê.
Ah, se passei a impressão que o PSDB em si seria 100% honesto ao se promover, foi acidental. Apenas acho que não vai ter tanto a mesma racionalização por trás, talvez. Uma desonestidade mais sincera, por assim dizer.
* e daí surge até a similaridade com a parte ideológica e a aceitação de mentiras para promover o partido.