"Marina vai tirar a comida de sua mesa para dar para os banqueiros".
"PSDB vai acabar com a bolsa família".
Você acredita mesmo que essa campanha foi honesta?
Não, eu mesmo reclamei dos dois lados hoje aqui no fórum, ou você não leu?
Não, não li tudo que foi postado, até agora vi muito mais comemoração de uma vitória apertada, provavelmente vencida graças ao jogo sujo.
Duvido que vá ver qualquer manifestação mais signficativa contrária a isso, partindo dos petistas. Continuarão a idolatrar Lula e aceitar o qualquer sordidez vinda do PT. O máximo de manifestação contrária serão trivializações individuais, se valendo, como sempre, de "mas eles também". Talvez alguns "acordem" para o PT deixem de votar no partido ou até saiam do partido, se forem políticos. Nesse caso, se tornam párias, como ocorreu outras vezes, inclusive com uma das vítimas dessa propaganda atual.
Então, agora eu te pergunto, não houve jogo sujo do outro lado? Porque eu afirmo que houve jogo sujo do PT nessa eleição, e posso dizer isso com certa autoridade, porque sempre defendi o partido. Então a votação que o PSDB teve não se deve em parte ao mesmo jogo sujo, a mentiras e crendices que inventaram em relação ao PT, ou você também acredita no duplipensar da venuelização, cubanização, bolsa voto, comunismo, etc?
Eu não vi propaganda do PSDB, para dizer a verdade. Seria interessante se postar exemplos aqui.
Mas a princípio não vejo nada errado com a menção dos riscos de venezuelização, dependendo do que é compreendido por isso (até pouco tempo atrás talvez fosse algo que pudesse ser defendido por petistas, inclusive, como algo positivo, não?), e bolsa-voto -- os propagandistas que ouvi em carro de som colocavam dentre os argumentos pró-PT o risco de perder a bolsa-família, além de medos de privatizações. Houve também aquela acusação (com gravação de áudio) sobre o governo estar ligando para os recipientes e fazendo essa ameaça diretamente, em algum estado do Sul, usando aparelhamento do estado para fazer a propaganda de partido mais podre da história. Novamente, fazendo exatamente o que Lula criticava naquele clássico discurso, ainda contando com o aparelho do estado.
Reforço o pedido do Lorentz, sobre exemplos de propaganda do PSDB que seja consideravelmente análoga. Em especial a oficial, mas também a extra oficial. O mais grave que ouvi falar é o racismo anti-nordestino (que, como o Barata colocou, inclusive motivou alguns que iriam votar no PSDB a votarem no PT -- o contrário eu não ouvi falar), que não chegou a ser explorado abertamente pelo partido como o PT faz com "pobres vs ricos", "nós e eles", se aproveitando do fato de que, estando "do lado dos pobres", esse ódio se torna próximo de politicamente correto, aceitável. (Eu gostaria de ter visto os "argumentos" anti-nordestinos serem mais diretamente rechaçados pelo PSDB/Aécio. Não fazerem passa a impressão de que estão numa "saia justa" e não querem perder esses eleitores).
Eu provavelmente ainda não votaria em um PT que não fizesse esse tipo de coisa (talvez nem na oposição), que não negasse a origem da bolsa-família em programas do PSDB, por exemplo (algo negado inclusive pela própria documentação do programa), mas não ficaria tão perplexo com haver gente que se considera honesta e que votasse. As coisas ocorrendo nos bastidores do poder até são mais compreensíveis de se racionalizar, de se achar que são santos, não sabiam de nada, etc. Mas com episódios como esse, a impressão que passa é que os petistas simplesmente intimamente aprovam a corrupção.
Não duvido que hajam podres também na campanha do PSDB. Apenas não me "atingem" tanto, nesse nível de repulsa moral, porque é o último partido em que fui votar, havendo menos identificação. O PT havia sido o primeiro, e hoje me envergonho tremendamente disso.