Somália é o local perefeito para a politica liberal, estado fraco, sem impostos, sem leis, sem polícia, totalmente livre e sem regulamentações, esta aberto e livre para receber quem quiser investir por lá, sem estado pra atrapalhar, enfim, o paraíso que vai salvar o mundo.
Aqui é onde está o erro. É evidente que o liberalismo clássico não foi implantado em nenhum lugar do planeta, até porque é tão bom que esvaziaria as igrejas pois, esse sim, seria o paraíso na terra.
Mas políticas liberais, de baixíssimo intervencionismo e até estado mínimo existem e podem ser encontrados nos países da primeira faixa do índice de liberdade econômica. quem não gostaria de ver o Brasil próximo de um daqueles países?
Acho que você não leu as propostas do Novo. Se você o fizer verá que o que se propõe não só é plausível e possível como é o essencial do liberalismo. Uma utopia só é utopia quando é perseguida. Não é o que o partido deseja. Ao contrário, o partido propõe justamente caminhar em direção à liberdade com medidas simples e eficientes.
Infelizmente o desconhecimento sobre esses temas e a generalização dos fatos reduzem o assunto a esses espantalhos e demais falácias. Do jeito que você coloca não temos opções, já que é você que só observa os extremos.
Você falou em meio termo. Acesse o site do partido e veja se se trata de uma utopia ou radicalismo!
É o começo de um projeto que levará anos. Mas sem o primeiro passo, não se sai do lugar.
Sugestões de leitura:
Como o assistencialismo corrompeu a SuéciaO mito do assistencialismo escandinavo reexaminadoSe alguém for ler, o que eu gostaria de frisar nos textos são as informações adjacentes que revelam muito como se pratica o liberalismo na Escandinávia.
Saudações