eu não vejo sensatez em 95% dos petistas, quer sejam do governo ou partidário, se tivessem sensatez não seriam petistas. Mas sempre há esperança que eles possam entender que quebrar o país não é bom para se manter no poder.
E se não me engano, bolchevique quer dizer linha majoritária, que é uma corrente do PT onde está por exemplo (ou esteve) o Dirceu.
Isso mesmo. A tradução literal é essa.
Mas quando me refiro aos
bolcheviques estou fazendo referência ao radicalismo revolucionário que essa ala do Partido Comunista tinha. Além da prática, muito bem personificada em Stalin, de expulsar opositores, perseguir, exilar e matar desafetos e, no caso extremo, matar até os amigos fundadores, como fez Stalin com seu querido amigo Trotsky.
Ou seja, ao adjetivar os partidários do PT de
bolcheviques, estou literalmente fazendo alusão à essa postura beligerante, hipócrita, de duplipensar, guerrilheira, autoritária, totalitarista, de ideologia revolucionária (armada), traidora e homicida que bem caracterizavam os
bolcheviques. Sei que nem todos os petistas possuem todas essas características, mas o partido em si é pautado por elas e, inevitavelmente, alguns terão poucas dessas, e outros todas essas, características.
Saudações