Se o critério usado for o de discriminação estatística a partir de fatores sócio-econômicos, Thomas Sowell já demonstrou em seus estudos que ele é extremamente falho.
Eu fico um pouco com um pé atrás com as coisas dele depois de tê-lo visto citar sem o menor senso crítico alguém como Limbaugh ou Inhofe contra o aquecimento global.
No entanto, os negros que pegam estas vagas, são aqueles negros que tiveram educação de qualidade e/ou que teriam condições ou de passarem numa federal por conta própria (competindo de igual para igual no sistema de seleção tradicional), ou teriam condições de pagarem pelos seus estudos. Mas pelo fato de ter surgido uma oportunidade mais fácil, eles embarcam nela. Logo, aqueles que realmente precisariam das cotas, acabam ficando de fora, e os poucos que conseguirem passarem, acabam não conseguindo se formarem, devido a sua dificuldade de acompanhar o alto nível universitário, tudo isso graças a educação inferior que receberam durante toda sua vida na rede pública. Neste ponto, discriminação estatística é inviável.
Também sou desconfiado das estatísticas oficiais, mas acho que já foi dito que isso não se reproduziu no Brasil, nas cotas para faculdade.
Existem controvérsias, algumas fontes (com estreita relação com movimentos de minoria racial e com o atual governo) apresentam dados de que os cotistas estão tendo um bom desempenho
1, enquanto outras fontes (com estreita relação com a oposição) apresentam dados que contradizem esta informação
2.
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1 Cf.
"Desempenho do cotista é superior ao do não-cotista"2 Cf.
Cotistas têm desempenho inferior entre universitáriosÉ possível, simplesmente por sorte, que a maior parte dos cotistas simplesmente fosse suficientemente capacitada (tendo ou não tido melhores condições anteriores do que o resto do grupo que justifica o benefício da cota)
Ou seja, este tipo de cotista teria condições de adentrar na universidade por meios "normais", dispensando a necessidade da cota. Mas quando ele entra através do sistema de cotas, ele tira a vaga daquele que não teria condições de ingressar na universidade por meios "normais", para qual então a cota havia sido direcionada. Se as cotas não estão ajudando aqueles para a qual elas foram direcionadas, então ela é inútil.
Se o critério for cultural, ou seja, promover o convívio maior entre negros e brancos e ambiente acadêmico, criando uma nova imagem para o povo negro, e a perda do preconceito através do convívio mútuo. Falha mais uma vez, e por vários motivos:
Eu simplesmente não acredito na sinceridade de um motivo como esse exposto, e acho difícil acreditar que alguém acredite. É só uma tentatíva pífia de maquiar o populismo de forma mais atraente, para engrossar os pontos positivos da noção mais míope de estar se "promovendo a igualdade racial", e depois poder se vangloriar de "N mais negros nas universidades", "enquanto antes, o lugar do negro não era na universidade".
Segundo o filósofo Paulo Ghiraldelli, é este o objetivo da implementação do sistema de cotas raciais no Brasil.
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1 Cf.
Explicando as Cotas Étnicas - Filósofo Paulo GhiraldelliSegundo, se de fato o objetivo é acabar com o preconceito, o melhor caminho é fazer isso na infância
Eu acho que de qualquer forma mais negros em posições/profissões de prestígio tem um efeito sobre o desenvolvimento de estereótipos na infância. Se existem no mundo pequenas localidades onde os negros estão em posições mais ou menos iguais às dos brancos, não devem se reproduzir os efeitos de alguns testes psicológicos em crianças que classificam mais como "brancos" os fenótipos intermediários vestidos de terno, e de "negros", os vestidos como operário.
Segundo o Paulo Ghiraldelli, além do convívio mutuo, atacar os esteriótipos também é parte do objetivo do sistema de cotas, ambos visando a redução do preconceito racial.
1A questão é que, se negros de forma geral recebessem educação básica de qualidade (desde crianças), mais negros passariam no vestibular, e mais negros se formariam em universidades federais, e por consequência, mais negros chegariam a ocupar cargos profissionais antes destinados somente a elite branca, e isso, de forma mais eficiente, eliminaria esteriótipos.
Por isso eu sugeri, que um sistema de cotas para negros pobres no ensino básico de alto nível surtiria muito mais efeito do que o atual sistema de cotas em universidades.
Mas deixei a observação de que o ideal mesmo seria ensino público básico de qualidade para todos.
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1 Cf.
Explicando as Cotas Étnicas - Filósofo Paulo Ghiraldellihttp://www.sciencedaily.com/releases/2011/09/110926173121.htm
Achava que era algo que se observou em crianças, mas acho que foram adultos. Deve de qualquer maneira começar na infância.
Provavelmente começa na infância, por isso acho que o foco deveria ser na base, e não no topo, como funciona o atual sistema de cotas.
De qualquer forma, para essas coisas de imagem influenciando estereótipos e expectativas, acho que programas/políticas de "imagem" mesmo seriam muito melhores. Acho que já se falou de "cotas para atores", que eu acho que seria mais efetivo nesse sentido (se os papéis não forem também estereotipados), e também poderia haver alguma campanha de imagem contra o bad-boyzismo/gangstazismo.
Também acho que seria eficiente, mas este tipo de mudança deveria ser democrática (através de acordos mútuos entre as partes envolvidas (grupos contrários ao esteriótipo atual dos negros retratado na mídia, e os grupos que supostamente estariam a reforçar ainda mais este esteriótipo) através do debate democrático), não imposta, como minorias políticas (que condenam a representação cinematográfica estereotipada atual dos negros) geralmente tentam fazer, tentando censurar, proibir e condenar aqueles responsáveis pela produção cinematográfica que fortalece estes esteriótipos.
1, 2, 3______________
1 Cf.
"Sexo e as Negas" recebe denúncias de racismo e TV Globo é autuada2 Cf.
Devassa pode ser multada em R$ 6 milhões por propaganda abusiva3 Cf.
Crepúsculo é processado por perversão sexual e racismo.