Autor Tópico: A "meritocracia" do garotão de praia Aécio Neves  (Lida 19404 vezes)

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
A "meritocracia" do garotão de praia Aécio Neves
« Online: 16 de Dezembro de 2014, 02:18:47 »
É triste ver um candidato à presidência, neto de Tancredo Neves, que, aos 17 anos, foi nomeado a Secretário do Gabinete Parlamentar, e aos 25, assumiu o cargo de diretor da Caixa Econômica Federal, ter algo a dizer sobre meritocracia. Aécio é o arquétipo perfeito do liberal ou libertário, pois este, assim como o ex-candidato, ignora totalmente as consequências sociais e o cenário em que o povo vive. Então, questiono: com que razão ousa Aécio falar de meritocracia; pois, não há maior absurdo que acreditar que um jovem de classe baixa tenha a mesma oportunidade e garantia de sucesso financeiro que teve o então herdeiro de todo o espólio de Tancredo Neves.

É intrínseco que, porquanto almejamos igualdade, devemos, por razões óbvias, desprezar a recompensa por mérito – porque assim é fundamentada a sociedade. Ora, com que virtude falam de igualdade porquanto prezam pela meritocracia? A primeira é uma ilusão, um desejo, um wishful thinking. A segunda é uma realidade hipócrita e discriminadora que persuade o povo a acreditar que quem está no topo é porque fez por merecer, e quem está por debaixo da pirâmide social, desabrigado ou vivendo de favor, dentro de caixas de papelão ou ao redor de viadutos, é porque não "lutou", não agarrou todas as possibilidades, não teve ambição, não teve "garra".

Há alguns anos atrás, enquanto moço, conheci uma organização privada dedicada à formar libertários por meio de palestras e livros tendenciosos; mas que, para uma mente jovem e inocente, soavam como uma perfeita oportunidade de fazer do mundo um lugar melhor. Ledo engano! Afinal, foi negligência não questionar a verdadeira intenção das organizações privadas ao gastarem verba com estudantes apenas para educar sobre liberdade individual. "Estudantes pela liberdade" parece lindo, mas é só um pretexto para difundir o pensamento liberal ao defender o livre comércio. No Brasil, a maior parte dos liberais são empresários que estão dispostos a tudo para alcançar seus objetivos e difundir seu pensamento, que, convenhamos, só favorece aos próprios empresários. A mão invisível de Smith foi até mesmo levada para o campo social, defendendo-se, desta forma, a ideia de que o Estado não deve interferir na vida privada das pessoas, o que, de fato, já constitui uma negligência por ignorar as consequências sociais.

Portanto, não nos deixemos levar pelo discurso dos sofistas liberais, que além de não terem compromisso nenhum senão com o capital, tendem a enxergar números onde existem pessoas.

http://oantilibertario.blogspot.com.br/2014/12/meritocracia-ou-igualidade.html

(...)as coisas, poderiam ter sido colocadas em seus devidos lugares com uma simples pergunta de Dilma Rousseff a Aécio Neves:

Candidato Aécio. O senhor falou diversas vezes em meritocracia. Isso quer dizer que os cargos públicos devem ser ocupados por mérito e aliás nunca se fez tanto concurso público no Brasil. Mas, como o senhor repete isso o tempo todo, eu queria fazer uma pergunta. O senhor podia me informar se foi por mérito que o então presidente Sarney nomeou o senhor aos 25 anos diretor da Caixa Econômica Federal. Era por mérito que o senhor foi assessor da Câmara desde  quando vivia naquela vida de garotão no Rio de Janeiro?

http://tijolaco.com.br/blog/?p=22105

Aécio e o avô Tancredo Neves

Aécio curtindo a praia

Aécio e namorada

Aécio tem a meritocracia como bandeira de governo
http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-tem-meritocracia-como-bandeira-de-governo-13212757#ixzz3M1zOu1GN

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:A "meritocracia" do garotão de praia Aécio Neves
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2014, 07:21:16 »
Caramba, o Aécio vai na praia e namora?????? Maldito, por que eu não votei na Dilma??  :chorao:

"Deus prefere os ateus"

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2014, 07:44:44 »
Caramba, o Aécio vai na praia e namora?????? Maldito, por que eu não votei na Dilma??  :chorao:

Outra tentativa de ridicularizar opiniões alheias desviando do assunto?

Você ao menos entende o que é meritocracia?

Eu questionei a falsa meritocracia do Aécio. As imagens só serviram para ilustrar que ele não tem mérito algum, afinal, leva vida de playboy desde jovem.

Não há nada de errado em ir a praia e namorar, mas você não imagina o Obama se comportamento da maneira que se comporta o Aécio, não é? Não dá pra levar a sério um presidente que fala de meritocracia e leva uma vida boêmia.

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 07:54:26 por Rostov »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2014, 08:03:54 »
E qual é a relação entre defender meritocracia e ter uma vida boêmia?

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2014, 08:07:40 »
(...)as coisas, poderiam ter sido colocadas em seus devidos lugares com uma simples pergunta de Dilma Rousseff a Aécio Neves:

Candidato Aécio. O senhor falou diversas vezes em meritocracia. Isso quer dizer que os cargos públicos devem ser ocupados por mérito e aliás nunca se fez tanto concurso público no Brasil. Mas, como o senhor repete isso o tempo todo, eu queria fazer uma pergunta. O senhor podia me informar se foi por mérito que o então presidente Sarney nomeou o senhor aos 25 anos diretor da Caixa Econômica Federal. Era por mérito que o senhor foi assessor da Câmara desde  quando vivia naquela vida de garotão no Rio de Janeiro?
[...]

Eu responderia a pergunta destacada em negrito da seguinte maneira: Desde quando os cargos de presidência de estatais são completados por concurso público?

E resta a seguinte pergunta: O cavalheiro em tela já defendia a meritocracia quando foi conduzido àquele cargo?
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2014, 08:47:43 »
O Rostov deve ser fã de FHC e do Serra, porque eles são bem sérios, quase uns santos.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2014, 08:49:38 »
Não entendi. Meritocracia é um conceito de esquerda e ele é de esquerda. Pra mim faz todo sentido! Onde está a hipocrisia?
Oi, eu sou a Luh!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2014, 09:18:26 »
Não entendi. Meritocracia é um conceito de esquerda e ele é de esquerda. Pra mim faz todo sentido! Onde está a hipocrisia?

Meritocracia é um conceito de esquerda?
Foto USGS

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2014, 09:32:42 »

Sim. É a esquerda tentando entender o liberalismo e falhando. (Porque se entendessem, não seriam esquerdistas.) O libertarianismo não induz a meritocracia em momento algum!

É questionável até que ponto esse tal mérito pessoal sequer exista. Hélio Schwartsman, na Folha, apontou o fatinho que ninguém gosta de lembrar: o esforço pessoal, o suor, a capacidade de trabalho, a inteligência; todos dependem de variáveis que estão fora da escolha pessoal – do mérito, portanto – do indivíduo. Essa esfera do que é só meu, do mérito próprio distinto das circunstâncias do ambiente e da história, simplesmente não existe; ao menos não da forma simplória que se vende.

E existindo ou não, será verdade que o mercado premia justamente o mérito? Se for, caro liberal, então você está obrigado a defender que Gugu Liberato tem mais mérito do que um professor. Nada contra o Gugu, mas ele não é meu exemplo ideal de disciplina, dedicação e trabalho duro. E mesmo assim o mercado o recompensa muito bem. Do outro lado, milhões de trabalhadores labutam dia e noite, e outros milhões de desempregados procuram o que fazer, e continuam pobres. Ainda falta esforço? São preguiçosos, burros talvez?

Nada disso. E você já sacou a resposta: o que determina a remuneração no mercado não é o mérito, não é a virtude, não é o esforço ou a dedicação. É apenas a criação de valor; o valor que aquela pessoa consegue adicionar à vida dos demais. Não importa se é por esforço, inteligência, sorte, talento natural, herança; quanto mais imprescindível ela for aos outros, mais os outros estarão dispostos a servi-la.

Falar em meritocracia é assumir que um buraco, cavado durante dez anos, tem muito valor para o mercado e é mérito de seu cavador.
Oi, eu sou a Luh!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2014, 09:52:01 »
Meritocracia seria colocar o Mantega na presidência da PTbrás.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:18:36 »

[...]

Eu responderia a pergunta destacada em negrito da seguinte maneira: Desde quando os cargos de presidência de estatais são completados por concurso público?

E resta a seguinte pergunta: O cavalheiro em tela já defendia a meritocracia quando foi conduzido àquele cargo?

Não entendi a pergunta. Em nenhum momento o autor do texto disse que cargos de comissão são completados por concurso público.

Quanto a segunda pergunta: ou você não captou a essẽncia "do bagulho", ou está sendo um chato como sempre.

Se Aécio tem a meritocracia como bandeira do seu governo, é de se esperar que ele tenha tido sucesso profissional devido ao seu mérito. Certo? Agora eu questiono, em que situações, Aécio Neves, lutou para chegar onde está?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:27:40 »
Se Aécio tem a meritocracia como bandeira do seu governo, é de se esperar que ele tenha tido sucesso profissional devido ao seu mérito. Certo? Agora eu questiono, em que situações, Aécio Neves, lutou para chegar onde está?

Você está insinuando que Aécio só é um político bem sucedido e bem articulado devido a seu avô, que o auxilia até nos dias atuais?!
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:28:38 »
Aliás, o que é um político que "lutou" para chegar onde está? Pode citar um exemplo?

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:29:58 »
O Rostov deve ser fã de FHC e do Serra, porque eles são bem sérios, quase uns santos.

Não levo nenhum dos dois a sério.

Você está insinuando que Aécio só é um político bem sucedido e bem articulado devido a seu avô, que o auxilia até nos dias atuais?!

Lorentz captou a essência do "bagulho".

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:31:36 »

Não levo nenhum dos dois a sério.

Lorentz captou a essência do "bagulho".

O avô dele já morreu. Faz tempo. Desculpe.

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:34:53 »
Aliás, o que é um político que "lutou" para chegar onde está? Pode citar um exemplo?

Como eu já disse antes. Aécio viveu debaixo das asas do avô desde pequeno. Não precisou estudar para concurso público. Foi nomeado a Secretário de Gabinete Parlamentar aos 17 anos. Diretor da Caixa Econômica aos 25. E vocẽ vem me dizer que Aécio tem mérito? Se não fosse o avô, ele não seria o que é hoje.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:36:58 »

Como eu já disse antes. Aécio viveu debaixo das asas do avô desde pequeno. Não precisou estudar para concurso público. Foi nomeado a Secretário de Gabinete Parlamentar aos 17 anos. Diretor da Caixa Econômica aos 25. E vocẽ vem me dizer que Aécio tem mérito? Se não fosse o avô, ele não seria o que é hoje.

Temos mineiros aqui no forum que aprova a gestão dele em Minas. Ele me parece ter sido um excelente governador, apesar de ter deixado a desejar como senador.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:38:54 »
E seguindo a sua lógica, não teria como acreditar na defesa à democracia pela Dilma porque ela ingressou na política lutando pelo comunismo. FHC era marxista, então a democracia que ele ajudou a fundar no país foi uma farsa. Afinal, o que vale é o passado do político, e não seus feitos, pelo que entendi.

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:43:43 »

Sim. É a esquerda tentando entender o liberalismo e falhando. (Porque se entendessem, não seriam esquerdistas.) O libertarianismo não induz a meritocracia em momento algum!

É questionável até que ponto esse tal mérito pessoal sequer exista. Hélio Schwartsman, na Folha, apontou o fatinho que ninguém gosta de lembrar: o esforço pessoal, o suor, a capacidade de trabalho, a inteligência; todos dependem de variáveis que estão fora da escolha pessoal – do mérito, portanto – do indivíduo. Essa esfera do que é só meu, do mérito próprio distinto das circunstâncias do ambiente e da história, simplesmente não existe; ao menos não da forma simplória que se vende.

E existindo ou não, será verdade que o mercado premia justamente o mérito? Se for, caro liberal, então você está obrigado a defender que Gugu Liberato tem mais mérito do que um professor. Nada contra o Gugu, mas ele não é meu exemplo ideal de disciplina, dedicação e trabalho duro. E mesmo assim o mercado o recompensa muito bem. Do outro lado, milhões de trabalhadores labutam dia e noite, e outros milhões de desempregados procuram o que fazer, e continuam pobres. Ainda falta esforço? São preguiçosos, burros talvez?

Nada disso. E você já sacou a resposta: o que determina a remuneração no mercado não é o mérito, não é a virtude, não é o esforço ou a dedicação. É apenas a criação de valor; o valor que aquela pessoa consegue adicionar à vida dos demais. Não importa se é por esforço, inteligência, sorte, talento natural, herança; quanto mais imprescindível ela for aos outros, mais os outros estarão dispostos a servi-la.

Falar em meritocracia é assumir que um buraco, cavado durante dez anos, tem muito valor para o mercado e é mérito de seu cavador.

Lou, acho que você inverteu as coisas. Libertarianismo defende livre comércio e liberdade individual. Porém, a liberdade individual libertarianista é baseada numa teoria muito simplista e fraca; o princípio de não-agressão (PNA). Na lógica libertário, tudo é possível desde que não agrida propriedade alheia, mas há uma infinidade de "furadas" nessa teoria. Veja:

(...)eu quero apresentar seis razões para libertários rejeitarem o PNA. Nenhuma delas é original minha. Cada uma delas é logicamente independente das outras. Tomadas em conjunto, eu acho, elas compõem um argumento bem forte.

1. Proíbe toda poluição – como eu notei no meu último post, o próprio Rothbard reconheceu que a poluição industrial viola o PNA e portanto deve ser proibida. Mas Rothbard não percebeu todas as implicações do seu princípio. Não só poluição industrial mas a poluição pessoal produzida ao dirigir um carro, queimar madeira na própria lareira, fumar, etc. tudo isso viola o PNA. O PNA implica que todas essas atividades devem ser proibidas, não importa o quão benéficas elas possam ser em outros aspectos, e não importa quão essenciais elas sejam para nossa vida diária no mundo industrializado moderno. E isso é muito implausível.

2. Proíbe prejuízos pequenos que podem trazer benefícios grandes – O PNA proíbe toda poluição, porque a sua proibição da agressão é absoluta. Nenhuma agressão, não importa o quão pequena, é moralmente permissível. E nenhuma quantidade de benefícios compensatórios pode mudar esse fato. Mas suponha, pegando um exemplo de Hume, que eu possa impedir a destruição do mundo inteiro se eu arranhar levemente o seu dedo? Ou, para usar um exemplo mais plausível, suponha que, ao impor um pequeno imposto a bilionários, eu possa dar vacinas de graça que vão salvar a vida de dezenas de milhares de crianças desesperadamente pobres? Mesmo se concedermos que impostos são uma forma de agressão, e que em geral a agressão é errada, é realmente tão óbvio que a agressão relativamente pequena envolvida nesses exemplos é errada, considerando os benefícios enormes que ela produziria?

3. Atitude tudo-ou-nada em relação a risco –  O PNA claramente implica que eu não posso atirar na sua cabeça. Mas, usando um exemplo de David Friedman, e se eu meramente arriscar atirar na sua cabeça colocando uma bala em um revólver de seis balas, girando o cilindro, mirando na sua cabeça, e apertando o gatilho? E se não for uma bala, mas cinco? Naturalmente, quase tudo que fazemos impõe algum risco a pessoas inocentes. Corremos esse risco quando dirigimos na estrada (e se sofrermos um ataque cardíaco ou ficarmos distraídos), ou quando pilotamos aviões sobre áreas densamente povoadas. A maior parte de nós acredita que alguns desses riscos são justificáveis, enquanto que outros não são, e que a diferença entre eles está relacionada com a extensão e probabilidade do dano envolvido, a importância da atividade arriscada, e a disponibilidade e custo de atividades menos arriscadas. Mas considerações como essas não tem nenhum peso na proibição absoluta de agressão do PNA. Esse princípio parece compatível com somente duas regras possíveis: ou todos os riscos são permissíveis (porque eles não são realmente agressão enquanto não resultam em agressão de fato) ou nenhum risco é (porque eles são agressão). E nenhuma dessas regras parece sensata.

4. Nenhuma proibição da fraude –  Libertários geralmente dizem que a violência pode ser usada de forma legítima para impedir ou o uso de força ou fraudes. Mas de acordo com o PNA, o único uso legitimo de força é para prevenir ou castigar a iniciação de violência física por outros. E fraudes não são violência física. Se eu te disser que o quadro que você quer comprar é um Renoir legítimo, e ele não for, eu não cometi uma agressão física contra você. Mas se você comprar o quadro, descobrir que é uma falsificação, e então mandar a polícia (ou sua agência de proteção) para a minha casa para pegar seu dinheiro de volta, então você está me agredindo. Assim, não somente o PNA não resulta em uma proibição de fraudes, ele é totalmente incompatível com essa proibição, já que o próprio uso de força para proibir fraudes consiste em um ato de violência física.

5. Parasita uma teoria de propriedade –  Mesmo se o PNA estiver correto, ele não pode servir como o princípio fundamental da ética libertária, porque seu significado e força normativa são inteiramente dependentes de uma teoria subjacente de propriedade. Suponha que A está andando por um campo vazio, quando B salta dos arbustos e bate na cabeça de A. Certamente parece que B está agredindo A nesse caso. Mas do ponto de vista libertário, isso vai depender inteiramente dos direitos de propriedade relevantes – especificamente, quem é o dono do campo. Se é o campo de B, e A estava atravessando ele sem a permissão de B, então na verdade A é que estava agredindo B. Logo, “agressão”, do ponto de vista libertário, não significa realmente violência física. Significa “violação de direitos de propriedade.” Mas se isso é verdade, então o foco do PNA em “agressão” e “violência” é, no melhor dos caso,s supérfluo, e, no pior deles, equivocado. É a aplicação de direitos de propriedade, e não a proibição da agressão, que seria fundamental ao libertarianismo.

6. Mas e as crianças??? – Uma coisa é dizer que agressão contra outros é errado. Outra coisa bem diferente é dizer que essa é a única coisa errada – ou o único erro que deve ser prevenido ou retificado pelo uso de força. Mas, no seu extremo lógico, como Murray Rothbard considerava, o PNA implica que não há nada de errado em permitir que o seu filho de três anos morra de fome, contanto que você não use força para prevenir ativamente que ele obtenha comida sozinho. Ou, pelo menos, ele implica que seria errado alguém, por exemplo, invadir a sua propriedade para dar um pedaço de pão para a criança que você está deliberadamente matando de fome. Eu acho que isto é uma reductio (redução ao absurdo) bem devastadora da visão de que direitos positivos nunca podem ser garantidos por coerção. O fato de que foi o próprio Rothbard que apresentou essa reductio sem, aparentemente, perceber o absurdo que havia constatado, é de difícil compreensão.

http://mercadopopular.org/2014/06/seis-motivos-para-libertarios-rejeitarem-o-principio-da-naoagressao/

E meritocracia é sim um conceito de direita, não existe competição de mercado no comunismo, logo, não existe recompensação por mérito.

O liberalismo é a própria meritocracia, uma vez que apoia nada mais nada menos que a livre concorrência de mercado. Os EUA é um dos países em que mais se fala em meritocracia.

A lógica americana de meritocracia (e não só americana) é simples: se você é um fracassado, é porque você é um vagabundo. Se você é bem-sucedido, é porque lutou. Basicamente, eles dizem que te dão todas as condições de ser bem-sucedido, mas não entendem que a única coisa que impede a riqueza individual é a própria concorrência.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 10:56:37 por Rostov »

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:48:00 »
E seguindo a sua lógica, não teria como acreditar na defesa à democracia pela Dilma porque ela ingressou na política lutando pelo comunismo. FHC era marxista, então a democracia que ele ajudou a fundar no país foi uma farsa. Afinal, o que vale é o passado do político, e não seus feitos, pelo que entendi.

Lorentz, eu estou falando de mérito. As realizações de Aécio não importam, pois, é dever dele. A questão é: Aécio não precisou de mérito, sempre teve uma vida fácil. Então, o fato dele ter como bandeira a meritocracia (os merecedores no poder) é, de fato, uma hipocrisia. Ou será que ele foi nomeado a Secretário de Gabinete Parlamentar em plena juventude porque mereceu?

A meritocracia surgiu na história justamente para eliminar o sistema de cargos hereditários; pai passa para filho, que passa para neto, que passa para irmão e etc.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 10:51:46 por Rostov »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:58:13 »

Lorentz, eu estou falando de mérito. As realizações de Aécio não importam, pois, é dever dele. A questão é: Aécio não precisou de mérito, sempre teve uma vida fácil. Então, o fato dele ter como bandeira a meritocracia (os merecedores no poder) é, de fato, uma hipocrisia. Ou será que ele foi nomeado a Secretário de Gabinete Parlamentar em plena juventude porque mereceu?

A meritocracia surgiu na história justamente para eliminar o sistema de cargos hereditários; pai passa para filho, que passa para neto, que passa para irmão e etc.

Ele teve o mérito de se eleger como governador e senador. Mesmo que o sobrenome tenha ajudado, ele teve mérito suficiente para angariar a confiança de eleitores para ter milhões de votos. Não foi colocado no governo de Minas nem no senado por decreto do avô, foi democraticamente eleito, mérito dele.

Pelo seu raciocínio a Dilma é hipócrita quando defende a lei, já que ela no passado assaltou bancos.
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:59:44 »

A meritocracia que ele defende é promover funcionários melhores. Ele não pode fazer isso porque foi nomeado por parentesco? Paciência. Ele fez em Minas. Pra mim já é o suficiente.

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2014, 11:12:31 »

Ele teve o mérito de se eleger como governador e senador. Mesmo que o sobrenome tenha ajudado, ele teve mérito suficiente para angariar a confiança de eleitores para ter milhões de votos. Não foi colocado no governo de Minas nem no senado por decreto do avô, foi democraticamente eleito, mérito dele.

Pelo seu raciocínio a Dilma é hipócrita quando defende a lei, já que ela no passado assaltou bancos.

Amigo, o trabalho que ele fez como secretário do Avô, diretor da CEF, governador ou senador não importa. Coloque-me em qualquer um dos cargos e eu farei melhor. Pode ter certeza que não vou perder tempo cheirando pó. A questão é que ele nasceu em berço de ouro, teve uma vida fácil, esteve sempre ao lado de importantes políticos, foi nomeado por parentesco. Isso não é merito de forma alguma. E se ele fez ou não algo em Minas, e eu já ouvi o contrário... ele não fez nada mais do que era de se esperar para alguém que nasceu vinculado à política e teve uma vida fácil.

Aécio acompanhou Tancredo em visitas a países democráticos, estratégia política utilizada para reforçar a transição da democracia no Brasil. Eles estiveram com Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos; François Mitterrand, presidente da França; Sandro Pertini, presidente da Itália; Bettino Craxi, primeiro-ministro da Itália; Rei Juan Carlos da Espanha e o Papa João Paulo II. Ele foi nomeado pelo presidente Tancredo como secretário de Assuntos Especiais da Presidência da República. Com a morte de Tancredo e a posse do vice-presidente José Sarney, Aécio e todos os ministros e assessores nomeados por Tancredo renunciaram, para que o novo presidente pudesse escolher livremente a composição de seu gabinete. Aécio então foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 11:15:48 por Rostov »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2014, 11:27:06 »
Citação de: Rostov
Amigo, o trabalho que ele fez como secretário do Avô, diretor da CEF, governador ou senador não importa.

Por que não?

Coloque-me em qualquer um dos cargos e eu farei melhor.

Se você diz...  ::)

Pode ter certeza que não vou perder tempo cheirando pó

Cheirar pó não leva tanto tempo assim  :hihi:. Além do que, você tem provas disso? Ou só os boatos que rolam na internet? O cara pode até cheirar mesmo, mas até hoje não vi provas a não ser acusações de adversários. E por fim, o cara pode cheirar e ser um bom administrador, uma coisa não impede a outra.

A questão é que ele nasceu em berço de ouro, teve uma vida fácil, esteve sempre ao lado de importantes políticos, foi nomeado por parentesco. Isso não é merito de forma alguma.

Concordo que nada disso seja por mérito. Mas ser eleito para governador e senador tem mérito.

E se ele fez ou não algo em Minas, e eu já ouvi o contrário... ele não fez nada mais do que era de se esperar para alguém que nasceu vinculado à política e teve uma vida fácil.

Ué, quando o cara não faz nada, ele não tem mérito, se faz alguma coisa, é obrigação... desse jeito é difícil mesmo ter mérito em alguma coisa.

"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 16 de Dezembro de 2014, 11:29:18 »

As vezes eu vejo que existem poucos perfis políticos realmente distintos. Há o tradicional "coroné" poderoso geralmente latifundiário e de família influente cujo único intuito é aumentar sua influência e se perpetuar no poder, que geralmente é um notório corrompedor, e que sempre está à caça de um segundo perfil, que é o do político que busca ascensão pessoal rápida, e que é  notoriamente corrompível na maioria dos casos, e um terceiro perfil mais raro de político honrado, que muitas vezes, se não for um "Titã", lamentavelmente pode ser um idiota útil dos dois primeiros perfis.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 11:31:56 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!