O problema da 'superexploração de recursos' somente pode ser solucionado por uma modificação no padrão de consumo destes recursos, diminuindo-o obviamente.
E isso não nega o que eu disse. Apenas complementei que a procura por novas terras é uma opção quando os recursos disponíveis não satisfazem a demanda da população.
Sem dúvida.
E não há nenhum indício de que isto tenha ocorrido alguma vez na história geológica.
Especifique o "isto".
O fizeram por causa do rio Nilo, um rio perene. E isto ocorre por causa das especificidades de sua bacia hidrogeológica.
Sim.
Ele não é algo raro se uma dada cultura ou civilização ocupar uma área muito pequena e ou um nicho ecológico muito restrito. Vide os casos dos moais e dos anasazys.
Citar uma ou duas civilizações que viveram em tais condições não faz destas condições uma não raridade.
As erupções vulcânicas e os abalos sísmicos mostram que há exceções.
E os humanos nunca experimentaram um evento cataclísmico como os que ocorreram no Cambriano, no Permiano, no Jurássico ou no Cretácico.
Não tem como comparar uma coisa com a outra. Estou falando de extração de recursos. São coisas totalmente diferentes.
Depende.
Se por recursos minerais você entender que são apenas os minérios, concordo em certa medida. Mas, em Geologia Econômica, o conceito de 'recurso mineral' é bem mais amplo, incluindo a água. Assim sendo, os recursos minerais latu sensu são a base da sobrevivência humana.
Então, em sentido amplo, o ser humano necessita de TODOS os minerais para sua sobrevivência?
Como por exemplo...
Não faz sentido o que você perguntou.
El Elyon falou da impossiblidade de mover determinados bens, tal como residências (...)
Se tivesse lido com atenção, não faria essa pergunta.
Se você estiver pensando em termos de deslocamento horizontal. Possivelmente o que o forista El Elyon quis expressar é que a localização de um recurso pode até ser conhecida mas a explotação dele pode ser economicamente inviável.
Sim, ele disse isso. E também exemplificou no contexto da distancia entre uma comunidade e sua fonte de recursos.
Eu, como resposta, respondi que o transporte de recursos é uma realidade milenar. Com isso, quis dizer que a distancia não é um problema para obtenção de recurso algum.
Egípcios moviam pedras de 3 toneladas para formar pirâmides, e você está preocupado com o transporte de recursos num modo geral.
Não?
Eu não vejo problemas, Geotecton. Vejo soluções.
E que seria...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_de_produ%C3%A7%C3%A3o_primitivoEntão provavelmente este povo viveria possivelmente isolado e em condições que remetem ao Neolítico, ou seja, pouca ou nenhuma troca de produtos com outros povos e uso de pouca tecnologia.
E isto não significa que eles não extraíam recursos demasiados com a intenção de comercializar logo que visualizavam uma oportunidade.
Sim sem dúvida.
Mas hoje dispomos de tecnologias. Comparar a superexploração de recursos do passado com a do presente é perigoso.
Ficou bem claro que o forista El Elyon já havia apresentado ressalvas.
Sim, e até mesmo fiquei contente com a honestidade dele.
Apenas complementei que a civilização Micênica não teve fim por superexploração de recursos.
Em seguida, fiz um comentário sobre a utilização do império romano do ocidente como exemplo.
E mais em seguida, fiz questão de deixar claro que tais civilizações sofriam ameaças constantes de guerras.
Se, por 'comércio', você entender 'troca de produtos e serviços auferindo algum tipo de ganho'.
Sim. Essa é a definição de comércio.

Ele pode ser aplicável em um futuro próximo (digamos, 500 anos)?
Não tenho a capacidade de prever o futuro, mas creio que até lá o ser humano já tenha estabelecido novas formas de se viver e poderemos colocar isso à prova.
Um exemplo disso é o projeto do criador do paypal que visa construir países no oceano cujas leis e regras morais que acompanham a humanidade há séculos não existirão. "Um país totalmente libertário."
Eu espero de coração que todos os meus amiguinhos libertários voem para lá.
Assim não teremos mais briguinhas ideológicas.

O que controlava a demanda era o tamanho da população, que por sua vez dependia de inúmeros fatores, incluindo as taxas de mortalidade e natalidade.
E novamente, vou deixar claro que estamos analisando do ponto de vista de uma comunidade primitiva. Assumindo, então, que se trata de uma região qualquer divida em comunidades. No feudalismo, por exemplo, a luta constante era por minérios e especiarias - o que deu origem ao comércio -, e não recursos essenciais à sobrevivência humana. A caça era farta, a pesca era farta, (...)
Não. A escavação de poços artesianos era uma prática rara porque tais poços ocorrem em condições hidrogeológicas muito mais restritas que os poços ditos 'convencionais'.
E já que dispomos de tecnologias avançadas, isso não será um problema, não é?
Financiamento definitivamente pode ser um problema se os mananciais estiverem muito distantes, se eles estiverem próximos de fontes de poluição e ou se existirem em contextos hidrogeológicos singulares, como os aquíferos do tipo karst.
Se Se Se Se Se Se Se Se Se...
Exceções Exceções Exceções Exceções...
Raridades Raridades Raridades Raridades...
Esse seria um problema tanto para empresas públicas quanto privadas, logo, é irrelevante no contexto.