Também achei o Domiciano ponderado, mas acho que ele está equivocado. Como já disse, a diferença de grau é importantíssima.
Alguns pontos:
1- O PT provavelmente montou o maior esquema de corrupção de um país democrático onde gestores médios roubavam montantes similares ao que era esperado do auto escalão
2- Toda a cúpula do partido, os membros históricos, são comprovadamente bandidos e eram ativistas da corrupção. E a corrupção está ostensivamente incrustada em todo o partido. Talvez apenaa Maluf, a família Sarney, Calheiros e alguns outros possam ser distantemente comparado. Mas talvez salvo os Sarney (proporcionalmente ao tamanho do Maranhão), nenhum deles foi capaz de chegar aos pés do PT.
3- O fator 2 é gerado por uma combinação de mal caráter com ideologia, uma combinação única no PT. Eles têm a ideologia que o partido é mais importante que o estado (dito pelo próprio Dirceu), eles têm uma visão de que eles são os catalisadores de uma mudança histórica, com um posicionamento religioso e portanto seus atos não são cerceados pelo mesmo conjunto de restrições que as pessoas sem esse tipo de ideologia tem. Os fins justificam os meios, e mesmo a militância do PT tem dificuldade em admitir que os roubos foram para enriquecer seus membros e insistem contra todos os fatos em dizer que foram feitos pela governabilidade.
Existem várias provas do caráter religioso petista, basta ver o comportamento dos seus dirigentes e militância e também seus testemunhos em relação a diversos temas.
Então os números falam por si só e era apenas esperado que agissem assim, a lógica não costuma falhar muitas vezes.
Porque apenas eles estão sendo presos? Uma perseguição da justiça, mas só em âmbito federal? Não, várias governos do estado e deputados estaduais brasil a fora estão com a batata assando.
Eles estão sendo acusados e presos porque merecem e a escala que fizeram as coisas tornam os delitos muito mais complexos para serem escondidos.
A gentalha tinha tanta certeza da impunidade que faziam documentos explicitando a regra do roubo!!! Isso só se faz com a certeza de que você tem suporte do mais alto nível da república.
E votar no menos pior, se você reconhece que ele é ruim e não um ente ilibado, não o torna um idiota útil, até porque você mudará seu voto assim que tiver oportunidade, diferentemente dos idiotas úteis (não cito ninguém desse fórum aqui).
Qual a alternativa? Eu ia anular, fui convencido do contrário. Exatamente por isso. Não votar seria apoiar o pior na manutenção de seus cargos.