Vi alguns afirmando que "não há sobrenatural separado do sobrenatural. Como se o natural tivesse incluído no mundo sobrenatural.
E eu em parte concordei que o conceito de sobrenatural foi formulado talvez por pessoas mais ceticas e metodicas que queriam separar fatos de crenças/milagres/poder mistico/magica/etc.
Citei um caso de um rabi que afirmava ser a vida um milagre por extensão o universo. E pra argumentar contra esse tipo de posicionamento eu disse (resuimindo) que isso era uma tática de de validar (sem provas) as crenças de resligiosos. Já que, por essa logica, se é natural não teria como ser refutado.
Algumas pessoas até comparam que a real possibildade de haver aliens ser a mesma que a de haver elfos/fadas e outros seres misticos em geral. Mas eu questiono isso porque mesmo que não haja aliens, há possibilidade real, já que se há vida aqui [nós somos exemplo disso; não dá pra duvidar da nossa existencia ainda de uma forma tão explicita] por que não em outros planetas com ambientes favoraveis ao surgmento e manutenção de algum ecossistema? Observe que falei possibilidade (concreta) e não que há de fato. O que não ocorre com elfos e fadas pois eles usam habilidades magicas que violam as leis da natureza.
Alguém poderia achar os fosseis dum petrodatctilo e dizer que eram de dragão, mas não podem provar só através de fosseis que ele podia soprar fogo de origem magica [não vale aqui o caso tipo o filme Reino de fogo, onde origem do fogo é bioquimica].
E ainda outro ponto: Eu já diferenciava faz muito tempo o conceito de "paranormal" de "sobrenatural" ou "mistico" -- eu associava telepatia/telecinese/etc. sem . Filmes de ficção cientifica exploram muito esse tema e citam como origem mutação genetica, exploração de lados desconhecidos da mente, etc. mas usando argumentos ditos cientificos sem tocar em algum conceito mistico.
Na categoria de pseudociencia: Paranormalidade, Homeopatia, etc. -- coisas que tentam usar de algum argumento cientifico mesmo que erroneo ou apenas teorico (não comprovado na pratica), usa uma logica com mais explicações do que simples "crer pra ver".
Na categoria de sobrenatural: Misticismos, magia, espíritos, etc. -- coisas que não tem nenhum argumento nem cientifico nem pseudo-cientifico, mas simplesmente baseados em crenças (sem explicações ). Mas agora tão querendo usar alguns argumentos pseudo-cientificos como Designer inteligente, etc.
Mas de algum tempo pra cá esses argumentos de que não há sobrenatural que tudo é natural até mesmo deuses, etc. é uma tentiva de embutir a força a religiao con campo dos fatos e da ciencia. E mais agora por causa da fisica quantica que pra muitos violaria as leis da fisica classica -- como fotons poderem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, etc.
E por isso tá sendo usado como justificativa pra crentes que argumentam assim "A ciencia não consegue explicar fisica quantica usando metodos tradicionais assim como não pode explicar fenomenos sobrenaturais sem ter equipamentos e metodos adequados" [lembrando que esse metodos poderia ser fé, encantamentos, poções de alquimia homeopatica, etc.]
No fim das contas o maximo que os religiosos vão conseguir é elevar a crenças sobrenaturais a pseudo-ciencia. Pior que tem muitos cientistas que já fizeram trabalhos reconhecidos ou comprovados mas possuem crenças, podem usar o fato de serem reconhecidos pra base pseudo-cientifica pra suas religioes -- e muitos que se dizem ateus/ceticos que confiam em homens e não em argumentos testados cientificamentes podem ter seu ceticismo abalado. E eu sou meio receioso de que "ciencia oficial" [como alguns chamam aqui] possa ser contaminada com essa ciencia pirateada a ponto das pessoas não saberem em quem confiar ou o que é a verdade e mentira.