Velho, como assim? Se você diz que o Islã é a razão da maior letalidade, eles serão mais letais desde sempre. O Hezbollah não é uma organização religiosa, mas separatista/independente. E renunciar à violência o Hezbollah também fez.
Não concordo com isso. O cristianismo era extremamente letal durante a Idade Média, por exemplo, e hoje não é mais.
Como eu falei, a religião é um dos principais componentes, mas existem outros. Hoje o cristianismo está muito mais controlado ao redor do mundo, e não existe nenhum país soberano que baseie suas legislações em uma interpretação literal da Bíblia. O mesmo não ocorre com o Islamismo, que é a bola da vez, assim como foi com o cristianismo durante boa parte da Idade Média.
Talvez você tenha interpretado o que eu venho dizendo de maneira errada. Eu nunca afirmei que a religião islâmica em si é mais violenta que a religião cristã, por exemplo. Eu conheço a Bíblia. Eu sei o quanto violenta ela pode ser. Quando eu te digo que o terrorismo islâmico hoje é mais perigoso do que o terrorismo cristão, não é porque o Corão é mais violento que a Bíblia, é porque, dados diversos fatores, aconteceu de locais de cultura de maioria islâmica se tornarem propícios para a proliferação de malucos e radicais.
Se todo o resto fosse o mesmo, só que ao invés de uma cultura islâmica, fosse uma cultura cristã, tenho certeza que teríamos os mesmos malucos e radicais querendo destruir o Ocidente, só que cristãos. Como não é o caso, não faz o mínimo sentido ignorar que o terrorismo islâmico é, atualmente, o mais perigoso para o Ocidente. Os países da UE sabem disso. Os EUA sabem disso. É culpa exclusivamente da religião islâmica? Não. Só que, infelizmente, dado diversos fatores, como pobreza, guerras, invasões, teocracias, etc, ela acabou se tornando um componente extremamente importante nessa mistura. Assim como aconteceu com o cristianismo durante a idade média.
Isso não é de maneira nenhuma particular à religião islâmica, e muito menos à ideologia de cunho religioso. Os inventores do terrorismo com dinamite foram os anarquistas russos, que eram tinham grupos exclusivos de suicidas dentro das organizações terroristas, como a Zemlya I Voya. Essas pessoas dentro do grupo eram "escolhidas" porque suas vidas eram dedicadas à causa e não valiam mais do que ela, da mesma maneira que a religião.
E força superior pode ser um deus ou um líder influente. Não dar a mínima pro bem estar de outro não requer divindades, mas só uma pessoa carismática e pessoas procurando uma "causa".
A religião tem tanta parte quanto qualquer doutrinação feita por qualquer grupo. Um líder profético genérico consegue fazer centenas de pessoas tomarem cianeto. Um líder ateu consegue fazer milhões de pessoas serem mortas em campos de trabalhos forçados sem que ninguém se indigne com isso.
Sim, eu concordo. E hoje, nenhuma outra religião, por qualquer motivo que seja, cria tantos terroristas quanto o islamismo. Como falei, pode não ser culpa exclusiva da religião, mas aconteceu de ela acabar sendo um catalisador, independente dos motivos políticos, econômicos, geopolíticos, etc. É por isso que passa bem longe de ser xenofobia quando os Estados Membros da UE os categorizam como a maior ameaça terrorista atual para eles.