Autor Tópico: Atentado em Paris: terrorismo islamita  (Lida 32041 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Atentado em Paris: terrorismo islamita
« Resposta #600 Online: 26 de Janeiro de 2015, 09:05:43 »
Pagão, coloque na cabeça. Se o crime é praticado como forma unica e exclusiva de mandar uma "mensagem", coagir ou aterrorizar grupos, instituições ou Estados, é terrorismo. O crime de terrorismo não tem um fim em si mesmo.

O Anders deixou bem claro que a ação dele era uma mensagem contra a "islamização" da Europa. A intenção dele era "despertar outros" para sua causa.

Na prática, a matança promovida por ele não contribuiu em nada com a "causa" dele, mas foi só um meio de transmitir a mensagem (propagande par le fait).

Mesmo no seu campo de doutrina, o ato do Anders foi terrorismo. Ele não tinha um fim em si mesmo. Matar adolescentes de um partido de esquerda e bombardear a sede de um partido porque ele está (nas palavras do próprio Anders) "letting down Norway and the Norwegian people", permitindo que islamitas ingressem no país não é ir direto ao alvo, não tem um fim em si mesmo, não é o objetivo da "causa" dele, mas uma mera forma de ganhar publicidade, de atrair simpatizantes, como de fato, atraiu.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #601 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:58:32 »
À época, ele citou o Brasil:
“Os resultados são evidentes e se manifestam num alto nível de corrupção, falta de produtividade e um eterno conflito entre várias ‘culturas’ competindo, enquanto as ‘sub-tribos’ criadas (preto, mulato, mestiço, branco) paralisam qualquer esperança de sequer alcançar o mesmo nível de produtividade e igualdade de, por exemplo, Escandinávia, Alemanha, Coreia do Sul e Japão”
“Um país com culturas que competem entre si se destruirá internamente a longo prazo ou terminará como um país permanentemente disfuncional como o Brasil”.

ultrassionista cristão xenofóbico?
Mas ele agia como nazista e ao mesmo tempo defendia o Sionismo (que tem haver com judeus)?
Não já ouviu falar de sionismo cristão? :D
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 15:22:08 por Jack Carver »
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #602 Online: 26 de Janeiro de 2015, 17:12:38 »

Mas ele agia como nazista e ao mesmo tempo defendia o Sionismo (que tem haver com judeus)?

Mero psicopata sem ideologia definida em estado mental são...,  um espírito transtornado a precisar de internamento em hospital de "malucos"... Procurar "racionalidade" não leva a lado nenhum... um primeiro exame psiquiátrico oficial concluiu que Breivik sofria de "esquizofrenia paranoide", e portanto deveria ser enviado para um hospital psiquiátrico e não para uma prisão... depois julgou-se mais conveniente dá-lo como responsável... para poder ser julgado como terrorista... politicamente mais correto... sem dúvida.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 17:52:07 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #603 Online: 26 de Janeiro de 2015, 18:49:55 »

Sei que tem direita americana (cristã) pró-Israel. Mas esse cara aí parecia mais nazista. E nazistas nao simpatizam com sionismo.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #604 Online: 27 de Janeiro de 2015, 00:02:48 »
Mero psicopata sem ideologia definida em estado mental são...,  um espírito transtornado a precisar de internamento em hospital de "malucos"... Procurar "racionalidade" não leva a lado nenhum... um primeiro exame psiquiátrico oficial concluiu que Breivik sofria de "esquizofrenia paranoide", e portanto deveria ser enviado para um hospital psiquiátrico e não para uma prisão... depois julgou-se mais conveniente dá-lo como responsável... para poder ser julgado como terrorista... politicamente mais correto... sem dúvida.
Eu me lembro disso, talvez vc tenha razão.

Sei que tem direita americana (cristã) pró-Israel. Mas esse cara aí parecia mais nazista. E nazistas nao simpatizam com sionismo.
Apesar de ser um ultranacionalista, ele não é nazista/supremacista. Acho que ele não desperdiçaria a chance de enaltecer o nazismo, com gestos, tatuagens...

Mas para ter certeza eu teria que ler as mais de 1400 páginas do seu manifesto.  :sleepy:
 Resumo:
http://revistaestudospoliticos.com/o-manifesto-de-anders-breivik-por-sabrina-medeiros-e-luize-valente/
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 00:13:34 por Jack Carver »
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #605 Online: 27 de Janeiro de 2015, 00:26:14 »
Bom, comecei a ler as pesquisas do Diego.. mas estou dividindo meu tempo compilando e fazendo os filmes da viagem.. vai demorar um pouco mais.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #606 Online: 27 de Janeiro de 2015, 02:02:39 »
Apesar de ser um ultranacionalista, ele não é nazista/supremacista. Acho que ele não desperdiçaria a chance de enaltecer o nazismo, com gestos, tatuagens...

Mas para ter certeza eu teria que ler as mais de 1400 páginas do seu manifesto.  :sleepy:
 Resumo:
http://revistaestudospoliticos.com/o-manifesto-de-anders-breivik-por-sabrina-medeiros-e-luize-valente

Nem precisa. Tem incoerencia pra tudo. Já vi casos de skinheads negros no Brasil e judeus (ou russos) skinheads em Israel. Ese cara deve ta no mesmo estilo.

Nem precisa. Tem incoerencia pra tudo. Já vi casos de skinheads negros no Brasil e judeus (ou russos) em Israel. Esse cara deve ta no mesmo estilo.

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2015, 00:24:02 por Agnoscetico »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #607 Online: 27 de Janeiro de 2015, 13:35:40 »
Gaucho... não é possível. Ler eu sei que você sabe...

Derzis and other providers argue that local doctors are often unwilling to perform abortions for fear of being attacked or their practices picketed.

Não interessa se há outros motivos legislativos. A razão para estes médicos se recusarem a fazer abortos é serem atacados e mortos por radicais cristãos pró-vida.

Sim, a razão para estes médicos se recusarem a fazerem abortos é o medo de serem atacados por radicais cristãos pró-vida. O problema é que estávamos falando de clínicas fechando por este motivo. Você não me mostrou clínicas fechando por este motivo. Mas tudo bem, close enough.

Maior ameaça à civilização européia? Onde eu disse isso? O que eu estou dizendo esse tempo todo é que muçulmanos radicais são mais perigosos à civilização européia e à civilização em um modo geral do que os radicais de outras religiões. E, de qualquer forma, sim, o islã é mais perigoso do que radicais de esquerda ou radicais separatistas. Explicarei mais abaixo.

Não. Não são.

Sim, são. E eu expliquei depois. Curiosamente, você não rebateu minha explicação.

Mas vejam só, mais uma coisa que eu também argumentei, quando o Jaf mostrou aquela pesquisa que mostrava que mais cristãos/budistas/pastafarianos concordavam em matar gente em nome da religião do que muçulmanos: aqueles podiam se mostrar violentos em pesquisas, mas não levavam essa teoria para a prática como estes, como mostrava a realidade. E não é que isso existe? Olha aí.

E, se formos olhar na página 22 do relatório, veremos que 216 pessoas foram presas em 2013 por terrorismo inspirado por motivos religiosos. E, como foi que você me disse na página passada? "Não é porque foram presos e falharam que são menos radicais", não é? E será que desses 152 ataques praticados na Europa, nenhum foi por motivo religioso porque estes são os que mais preocupam e, consequentemente, os mais bem vigiados? Porque, veja bem, pode não ter acontecido nenhum ataque por motivo religioso em 2013, mas 216 pessoas foram presas por terrorismo inspirado por motivo religioso nesse mesmo ano. Não precisa pensar muito para ver uma relação aí.

Como eu expliquei anteriormente, desde 2003 as medidas foram tomadas contra os islâmicos. Em 2001 a quantidade de mortos do 11 de Setembro gerou pânico em diversos países. Os ataques à Espanha e ao Reino Unido ajudaram.

Então, sim... muito mais islâmicos são presos do que qualquer outro, porque o mero fato de saíram dos seus países já os torna passíveis. Tanto que a média de penas que eles recebem é de 4 anos. A dos terroristas de esquerda? 18.

Então, como assim. Terroristas religiosos são mais perigosos e ainda assim recebem penas menores?

Penas menores pelos mesmos crimes? Não. E você sabe disso. A média deles é menor porque eles são enquadrados em crimes menores, antes de terem a chance de colocarem o plano/ataque em prática. E isso acontece porque eles são mais vigiados, porque são mais perigosos, pois seus ataques, quando bem sucedidos, tem um potencial letal extremamente alto, ao contrário dos atentados de radicalistas separatistas ou esquerdistas, que apesar de terem um índice de ataques altos, raramente causam casualidades. E os Estados da UE entendem isto, e por isso consideram os radicais muçulmanos a maior ameaça terrorista atual para suas sociedades. E tudo isto está no seu relatório, e tudo isto eu já falei na minha última resposta. E tudo isto você resolveu solenemente ignorar, fingindo que estes números não existem e que os Estados da UE está errados e colocando seus cidadão em risco, ignorando ameaças maiores, por pura e simples xenofobia. Assim fica difícil, Jaf.

Mas vamos tentar de novo. Eu sei que você entendeu que "motivação religiosa" é um termo genérico, certo? E que quando colocam "motivação religiosa", não é automaticamente "islã". Afinal, isso meio que seria racismo, certo?

Sim, claro que eu entendo. Vou colocar novamente os trechos do seu relatório, que relata algumas prisões de 2013 motivadas por terrorismo religioso.

[...]as part of an investigation into the recruitment of fighters for al-Qaeda-linked forces in Mali and the Sahel region.[...]

[...]nine individuals were detained in Ceuta (Spain), suspected of belonging to a network dedicated to sending volunteers to Syria, to fight alongside groups including Jabhat al-Nusra (‘support front’) and the Islamic State in Iraq and the Levant (ISIL). The network appears to have had international links to Morocco, Belgium, Turkey and Syria, and to have successfully sent at least 12 young Spanish and Moroccan men to Syria, a number of whom died there in suicide attacks or combat.[...]

[...]In addition, there were a number of arrests and convictions across Europe, including in Belgium, France, Germany, the Netherlands and the UK, in connection to travelling to Syria to participate in the conflict.[...]

[...]Arrests also occurred after individuals returned from Syria. In September 2013, for instance, UK police arrested two
British citizens (of Pakistani origin), suspected of attending a training camp in Syria.[...]

Other arrests, including in France, Italy and Spain, were related to the dissemination of terrorist propaganda and
bomb-making instructions on the Internet, in particular via social media. In June 2013, for example, Italian police arrested a Moroccan male for providing training for terrorist purposes and inciting religious and racial hatred. He was allegedly the main representative for the Sharia movement in Italy and maintained contacts with leading members of the network based in Belgium and the UK. He had gathered information on the Internet on a variety of possible targets in Italy and, reportedly, wanted to join
jihadists fighting in Syria.

Terrorist propaganda by religiously inspired terrorists in 2013 focused on two major topics. Firstly, ‘individual jihad’21
attacks were encouraged in Western countries, including the EU. Secondly, individuals were incited to participate in fighting and support activities outside the EU.

O que você vai me dizer? Que existe um número ao menos igual de terroristas cristãos/hindus/espíritas, mas eles estão sendo ignorados por causa da xenofobia européia em relação ao islã, não é? Por que a grande maioria dos casos envolvendo terrorismo religioso na Europa são praticados por muçulmanos e não por seguidores de outras religiões?

Por que a realidade de que o islã é mais perigoso hoje ao ocidente do que outras religiões te incomoda tanto?

Então eu sei que você leu o relatório inteiro, já que você sabe que lá no finzinho eles explicam que grupos de extrema direita, separatistas e/ou de esquerda TAMBÉM entram no somatório de "motivação religiosa"... :)

Vamos ver o que o relatório fala sobre isso:

The TE-SAT categorises terrorist organisations by their source of motivation. However, many groups have a mixture of motivating ideologies, although usually one ideology or motivation dominates. The choice of categories used in the TE-SAT reflects the current situation in the EU, as reported by Member States. The categories are not necessarily mutually exclusive.

O relatório categoriza as organizações terroristas de acordo com suas fontes de motivação. Entretanto, vários grupos possuem uma mistura de motivações ideológicas, embora geralmente uma ideologia ou motivação seja dominante. As escolhas de categorias usadas no relatório refletem a situação atual na UE, como reportada por seus Estados Membros. As categorias não são necessariamente mutualmente exclusivas.

Como fica claro, "[...]grupos de extrema direita, separatistas e/ou de esquerda TAMBÉM entram no somatório de "motivação religiosa"[...]" não é uma regra. Tudo o que o relatório faz é explicar que, às vezes, um grupo pode ter motivações religiosas E políticas, por exemplo. O relatório ainda explica que, na maioria das vezes, uma das motivações é a dominante.

Portanto, não, Jaf, não. Não é como você quis dar a entender, que grupos separatistas ou de extrema direita/esquerda também sempre entram como "motivação religiosa".

Você não vem conseguindo interpretar os textos em inglês de maneira correta desde que começamos essa discussão. Ou está lendo apressadamente e não conseguindo absorver as coisas.

E eu sei que você leu os outros relatórios. Porque se você realmente tivesse lido os relatórios, teria visto essa tabela...

E essa...

E essa...

Eu li o relatório mais atual, não o de 2009 ou 2010, que foi o que você "linkou" aqui.

E esses gráficos antigos só mostram que o número de atentados terroristas praticados por muçulmanos é menor que os praticados por separatistas e radicais de esquerda ou direita. E isso é um fato que nós já tínhamos estabelecido. O que você se recusa a discutir é o porquê de os Estados da UE ainda assim considerarem o terrorismo islâmico como o mais perigoso. Eu mostrei, usando o seu relatório, que é simples questão de que o terrorismo islâmico tem um potencial de mortalidade imensamente maior que os outros. Eu vou me auto-quotar:

Citação de: Eu
[...]em ataques étnicos-nacionalistas e separatistas, em 2013, apenas 3 membros do PKK morreram (página 28). Por ataques terroristas de extrema esquerda e anarquistas, duas pessoas morreram em 2013, na Grécia (página 34). Por ataques terroristas de extrema direita, uma pessoa morreu (página 38).

Então, apesar de serem em número muito maior do que os atentados em nome do Islã, eles não são nem de perto tão perigosos. Portanto, sim, em se tratando de atentados terroristas, os praticados em nome do Islã ainda são bem mais perigosos que os atentados terroristas separatistas/esquerdistas. Está aí o seu relatório que não me deixa mentir.

De centenas de ataques terroristas envolvendo separatistas e radicais de esquerda e direita, em 2013, apenas 6 pessoas morreram. Precisou de UM ataque terrorista islâmico, em 2015, para matar o que centenas de ataques de direita/esquerda e separatistas não conseguiram em 2013.

Qual a dificuldade de entender isto? Isso não é xenofobia. Isso é um fato. É baseado em fato e realidade que os Estados Membros da UE consideram o terrorismo islâmico como o mais perigoso atualmente. Mesmo em menor número, os atentados terroristas islâmicos tem o potencial de fatalidades muito maior que os outros todos juntos.

Eu insisto, novamente, que você está simplesmente ignorando estes fatos e apontando incansavelmente o dedo para os países da UE e os chamando de xenófobos, afirmando que eles colocam suas populações em risco, ignorando ameaças terroristas vindas de outras religiões, focando-se apenas nos muçulmanos, quando todas tem o mesmo potencial de destruição. Essa simplesmente não é a realidade.

E você notou que contestou um gráfico de 2011 com um relatório de 2013/2014? Esquisito.

Não notei que o seu gráfico era antigo.

E não... não é conspiração. É só a boa e velha xenofobia europeia.

Não, não é. Existem motivos para a preocupação maior com o terrorismo islâmico, conforme eu falei acima. Gritar "Xenofobia!" e encerrar a discussão não é a solução. Os Estados da UE não estão ignorando ameaças de outras religiões e só prendendo muçulmanos. Achar isto é de uma ingenuidade ímpar. Existem razões realistas e muito mais profundas do que apenas xenofobia. Leia o que eu expliquei acima.

O relatório de 2010 deixa isso bem claro:

Similar to previous years, Member States reported that the threat remains real and serious, despite the fact that none of them, with the exception of Italy, had been directly aff ected by an Islamist terrorist attack.

De novo, Jaf. Isso já está batido. Tudo o que isto mostra é que os atentados por terrorismo islâmico, na Europa, não são frequentes. Nós sabemos. E, a esta altura, eu espero que também já tenhamos aprendido o porquê de eles ainda assim serem considerados a maior ameaça. Para ajudar, eu vou dar uma dica: não é xenofobia.

Se ainda assim for muito difícil de achar a resposta, volte a olhar o número de mortos em centenas de ataques terroristas separatistas e radicais de esquerda/direita, em 2013, e o número de mortos em UM ataque terrorista islâmico em 2015. Só posso lhe guiar até aqui, o resto seu coração precisa aceitar.

A tradução disso é: "Só uma parcela mínima de ataques são praticados por islâmicos, mas porra... você já viu como eles se parecem? A gente tem que ter medo!!!!!10001"

Pelo visto seu problema de tradução não é só com o inglês. A tradução mais correta seria: "Só uma parcela mínima de ataques são praticados por islâmicos, mas, porra... você viu como eles matam MUITO mais do que todos os outros ataques terroristas juntos?! A gente tem que ter medo!!!!10001"

Continuo afirmando. Não há, de forma alguma, razão para se atacar uma determinada religião em medidas de contraterrorismo. Ele deve ser combatido com medidas políticas e econômicas.

Como combater, seria outro assunto.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 13:40:29 por Gaúcho »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #608 Online: 27 de Janeiro de 2015, 14:35:47 »
Gaucho,  enquanto o Jaf não responde, só pra te lembrar que você se esqueceu desse bunitinho aqui:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #609 Online: 27 de Janeiro de 2015, 14:59:17 »
Podemos colocar na conta. Um ataque terrorista de um radical de extrema direita que matou quase 80 pessoas em 2011. A média número de ataques / casualidades ainda não muda. Ataques terroristas islâmicos são muito menos frequentes e matam muito mais.

E ninguém fica me lembrando que eu esqueci os quase 200 mortos no atentado de 2004 em Madrid ou os 52 mortos em 2005 em Londres.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #610 Online: 27 de Janeiro de 2015, 15:51:27 »
Podemos colocar na conta. Um ataque terrorista de um radical de extrema direita que matou quase 80 pessoas em 2011. A média número de ataques / casualidades ainda não muda. Ataques terroristas islâmicos são muito menos frequentes e matam muito mais.

E ninguém fica me lembrando que eu esqueci os quase 200 mortos no atentado de 2004 em Madrid ou os 52 mortos em 2005 em Londres.

Ele não teve motivação na religião??

Você não me disse como classificou esses atentados; foram políticos, étnicos ou religiosos?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #611 Online: 27 de Janeiro de 2015, 16:08:22 »
Ué, essa é nova pra mim. Não, os ataques dele não tiveram motivações religiosas. Quer dizer, ele nutria um ódio por muçulmanos, mas não foi guiado por uma religião pessoal para realizar os ataques. Ele também nutria um ódio contra o feminismo e o marxismo, por exemplo.

Breivik tells the court that when it comes to religion he is drawn to Catholicism.

No manifesto dele:

"Regarding my personal relationship with God, I guess I'm not an excessively religious man," he writes. "I am first and foremost a man of logic. However, I am a supporter of a monocultural Christian Europe."

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #612 Online: 27 de Janeiro de 2015, 16:08:30 »
Parafraseando Barata's style:

"Dudes", posso postar fontes e referências, se quiserem, mas cá pra nós, primeiro precisamos separar o fanático do religioso normal, uma coisa é o crente agachar , sei lá, seis vezes ao dia, pra adorar Alá, não consumir álcool, e bibibi, outra coisa é o dito cujo resolver deflagrar uma Jihad como se fosse uma metralhadora giratória, derrubando todos os "infiéis" que porventura se oponham à visão de mundo na qual ele acredita, e reunindo milhares que pensam como ele, para, literalmente, "tocar o terror", esse ponto é consenso (?)...

E, eu poderia ser adepta do Corão, usar hijab ou niqab, mas isso não me concederia direitos acima dos demais e nem me desfiguraria enquanto cidadã de algum país, porém a estreita visão existente entre a maioria vê isso como uma ameaça ou motivo de deboche, e a mídia não ajuda muito a dispersar essa impressão, é como se "árabe bom é árabe morto" se tornasse um mantra, e, no meu entendimento, nada que seja fruto de uma revelação baseada num "êxtase místico" é confiável.

E se os evangélicos adotassem, como modus operandi universal, uma postura de extremo radicalismo e começassem a perseguir, ipso facto, outras religiões?

GNOSE

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #613 Online: 27 de Janeiro de 2015, 17:30:58 »
[...]
E se os evangélicos adotassem, como modus operandi universal, uma postura de extremo radicalismo e começassem a perseguir, ipso facto, outras religiões?

Isto já ocorre hoje, em certa medida.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #614 Online: 27 de Janeiro de 2015, 17:37:28 »
Parafraseando Barata's style:

"Dudes", posso postar fontes e referências, se quiserem, mas cá pra nós, primeiro precisamos separar o fanático do religioso normal, uma coisa é o crente agachar , sei lá, seis vezes ao dia, pra adorar Alá, não consumir álcool, e bibibi, outra coisa é o dito cujo resolver deflagrar uma Jihad como se fosse uma metralhadora giratória, derrubando todos os "infiéis" que porventura se oponham à visão de mundo na qual ele acredita, e reunindo milhares que pensam como ele, para, literalmente, "tocar o terror", esse ponto é consenso (?)...

O ponto é saber a magnitude de crimes praticados tendo a religião como motivador ou a política.

Por exemplo, se alguém matar uma mulher adúltera no Brasil ninguém lembra da religião dele. Mas no "mundo islâmico" o assassino, na visão estereotipada do ocidental, cai diretamente na conta da religião.

E, eu poderia ser adepta do Corão, usar hijab ou niqab, mas isso não me concederia direitos acima dos demais e nem me desfiguraria enquanto cidadã de algum país, porém a estreita visão existente entre a maioria vê isso como uma ameaça ou motivo de deboche, e a mídia não ajuda muito a dispersar essa impressão, é como se "árabe bom é árabe morto" se tornasse um mantra, e, no meu entendimento, nada que seja fruto de uma revelação baseada num "êxtase místico" é confiável.

Pois é, absurdo alguém encher o saco de outro por convicções religiosas...
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 17:39:32 por Pasteur »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #615 Online: 27 de Janeiro de 2015, 17:46:45 »
Citação de: Pasteur
Por exemplo, se alguém matar uma mulher adúltera no Brasil ninguém lembra da religião dele. Mas no "mundo islâmico" o assassino, na visão estereotipada do ocidental, cai diretamente na conta da religião

Nem sei se nesse caso é tão estereótipo assim, dada posição inferiorizada da mulher em grande parte dos países islâmicos.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #616 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:09:23 »
Como que uma mulher ser condenada a morte na Arabia Saudita, por adultério, não cai na conta da religião?

Todos esses países islâmicos que baseiam suas legislações na Sharia, entram na conta do quê? Jogos violentos?

http://www.dreuz.info/2015/01/video-voila-comment-on-decapite-une-femme-a-la-mecque-lieu-saint-de-lislam/

O vídeo deve conter cenas fortes. Eu nem vi.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 18:12:37 por Gaúcho »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #617 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:10:41 »
Por exemplo, se alguém matar uma mulher adúltera no Brasil ninguém lembra da religião dele. Mas no "mundo islâmico" o assassino, na visão estereotipada do ocidental, cai diretamente na conta da religião

Nem sei se nesse caso é tão estereótipo assim, dada posição inferiorizada da mulher em grande parte dos países islâmicos.

Como que uma mulher ser condenada a morte na Arabia Saudita, por adultério, não cai na conta da religião?

Todos esses países islâmicos que baseiam suas legislações na Sharia, entram na conta do quê? Jogos violentos?

Fabrício e Gaúcho, vocês acham que morrem mais mulheres assassinadas no "mundo islâmico" ou no "mundo ocidental", proporcionalmente falando??
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 18:13:16 por Pasteur »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #618 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:29:45 »

Fabrício e Gaúcho, vocês acham que morrem mais mulheres assassinadas no "mundo islâmico" ou no "mundo ocidental", proporcionalmente falando??
Aproveitando e perguntando também se no mundo islâmico, mulheres tem o mesmo 'trânsito' que o das sociedades a serem comparadas... ::)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #619 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:37:27 »

Aproveitando e perguntando também se no mundo islâmico, mulheres tem o mesmo 'trânsito' que o das sociedades a serem comparadas... ::)

Se o que você diz por "trânsito" é liberdade a resposta, no geral, é não. Mas varia muito de país para país...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #620 Online: 27 de Janeiro de 2015, 20:18:18 »

Se o que você diz por "trânsito" é liberdade a resposta, no geral, é não. Mas varia muito de país para país...

Este já é um aspecto importante para contextualizar a resposta ao seu questionamento, caro Pasteur.
Foto USGS

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #621 Online: 27 de Janeiro de 2015, 20:52:54 »
Não acho que todo assassinato de mulheres por seus parceiros em países islâmicos devam ser classificados como mortes motivadas pela religião, da mesma forma que todo assassinato de mulheres por seus parceiros em países ocidentais não devam ser classificados como feminicídios (isto é, mortes motivadas por questões de gênero).

Parafraseando Alexander Dumas, pai, sabe-se que toda generalização é falsa, inclusive está, e principalmente quando se falta evidências que a suporte.

Abraços!

"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #622 Online: 27 de Janeiro de 2015, 21:02:38 »

Este já é um aspecto importante para contextualizar a resposta ao seu questionamento, caro Pasteur.

Exato. Muitos imaginavam haver um número expressivo de mortes de mulheres islâmicas, só que não há comparação com o Brasil, por exemplo. Somos o sétimo pais do mundo em mulheres assassinadas com 4,4 por cem mil e no "mundo islâmico" a taxa é a mesma de paises escandinavos. Agora se formos analisar o " índice de liberdade" das muçulmanas varia demais de país, mas quero ressaltar que as próprias mulheres acham o modo de vida delas correto, generalizando muito grosseiramente,  passando para suas filhas a cultura do local. Digo isto porque às vezes achamos que elas são obrigadas pelos homens a ter esse modo de vida. Como disse,  generalizei muito...

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #623 Online: 28 de Janeiro de 2015, 01:32:34 »

O que ele talvez quis dizer que mesmo que o motivo fosse apenas ciume, ninguem pensaria na hipotese dele ser catolico, protestante, etc. num país ou ambiente não-islamico. mas se for num país islamico ou numa comunidade islamica já pensam logo que é por causa do Islã.

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2015, 01:36:34 por Agnoscetico »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #624 Online: 28 de Janeiro de 2015, 07:25:22 »

Exato. Muitos imaginavam haver um número expressivo de mortes de mulheres islâmicas, só que não há comparação com o Brasil, por exemplo. Somos o sétimo pais do mundo em mulheres assassinadas com 4,4 por cem mil e no "mundo islâmico" a taxa é a mesma de paises escandinavos. Agora se formos analisar o " índice de liberdade" das muçulmanas varia demais de país, mas quero ressaltar que as próprias mulheres acham o modo de vida delas correto, generalizando muito grosseiramente,  passando para suas filhas a cultura do local. Digo isto porque às vezes achamos que elas são obrigadas pelos homens a ter esse modo de vida. Como disse,  generalizei muito...

Pasteur, as mulheres no mundo islâmico (sim, generalizando também) são tão reprimidas que nem se expõe tanto, como salientou o Sérgio.

Não duvido que no Ocidente a proporção de mulheres assassinadas sejam maiores do que no mundo islâmico. Mas pelo menos no Ocidente as mulheres que sofrem violência tem (ou deveriam ter) o apoio da lei e das Istituições, o que não ocorre em muitos dos países islâmicos.

Agora, dizer que as próprias mulheres acham o jeito de vida delas certo é quase o mesmo que dizer que os escravos achavam o modo de vida deles certo também. Claro que elas "acham", elas não tem outra opção. Ou elas podem, simplesmente, negar este estilo de vida e passar a viver de modo diferente sem sofrer represálias e punições? Além do fato de serem doutrinadas desde a infância para viverem subjugadas e acharem isso "certo".
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!