E como ta o Afeganistão hoje, depois que o governo extremista foi convidado a se retirar pelos americanos?
O Afeganistão não é um país como os outros. Em primeiro lugar, suas linhas de fronteira foram determinadas de maneira artificial pelos países colonialistas. Em segundo, graças a essa criação artificial, o povo ali não compartilha o conceito de nação, fundamental para a criação de um país.
Os habitantes da região eram nômades, e formavam tribos que não tinham nenhum vínculo oficial com outras tribos, não existia o conceito de pátria.
O que ocorreu no oriente médio foi que eles criaram diversos países de maneira a atender interesses coloniais, esperando que algo estranho a eles como democracia ou demais valores ocidentais fossem assimilados. Mas o Islã não compartilha destes ideais porque o Corão é um livro completo de política.
Eu tive uma palestra com o prof. Danny Zahreddine sobre guerras assimétricas e a primavera árabe, e um dos meus questionamentos foi exatamente sobre constitucionalismo nos países árabes e por quanto tempo os regimes totalitários iriam perdurar, no que ele me respondeu que em primeiro lugar, parte-se do pressuposto que a população árabe (lembrando, não a islâmica, a árabe), não tem necessariamente o interesse em se ocidentalizar e até que essa ideia de separação de Estado e religião seja assimilado, vai demorar um tempo.
Como exemplos de países onde isso ocorreu e ainda ocorre gradativamente, ele deu a Malásia, a Indonésia e o Irã.