Autor Tópico: ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)  (Lida 11063 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #175 Online: 12 de Abril de 2015, 19:30:18 »
Como você estabelece que o "fator principal" no caso deles foi apenas "ser homem" e não as dificuldades que passaram?

"Mesmo homens" de modo geral não querem ser maltrapilhos ou chamar atenção por ítens ou combinações excêntricas de roupas.

Talvez seja até argumentável que essa suposta causa principal tende a decorrer em parte dos homens, na infância e adolescência, geralmente passarem um pouco mais de dificuldade relativa, como ser mais cobrado que trabalhem para que tenham algum "luxo" nessa área.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #176 Online: 12 de Abril de 2015, 20:48:35 »
E gaúcho tenho certeza que conseguirá seu objetivo dos 10K por mês. E tomara que sua esposa tenha renda.

Depois que você passar 5 anos ganhado 10K, pense no impacto de ganhar zero ou 2K.

Valeu! Estou no caminho xD

Com certeza é algo foda. Sem querer dar uma de coitado, I've been there. Na infância, fui de "família com dinheiro para comprar casa na praia" para "não passamos fome porque minha vó colocou comida na mesa", por burradas familiares que não cabe relatar aqui. Passei minha pré-adolescência e adolescência sem ter dinheiro pra absolutamente nada. Lembro até hoje como minha mãe, com sacrifício, conseguiu juntar R$25,00 para que eu pudesse comprar uma daquelas "camisas de marca", que todos meus amigos na escola usavam. Basicamente usei só aquela camisa por anos, haha. Isso refletiu na pessoa que sou hoje, que, mesmo com recursos, só tem duas calças jeans e dois tênis que já estão pedindo água. Eles ainda estão dando conta, então, como me acostumei a ter pouco, espero realmente precisar pra comprar outros. Minhas únicas "extravagâncias" são viagens ao redor do mundo e peças para computador.

Respondendo seu questionamento, eu sei que o baque é grande, mas pode ter certeza que por ter estado ganhando 10 mil por mês nos últimos cinco anos, eu tenho muito mais condições de me reerguer do que alguém na mesma situação que ganhava bem menos. Seja por dinheiro guardado, seja por investimento, seja por ter conseguido um currículo melhor, seja por contatos feitos, etc. Eu tenho tanta coisa mais que um cara que passou os últimos 5 anos ganhando, digamos, só 2k mês, que nem sei por onde começar essa comparação.

Eu também tinha uma infância péssima nesse aspecto, com minha mãe tendo sido colocada pra fora de casa por ter, grávida, escolhido a faculdade ao invés de meu pai, que era daqueles brucutus que não deixa a esposa estudar.

Então eu bem passei fome junto com minha mãe (que passava a maior parte desta fome por ficar sem comer pra me alimentar), sem nem ter onde morar por algum tempo e isso me deu toda uma perspectiva diferente de prioridades. Eu sou praticamente um personagem de anime, sempre com uma calça jeans e uma camisa branca ou preta lisa. Nunca tive nada de marca cara sem que fosse estritamente pela utilidade, e isso só como adulto e com meu próprio dinheiro, não entendendo a graça de se usar uma calça de R$200 pra sair andando feito garoto propaganda de uma marca.

Pra mim vocês estão um pouco enganados sobre si mesmo. Não decorre como fator principal essa simplicidade ou praticidade para se vestirem vinda de fatos difíceis ocorridos na infância, pode até haver certa influência, mas não exatamente por isso que são assim. Vocês são homens, e regra geral uma boa parte deles não ligam  tanto para vaidade ou luxo na hora de se vestir.

Você cai na mesma falácia do Lorentz de "senso comum". Homens consomem tanto quanto mulheres em se tratando de vaidade.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 12 de Abril de 2015, 20:56:54 »
Você cai na mesma falácia do Lorentz de "senso comum". Homens consomem tanto quanto mulheres em se tratando de vaidade.

O que você chama de senso comum pode ser a realidade do grupo em que vivemos. Se eu disser que em casa minha mulher gasta mais com produtos de beleza e higiene que eu, e que isso influi na minha vida, meu argumento não valerá nada porque uma pesquisa mostra que "na média", homens gastam mais?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #178 Online: 12 de Abril de 2015, 21:02:10 »

O que você chama de senso comum pode ser a realidade do grupo em que vivemos. Se eu disser que em casa minha mulher gasta mais com produtos de beleza e higiene que eu, e que isso influi na minha vida, meu argumento não valerá nada porque uma pesquisa mostra que "na média", homens gastam mais?

Aí é que tá. A realidade do grupo que você vive vai gerar uma imagem distorcida da realidade porque ela normalmente sequer pode ser relevante.

Em um dia de trabalho eu posso transitar entre pessoas abaixo da linha da miséria e pessoas de alto poder aquisitivo, mas nem por isso eu posso fazer a generalização de um grupo, porque a realidade muda muito de um lugar para o outro.

Você não gasta muito com produtos? Bacana, mas irrelevante. O estudo mostra o contrário e quando empresas ou governantes tomam decisões, eles vão verificar a realidade da maneira mais próxima possível, e não ficar com achismos, generalizações ou evidências anedóticas baseadas em experiências particulares.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 12 de Abril de 2015, 21:06:04 »
Acho que essa pesquisa aí é bem limitada/específica...

No Brasil:

...

A principal marca da gestão feminina nos lares é o aumento na quantidade de recursos dedicados à educação, vestuário e cuidados com as crianças. Já no departamento "Gastos Individuais", as mulheres gastam muito mais com produtos relacionados aos cuidados pessoais - roupas, bolsas, calçados, cosméticos, perfumaria e salão de beleza - enquanto homens gastam significativamente mais com transportes e, especialmente, com veículos - óleo lubrificante, peças mecânicas, mão-de-obra de conserto, alarme, conserto de bicicleta, guincho, peças, documentação e seguro.

Onde eles e elas mais gastam (%):

Código: [Selecionar]
Famílias chefiadas por: homem mulher
Despesas gerais de consumo 75,3 80,7
Alimentação 17,3 16,5
Habitação 27,9 33,8
Vestuário 4,6 5,0
Transporte 9,7 7,7
Higiene e cuidados pessoais 1,7 2,1
Assistência à saúde 5,3 5,7
Educação 3,3 3,6
Recreação e cultura 1,9 2,1
Fumo 0,6 0,6
Serviços pessoais 0,8 1,0
Despesas diversas 2,2 2,6

Fonte: POF, Pesquisa de Orçamento Familiar. Brasil: distribuição da despesa mensal familiar, em porcentagem, por sexo do responsável, segundo tipos de despesas - 2002-2003.

http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2007/espaco85nov/0capa1.htm

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 12 de Abril de 2015, 21:11:01 »
Você não gasta muito com produtos? Bacana, mas irrelevante. O estudo mostra o contrário e quando empresas ou governantes tomam decisões, eles vão verificar a realidade da maneira mais próxima possível, e não ficar com achismos, generalizações ou evidências anedóticas baseadas em experiências particulares.

Ou seja, enquanto não estivermos falando de empresas ou governos e não estivermos generalizando, as evidências anedóticas são válidas.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #181 Online: 12 de Abril de 2015, 21:12:31 »

Ou seja, enquanto não estivermos falando de empresas ou governos e não estivermos generalizando, as evidências anedóticas são válidas.
Só a título de desabafo...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #182 Online: 12 de Abril de 2015, 21:14:45 »
Acho que essa pesquisa aí é bem limitada/específica...

No Brasil:

...

A principal marca da gestão feminina nos lares é o aumento na quantidade de recursos dedicados à educação, vestuário e cuidados com as crianças. Já no departamento "Gastos Individuais", as mulheres gastam muito mais com produtos relacionados aos cuidados pessoais - roupas, bolsas, calçados, cosméticos, perfumaria e salão de beleza - enquanto homens gastam significativamente mais com transportes e, especialmente, com veículos - óleo lubrificante, peças mecânicas, mão-de-obra de conserto, alarme, conserto de bicicleta, guincho, peças, documentação e seguro.

Onde eles e elas mais gastam (%):

Código: [Selecionar]
Famílias chefiadas por: homem mulher
Despesas gerais de consumo 75,3 80,7
Alimentação 17,3 16,5
Habitação 27,9 33,8
Vestuário 4,6 5,0
Transporte 9,7 7,7
Higiene e cuidados pessoais 1,7 2,1
Assistência à saúde 5,3 5,7
Educação 3,3 3,6
Recreação e cultura 1,9 2,1
Fumo 0,6 0,6
Serviços pessoais 0,8 1,0
Despesas diversas 2,2 2,6

Fonte: POF, Pesquisa de Orçamento Familiar. Brasil: distribuição da despesa mensal familiar, em porcentagem, por sexo do responsável, segundo tipos de despesas - 2002-2003.

http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2007/espaco85nov/0capa1.htm

0,4% é muito? :hein:

E a pesquisa é de 2003. Pesquisas mais recentes mostram que tá pau a pau...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #184 Online: 12 de Abril de 2015, 21:34:33 »
O seu modelo de masculinidade agora usa produtos de beleza, participa de um reality show com a esposa e anda abraçado com o Leo di Caprio... um uó!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 12 de Abril de 2015, 21:36:53 »
Eu acho que na camada mais alta a diferença ia ser alta. Graças ao fantasmão, minha mulher caga para jóias, louboutin e L.V (acho que esses dois últimos tem algum desejo de possuir um, mas se recusa a pedir e eu já ofertei e ela disse "nem f..", a mulher é nota 10)

Só que não é o que vejo nas camadas mais abastadas. A variação entre homem e mulher nessas classes, a meu ver, é absurdamente mais alta. Tendo em vista uma média geral, devido ao grande número de pessoas das classes mais pobres, tal diferença dilui, o que acaba mostrando que o gasto dos 1% mais ricos nesse quesito não são tão relevantes assim, estando a minha observação correta.

Eu vejo MUITAS mulheres que penalizam significativamente o rendimento da família para ter essas roupas, sapatos e bolsas que custam facilmente 6K cada um, nada para os 0,0001% mas ao longo tempo fatal para os 1%.

É uma doença.. sabe aqueles malacos que pousam com notas de cem em cima da cama no facebook, mulherada "chic" fazendo o mesmo com essas roupas, fotos mostrando a sola vermelha do louboutin (brega brega brega)

Quando viajamos, minha esposa compra roupa no outlet do outlet.. garimpando e procurando oportunidades. Algumas coisas em shoping.

« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 08:26:15 por Bahadur »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 12 de Abril de 2015, 21:49:53 »
O seu modelo de masculinidade agora usa produtos de beleza, participa de um reality show com a esposa e anda abraçado com o Leo di Caprio... um uó!

http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2012-08-31/mulheres-gastam-mais-com-cremes-enquanto-homens-preferem-cervejas.html

Nas googladas e bingadas sobre o tema também se encontra sobre pesquisas dizendo que as mulheres têm maior tendência a ser compradoras compulsivas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #187 Online: 12 de Abril de 2015, 21:58:53 »
http://beleza.terra.com.br/homens-gastam-apenas-r-209-a-menos-que-mulheres-em-moda-e-beleza,5a96b85592d53410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Enquanto as britânicas gastam uma média de R$ 9,3 mil por ano com moda e beleza, os homens já atingiram a marca de R$ 6,8 mil anuais. Em relação a roupas, os homens se mostraram mais inclinados a preferir qualidade e não quantidade, especialmente para itens essenciais como jeans, sapatos e casacos. As mulheres mostraram tendência a frequentar lojas mais baratas.

Tudo indica que a gente chega lá... :P

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #189 Online: 12 de Abril de 2015, 23:01:47 »
Se você leu a notícia inteira, tá mais fácil de já ter chegado então...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #190 Online: 13 de Abril de 2015, 03:30:57 »

Que bom ver que alguém mais enxerga.

...Porém, tinha mesmo que ser só o Tonhão... aí nem tem valor -- é só "evidência anedótica"...

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #191 Online: 13 de Abril de 2015, 07:52:17 »

Válidas mas contribuem pouco. Normalmente contribuem mais pra embolar o meio de campo da discussão.

Na casa de um camarada meu, quem gasta mais com produtos de "cuidados pessoais" são os homens.

Ponto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 13 de Abril de 2015, 08:14:14 »

Aí é que tá. A realidade do grupo que você vive vai gerar uma imagem distorcida da realidade porque ela normalmente sequer pode ser relevante.

Em um dia de trabalho eu posso transitar entre pessoas abaixo da linha da miséria e pessoas de alto poder aquisitivo, mas nem por isso eu posso fazer a generalização de um grupo, porque a realidade muda muito de um lugar para o outro.

Eu vejo problema nas duas questões. Na do Lorentz é óbvio porque é uma conclusão baseada em um 'universo amostral' muito pequeno. Na do Diego porque os resultados de "pesquisas" deste tipo não são confiáveis, se não tivermos acesso à base de dados usada para chegar a estas conclusões.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #193 Online: 13 de Abril de 2015, 09:21:56 »
E gaúcho tenho certeza que conseguirá seu objetivo dos 10K por mês. E tomara que sua esposa tenha renda.

Depois que você passar 5 anos ganhado 10K, pense no impacto de ganhar zero ou 2K.

Valeu! Estou no caminho xD

Com certeza é algo foda. Sem querer dar uma de coitado, I've been there. Na infância, fui de "família com dinheiro para comprar casa na praia" para "não passamos fome porque minha vó colocou comida na mesa", por burradas familiares que não cabe relatar aqui. Passei minha pré-adolescência e adolescência sem ter dinheiro pra absolutamente nada. Lembro até hoje como minha mãe, com sacrifício, conseguiu juntar R$25,00 para que eu pudesse comprar uma daquelas "camisas de marca", que todos meus amigos na escola usavam. Basicamente usei só aquela camisa por anos, haha. Isso refletiu na pessoa que sou hoje, que, mesmo com recursos, só tem duas calças jeans e dois tênis que já estão pedindo água. Eles ainda estão dando conta, então, como me acostumei a ter pouco, espero realmente precisar pra comprar outros. Minhas únicas "extravagâncias" são viagens ao redor do mundo e peças para computador.

Respondendo seu questionamento, eu sei que o baque é grande, mas pode ter certeza que por ter estado ganhando 10 mil por mês nos últimos cinco anos, eu tenho muito mais condições de me reerguer do que alguém na mesma situação que ganhava bem menos. Seja por dinheiro guardado, seja por investimento, seja por ter conseguido um currículo melhor, seja por contatos feitos, etc. Eu tenho tanta coisa mais que um cara que passou os últimos 5 anos ganhando, digamos, só 2k mês, que nem sei por onde começar essa comparação.

Eu também tinha uma infância péssima nesse aspecto, com minha mãe tendo sido colocada pra fora de casa por ter, grávida, escolhido a faculdade ao invés de meu pai, que era daqueles brucutus que não deixa a esposa estudar.

Então eu bem passei fome junto com minha mãe (que passava a maior parte desta fome por ficar sem comer pra me alimentar), sem nem ter onde morar por algum tempo e isso me deu toda uma perspectiva diferente de prioridades. Eu sou praticamente um personagem de anime, sempre com uma calça jeans e uma camisa branca ou preta lisa. Nunca tive nada de marca cara sem que fosse estritamente pela utilidade, e isso só como adulto e com meu próprio dinheiro, não entendendo a graça de se usar uma calça de R$200 pra sair andando feito garoto propaganda de uma marca.

Pra mim vocês estão um pouco enganados sobre si mesmo. Não decorre como fator principal essa simplicidade ou praticidade para se vestirem vinda de fatos difíceis ocorridos na infância, pode até haver certa influência, mas não exatamente por isso que são assim. Vocês são homens, e regra geral uma boa parte deles não ligam  tanto para vaidade ou luxo na hora de se vestir.

Não estou dizendo quem gasta mais ou gasta menos com a própria vaidade, estou dizendo que homens gastam menos que mulheres para comprar roupas e calçados, isso é fato. Faça uma comparação entre você e sua esposa, e depois pergunte a todos os seus conhecidos qual o tamanho que ocupa o vestuário dela dentro do guarda roupa do casal proporcionalmente ao dele. Eu chutaria uma relação de 30 por 70 tendo em base o meu conhecimento sobre o dia a dia do consumidor. Claro há várias exceções, mas na maior parte do tempo as mulheres gastam mais e mais quantidade que homens para se vestir.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 13 de Abril de 2015, 11:04:32 »
Acho que os bares hoje em dia devem ser salões de beleza disfarçados, meio no estilo daquela piada-clichê dos dias da proibição do álcool americana, de um bar se disfarçar em outro tipo de estabelecimento, só que hoje é "o contrário". Os caras todos fazendo as unhas e arrumando o cabelo, chapinha e tudo mais, assistindo novela, mas quando alguém de fora aparece para ver eles tem um sistema de alerta e tudo volta rapidamente ao cenário de um bar estereotípico.

E o mesmo com os salões de beleza também, mais freqüentados por mulheres, ficam sentadas naquelas cadeiras de permanentes (que provavelmente nem funcionam de verdade -- alguém já examinou uma coisa daquelas para ver se existe alguma espécie de mecanismo por trás daquilo? Acho que não) tomando uma cervejinha e assistindo jogo de futebol. Se um homem se aproxima, rapidamente escondem as cervejas e mudam para o canal de novela.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 13 de Abril de 2015, 11:41:59 »
Eu voto em transformar este forum num indexador de artigos científicos e demais estatísticas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 11 de Junho de 2015, 03:14:14 »
recomendo..

<a href="https://www.youtube.com/v/9-4V3HR696k" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/9-4V3HR696k</a>
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 11 de Junho de 2015, 16:38:33 »
Não sei se essa correlação de pouca importância a religião e riqueza tem essa correlação causal, nesse sentido. Acho mais provável ser até no outro. Valores religiosos/culturais (específicos) promover primeiramente o enriquecimento, e com ele, eventualmente vem esclarecimento, junto com a prosperidade. Não vejo mecanismo para "ateísmo/pouca religiosidade → prosperidade".

Se a temperatura tem esse efeito crítico que dizem ter, será que há quem sugira geoengenharia para melhorar o clima global? No mínimo resfriar o equador, mas talvez até aquecer um pouco onde é frio demais.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #198 Online: 12 de Junho de 2015, 02:15:17 »
Voltando à questão da desigualdade social...

Artigo de Marcos Valley no site do Luis Nassif.

O planeta possui 7 bilhões de pessoas. Dados espantosos sobre a distribuição da riqueza:

1 - Qualquer pessoa que possua bens em valor total superior a R$ 8.600,00 (uma moto usada) possui mais riqueza do que 3 bilhões e 500 milhões de pessoas no mundo inteiro. Está na metade superior da posse de riquezas.

2- Quem possui bens em valor superior a 162 mil reais (uma casa simples em São Gonçalo, RJ) possui mais riqueza do que 6 bilhões e 300 milhões de pessoas. Pertence aos dez porcento mais ricos do mundo.

3- Quem tem bens em valor superior a um milhão e seiscentos mil reais (uma boa casa em Camboinhas, Niterói, RJ), possui mais riqueza do que 6 bilhões e 930 milhões de pessoas. Faz parte da fatia correspondente a um porcento da população mundial, mais rica do que os 99% restantes.

Conclusão: num planeta extremamente injusto, até as classe média e média alta são consideradas ricas. Apenas trinta e dois milhões de pessoas podem ser consideradas, de fato, ricas, sendo que 161 delas controlam cerca de 140 corporações que, por sua vez, dominam praticamente todo o sistema econômico e político do mundo. Esse é o sistema que defendemos com unhas e dentes?

Pode haver certa distorção neste cálculo de que o 1% detém 50% das riquezas. Porém, mesmo tomando literalmente
esta afirmação que pode ser simplista, constata-se que o grande e principal problema nem é a distribuição desigual
das riquezas.

Segundo dados do Banco Mundial o PIB do mundo é de US$50 trilhões.

http://www.worldbank.org/

Mesmo se fosse possível uma distribuição perfeitamente igualitária dessa riqueza tal divisão resultaria em US$7.142 para cada habitante desse planeta. Ou um total de bens no valor de R$22.142,86 , aproximadamente, para cada pessoa.

Não se compra nem um barraco no morro do Vidigal com esse dinheiro.

Mesmo esse cálculo sendo demasiadamente simplista demonstra que a eliminação da desigualdade social através da distribuição de riquezas apenas teria o efeito de tornar a todos igualmente miseráveis.

No final das contas não é a desigualdade que importa tanto, mas a qualidade de vida dos que estão na base dessa pirâmide econômica. Só é possivel melhorar materialmente a vida dos mais pobres limitando-se o crescimento da população e buscando-se formas mais eficientes e renováveis de utilizar os recursos finitos que movimentam a economia, e também com políticas inteligentes e antecipadamente planejadas na gestão do bem estar social e do patrimônio público, assim como um necessário grau de regulação sobre a ação privada para que eta seja o menos possível predatória ao bem comum.

Digamos que, sem inflação, o Brasil consiga aumentar em 50% o salário mínimo. Um aumento de 50% na renda é muito desejável para qualquer pessoa em qualquer faixa salarial, mas para quem vive com um salário mínimo isto não se traduziria  em melhora significativa de qualidade de vida. Mesmo com este aumento espetacular de renda a pessoa continuaria morando no mesmo lugar, com as mesmas péssimas condições, a mesma insegurança e impotência face a atual situação de violência urbana, a mesma tortura diária do transporte público para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho pra casa, continuaria penando no SUS porque esse aumento não é suficiente para um plano de saúde, com seus filhos na mesma escola pública, e assim por diante... A única diferença seria um maior poder de consumo, o que conta mesmo muito pouco para a qualidade de vida de uma pessoa.

Por outro lado, tomando como exemplo o desenvolvimento da região metropolitana do Rio de Janeiro nos últimos 50 anos, quando no início desse período já era prevista a industrialização do pais, tendo como consequência o fenômeno já conhecido de rápido crescimento dos centros urbanos com alta taxa de migração rural e ainda com a taxa elevada de natalidade do país na época, um planejamento adequado poderia ter evitado a ocupação desordenada de áreas de risco e de posterior dificil urbanização, remanejando-se a demanda populacional para a então desabitada e plana zona oeste ( onde os custos das desapropriações eram ainda irrisórios ) em subúrbios populares inteligentemente projetados e conectando-se com o centro urbano através de ligações ferroviárias que cortariam a então desabitada Barra da Tijuca.

Em suma, com planejamento as pessoas estariam vivendo muito melhor com a mesma renda, e sem as consequências que todos conhecem.  Ao passo que com políticas públicas desastrosas mesmo uma melhora econômica se traduz com dificuldade em uma melhor qualidade de vida. Ainda, o que o estado teve que gastar nos últimos 50 anos por conta dos problemas gerados por esta falta de planejamento supera em muitas vezes o custo de projetos bem planejados. Por exemplo, uma linha de metrô está em construção para cortar a Barra da Tijuca. Será insuficiente e vai custar muito mais que várias linhas de superfície, quando estas poderiam ter sido realizadas sem dificuldade há 40, 50 anos...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #199 Online: 12 de Junho de 2015, 02:24:01 »
Problemática de fato é a desigualdade de poder.

Quando 161 pessoas controlam 140 corporações que dominam boa parte do sistema econômico mundial não é possível existir democracia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!