Autor Tópico: ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)  (Lida 11062 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #150 Online: 10 de Abril de 2015, 16:41:26 »
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,mensalidades-das-10-melhores-da-capital-variam-ate-186-imp-,1101049

escola mais cara é a primeira de São Paulo no ranking: Colégio Vértice - Unidade II, em Campo Belo, na zona sul, com mensalidade de R$ 3.854. O segundo mais caro é o Colégio Santo Américo, no Morumbi, também zona sul, cuja mensalidade em 2014 será de R$ 3.382.

Se eu tivesse sido matriculado numa dessas acho que fazia umas mutretas para me desmatricular secretamente, estudar numa pública, depois já me aposentava direto saindo do colégio... :/

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #151 Online: 10 de Abril de 2015, 16:46:15 »
porque não há ponto de contato nas idéias mesmo.

#2. Poor People Are Idiots

Fechou... :lol:

Por ter certeza que você entendeu o que eu disse e por respeito que acho merecido não irei responder.. até porque tem um sorriso ali que espero que indique ser uma brincadeira.. porque evidentemente o sentido foi "não haverá interseção de experiências para que se entenda os dois lados"

É óbvio que foi zoeira. Mas você vai entender que não fui o único que te interpretou "errado", segundo você. O que você coloca como "fardo" ou "sofrimento" faz parte de uma linha de raciocínio tão comum entre quem ganha muito que é até considerado clichê.

EDIT: E ficar colocando termos em inglês totalmente traduzíveis no meio das frases também é coisa de rico. ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #152 Online: 10 de Abril de 2015, 16:49:51 »
E não entendi porque se esse sujeito, que por uma infelicidade conseguiu ganhar os 35K da pesquisa e viveu de uma maneira coerente,  seu problema seria de alguma maneira desprezível apenas porque alcançou uma posição que não é acima da média.

#3. "You're Just Jealous Because I Made It and You Didn't!" :histeria:

Pronto. Parei. :hihi:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #153 Online: 10 de Abril de 2015, 16:52:19 »
E gaúcho tenho certeza que conseguirá seu objetivo dos 10K por mês. E tomara que sua esposa tenha renda.

Depois que você passar 5 anos ganhado 10K, pense no impacto de ganhar zero ou 2K.

Valeu! Estou no caminho xD

Com certeza é algo foda. Sem querer dar uma de coitado, I've been there. Na infância, fui de "família com dinheiro para comprar casa na praia" para "não passamos fome porque minha vó colocou comida na mesa", por burradas familiares que não cabe relatar aqui. Passei minha pré-adolescência e adolescência sem ter dinheiro pra absolutamente nada. Lembro até hoje como minha mãe, com sacrifício, conseguiu juntar R$25,00 para que eu pudesse comprar uma daquelas "camisas de marca", que todos meus amigos na escola usavam. Basicamente usei só aquela camisa por anos, haha. Isso refletiu na pessoa que sou hoje, que, mesmo com recursos, só tem duas calças jeans e dois tênis que já estão pedindo água. Eles ainda estão dando conta, então, como me acostumei a ter pouco, espero realmente precisar pra comprar outros. Minhas únicas "extravagâncias" são viagens ao redor do mundo e peças para computador.

Respondendo seu questionamento, eu sei que o baque é grande, mas pode ter certeza que por ter estado ganhando 10 mil por mês nos últimos cinco anos, eu tenho muito mais condições de me reerguer do que alguém na mesma situação que ganhava bem menos. Seja por dinheiro guardado, seja por investimento, seja por ter conseguido um currículo melhor, seja por contatos feitos, etc. Eu tenho tanta coisa mais que um cara que passou os últimos 5 anos ganhando, digamos, só 2k mês, que nem sei por onde começar essa comparação.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 10 de Abril de 2015, 16:59:36 »
vamos lá.. e se você decidiu colocar seu filho em POA na escola de 1,5K e gastar com ele mais 700 reais ao mês (natação, inglês, etc..)

O cara que ganha não colocou ele lá.

Ele teve o problema de não poder por o filho nessas condições (o que é foda) mas você teve o problema de por ele e ter que tirar (o que é foda).
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 10 de Abril de 2015, 17:00:47 »
E não entendi porque se esse sujeito, que por uma infelicidade conseguiu ganhar os 35K da pesquisa e viveu de uma maneira coerente,  seu problema seria de alguma maneira desprezível apenas porque alcançou uma posição que não é acima da média.

É.. preconceito indo ao lado inverso.. interessante. Porque não teria outra justificativa para você colocar isso para alguém que posta que entende que não é apenas a competência ou merecimento que faz a pessoa chegar até esse ponto, mas a sorte, contatos, um fluxo de positivos que é realmente complexo.

E que de nenhuma maneira afirmou que alguém tem inveja de outrem aqui.. não sei da onde veio isso.
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 17:03:23 por Bahadur »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 10 de Abril de 2015, 17:05:27 »
E gaúcho, não passei fome, mas fui criado em casa de pai e mãe professores do estado.. so.. nenhuma viagem para aruba..  nem roupinha de marca.. que alias ganhei pouquíssimas e usava por anos..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 10 de Abril de 2015, 17:09:44 »
Outro ponto que acho que tira a possibilidade de sentir a experiência dos dois lados é algo bem especial.. filhos.

Uma menina da classe da minha filha saiu de seu colégio porque o pai não tinha mais como pagar, havia perdido o emprego.

A menina sabia EXATAMENTE o que isso significaria para ela. E foi bem triste, choradeira da criança, alguns amigos chorando. Enfim, só mais um detalhe para ajudar a vocês a sustentar "ah é tudo muito simples.. "

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #158 Online: 10 de Abril de 2015, 17:37:26 »
Vasectomia no SUS é de graça. O SUS é demais.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #159 Online: 10 de Abril de 2015, 18:45:04 »
E gaúcho tenho certeza que conseguirá seu objetivo dos 10K por mês. E tomara que sua esposa tenha renda.

Depois que você passar 5 anos ganhado 10K, pense no impacto de ganhar zero ou 2K.

Com certeza é algo foda. Sem querer dar uma de coitado, I've been there. Na infância, fui de "família com dinheiro para comprar casa na praia" para "não passamos fome porque minha vó colocou comida na mesa", por burradas familiares que não cabe relatar aqui. Passei minha pré-adolescência e adolescência sem ter dinheiro pra absolutamente nada. Lembro até hoje como minha mãe, com sacrifício, conseguiu juntar R$25,00 para que eu pudesse comprar uma daquelas "camisas de marca", que todos meus amigos na escola usavam. Basicamente usei só aquela camisa por anos, haha. Isso refletiu na pessoa que sou hoje, que, mesmo com recursos, só tem duas calças jeans e dois tênis que já estão pedindo água. Eles ainda estão dando conta, então, como me acostumei a ter pouco, espero realmente precisar pra comprar outros. Minhas únicas "extravagâncias" são viagens ao redor do mundo e peças para computador.

Respondendo seu questionamento, eu sei que o baque é grande, mas pode ter certeza que por ter estado ganhando 10 mil por mês nos últimos cinco anos, eu tenho muito mais condições de me reerguer do que alguém na mesma situação que ganhava bem menos. Seja por dinheiro guardado, seja por investimento, seja por ter conseguido um currículo melhor, seja por contatos feitos, etc. Eu tenho tanta coisa mais que um cara que passou os últimos 5 anos ganhando, digamos, só 2k mês, que nem sei por onde começar essa comparação.

Eu também tinha uma infância péssima nesse aspecto, com minha mãe tendo sido colocada pra fora de casa por ter, grávida, escolhido a faculdade ao invés de meu pai, que era daqueles brucutus que não deixa a esposa estudar.

Então eu bem passei fome junto com minha mãe (que passava a maior parte desta fome por ficar sem comer pra me alimentar), sem nem ter onde morar por algum tempo e isso me deu toda uma perspectiva diferente de prioridades. Eu sou praticamente um personagem de anime, sempre com uma calça jeans e uma camisa branca ou preta lisa. Nunca tive nada de marca cara sem que fosse estritamente pela utilidade, e isso só como adulto e com meu próprio dinheiro, não entendendo a graça de se usar uma calça de R$200 pra sair andando feito garoto propaganda de uma marca.

Outro ponto que acho que tira a possibilidade de sentir a experiência dos dois lados é algo bem especial.. filhos.

Uma menina da classe da minha filha saiu de seu colégio porque o pai não tinha mais como pagar, havia perdido o emprego.

A menina sabia EXATAMENTE o que isso significaria para ela. E foi bem triste, choradeira da criança, alguns amigos chorando. Enfim, só mais um detalhe para ajudar a vocês a sustentar "ah é tudo muito simples.. "

Cara... esse é exatamente um dos "problemas de primeiro mundo" que o Gaúcho citou. É mais ou menos como a mulher em TWD, que deu a louca quando viu o pessoal que vivia isolado na cidade discutindo qual o chocolate favorito deles (ou coisa que o valha) enquanto tinha gente sendo devorada do lado de fora... "É COM ISSO QUE VOCÊS SE PREOCUPAM?!?".

A menina supera. Provavelmente melhor do que os pais, que colocaram nela a ideia de que ela vai valer menos por não estudar no ultra-mega-super-combo colégio, e só num que custa a metade, mesmo estando em melhor situação de que 95% do restante da população.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #160 Online: 10 de Abril de 2015, 19:01:11 »

É.. preconceito indo ao lado inverso.. interessante. Porque não teria outra justificativa para você colocar isso para alguém que posta que entende que não é apenas a competência ou merecimento que faz a pessoa chegar até esse ponto, mas a sorte, contatos, um fluxo de positivos que é realmente complexo.

E que de nenhuma maneira afirmou que alguém tem inveja de outrem aqui.. não sei da onde veio isso.

Não é preconceito. É só falta de empatia mesmo, são coisas completamente distintas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 10 de Abril de 2015, 19:36:30 »
É claro que não há ponto de contato. O que você relata como problema, é o dia a dia de quase a totalidade da população brasileira. É como eu disse, é uma realidade paralela, que chega a ser engraçada para quem vive a realidade do país.

E você falou bem, para esse sujeito ia ser um puta problema. A questão aqui é que isso é um problema só pra esse sujeito que vive nessa realidade paralela. É a personificação daquele meme "first world problems". O cara é tão bitolado, que, pra ele, se os filhos tiverem que ir para a escola pública, isso é o fim do mundo.  :P

BTW, em uma das escolas mais top de POA, se não for a mais top, a mensalidade é uns R$1.500,00. 

POA não é SP. SP a top custará 6,5K por criança.
2K na zona sul é padrão, qualquer atividade a mais já dá o que disse.

Não é que sejam problemas "desprezíveis", apenas problemas que qualquer um menos rico trocaria pelos seus sem pestanejar, e não vice-versa.

Essa coisa toda me lembra um pouco aquela recente voz em protesto retratando o desespero dos ricos desamparados:

Manifestação pedindo impeachment de Dilma reúne 30 pessoas na Zona Oeste de SP

[....]

- O que ela fez pra gente? O que ela fez pros eleitores ricos? Não fez nada para mim. Por que eu tenho que apoiá-la - reclamou Marianna Domingues, de 22 anos.

[...]
Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/manifestacao-pedindo-impeachment-de-dilma-reune-30-pessoas-na-zona-oeste-de-sp-14378735#ixzz3HOJ8Lpqn

Fonte: http://oglobo.globo.com/brasil/manifestacao-pedindo-impeachment-de-dilma-reune-30-pessoas-na-zona-oeste-de-sp-14378735

:biglol:

A menina supera. Provavelmente melhor do que os pais, que colocaram nela a ideia de que ela vai valer menos por não estudar no ultra-mega-super-combo colégio, e só num que custa a metade, mesmo estando em melhor situação de que 95% do restante da população.

Talvez possa até ser uma experiência de crescimento pós-traumatico.

Post-traumatic growth or benefit finding refers to positive psychological change experienced as a result of the struggle with highly challenging life circumstances.[1] These sets of circumstances represent significant challenges to the adaptive resources of the individual, and pose significant challenges to individuals' way of understanding the world and their place in it.[1] Posttraumatic growth is not about returning to the same life as it was previously experienced before a period of traumatic suffering; but rather it is about undergoing significant 'life-changing' psychological shifts in thinking and relating to the world, that contribute to a personal process of change, that is deeply meaningful.[1]

This concept is part of the positive psychology approach.[2] It is commonly reported by cancer survivors.

http://en.wikipedia.org/wiki/Posttraumatic_growth

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 10 de Abril de 2015, 19:55:53 »
Diego, te dou toda a razão. Não gostaria de falar que é um problema de primeiro mundo porque nesse caso meus filhos teriam direito a educação e saúde de qualidade.

Mas vou seguir seu raciocínio.

Que direito tem alguém que ganha 1000 reais, mora em uma favela, tem três filhos, é atendido pelo SUS e escola pública etc.. de reclamar quando na verdade ele poderia estar aqui:

Quero ver essa família brasileira favelada hipotética reclamar de perder o que tem... não sabem o que seria sofrimento.. o que é realmente ser miserável ou poder ter quem sabe suas mãos amputadas

Resumindo, é muito fácil fazer troça de quem parece que tem uma situação que parece mais vantajosa, desumanizar-lo com espantalhos e ignorar que os desafios e medos mudam naturalmente com a vida que se têm, sendo que essa vida lhe passa a ser importante para você e para os que você ama (mais ainda para esses últimos).

Essas pessoas da foto são as únicas que têm direito de reclamar.. o resto é frescura.
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 21:04:20 por Bahadur »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #164 Online: 10 de Abril de 2015, 20:00:23 »
Ô sofrência...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 10 de Abril de 2015, 20:07:27 »
Mas é por aí mesmo. Só é geralmente um pouco menos deprimente se consolar com que "podia ser pior" sem chegar a esses extremos. :P

Mas quem acha isso não tem a mínima idéia do que é um ser humano e provavelmente está bem polarizado em seus julgamentos, com muitas confusões conceituais e provavelmente uma boa carga de pre-conceitos.

E aqui não quero dizer ninguém específico do fórum, de verdade, e sim que é muito facil coisificar, vilanizar, simplificar e a partir daí tornar desprezível sentimentos alheiros baseados em classe social ou qualquer outra classificação.

E afinal, quem são africanos da foto para reclamar.. eles poderiam ser esse cara aqui... graças a deus que não são

Ao final, isso me parece o contraponto da culpa cristã. Ou o estóico cristão, sei lá se tem outro nome, onde qualquer problema que possa acontecer contigo é minimizado pela existência de pessoas com problemas piores.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 10 de Abril de 2015, 20:23:25 »
Aí eu concordo, taí o segredo de tudo. Indiscutível.

Tem gente que tem essa paz e flutua acima dos demais mortais não importando muito o que vem pela frente.

Para esses, meus parabéns!!! Infelizmente não é meu caso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 10 de Abril de 2015, 21:16:40 »
estereótipo espantalhado   :hein:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 10 de Abril de 2015, 21:36:30 »
:ok:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #173 Online: 11 de Abril de 2015, 02:06:19 »
Vasectomia no SUS é de graça. O SUS é demais.
Taí uma coisa que eu não sabia dessa desgraça de pobre. O problema é que continua o limite inferior de 26 (ou 25...?) anos para infertilizar-se, acho..., o que não ajuda muito no drama.

Que loucura esse mundo em que vivo cercado de pobres... Nuns mais aquinhoadinhos surgem delírios hipotetóides extravagantes! hahahaahhaha Certas mentes conseguem moldar teorias para anomalias de descontinuidades para quantidades simples como dinheiro. Impressionante! Para mim, dinheiro sempre foi como contar elétrons -- só se os pode diferenciar pela ordem de passagem. E, diferentemente, como não se encaixa em parâmetro de nenhum sistema projetadamente específico, qualquer quantidade maior é melhor que uma menor. Mas... o que é a crença humana, e que artefatos de pensamento aberrante cria...  hahahahahahah...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #174 Online: 12 de Abril de 2015, 19:06:38 »

Eu também tinha uma infância péssima nesse aspecto, com minha mãe tendo sido colocada pra fora de casa por ter, grávida, escolhido a faculdade ao invés de meu pai, que era daqueles brucutus que não deixa a esposa estudar.

Então eu bem passei fome junto com minha mãe (que passava a maior parte desta fome por ficar sem comer pra me alimentar), sem nem ter onde morar por algum tempo e isso me deu toda uma perspectiva diferente de prioridades. Eu sou praticamente um personagem de anime, sempre com uma calça jeans e uma camisa branca ou preta lisa. Nunca tive nada de marca cara sem que fosse estritamente pela utilidade, e isso só como adulto e com meu próprio dinheiro, não entendendo a graça de se usar uma calça de R$200 pra sair andando feito garoto propaganda de uma marca.

Pra mim vocês estão um pouco enganados sobre si mesmo. Não decorre como fator principal essa simplicidade ou praticidade para se vestirem vinda de fatos difíceis ocorridos na infância, pode até haver certa influência, mas não exatamente por isso que são assim. Vocês são homens, e regra geral uma boa parte deles não ligam  tanto para vaidade ou luxo na hora de se vestir.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!