Autor Tópico: ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)  (Lida 11061 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #125 Online: 09 de Abril de 2015, 11:38:26 »
Já os mais pobres possuem uma casinha simples mas que está paga. Se não puder pagar, continua lá, ué.

Você está me dizendo que a maior parcela da população pobre possui casa própria. Sério?

Estou? Nem eu sabia!

Achei que tinha ficado claro que estava me referindo a uma situação mais específica, e que não estava generalizando.

E largue essas pedras.

Velho, a forma como você está colocando isso está generalizando. Isso é óbvio.

Se isso é o suficiente pra te dar uma visão da realidade de que o downgrade do pobre é menos pior, você está colocando que pelo menos uma parcela significativa de pobres, no mínimo o suficiente pra ser um grupo estatisticamente de maior relevância de que os ricos, têm casa própria.

Parece que a generalização é o maior problema das discussões por aqui. É óbvio que não dá pra generalizar nada. Coloquei um ponto de vista diferente, para uma questão específica de imóveis. Não seria prudente da minha parte generalizar. Estou falando de experiência pessoal, de uma parcela pequena de pessoas.

Mas no caso da minha família e de amigos próximos, muitos dos mais pobres possuem casa própria se moram numa cidade menor e com um custo de vida menor. Se isso compõe uma parcela significativa ou não eu não sei, mas considero relevante para a discussão.

Agora, já pensou que chato se em toda a discussão a gente ter que colocar "Veja bem, do meu ponto de vista, a partir de um grupo pequeno, em minhas observações, sem querer generalizar," e então falar algo, fica chato. E AINDA ASSIM eu faço isso, e AINDA ASSIM ignoram.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #126 Online: 09 de Abril de 2015, 11:38:54 »
Porra Diego, você acha mesmo que a situação desses links são a que eu descrevi no post 121??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 09 de Abril de 2015, 11:44:06 »
Se eu ganho 30mil, eu não preciso gastar como se ganhasse 30mil. Acho esse argumento bizarro...

Esse "fardo" de ganhar bem do Bahadur é mais bizarro ainda.

Mas faz sentido. Quanto maior a altura maior a queda. E outra coisa, não tem como diminuir certos gastos. Se você tem um carro de 40 mil, é possível trocar por um de 20. Mas se você paga 1500 de aluguel, nem sempre é possível trocar por um apartamento de 750. Aqui em Curitiba é praticamente impossível encontrar apartamento por menos de 1000. Quando encontra é de 30 m2. Que dependendo do tamanho da família, é inviável.

Já famílias de quem só ganha algo mais que esse aluguel são mais econômicas em espaço, pois o crescimento ficou comprometido com a desnutrição... vantagem que os ricos não têm. :rolleyes:

Maiores índices de mortalidade só melhoram ainda a situação, de repente nem se precisa mais de um quarto.

Buck, nem precisa usar sua inteligência para tal argumento. Não estou colocando como o cara de 35K vive o mesmo jogo do cara dos 700 reais ou menos com cinco filhos, ou ainda vive de esmolas ou de programas sociais. O jogo desses é fundamentalmente diferente, sem dúvida.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 09 de Abril de 2015, 11:45:20 »
Para reforçar, acho que o Geo pegou bem o que quero dizer.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #129 Online: 09 de Abril de 2015, 11:50:47 »
Porra Diego, você acha mesmo que a situação desses links são a que eu descrevi no post 121??

#82.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 09 de Abril de 2015, 11:54:31 »
vamos lá, o que você interpretou desse post? talvez tenha eu sido mais feliz no 121

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 09 de Abril de 2015, 12:19:23 »
Se eu ganho 30mil, eu não preciso gastar como se ganhasse 30mil. Acho esse argumento bizarro...

Esse "fardo" de ganhar bem do Bahadur é mais bizarro ainda.

Mas faz sentido. Quanto maior a altura maior a queda. E outra coisa, não tem como diminuir certos gastos. Se você tem um carro de 40 mil, é possível trocar por um de 20. Mas se você paga 1500 de aluguel, nem sempre é possível trocar por um apartamento de 750. Aqui em Curitiba é praticamente impossível encontrar apartamento por menos de 1000. Quando encontra é de 30 m2. Que dependendo do tamanho da família, é inviável.

Já famílias de quem só ganha algo mais que esse aluguel são mais econômicas em espaço, pois o crescimento ficou comprometido com a desnutrição... vantagem que os ricos não têm. :rolleyes:

Maiores índices de mortalidade só melhoram ainda a situação, de repente nem se precisa mais de um quarto.

Buck, nem precisa usar sua inteligência para tal argumento. Não estou colocando como o cara de 35K vive o mesmo jogo do cara dos 700 reais ou menos com cinco filhos, ou ainda vive de esmolas ou de programas sociais. O jogo desses é fundamentalmente diferente, sem dúvida.

Foi só sarcasmo mesmo.

O ponto é apenas que praticamente para qualquer "problema de rico" sério que se imagine, o pobre também vai ter, e pior. Inclusive esse. A situação de "vantagem de ser pobre" vem de se imaginar sempre uma situação onde o rico vive perto do limite e o pobre não. No caso, o "pobre" não só tem casa própria, como não vai precisar vendê-la e pagar um aluguel em um lugar pior, morar de favor, ou mesmo ir para uma favela, por exemplo.

Na pior das hipóteses, o rico cai ao mesmo nível do pobre, como no caso de ter que colocar os filhos em escola pública. Praticamente não tem realmente como a pessoa se colocar numa situação melhor cuja queda seja de fato para uma posição objetivamente pior. Os exemplos serão todos nas linhas de que, para quem está acostumado com o luxo, perder esse luxo todo pode ser "trágico". Parece coisa que poderia ser quadro da TV pirata, de verdade. O Caco Antibes tendo que viver nas situações que ele tanto abominava.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 09 de Abril de 2015, 12:27:06 »
Pior também tem a ver com a perda objetiva e não apenas com a situação objetiva final. A coisa não é tão simples.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 09 de Abril de 2015, 12:45:05 »
É sim. 99% do tempo, "melhorar de vida" é sinônimo de enriquecer, ou de ganhar mais. Todos geralmente querem ganhar um pouco mais, inclusive os ricos, não estão perdendo o sono pensando em algum jeito de ganhar menos para finalmente ter segurança contra sua situação de fragilidade.

A perda objetiva pode ser maior, obviamente, mas o que conta realmente é a situação final, que só será pior se objetivamente for mais pobre que o pobre em consideração na comparação. Não é como se, você ganha 3K, pode deixar de ganhar 2K e tudo bem, enquanto que se você ganha 30K, que se deixar de ganhar 20K, de repente morre. Ainda está dez vezes melhor que o cara que passou a ganhar 1K, e bem melhor até do que era antes para esse.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 09 de Abril de 2015, 15:01:00 »
Sair de 30 e ir para 15 no problem para quem se enquadra no perfil de gasto mais parcimonioso. O ponto é 30 para 3000 por exemplo. Não existe nenhuma premissa que diz que uma vez ganhando 30K você seguirá ganhando algo na mesma base. Ou mesmo sair de 35 para zero.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 09 de Abril de 2015, 20:31:32 »
E a tal "angústia", nem sempre é motivada pelo medo de perder o status social, Juca, existe um poço profundo em algumas mentes que nem todo o dinheiro e status do mundo poderiam preencher, uma insatisfação pessoal eterna, e esse é um dos motivos pelo qual as pessoas buscam deuses...

Independente de quanto dinheiro se tem, a vida pode ser bem miserável.

Então, continuando. Também conheço alguns desses 0,001% e realmente isso é verdade. Todos os outros problemas com exceção da pergunta "Ok, vou ter como dar estudo aos meus filhos daqui há 10 anos" ou "Conseguirei ter uma vida descente em minha velhice" eles têm.

Para mim, essas duas perguntas são extremamente chave. Possivelmente se tivesse resposta para elas, não vejo que grandes outras questões me assombrariam.

Mas o ser humano é uma máquina imensa de se enfiar minhocas na própria cabeça. Só pensarmos no suicidio de R. Williams, riquíssimo, famoso, talentoso, genial.. e vivia em depressão.

Ou pessoas que sempre tiveram tudo e acabam se perdendo em picuinhas sem fim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 09 de Abril de 2015, 21:27:18 »
O 1% não é rico. O 0,001% é Rico.

Depende do que você chamar de "rico", evidentemente.

Sem dúvida. Os "ricos" do Bahadur são, provavelmente, os que tem pelo menos centenas de milhões de dólares de patrimônio e auferem a maior parte de sua receita por meio de renda passiva, isto é, não decorrente deu trabalho direto.

Geo, mas se você clicar nos links, vai ver que a argumentação dele segue absolutamente a mesma linha dos super ricos. Isso diz sim algo a respeito da mentalidade de quem ganha bem. E quando eu digo bem, na faixa dos 1%.

É uma situação econômica onde você praticamente escolhe ter os problemas econômicos que você tem.

Cara, juro que fiz esforço para ver como você chegou a essa conclusão, mas não consegui.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #137 Online: 10 de Abril de 2015, 09:29:39 »
Não é ser rico ganhar 35K por mês.

#6. "Well, $500,000 a Year Might Sound Like a Lot, but I'm Hardly Rich."

What They Think They're Saying:

"Come on, we're all in this together! It's not like I have infinite money."

What We Hear:

"When my family's Aruba vacation went over budget, that was exactly like you being unable to afford medication for your child's excruciating chronic illness!"

Claro que sei que a capacidade de compra de um e de outro são bem distintas. Um terá um ótimo plano de saúde, o outro um plano. Mas os dois estão na corrida.. terão celulares, carros e computadores.. poderão frequentar algum clube (distintos)..

#3. Poor People Have Everything Rich People Have, Just Smaller

A vida não é apenas dinheiro e acredite me eu provavelmente trabalho mais, sofro mais psicologicamente do  que minha empregada.

#5. "Hey, I Worked Hard to Get What I Have!"

"I'm not Paris Hilton! I work 70-hour weeks to make this salary!"

What We Hear:

"The only reason I have a hundred times more money than you is because I work a hundred times as hard!"

#4. "If I Can Do It, So Can You!"

"This is the land of opportunity, where anyone can make it! Instead of complaining, just go out there and get rich!"

What We Hear:

"If everyone at my country club makes good money, it can't be that hard!"

___________________________________________-

Se nem assim você não reparou a semelhança no discurso, paciência...  :?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 10 de Abril de 2015, 11:16:52 »
estou no celular agora, mas respondo ao ponto fácil onde não deveria haver sequer discussão.

#4. Jamais defendi coisa semelhante. Para alguém ganhar 35K (pegando o valor da pirâmide), há muito mais fatores do que apenas a capacidade.. vai desde oportunidades, sorte, contatos e também capacidade.

Ou seja, isso não deveria estar junto com sua afirmação de que o "argumento do Bahadur é semelhante aos do compilados pelo cracked"..

E os outros também não mas respondo depois.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #139 Online: 10 de Abril de 2015, 12:50:52 »
São iguais, haha.

E, sério, se alguém ganha R$30.000,00 por mês, e não consegue juntar, para casos de emergência, R$100.000,00 por ano, essa pessoa merece se ralar quando algo acontecer. Ostentação fútil dos infernos.

Meu objetivo de vida é um concurso superior na minha área com salário de R$10.000,00 (abriu um do MP recentemente). Com um salário desses, eu consigo pagar a prestação do AP (e dar uma entrada bem gorda), pagar a prestação do carro (ou comprar à vista) e viajar pelo mundo todos os anos nas minhas férias. Contas da casa (água, luz, internet, gás, comida, etc) não passa de R$1.500,00 por mês, isso sendo BEM generoso. Pretendo ter só um filho, e quando isso acontecer, ainda teria a renda da minha esposa.

Se eu ouço alguém falando que a vida dele é difícil ganhando 30 mil por mês, pois caso ele perca esse padrão, os filhos dele vão ter que parar de frequentar o clube ou ir para uma escola pública, eu já sei que essa pessoa vive em um universo paralelo e gasta como um idiota.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #140 Online: 10 de Abril de 2015, 13:01:30 »
Ah, Gaúcho, mas os apelos consumistas desse "capetalismo", que obrigam as pessoas a possuírem  bens que não podem pagar, no intuito de impressionar pessoas desconhecidas, buscando um status social hedonista?
GNOSE

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #141 Online: 10 de Abril de 2015, 14:06:48 »
São iguais, haha.

E, sério, se alguém ganha R$30.000,00 por mês, e não consegue juntar, para casos de emergência, R$100.000,00 por ano, essa pessoa merece se ralar quando algo acontecer. Ostentação fútil dos infernos.

Meu objetivo de vida é um concurso superior na minha área com salário de R$10.000,00 (abriu um do MP recentemente). Com um salário desses, eu consigo pagar a prestação do AP (e dar uma entrada bem gorda), pagar a prestação do carro (ou comprar à vista) e viajar pelo mundo todos os anos nas minhas férias. Contas da casa (água, luz, internet, gás, comida, etc) não passa de R$1.500,00 por mês, isso sendo BEM generoso. Pretendo ter só um filho, e quando isso acontecer, ainda teria a renda da minha esposa.

Se eu ouço alguém falando que a vida dele é difícil ganhando 30 mil por mês, pois caso ele perca esse padrão, os filhos dele vão ter que parar de frequentar o clube ou ir para uma escola pública, eu já sei que essa pessoa vive em um universo paralelo e gasta como um idiota.

Concordo inteiramente com o que está escrito aí. Só um detalhe importante: com um filho, com esse salário (supondo que seja o valor bruto, se for o líquido, esqueça o que estou dizendo), você vai precisar da renda da sua esposa. Filhos são caros, Mckay?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 10 de Abril de 2015, 16:05:51 »
São iguais, haha.

Herr.. filho são 6K por mês em escola. Mas entendo a posição de vocês, parece igual para quem olha mesmo.

E claro que um cara desse que ganha +35K iria juntar mais de 100K por ano se for parcimonioso e não deixar o bichinho morder ele. Mas, acho que concordaremos em discordar até porque vi que a empatia pelo tema é zero.. "quem ganha 50K e acha que tem problema?? É louco" para mim jogo não muda, até porque esse cara não provavelmente não ganharia isso desde os 25 anos.

Ou mesmo se alguém não percebe que para esse sujeito tirar os filhos de uma excelente escola e colocar em uma pública iria ser um PUTA problema, é porque não há ponto de contato nas idéias mesmo.
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 16:08:28 por Bahadur »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 10 de Abril de 2015, 16:12:32 »
E gaúcho tenho certeza que conseguirá seu objetivo dos 10K por mês. E tomara que sua esposa tenha renda.

Depois que você passar 5 anos ganhado 10K, pense no impacto de ganhar zero ou 2K.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #144 Online: 10 de Abril de 2015, 16:16:42 »
É claro que não há ponto de contato. O que você relata como problema, é o dia a dia de quase a totalidade da população brasileira. É como eu disse, é uma realidade paralela, que chega a ser engraçada para quem vive a realidade do país.

E você falou bem, para esse sujeito ia ser um puta problema. A questão aqui é que isso é um problema só pra esse sujeito que vive nessa realidade paralela. É a personificação daquele meme "first world problems". O cara é tão bitolado, que, pra ele, se os filhos tiverem que ir para a escola pública, isso é o fim do mundo.  :P

BTW, em uma das escolas mais top de POA, se não for a mais top, a mensalidade é uns R$1.500,00. 
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #145 Online: 10 de Abril de 2015, 16:18:37 »
porque não há ponto de contato nas idéias mesmo.

#2. Poor People Are Idiots

Fechou... :lol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 10 de Abril de 2015, 16:25:10 »
"Well, $500,000 a Year Might Sound Like a Lot, but I'm Hardly Rich."

"When my family's Aruba vacation went over budget, that was exactly like you being unable to afford medication for your child's excruciating chronic illness!"

"Come on, we're all in this together! It's not like I have infinite money."

Falso.. Na verdade não todos.. meu ponto é que a diferença pode parecer maior do que ela é para que alguém troque de preocupações.

What We Hear:

Porque isso está fucking wrong. Uma viagem para Aruba seria um evento tão grandioso como uma viagem para o nordeste para um cara de SP, iria haver planejamento para os dois, e iria doer no bolso dos dois.

O destino é diferente. Sim. Mas a vida desse cara dos 35K não é simplesmente dizer "vou para aruba" é dizer "vou para aruba e se for isso vai f.. meu planejamento". E alugar uma p.. dessa está fora de cogitação.

Uh, I think it's because your mortgage is $3,000 a month, since you live in a fucking palace.

Errado também..

Ou seja, estão ouvindo uma coisa do que está sendo dito que não corresponde com a faixa declarada na pesquisa.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 10 de Abril de 2015, 16:27:59 »
porque não há ponto de contato nas idéias mesmo.

#2. Poor People Are Idiots

Fechou... :lol:

Por ter certeza que você entendeu o que eu disse e por respeito que acho merecido não irei responder.. até porque tem um sorriso ali que espero que indique ser uma brincadeira.. porque evidentemente o sentido foi "não haverá interseção de experiências para que se entenda os dois lados"

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 10 de Abril de 2015, 16:30:48 »
Para mim, suficiente rico é o cara que irá ter um patrimônio, descontando sua casa, de uns R$ 4MI. Vai ter uma receita que o deixe bem tranquilo por 20 anos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 10 de Abril de 2015, 16:33:58 »
É claro que não há ponto de contato. O que você relata como problema, é o dia a dia de quase a totalidade da população brasileira. É como eu disse, é uma realidade paralela, que chega a ser engraçada para quem vive a realidade do país.

E você falou bem, para esse sujeito ia ser um puta problema. A questão aqui é que isso é um problema só pra esse sujeito que vive nessa realidade paralela. É a personificação daquele meme "first world problems". O cara é tão bitolado, que, pra ele, se os filhos tiverem que ir para a escola pública, isso é o fim do mundo.  :P

BTW, em uma das escolas mais top de POA, se não for a mais top, a mensalidade é uns R$1.500,00. 

POA não é SP. SP a top custará 6,5K por criança.
2K na zona sul é padrão, qualquer atividade a mais já dá o que disse.

E não entendi porque se esse sujeito, que por uma infelicidade conseguiu ganhar os 35K da pesquisa e viveu de uma maneira coerente,  seu problema seria de alguma maneira desprezível apenas porque alcançou uma posição que não é acima da média.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!