Autor Tópico: Não Existe um Criador!  (Lida 37689 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Não Existe um Criador!
« Resposta #50 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 21:29:50 »
A ironia ateia é que:
Nó humanos somos  personagens divinos!

Divinos no sentido de divindade ou divinos no sentido de especiais, "superiores", únicos?

No meu conceito a essência Deus é a mesma  da humana, apenas em níveis menores.
Não somo divinos no sentido magico , milagroso, sobrenatural, pois Deus também não é!
A nossa ignorância não faz de Deus um ser sobre natural, assim como nossa interferência na natureza, não faz de nós seres sobre-naturais.
partindo do principio que Deus é tudo, não existe o sobre,nem o fora,nem o inexistente absoluto,nem o nada absoluto, naturalmente apenas o Todo Deus absoluto.
o fato de sermos únicos também é natural, dentro da existência do ser "eu" e não ser "Deus" fato possível graças a ignorância divina de si mesmo!

se eu afirmo que um ateu é Deus, logo afirmo que ele ignora a essência de si mesmo, que Deus tornou-se  ateu de si mesmo....ha..ha..ha..ha.ha .. do ponto de vista humano é pura ironia!
do ponto de vista de uma maior consciência Deus esta ignorância é necessária para encarnar, individualizar,personalizar, seres livres da sua vontade, foi assim que nasceu o livre arbítrio divino.
ou seja ateus representam o máximo do livre arbítrio humano.
Pelo que eu entendi, seu pensamento é próximo da filosofia de Spinoza, mas um tanto mais próximo da tradição religiosa. Spinoza dizia que a realidade (natureza, deus) é o todo, e como não há nada fora do todo, não há um criador.
até aqui sou todo Spinoza, porem Deus seria uma unica essência apresentando em formas diferentes por exemplo a matéria por nós conhecida provem de uma unica essência qualificada de atômica, podemos manipular sua estrutura através de associações químicas, formando assim novas substancias. 
observe que eu disse apenas  formando e não criando novas substancias, ja que sua essência material ja fazia parte do Todo Existente Deus.

A diferença é que para ele, universo é composto de apenas uma substância (matéria, portanto ele rejeita a dicotomia matéria/espírito-corpo/mente.
também creio nisto o classifico como o  Todo Deus manifestando sua unica essência em formas diferentes.

Isso é fundamental na crítica que ele faz do conceito tradicional de livre arbítrio. Para sermos livres de acordo com esse conceito, teríamos que ser livres das leis de causalidade, afinal, qualquer escolha que nós façamos vai ser determinada por eventos que ocorreram no nosso passado. A ilusão de liberdade vem da nossa inconsciência desses eventos.Os homens enganam-se quando se acreditam livres; essa opinião consiste apenas em que eles estão conscientes das suas ações e ignorantes relativamente às causas pelas quais são determinadas.

bom, de fato não ha livre arbítrio absoluto e concordo que isto seja apena uma ilusão divina!
vejamos o relativismo:
 antes da criação havia apenas uma unica consciência Deus amoral, por falta de haver outras referencias conscientes.
mesmo assim Deus é limitado em si mesmo, ou seja não pode ir alem de si, pois não ha mais nada alem da sua existência.
Também não pode criar outro deus idêntico a si e também não consiga deixar de existir, pois exista desde de sempre.
Assim uma menor parte da sua consciência decidiu vivenciar uma ignorância absoluta através do inicio da raça humana na sua forma mais primitiva a dos seres apenas mecânicos.
outra parte assumiu a forma material e tambem apenas mecânica.
A parte da sua Maior Consciência Deus assumiu  a forma consciente passiva, ou seja apenas observando e sentindo por  partes o seu Todo absoluto, sem interferir nelas, manteve-se no mesmo estado antes da "criação"( auto divisão, formação humana), ou seja passiva ,  sem liberdade de ação, pois antes sua unica vontade,  personalidade e força de para agir, foi distribuída para suas partes humanas.
A maior parte consciente de Deus que seria a causa inicial ,tornou-se passiva transferindo sua liberdade de ação as suas menores consciências humanas, que por ignorarem a causa das suas origens, iludem pensando que são livres( separadas, individualizadas de Deus), quando na verdade continuam sendo partes de deus na ignorância da sua infância.
Perceba que Deus transferiu seu poder de ação,movimento, vibração por fim de transformação a suas menores partes humanas.
Através da variação de vibrações e frequência do movimento das partículas atômicas, o homem consegue   induz grandes transformações materiais.

Perceba que as ideias dele são perfeitamente compatíveis (e até afirmativas) com uma visão materialista da consciência como um fenômeno puramente físico.
Primeiro precisamos conhecer se ele concorda com Lavosier que "na natureza nada se cria nada se perde e tudo se transforma!
E principalmente se essa transformações manterão a individualidades conscientes do ser "eu", ou seja se acredita na continuação da vida habitando outro tipo de matéria desconhecida ?
E tambem se ele considera a causa inicial inconsciente, casual não intencional ?
O que você faz, no entanto, é simplesmente estender a definição de "natural" para fenômenos que não tem nenhuma evidência física,
se afirmo que ele é o todo absoluto, não ha nada para estender alem dele, assim tudo que esta dentro dele é natural.
e falta de evidência não significa ausência de existência

e você faz isso de forma totalmente arbitrária, ao dizer que Deus possui uma consciência, que rege nossas ações, que nossa própria consciência vem dele e, portanto, somos divinos. Você vai mais longe e afirma que "o fato de sermos únicos também é natural", mas o que te levou à conclusão de que somos únicos, para começo de conversa?

bom! Graças a Deus eu não conheço outro ser idêntico a mim! Um criaturo é divino, "mais" dois aí ja seria uma sacanagem da "trindade" divina , ninguém  merece ,né?:hihi:

Eu só consigo pensar em duas perspectivas que levam a essa ideia:

-A existência de almas, ou espíritos.
-A concepção de razão e consciência como forças transcendentais.

Em resumo, dicotomias que passam bem longe de serem naturais.

sim acredito na inteligencia eterna agindo e se manifestando em formas diferentes!
Tambem acredito que possuímos uma causa inteligente
porem dentro do Todo, tudo é natural e nada trancede a Ele.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 08:01:57 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline ThomázDM

• Nível 00
  • *
« Resposta #51 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 23:04:23 »
A ironia ateia é que:
Nó humanos somos  personagens divinos!

Divinos no sentido de divindade ou divinos no sentido de especiais, "superiores", únicos?

No meu conceito a essência Deus é a mesma  da humana, apenas em níveis menores.
Não somo divinos no sentido magico , milagroso, sobrenatural, pois Deus também não é!
A nossa ignorância não faz de Deus um ser sobre natural, assim como nossa interferência na natureza, não faz de nós seres sobre-naturais.
partindo do principio que Deus é tudo, não existe o sobre,nem o fora,nem o inexistente absoluto,nem o nada absoluto, naturalmente apenas o Todo Deus absoluto.
o fato de sermos únicos também é natural, dentro da existência do ser "eu" e não ser "Deus" fato possível graças a ignorância divina de si mesmo!

se eu afirmo que um ateu é Deus, logo afirmo que ele ignora a essência de si mesmo, que Deus tornou-se  ateu de si mesmo....ha..ha..ha..ha.ha .. do ponto de vista humano é pura ironia!
do ponto de vista de uma maior consciência Deus esta ignorância é necessária para encarnar, individualizar,personalizar, seres livres da sua vontade, foi assim que nasceu o livre arbítrio divino.
ou seja ateus representam o máximo do livre arbítrio humano.
Pelo que eu entendi, seu pensamento é próximo da filosofia de Spinoza, mas um tanto mais próximo da tradição religiosa. Spinoza dizia que a realidade (natureza, deus) é o todo, e como não há nada fora do todo, não há um criador.
até aqui sou todo Spinoza, porem Deus seria uma unica essência apresentando em formas diferentes por exemplo a matéria por nós conhecida provem de uma unica essência qualificada de atômica, podemos manipular sua estrutura através de associações químicas, formando assim novas substancias. 
observe que eu disse apenas  formando e não criando novas substancias, ja que sua essência material ja fazia parte do Todo Existente Deus.

A diferença é que para ele, universo é composto de apenas uma substância (matéria, portanto ele rejeita a dicotomia matéria/espírito-corpo/mente.
também creio nisto o classifico como o  Todo Deus manifestando sua unica essência em formas diferentes.

Isso é fundamental na crítica que ele faz do conceito tradicional de livre arbítrio. Para sermos livres de acordo com esse conceito, teríamos que ser livres das leis de causalidade, afinal, qualquer escolha que nós façamos vai ser determinada por eventos que ocorreram no nosso passado. A ilusão de liberdade vem da nossa inconsciência desses eventos.Os homens enganam-se quando se acreditam livres; essa opinião consiste apenas em que eles estão conscientes das suas ações e ignorantes relativamente às causas pelas quais são determinadas.

bom, de fato não ha livre arbítrio absoluto e concordo que isto seja apena uma ilusão divina!
vejamos o relativismo:
 antes da criação havia apenas uma unica consciência Deus amoral, por falta de haver outras referencias conscientes.
mesmo assim Deus é limitado em si mesmo, ou seja não pode ir alem de si, pois não ha mais nada alem da sua existência.
Também não pode criar outro deus idêntico a si e também não consiga deixar de existir, pois exista desde de sempre.
Assim uma menor parte da sua consciência decidiu vivenciar uma ignorância absoluta através do inicio da raça humana na sua forma mais primitiva a dos seres apenas mecânicos.
outra parte assumiu a forma material e tambem apenas mecânica.
A parte da sua Maior Consciência Deus assumiu  a forma consciente passiva, ou seja apenas observando e sentindo por  partes o seu Todo absoluto, sem interferir nelas, manteve-se no mesmo estado antes da "criação"( auto divisão, formação humana), ou seja passiva ,  sem liberdade de ação, pois antes sua unica vontade,  personalidade e força de para agir, foi distribuída para suas partes humanas.
A maior parte consciente de Deus que seria a causa inicial ,tornou-se passiva transferindo sua liberdade de ação as suas menores consciências humanas, que por ignorarem a causa das suas origens, iludem pensando que são livres( separadas, individualizadas de Deus), quando na verdade continuam sendo partes de deus na ignorância da sua infância.
Perceba que Deus transferiu seu poder de ação,movimento, vibração por fim de transformação a suas menores partes humanas.
Através da variação de vibrações e frequência do movimento das partículas atômicas, o homem consegue   induz grandes transformações materiais.

Perceba que as ideias dele são perfeitamente compatíveis (e até afirmativas) com uma visão materialista da consciência como um fenômeno puramente físico.
Primeiro precisamos conhecer se ele concorda com Lavosier que "na natureza nada se cria nada se perde e tudo se transforma!
E principalmente se essa transformações manterão a individualidades conscientes do ser "eu", ou seja se acredita na continuação da vida habitando outro tipo de matéria desconhecida ?
E tambem se ele considera a causa inicial inconsciente, casual não intencional ?
O que você faz, no entanto, é simplesmente estender a definição de "natural" para fenômenos que não tem nenhuma evidência física,
se afirmo que ele é o todo absoluto, não ha nada para estender alem dele, assim tudo que esta dentro dele é natural.
e falta de evidência não significa ausência de existência

e você faz isso de forma totalmente arbitrária, ao dizer que Deus possui uma consciência, que rege nossas ações, que nossa própria consciência vem dele e, portanto, somos divinos. Você vai mais longe e afirma que "o fato de sermos únicos também é natural", mas o que te levou à conclusão de que somos únicos, para começo de conversa?

bom! Graças a Deus eu não conheço outro ser idêntico a mim! Um criaturo é divino, "mais" dois aí ja seria uma sacanagem da "trindade" divina , ninguém  merece ,né?:hihi:

Eu só consigo pensar em duas perspectivas que levam a essa ideia:

-A existência de almas, ou espíritos.
-A concepção de razão e consciência como forças transcendentais.

Em resumo, dicotomias que passam bem longe de serem naturais.

sim acredito na inteligencia eterna agindo e se manifestando em formas diferentes!
Tambem acredito que possuímos uma causa inteligente
porem dentro do Todo, tudo é natural e nada trancede a Ele.

Aí tem material para reflexão, hein? Metafísica sempre me deixa tonto, mas vamos lá, estou aqui para aprender, e não tem jeito melhor de fazê-lo do que dar a cara a tapas. :biglol:

Ao meu ver, a sua rejeição da ideia materialista de consciência (que você erroneamente chama de concepção ateia; tenha em mente que um ateu pode acreditar até mesmo em reencarnação, então materialismo não é default) cria essa dicotomia (adoro essa palavra) que eu já citei. A consciência seria então imaterial, não é? Então embora exista apenas uma substância, a matéria, a consciência a transcende. Ao meu ver sua teoria só faz sentido se esse for o caso, se a consciência não transcender a matéria, não há "Deus".

Outro problema que eu vejo é essa ideia de que as consciências formam a realidade física. Isso é abstrato demais, até fantasioso, se me permite dizer. Se uma pedra não existe para um cego, isso não se dá pela incapacidade dele de trazer essa pedra à existência, mas sim pela imcapacidade de seus orgãos sensoriais de trazerem-na para a sua própria concepção de realidade, que não é diferente, mas sim, incompleta.

Quanto à questão de ser único, me desculpe se eu te interpretei errado. Achei que você se referia à raça humana como um todo, e não aos indivíduos. Ainda assim, a individualidade nada mais é do que o resultado de uma combinação de variações genéticas com exposições a estímulos diferentes. Mesmo gêmeos, geneticamente idênticos, nunca são expostos aos mesmos estímulos.

Até certo ponto, esse panteísmo se difere do ateísmo apenas por questão de semântica (Deus-Universo), mas quando você fala de consciência universal, entra em um território sem evidências empíricas. Sim, ausência de evidências não significa inexistência, mas quando todos os estudos científicos sólidos apontam na direção oposta  fica difícil manter uma posição neutra nesse assunto.

"Só sabemos com exatidão quando sabemos pouco. À medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida."
-Johann Wolfgang von Goethe

"Seja como o promontório contra o qual as ondas quebram continuamente, mas se mantém firme e doma a fúria da água ao seu redor."
—Marco Aurélio

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #52 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 01:11:49 »
alegar ignorância é criar os limites da comodidade.

[Modo Teísta Apofático]Alegar conhecimento de algo completamente imanente ou completamente transcendente é na melhor das hipóteses, brincar com palavras cujos significado você desconhece e criar um Ídolo a partir da sua limitada Cognição, e porque não, uma pura manifestação da húbris racionalística humana.[/Modo Teísta Apofático]
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #53 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 08:01:03 »
alegar ignorância é criar os limites da comodidade.

[Modo Teísta Apofático]Alegar conhecimento de algo completamente imanente ou completamente transcendente é na melhor das hipóteses, brincar com palavras cujos significado você desconhece e criar um Ídolo a partir da sua limitada Cognição, e porque não, uma pura manifestação da húbris racionalística humana.[/Modo Teísta Apofático]

não entendo o que  diz, então você só pode estar errado! ha...ha..ha..ha

quando uma pessoa não quer trabalhar ela alega o comodo não saber, nem tentar.

e creio que a existência e conhecimento dela ultrapassem e muito os limites da razão humana ,
alem do mais creio no conhecimento irracional intuitivo, para saber não é necessário raciocinar, do tipo conhecimento instintivo mecanizado, como respirar por exemplo, ou nascer ja sabendo sugar o leite materno.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #54 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 08:05:44 »
Benzadeus!  :|

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #55 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 09:14:47 »
Ok, vou tentar ser um pouco mais claro... Digo que não acredito numa pessoalidade ou numa consciência individualidade primária porque, segundo me consta, toda consciência, sem exceção, parte de uma origem impessoal, torna-se pessoal (desenvolvendo sua individualidade) mas depois não perde esta individualidade, ela apenas fica mais dissolvida, melhor dizendo, ela não se desfaz, ela apenas se torna cada vez mais capaz de se identificar com o todo, não se desfazendo em momento algum.

sua visão é materialista pois sua fonte causa inicial não possui uma intenção, vontade própria.
eu  tenho sérios problemas em poder idealizar , conceber uma origem de causa inicial apenas mecânica, não intencional! não acho que isso seja impossível, mas tenho dificuldades para entender e aceitar esta lógica. 
quanto a individualidades serem eternas, concordo!

Inteligência, vontade, sentimento, etc, como disse, seriam resultado de padrões imateriais. No caso do ser humano, há a participação do cérebro, mas apenas como um meio (ponte) entre consciência e matéria. Mas não significa que a consciência seja feita de partículas, pois como disse, ela seria feita de padrões diferentes da matéria, assim, matéria têm partículas, espírito, não.

bom se chegarmos ao consenso de que tudo esta dentro do Todo, só ha distinções aparentes, pois só ha uma unica essência, se apresentando em formas diferentes ,seja material (particulas), espiritual,mente, consciência ou todas as formas percebidas.

A consciência seria organizada de maneira diferente da matéria que é organizada pelas partículas. E em consequência disso, as leis que regem a consciência seriam diferentes, por exemplo, de gravidade, eletromagnetismo, etc. Porque estas leis são resultado da interação das partículas, mas como consciência é diferente, não se aplicaria a estas leis. Mas mesmo assim, tanto matéria e consciência teriam uma origem em comum, algo em comum que as forma, transcendendo a matéria e consciência em si. Uma mesma essência funcional, mas que origina padrões diferenciados, porém, essencialmente... a mesma origem!

concordo que exista uma unica origem essencial para tudo incluindo consciência e matéria e que tambem elas possam se distinguir quanto a organização desta essência unica,mas discordo que as leis que regem o principio da existência possam ser anuladas, teoricamente um pensamento  é algo imaterial, porem ha suspeitas que ele consegue interferir na matéria tipo "mente sã corpo são" . ou então em transmissões de pensamentos.
em resumo penso que as fisicas são universais, irresistíveis, eternas e imutáveis, porem são manipuláveis segundo a nossa vontade, podemos mante-la no equilíbrio , ou desequilíbrio pois herdamos essa força de ação divina, capaz de formatar novas formas.

Se Deus fosse uma exceção às demais consciências, não seria mais consciência, e sim outra coisa... Não seria espírito. As religiões dizem que Deus é espírito, já tenho motivos para discordar desta premissa.
O espírito seriam padrões numa forma individualizada que interage com os padrões que formam as partículas, e esta interação estaria mais concentrada nas células nervosas, ambiente mais oportuno para a interação com a dimensão material. Já a consciência numa forma mais geral, digo, não individualizada, teria mais dificuldade de interagir diretamente com a matéria, é por isso que a pessoalidade individual existe, para que esta consciência universal, como um todo... evolua?
eu creio que Deus é tudo ,  todos e o Todo Absoluto, assim não ha exceções!
aqui você expõe o seu conceito de Trindade divina padrões: espirito, partícula e o da consciência.
bom entendo que a consciência não individualizada só tenha existido antes de ter auto divido-se,  e que a maior parte dela seria o Deus passivo limitado apenas ao estado de observação e sentidos das suas menores partes conscientes humanas, neste estado ela pode evoluir (virtualmente) apenas no sentido de poder estar vivenciando infinitas experiências humanas.

Não, não sou formado na área da computação (graduação). Mas sou formado em biomedicina.
ok , associei isso aos seus exemplo de padrões.

Que mais posso dizer? A meu ver, a Fonte, o mecanismo primário, seria o terceiro elemento que falta para essa dicotomia entre matéria e espírito. Isto é, o elemento que dá origem à consciência e matéria. Ou seja, a meu ver não existe só consciência e matéria. Mas algo mais, diferente destes dois, algo que não é matéria e mutável mas que também não é pessoal ou evolui. A Fonte em si não evoluiria, ela apenas, por algum processo desconhecido (mas funcional), daria origem aos padrões da matéria e consciência. Nada criou este mecanismo, ele sempre existiu.

esta sua visão esta bem de acordo com minhas explicações acima, e matéria, espirito e a consciência seria em essência uma unica coisa .

Pode ser que os padrões desta fonte sejam mais elaborados que os da consciência e matéria. Mas ainda assim, a Fonte não agiria nem como consciência e nem como matéria, mas sim mais como um gerador e mantenedor dos dois.
sim após ter auto divido, tornou se inativa, apenas observadoras dos sentindo.

A Fonte estaria por toda parte (vácuo quântico?), a consciência cósmica (o todo espiritual), assim como todos os planos materiais e astrais (cada plano teria uma versão material e antimaterial ou virtual, onde estariam os desencarnados). A Fonte pode até ter padrões mais complexos que a consciência e matéria somadas, dando origem a estes dois, mas não significa que ela tenha que ser uma consciência, porque não algo que transcenda isso, a idéia de uma mente? Assim, acho que Deus não é nem matéria e nem mente, mas algo que vai além desta noção, algo mais robusto, essencial.
mas ainda discordo que ele não tenha vontade própria que seja apenas mecanizado

Pois acho que não existe consciência perfeita, já que ela sempre evolui, assim como a matéria se transforma. Pois se Deus, como consciência que evolui imperfeita, como poderia manter toda essa vastidão existencial? Seria instável.
penso que existe uma parte da consciência de Deus inativa em ações, que só observa e sente  ações e reações das suas parte consciente dividida, a humanas.
nesta parte inativa  não ha evolução e sim nas suas parte humana divididas e individualizadas pois são mutáveis.

Se Deus fosse perfeito, como consciência, não poderia evoluir. Fosse assim, não haveria a necessidade de existir seres individuais que necessitam evoluir para sei lá o que no final das contas, tendo em mente que esse deus aí seria o conjunto de consciências.
conforme a explicação anterior penso que Deus não evolui, não é mutável nem é ativo.
na verdade a humanidade é uma parte de Deus , que complementa Deus, pois permiti a ele ser todos ao mesmo tempo, poder vivenciar infinitas tipos sensações humanas que evoluem todo o tempo, a humanidade deve ser o orgasmo divino

A idéia é bem simples. Tanto matéria, consciência e deus tem que ser feito de algo primário, essencial. Senão, não existiria, não funcionaria. Por exemplo, como o corpo humano poderia existir se não fosse feito de nada? Da mesma forma Deus. Como pode existir se isso não é feito de algo mais essencial, que forma isso? Esqueci de dizer... Esta essência que tanto falo chamo de ordem-caos (baseada na teoria do caos). Ela em si é perfeita, porque possui uma parte voltada para a harmonia (organização, estruturação, espaço) e outra parte voltada à desarmonia (movimento, funcionalidade, tempo). E a partir daí, o surgimento de padrões cada vez mais elaborados, terminando por formar tudo o que existe.

para mim Deus é também a essência primordial

A Fonte seria mais como um semi-tempo do que não-tempo, talvez. Porque ela em si, apesar de não ter uma cronologia linear (passado e futuro), possui movimento próprio em si mesma, em seus padrões que funcionam. Pode ser que na verdade a fonte não tenha espaço ou tempo, mas quem sabe hipertempo e hiperespaço? A Fonte só não seria linear e tridimensional, da forma como percebemos o mundo.

interessante! sempre afirmo que não pode haver um vácuo divino dentro do Todo absoluto,  a Deus ,porem agora me ocorreu por comparação que se imaginarmos uma esfera deus sem nenhum vácuo espaço ou lacuna dentro nem fora, como poderia haver deslocamento ou movimento dentro dela ?
ou seja para haver movimento, deslocamento e ações dentro de Deus, ele foi obrigado a encolher parte de si, para formar o espaço-tempo-movimento.
logicamente esta conjectura  contradiz toda teoria do big bang.

Quanto ao que criou esta Fonte, ela, vamos dizer assim, simplesmente é, não foi e nem será. Caso contrário, tudo teria origem em algo infinitamente anterior ou então num nada que não existe porque nada produz, por isso, deve haver algum mecanismo primário que existe ao acaso (Deus seria o acaso primário formado por padrões robustos e essenciais). Vamos dizer que a Fonte não tem passado ou futuro, pois transcende o tempo, assim como talvez o hiperespaço. Ela seria, na verdade, o Eterno Presente, um tempo fechado em si mesmo, sem continuidade, sem cronologia linear, que dá apenas voltas em si mesmo infinitamente. Já o produto disso (matéria e consciência), vivem numa sequência temporal de fatos ou probabilidades.
ok quanto ao existir desde sempre, quanto ao acaso criando sere inteligente e muito complexos, divergimos!

Talvez isto ajuda a entender melhor o meu raciocínio mecânico-espiritualista. Chamo de Naturalismo Transcendente. Assim, nesta minha metafísica, estou introduzindo um terceiro elemento necessário além da matéria e espírito e além disso algo em comum que forma estes três elementos, algo que os conecta essencialmente, funcionalmente.

beleza!
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 10:20:44 por Criaturo »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #56 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 11:01:57 »
Cara, vou dar uma dica, quer explanar daquilo que não sabe escolha, pelo menos num ambiente cético, assuntos mais interessantes como grávitons, trajetória quântica, fluido quântico e por aí vai.... :ok:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #57 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 11:26:12 »
Vou tentar explicar um pouco mais resumidamente...

Essência ordem-caos (a base funcional e mais simples de tudo o que existe)

Essência ordem-caos > Padrões fônticos simples > Padrões fônticos complexos: Fonte

Essência ordem-caos > Padrões fônticos simples e complexos > Padrões de matéria e consciência (produto da fonte)

Padrões de matéria > Cordas > Partículas > Átomo

Padrões de consciência > Funções cognitivas espirituais (vontade, sentimento, inteligência, etc.) interagindo, no ser encarnado, através de órgãos que permitem a materialização destas funções imateriais (como o cérebro e outras estruturas).

Deus não seria a essência ordem-caos, mas produto dela. A minha visão não é materialista, já que deixo claro que a matéria não é a essência do absoluto, mas algo imaterial, portanto, seria imaterialismo, mas não vitalismo. Seria mais coerente dizer que é sim um reducionismo imaterialista. A matéria é apenas produto de algo imaterial. Se fosse materialista, estaria dizendo que só existem coisas materiais, e não imateriais. Padrões não são materiais, mas a matéria se organiza através deles.

Se digo que toda função relacionada à pessoalidade (vontade, inteligência, sentimento) é baseada em padrões imateriais, estes padrões em si não teriam em si inteligência ou sentimento, seriam espontâneos. No meu entendimento, o mecanismo primário que daria origem à consciência e matéria é totalmente espontâneo, não algo que percebe, pensa, decide... Se você fosse deus em si, nada perceberia, seria tudo preto, surdo, vazio... Você se encontraria entre o nada e o vazio. Mas ainda assim, estaria por toda parte, porque é não-local e atemporal ou semi-temporal.

Esta essência ordem-caos ela não se transforma nestes padrões mais elaborados... Ela mesma os dá origem. Estes padrões são como uma multiplicação desta essência numa forma aglutinada. Essa essência na verdade não é partícula, mas um campo que está por toda parte, algo como uma dimensão que dá origem, nela, a coisas mais elaboradas a partir dela mesma. Assim, padrões complexos teriam inúmeras unidades desta essência e padrões mais simples, unidades menores. É que nem um software, quanto mais complexo, mais dados ele possui. Outra comparação se daria ao espaço. É como se o espaço-tempo em si fosse essa essência, e a partir dele se originasse as partículas e o átomo. Também é por aí a analogia.

A diferença do raciocínio aqui é... No meu ver, nem tudo é deus, nem tudo é consciência, nem tudo é matéria... mas tudo parte da essência ordem-caos. Assim, em última análise, deus não é tudo, mas a ordem-caos, sim. Assim, seria uma espécie diferente de panteísmo. Deus não é tudo, nem matéria, mas tudo é baseado nesta essência irredutível. E mais, fonte, espírito e matéria não estão totalmente separados, um está intrínseco no outro, nunca ficam totalmente separados, há uma eterna interação entre tais em todos os sentidos e escalas.

Me parece que a sua metafísica é um panteísmo vitalista. A minha, um panteísmo imaterialista reducionista.

Vitalismo: Idéia que parte que tudo que existe é fruto de uma inteligência ou vontade superior, não em algo mecânico e espontâneo (impessoal), já o meu é o oposto disso, em relação às origens cósmicas. Ou seja, sua metafísica é vitalista, a minha, mecânica. Agora só falta saber... qual a real origem do todo? Vitalista ou mecânica? O que dá origem ao todo, uma espécie de intenção ou consciência irredutível ou uma essência impessoal irredutível que origina a consciência e matéria? Mas isso vou deixar em aberto... Não tem como eu dizer qual o mais certo.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #58 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 11:31:42 »
Mas entendo a sua intenção... uma metafísica capaz de desafiar o ateísmo.

Já a minha não tem esta preocupação em combater o ateísmo.

O ateísmo tem sido capaz de desafiar religiões. Falta agora algo que desafie de verdade o ateísmo.

Portanto, vá em frente, continue elaborando sua metafísica, como fiz com a minha!  :ok:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #59 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 11:33:44 »
Vou dar uma definição verdadeira para o panteísmo vitalista do Enio e o panteísmo imaterialista reducionista do Criaturo:

Abobrinha recheada

2 abobrinhas grandes
100 g queijo mussarela ou prato (ralado)
500 g carne moída (de preferência patinho)
1 tomate grande
1 cebola pequena
1/2 pimentão vermelho pequeno
1/2 pimentão amarelo pequeno
1/2 pimentão verde pequeno
Queijo parmesão (ralado) - a gosto
Pimenta-do-reino branca - a gosto
Sal - a gosto

http://www.tudogostoso.com.br/receita/109898-abobrinha-recheada.html

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 11:37:42 »
Você inverteu... O meu é o reducionista. O dele, o vitalista.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 11:40:34 »
Se é assim, então a teoria do caos é também abobrinha, apesar de ser levada a sério por muitos.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 11:49:28 »
Se é assim, então a teoria do caos é também abobrinha, apesar de ser levada a sério por muitos.

A sua teoria pode ser submetida ao método científico, é falseável, existe alguma equação que demonstre que ela é possível, foi publicada em um artigo científico?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #63 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 12:58:07 »

Aí tem material para reflexão, hein? Metafísica sempre me deixa tonto, mas vamos lá, estou aqui para aprender, e não tem jeito melhor de fazê-lo do que dar a cara a tapas. :biglol:
Ao meu ver, a sua rejeição da ideia materialista de consciência (que você erroneamente chama de concepção ateia; tenha em mente que um ateu pode acreditar até mesmo em reencarnação, então materialismo não é default) cria essa dicotomia (adoro essa palavra) que eu já citei. A consciência seria então imaterial, não é? Então embora exista apenas uma substância, a matéria, a consciência a transcende. Ao meu ver sua teoria só faz sentido se esse for o caso, se a consciência não transcender a matéria, não há "Deus".

o que eu rejeito no ateísmo é a uma causa inicial apenas mecânica, casual sem vontade própria ,mas ao  afirmar que Deus é tudo, todos e o Absoluto , também endosso  que tudo (consciência, espíritos, mente, matéria) são  uma unica essência manifestada em formas diferentes.
Dessa forma a consciência pode ser algum tipo de matéria diferente da nossa conhecida.
Nada transcende a Deus, tudo e todos estão dentro dele e são um parte dele, a divergência que permanece é que acredito ser ele uma causa inicial inteligente com vontade própria.
material, imaterial e todas as formas possíveis como se manifesta Deus, nunca conheceremos totalmente, mas a pergunta que nos intriga e nos toca mais diretamente é :
nosso ser"eu" continuará existindo para sempre ?

Outro problema que eu vejo é essa ideia de que as consciências formam a realidade física. Isso é abstrato demais, até fantasioso, se me permite dizer. Se uma pedra não existe para um cego, isso não se dá pela incapacidade dele de trazer essa pedra à existência, mas sim pela imcapacidade de seus órgãos sensoriais de trazerem-na para a sua própria concepção de realidade, que não é diferente, mas sim, incompleta.

no que me diz respeito não podemos vivenciar a realidade sentida pelos outros.
ok! ,mas uma realidade não sentida , percebida ou vivenciada individualmente é ignorada por ele.
da mesma forma se uma realidade for ignorada absolutamente, universalmente por todas consciências, todos afirmaram que ela não existe.
isso é lógico para alguma realidade ser percebida (conscientizada) é necessário ao menos existir uma consciência dela.
em Matrix o mundo real não passava de uma ilusão da mente!
uma coisa eu tenho certeza sofremos uma espécie de ilusão coletiva, uma é de sentirmos seres individualizados, outra é a forma sentimos e que enxergamos nossa realidade.

Quanto à questão de ser único, me desculpe se eu te interpretei errado. Achei que você se referia à raça humana como um todo, e não aos indivíduos. Ainda assim, a individualidade nada mais é do que o resultado de uma combinação de variações genéticas com exposições a estímulos diferentes. Mesmo gêmeos, geneticamente idênticos, nunca são expostos aos mesmos estímulos.

penso que a individualidades é caracterizada pela vontades do ser único, quanto aos estímulos diferentes, sim eles estimulam e são percebidos de formas diferente, provocando reações diferentes que formam seres diferentes. 

Até certo ponto, esse panteísmo se difere do ateísmo apenas por questão de semântica (Deus-Universo), mas quando você fala de consciência universal, entra em um território sem evidências empíricas. Sim, ausência de evidências não significa inexistência, mas quando todos os estudos científicos sólidos apontam na direção oposta  fica difícil manter uma posição neutra nesse assunto.
ué ? Só afirmo que Deus seria a soma de todas as consciências! isso não é ser universal ?

ou voce acha que ser universal é entrar para igreja do Edir Macedo ?  :hihi:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #64 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:12:21 »
Cara, vou dar uma dica, quer explanar daquilo que não sabe escolha, pelo menos num ambiente cético, assuntos mais interessantes como grávitons, trajetória quântica, fluido quântico e por aí vai.... :ok:

ok!  Agradeço a sua generosidade e não poderia deixar de retribuir-lhe  em dobro, vou te dar duas dicas:

01) aprenda se localizar dentro do forum é facil ta escrito la no topo da pagina : 

Forum Clube Cetico » Discussões »Religiões, Crenças e Mitos » Tópico:  Não Existe um Criador!

02) acredito que  exista outros tópicos que lhe são mais interessantes cientificamente

se não sabe brincar então não brinca!  :twisted:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #65 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:21:22 »
Vou dar uma definição verdadeira para o panteísmo vitalista do Enio e o panteísmo imaterialista reducionista do Criaturo:

Abobrinha recheada

2 abobrinhas grandes
1 tomate grande
1 cebola pequena
Sal - a gosto

Juca isto não passa de uma cachorrada sua!
como prova de não ressentimentos vou deixar aqui uma singela homenagem:
https://www.youtube.com/watch?v=WHQ_c-o9LZg

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 13:25:18 por Criaturo »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #66 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:25:03 »
Eu sei onde esta o tópico em questão meu caro colega, sou membro há muitos anos deste fórum e, por isso mesmo, lhe dei a dica de esquecer debater assuntos que são, no mínimo, impossíveis de se provar por meios que não mais que um achismo qualquer. Os assuntos que sugeri, pelo menos, podem ser quantificados e/ou submetidos ao método cientifico.
E, se não gosta de dicas, ignore. Simples assim  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #67 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:31:11 »
Eu sei onde esta o tópico em questão meu caro colega, sou membro há muitos anos deste fórum e, por isso mesmo, lhe dei a dica de esquecer debater assuntos que são, no mínimo, impossíveis de se provar por meios que não mais que um achismo qualquer. Os assuntos que sugeri, pelo menos, podem ser quantificados e/ou submetidos ao método cientifico.
E, se não gosta de dicas, ignore. Simples assim  :)
ok amigão , não zanga não! :hihi:
apenas gosto de apresentar minha visão da vida e argumentar sobre ela, também aprecio a opinião dos outros e os seus argumentos.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 19:48:49 por Criaturo »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 14:47:50 »

Abobrinha recheada

2 abobrinhas grandes
1 tomate grande
1 cebola pequena
Sal - a gosto

https://www.youtube.com/watch?v=WHQ_c-o9LZg

Primeiro, procure quotar direito suas respostas. Segundo, sua homenagem não abre. Terceiro, você achou isso uma cachorrada?

Seguinte, como você acha que alguém se sente quando ela faz uma pergunta séria e a outra responde com crendices como "mecânica de Deus", "parte inteligente de deus", "divino didático", " consciência divina", apresentando textos prolixos sem nenhuma evidência de que sua fé seja algo além de sua própria fantasia?

Você apenas está sendo proselitista, o que fere as regras do fórum.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #69 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 15:56:40 »
Chutando o tabuleiro em 3, 2, 1...  :histeria:
GNOSE

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #70 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 18:17:40 »
A sua teoria pode ser submetida ao método científico, é falseável, existe alguma equação que demonstre que ela é possível, foi publicada em um artigo científico?

Acho que sim. Vamos ver... Se descobrirem que as partículas em geral são mesmo feitas, por exemplo, destas cordas que são teorizadas, e se descobrirem que estas cordas não têm massa em si, mas se são feitas de funções que sejam imateriais. Caso contrário, se descobrirem que as partículas e admitirem sem sombra de dúvidas que estas não são essencialmente feitas por funções imateriais, então, neste caso, parte da teoria estaria refutada. Não me baseei em alguma equação específica, mas simplesmente na idéia de que tudo o que é material provém de padrões funcionais imateriais. É como se tudo o que existisse fosse, na verdade, feito de princípios, não de uma estrutura particulada, seja com ou sem massa.

Artigo científico? Cara, isso é uma metafísica, que nem naturalismo, está mais para filosofia do que ciência, apesar de envolver conhecimento científico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #71 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 19:44:32 »

Abobrinha recheada

2 abobrinhas grandes
1 tomate grande
1 cebola pequena
Sal - a gosto

Primeiro, procure quotar direito suas respostas. Segundo, sua homenagem não abre. Terceiro, você achou isso uma cachorrada?

ok, Chefe!

ja corrigi, acho que voce vai gostar!

Seguinte, como você acha que alguém se sente quando ela faz uma pergunta séria e a outra responde com crendices como "mecânica de Deus", "parte inteligente de deus", "divino didático", " consciência divina", apresentando textos prolixos sem nenhuma evidência de que sua fé seja algo além de sua própria fantasia?
alto la! tenho as minhas próprias experiências e evidencias e respeito muito todas elas.
se voce procura por provas tente em um tópico cientifico.
e aceite tudo  apenas pela sua fé na ciência dos outros , ou então tente comprava-las tudo na pratica se conseguir , terá  conseguido provar a si mesmo que tudo é  exatamente como te disseram.

Você apenas está sendo proselitista, o que fere as regras do fórum.

os foristas menos argumentativos sempre acabam apelando para essa piada! e ainda diz que esta falando sério! :biglol:

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #72 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 19:56:39 »
e aceite tudo apenas pela sua fé na ciência dos outros , ou então tente comprava-las tudo na pratica se conseguir

Interessante, então você não foi vacinado, não toma antibióticos, não está usando Internet e ferramentas para acessá-la, pois não aceita a "ciência dos outros"?
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #73 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 20:50:27 »
Vou tentar explicar um pouco mais resumidamente...

Essência ordem-caos (a base funcional e mais simples de tudo o que existe)

Essência ordem-caos > Padrões fônticos simples > Padrões fônticos complexos: Fonte

Essência ordem-caos > Padrões fônticos simples e complexos > Padrões de matéria e consciência (produto da fonte)

Padrões de matéria > Cordas > Partículas > Átomo

Padrões de consciência > Funções cognitivas espirituais (vontade, sentimento, inteligência, etc.) interagindo, no ser encarnado, através de órgãos que permitem a materialização destas funções imateriais (como o cérebro e outras estruturas)

Deus não seria a essência ordem-caos, mas produto dela. A minha visão não é materialista, já que deixo claro que a matéria não é a essência do absoluto, mas algo imaterial, portanto, seria imaterialismo, mas não vitalismo. Seria mais coerente dizer que é sim um reducionismo imaterialista. A matéria é apenas produto de algo imaterial. Se fosse materialista, estaria dizendo que só existem coisas materiais, e não imateriais. Padrões não são materiais, mas a matéria se organiza através deles.
entendo sua causa primaria seria o deus "ordem-caos" deus mecânico , que  desprovido de inteligencia e vontade , um deus caleidoscópio com movimentos infinitos, que por acaso formou outro Deus e deuses inteligentes e complexos.
não importa qual nome damos as formações das matérias , como a enxergamos, ou a entendemos, se são animadas, ou apenas mecânicas, o que separa teísmo do ateísmo é se a origem, a casual primordial é inteligente, intencional ou apenas casual.
mais importante do que a formas ou o entendimento que cada um tem delas é se o nosso "Eu" ira continuar seja materialmente, imaterialmente, visível ou invisível com ou sem corpo.

Se digo que toda função relacionada à pessoalidade (vontade, inteligência, sentimento) é baseada em padrões imateriais, estes padrões em si não teriam em si inteligência ou sentimento, seriam espontâneos. No meu entendimento, o mecanismo primário que daria origem à consciência e matéria é totalmente espontâneo, não algo que percebe, pensa, decide... Se você fosse deus em si, nada perceberia, seria tudo preto, surdo, vazio... Você se encontraria entre o nada e o vazio. Mas ainda assim, estaria por toda parte, porque é não-local e atemporal ou semi-temporal.

entendi tipo um software que quando inserido na materia, pode fazer com que ela mesmo se reproduza, inserindo nela algo que ele mesmo não tenha, vontade própria.
nesta sua visão neo ateísta, voce afirma que as personalidades são geradas por esse seu deus irresponsavelmente, inconscientemente e aleatoriamente, neste caso alguém que nasce com vontade de praticar o mal, não pode ser responsabilizado por suas ações por serem obras  do seu deus inicial "ordem-caos " do acaso" qualquer.

Esta essência ordem-caos ela não se transforma nestes padrões mais elaborados... Ela mesma os dá origem. Estes padrões são como uma multiplicação desta essência numa forma aglutinada. Essa essência na verdade não é partícula, mas um campo que está por toda parte, algo como uma dimensão que dá origem, nela, a coisas mais elaboradas a partir dela mesma. Assim, padrões complexos teriam inúmeras unidades desta essência e padrões mais simples, unidades menores. É que nem um software, quanto mais complexo, mais dados ele possui. Outra comparação se daria ao espaço. É como se o espaço-tempo em si fosse essa essência, e a partir dele se originasse as partículas e o átomo. Também é por aí a analogia.
ja tinha me tocado que se referia a uma espécie de software
voce diz:
Deus não seria a essência ordem-caos, mas produto dela
e afirma que Deus e as matéria( padrões simples) e os todos os seres inteligente e complexos(padrões complexos) são produtos do seu deus "caos-ordem" imaterial, casual e apenas mecânico.
isto seria mais ou menos "por um acaso"  um burro parindo sábios e gênios.

A diferença do raciocínio aqui é... No meu ver, nem tudo é deus, nem tudo é consciência, nem tudo é matéria... mas tudo parte da essência ordem-caos. Assim, em última análise, deus não é tudo, mas a ordem-caos, sim. Assim, seria uma espécie diferente de panteísmo. Deus não é tudo, nem matéria, mas tudo é baseado nesta essência irredutível. E mais, fonte, espírito e matéria não estão totalmente separados, um está intrínseco no outro, nunca ficam totalmente separados, há uma eterna interação entre tais em todos os sentidos e escalas.

sem querer ofender,mas a sua teoria apenas mudou o nomes do deus zé para José,
ou seja mudou o nome do deus acaso do ateus para um nome mais bonito "ordem-caos", no entanto continuam sendo a mesma coisa casual e  mecânica, capaz de formar aleatoriamente ao acaso padrões simples inanimados e padrões mais complexos Deus e  os seus animais.
Resumindo, continua afirmando que tudo esta contido a uma essência irredutível, que ela é capaz de transforma-se em tudo e todos (até aqui concordo).
mas discordo que esse seu deus ordem-caos, seja desprovido de vontade e de inteligencia.

alem disso arranjou mais um deus "caos-ordem" criador do Deus, para justificar o Deus existente, dai vem a lógica circular quem criou esse seu deus caos-ordem ?

Me parece que a sua metafísica é um panteísmo vitalista. A minha, um panteísmo imaterialista reducionista.

Vitalismo: Idéia que parte que tudo que existe é fruto de uma inteligência ou vontade superior, não em algo mecânico e espontâneo (impessoal), já o meu é o oposto disso, em relação às origens cósmicas. Ou seja, sua metafísica é vitalista, a minha, mecânica. Agora só falta saber... qual a real origem do todo? Vitalista ou mecânica? O que dá origem ao todo, uma espécie de intenção ou consciência irredutível ou uma essência impessoal irredutível que origina a consciência e matéria? Mas isso vou deixar em aberto... Não tem como eu dizer qual o mais certo.

concordo!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #74 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 21:00:03 »
e aceite tudo apenas pela sua fé na ciência dos outros , ou então tente comprava-las tudo na pratica se conseguir

Interessante, então você não foi vacinado, não toma antibióticos, não está usando Internet e ferramentas para acessá-la, pois não aceita a "ciência dos outros"?

evito tomar remédios e principalmente antibióticos, ja que desconheço a sua verdadeira ciência e efeitos colaterais, sabemos que sua função é de exterminar vidas, resta conhecermos se ele mata mais a vida dos micro seres inimigos ou amigos protetores do meu corpo,mas fique tanquila confie na ciência de médicos e de laboratórios que o lema deles é "em primeiro lugar o bem estar do seres humanos , em ultimo lugar o dinheiro que nos sustenta"
A fé cega na ciência dos outros tambem pode matar, voce viu os casos recentes do hidro-gel ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!