Autor Tópico: Não Existe um Criador!  (Lida 37691 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Não Existe um Criador!
« Resposta #100 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 13:52:23 »
E porquê então o Universo não pode ser Inana? 
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #101 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 14:07:33 »
E porque não poderia ser?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 14:17:03 »
E se for, porque não poderia deixar de ser?
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #103 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 14:25:48 »
E se for, porque não poderia deixar de ser?
Essa é a ideia de externalidade que na verdade é parte integrante dele.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #104 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 18:51:13 »
Ao contrário de afirmações como "deus é tudo", onde quem afirma não demonstra a evidência de como uma divindade pode ser tudo ao mesmo temp0

Uma divindade não pode ser tudo ao mesmo tempo...o "uma" é redutor...

justifique!

Se sua divindade é exatamente TUDO, ela é o universo por definição... e não há razão pra chamar o universo de Deus...

do ponto de vista teísta o universo é inteligente do cético é  apenas casual
Deus  ou universo tanto faz o nome que damos, Deus é o que é e nada do que fizermos ou pensarmos poderá alterar sua realidade.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #105 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 18:52:32 »
Se sua divindade é exatamente TUDO, ela é o universo por definição... e não há razão pra chamar o universo de Deus...

Só se por Universo designar a totalidade do que já existiu, do que existe, e do que existirá... Agora se aceitamos que o Universo teve um começo e terá um fim, como garantir que o nosso Universo engloba aquela totalidade? Não houve, não há, não haverá outros universos? E       até realidades pré-universos porque pré-Big Bangs...

considero o universo absoluto

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #106 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 19:03:47 »

errado! uma planta vive e não pensa! mas deve sentir que esta viva, portanto " sinto logo existo"
Como uma planta pode sentir ? Aliás, se você sabe que sente, você sabe que existe, o princípio é o mesmo da frase que apresentei, sendo assim como uma planta sabe que existe?

as plantam buscam pela luz, logo sentem e percebem onde ha luz, assim como tambem sentem a ausência dela e morrem.

você nunca parou para pensar que assim como existe micro seres vivendo dentro de nós, somos para eles como um universo,mas eles não tem a minha consciência que vivem dentro de outro ser vivo.
Se Deus é tudo estamos vivendo dentro dele! simples assim!

Eu até posso aceitar alguém dizendo no sentido figurado que nós somos um universo para os micróbios dentro de nós, mas não faz o menor sentido alguém dizer literalmente que nós vivemos dentro de um ser mitológico, ainda mais fazendo uso de uma analogia figurativa para justificar.
[/quote]

assim como os micro seres  percebem partes do  universo físico do nosso corpo, também percebemos parte de Deus, mas da mesma forma ignoramos todo o ser Deus.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #107 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 19:07:49 »
e porque inana não poderia ser uma musica de Gil ?
não estamos discutindo nomes, zé ou josé e sim o sentido que  palavras representam.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #108 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 11:02:47 »
o sentido que  palavras representam.

Claramente desconheces Inana, mas talvez o nome ISHTAR te traga alguma memória... Deusa de mais de 70.000 anos...Está preservadíssima, apesar da idade. :hihi:
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #109 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 11:05:27 »
  :histeria:

O que é um "universo absoluto"?

O que é o Universo?

O que é o absoluto?
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #110 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 20:08:12 »
Sinceramente fiquei curioso. Por favor disserte sobre essa tal de Inana...

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #111 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 22:30:32 »
o sentido que  palavras representam.

Claramente desconheces Inana, mas talvez o nome ISHTAR te traga alguma memória... Deusa de mais de 70.000 anos...Está preservadíssima, apesar da idade. :hihi:
me lembrou  dialetos da Bahia, mas ao consultar são  google  percebi que se tratava de uma deusa. :vergonha:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #112 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 22:31:44 »
  :histeria:

O que é um "universo absoluto"?

O que é o Universo?

O que é o absoluto?

Deus é tudo, o Todo e todos.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #113 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 22:32:27 »
vai ser muito breve!

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #114 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 22:37:01 »

Conheci essa deusa quando estudei a wicca, muito interessante os aspectos atribuídos à ela:

"Inanna era a Rainha do Céu e da Terra, mas não sabe nada do submundo e sua missão agora é desvendar seus segredos. Decide então fazer um passeio pelo reino dos mortos, abaixo da Terra, domínio de sua irmã-avó Ereshkigal. Haviam sete portais que deveria cruzar rumo ao seu objetivo final. Em cada uma destas portas se vê despojada de seus instrumentos de poder, desde sua coroa até suas vestes. No sétimo e último portal, totalmente nua encontra-se com Ereshkigal, sua irmã e rival.

Totalmente nua, seria a única forma com que Inanna poderia se relacionar com sua sombra. Neste estado vulnerável, Inanna enfrenta sua irmã (sua sombra), é presa e crucificada num poste do mundo inferior, constituindo-se numa imagem de divindade feminina agonizante.

Sozinha e na escuridão, Inanna decompõe-se. Mas nem tudo está perdido, esta experiência e a aceitação de sua vulnerabilidade, a descoberta da necessidade do sacrifício e da morte para que os ciclos da vida se perpetuem, aumentam o poder de Inanna, assim como sua compreensão e beleza.

Sua irmã também aprende uma grande lição e tem agora seu coração aberto à compaixão. Como recompensa por tal sentimento lhe foi permitido reviver a deusa Inanna. Mas Inanna não estava livre para partir até houvesse alguém para ocupar seu lugar. A descida de Inanna ao sub-mundo é um símbolo de ritual de iniciação nos mistérios femininos.

Quando Inanna consegue retornar, descobre que Damuzi (seu marido), em sua ausência usurpara-lhe o lugar no trono do céu. Ficou colérica e permitiu que os demônios do inferno lhe prendessem e o levassem. Depois sentiu pena dele e apelou a Ereshkigal para que o liberassem. Entretanto, lhe foi permitido tão somente uma troca e a irmã de Damuzzi se oferece para rever com ele a permanência no reino de baixo. Assim, durante o outono e inverno, Damuzzi permanece no inferno e as colheitas não se reproduzem, enquanto que na primavera e verão, ele sai da terra para participar do reino de cima e a colheita é farta.

Esta é a origem da celebração do ano sumeriano. "
GNOSE

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #115 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 23:00:07 »
É intrigante como os povos de diferentes épocas evocam a necessidade de uma inteligência superior ou um deus para explicar os fenômenos. Pelo menos eu já saí dessa tendência, não preciso evocar uma inteligência superior para entender como as coisas funcionam, já que defendo que tudo teria base numa essência funcional e padrões imateriais que origina matéria e espírito, assim como o próprio espaço-tempo e outras diversas dimensões. Não acho que exista uma inteligência primária, incriada e ainda por cima individual por detrás dos eventos naturais, apesar de achar que existe sim um organismo universal dotado de inúmeras partes individuais, estas sim que pensam, mas que são geradas e limitadas.

E não, esta consciência universal não determinaria o funcionamento da matéria e do espaço-tempo.

Assim, não sou teísta.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #116 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 23:05:30 »

Conheci essa deusa quando estudei a wicca, muito interessante os aspectos atribuídos à ela:

ex crente é um pé no saco, após  verem seus pedidos ignorados se tornam ateus, antes achavam que tinham razão na fé, agora continuam achando que tem razão na descrença!
é assim que o ser humano se acha sempre com a razão! ::)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #117 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 23:28:07 »

"Inanna era a Rainha do Céu e da Terra, ...
Interessante. Lembra um pouco alguns textos sobre krishna.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #118 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 23:32:33 »
ex crente é um pé no saco, após  verem seus pedidos ignorados se tornam ateus, antes achavam que tinham razão na fé, agora continuam achando que tem razão na descrença!
é assim que o ser humano se acha sempre com a razão!

Quanta mágoa, prezado crente, o estudo das religiões jamais implicará na sua aceitação, tácita ou não, poupe-nos de suas justificativas para a descrença alheia, suas conclusões continuam ineptas em abarcar o sentido das palavras, agindo como metralhadora giratória...
GNOSE

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 03:51:03 »
crente = pessoa que acredita em algo sem suporte em evidências.

Ele usa o mesmo argumento para defender deus, ala, thor, Krishna, e não percebe que ele é ateu para todos os deuses menos o dele. E não acha coincidência que ele tenha nascido justamente no lugar que ensina a fé correta.

Crente não argumenta. Crente tenta dizer que suas experiências individuais servem para alguém que não seja ele mesmo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #120 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 13:21:03 »
crente = pessoa que acredita em algo sem suporte em evidências.

Ele usa o mesmo argumento para defender deus, ala, thor, Krishna, e não percebe que ele é ateu para todos os deuses menos o dele. E não acha coincidência que ele tenha nascido justamente no lugar que ensina a fé correta.

Crente não argumenta. Crente tenta dizer que suas experiências individuais servem para alguém que não seja ele mesmo.
como poderia defender deuses e ao mesmo tempo ser ateu deles ?
nem todo teísta é religioso

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #121 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 13:29:24 »
sinceramente, em relação ao tópico aço varias conjecturas sobre o aparecimento da racionalidade humana, que Deus é amoral, parte humano, parte mecânico, parte observador inteligente, é Todo existente, é tudo e é todos, nada disso foi questionado com alguma inteligencia, salvo o Sr. Juca que esboçou um questionamento até que interessante, os demais limitam-se a criticas vazias.
Propus um desafio que até agora não foi solucionado.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #122 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 19:32:43 »
Well, como eu já estou cansando de emular um teísta apofático, hora de retornar ao meu modus-operandi de ateu apático quanto a crenças religiosas.

Fine, você criou uma nova versão da Divindade Deísta, provavelmente mais uma divindade self-service a ser incluída futuramente no cemitério de divindades mortas, e quanto a isso eu dou meus sinceros parabéns - não são muitos humanos que inventam divindades, que Alexandre, o Paflagônio e Joseph Smith testemunhem postumamente a meu favor.

Congratulações a parte, como alguém disposto aprender, eu pergunto: Em que seu Deus impacta a existência humana? No que difere o Cosmos que ele faz parte difere do Cosmos "acéfalo" e "indiferente" que é aceito por ateus? Quais atos distintos ele realiza que permitem, de maneira inegável, alguém que não está predisposto a crer nele reconhecer sua existência? Como ninguém notou a existência do seu Deus ex Machina antes de você? E especialmente, o que seu Deus "acha" de ateus desinteressados em crer nele?

Eu sei que soam perguntas incrivelmente mundanas, mas eu já conheço divindades e crenças demais para me preocupar com o que se passa no "mundo mental" de seus entusiastas, então me interesso por aquilo que realmente pode afetar a (consideravelmente banal, mas ainda sim interessante) existência humana. Ficaria imensamente grato caso respondesse.  :)
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #123 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 20:06:01 »
Well, como eu já estou cansando de emular um teísta apofático, hora de retornar ao meu modus-operandi de ateu apático quanto a crenças religiosas.

Fine, você criou uma nova versão da Divindade Deísta, provavelmente mais uma divindade self-service a ser incluída futuramente no cemitério de divindades mortas, e quanto a isso eu dou meus sinceros parabéns - não são muitos humanos que inventam divindades, que Alexandre, o Paflagônio e Joseph Smith testemunhem postumamente a meu favor.

Congratulações a parte, como alguém disposto aprender, eu pergunto: Em que seu Deus impacta a existência humana? No que difere o Cosmos que ele faz parte difere do Cosmos "acéfalo" e "indiferente" que é aceito por ateus? Quais atos distintos ele realiza que permitem, de maneira inegável, alguém que não está predisposto a crer nele reconhecer sua existência? Como ninguém notou a existência do seu Deus ex Machina antes de você? E especialmente, o que seu Deus "acha" de ateus desinteressados em crer nele?

Eu sei que soam perguntas incrivelmente mundanas, mas eu já conheço divindades e crenças demais para me preocupar com o que se passa no "mundo mental" de seus entusiastas, então me interesso por aquilo que realmente pode afetar a (consideravelmente banal, mas ainda sim interessante) existência humana. Ficaria imensamente grato caso respondesse.  :)

Eu respondo, como qualquer religião essa do Criaturo também se presta à salvação.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 22:00:48 »

Bela síntese El Elyon.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!