Você chama a essência irredutível ordem-caos de deus. Mas não é deus, como afirmo, é a essência do todo, não a Fonte em si, que é produto desta essência. Essa essência, por ser irredutível, não pode ter sido criada por algo ou alguém mais simples ou complexo, porque estamos falando da essência última da natureza, a própria mecânica (organização e deslocamento). Se isso não fosse a essência do todo, simplesmente nada funcionaria. E se nada funciona, como pode existir? A matéria existiria se não funcionasse? Não. A consciência existiria se não funcionasse? Não. Nosso corpo inteiro existiria se não funcionasse? Não. Um software existiria se seus dados não funcionassem? Não. O sol emitiria radiação se não funcionasse? Não. A percepção que cheguei é que tudo para ocorrer tem que funcionar, e para funcionar, tem que haver padrões baseados predominantemente em movimento e outros em organização (como as cordas que formam as partículas).
Então, se há uma causa primeira (constante ou não) para todos os fenômenos, precisa de algo irredutível para funcionar. Essa foi a conclusão que cheguei e a teoria do caos me deu uma pista do que seria essa essência. Um padrão irredutível dotado simultaneamente de uma função organizacional e caótica, de forma que haverá sempre ordem junto ao movimento. Entenda esta essência como se fosse o código binário 0 e 1 na computação. 0 é como se fosse o caos, e 1 a harmonia. Haveriam padrões que teriam maior predominância de 0 e estes originariam movimento, tempo, calor, tudo que se move e gasta energia. Já haveriam padrões predominantes em 1, neste caso, os que dariam origem a toda forma de estruturação, seja na consciência, matéria, etc. Os átomos seriam uma complexa combinação de padrões baseados mais em 0 ou 1. E pode até ser que existam valores entre esse 0 e 1, como intermediários, permitindo maior complexidade de eventos.
Essa essência, neste caso, poderia se manifestar de diversas formas, entre valores 0 e 1 (mas nunca sendo 0 e 1, porque se fosse absolutamente organizada, não teria movimento, logo não funcionaria e não existiria e se fosse absolutamente deslocada, não teria organização, logo não funcionaria e não existiria) de forma que inúmeros valores entre estes extremos permitiriam a origem de vários padrões possíveis, inúmeros, ou até infinitos, já que entre 0 e 1 pode haver infinitos números quebrados. Esse é o limite de escala pequena que consegui chegar, se há algo mais básico que isso, não sei. Portanto, uma simples essência graciosa que pode se manifestar de diversas maneiras, capaz de dar origem ao cosmo e além. De dar origem à matéria, consciência e a Fonte, suposto mecanismo gerador de corpo e mente.
Mesmo que nosso mundo seja a Matrix, o mundo externo também teria que se basear numa essência funcional... Senão não existiria.
Assim sendo, não tem como eu poder conjecturar uma vontade ou inteligência mais básica que esta essência, ou que os padrões que originam a consciência e matéria.