Autor Tópico: EUA da um passo de volta a segregação.  (Lida 8698 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:EUA da um passo de volta a segregação.
« Resposta #50 Online: 01 de Abril de 2015, 12:36:13 »
Então Libertário, você acredita que uma pessoa tem o direito de discriminar a outra pela cor da pele ou orientação sexual, etc?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #51 Online: 01 de Abril de 2015, 12:37:39 »
Pode acusar todo mundo, mas não pode ser acusado.

Recusa a opressão do estado e recorre à moderação do fórum.

Ah, vai chorar?  :chorao:

Deixa de ser burro, aqui é fórum privado, e as regras são aplicadas à todos.

:histeria:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #52 Online: 01 de Abril de 2015, 12:40:38 »
Então Libertário, você acredita que uma pessoa tem o direito de discriminar a outra pela cor da pele ou orientação sexual, etc?

Não é nem questão de acreditar que alguém tem direito de discriminar.

Esse direito não existe. Existe uma lei (no Brasil) que prevê punição para discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A pergunta é: Libertário, você defende que pessoas deveriam poder ser discriminadas qualquer critério?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #53 Online: 01 de Abril de 2015, 12:40:58 »

Sim, as pessoas têm o direito de ser idiotas, caso essa discriminação tenha base no direito de propriedade. Mas como foi dito no tópico, o mercado vai puni-los, e haverá boicote também.

Vamos dizer que alguém proíba um amigo de um amigo de entrar na sua casa porque o rapaz é gay. Isso é idiota, claro, mas a pessoa está no seu direito, concorda?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #54 Online: 01 de Abril de 2015, 12:43:08 »
Existe uma lei (no Brasil) que prevê punição para discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

"Existe uma lei" não é argumento, a escravidão foi legal, a Alemanha Nazi também.

A pergunta é: Libertário, você defende que pessoas deveriam poder ser discriminadas qualquer critério?

Não entendi o que vc quis dizer, defendo apenas direitos de propriedade, só isso.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 01 de Abril de 2015, 12:49:31 »
Existe uma lei (no Brasil) que prevê punição para discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

"Existe uma lei" não é argumento, a escravidão foi legal, a Alemanha Nazi também.

Você cortou o resto:

Não é nem questão de acreditar que alguém tem direito de discriminar.

Esse direito não existe. [...]

Não entendi o que vc quis dizer, defendo apenas direitos de propriedade, só isso.

Pergunta absolutamente simples. Vou tentar ser mais didático e menos direto, trazendo figuras e situações lúdicas do dia a dia.

Libertário, você acha que seria bom se algum dono de papelaria pudesse proibir a entrada de gente que tem cabelo crespo na papelaria?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #56 Online: 01 de Abril de 2015, 12:52:58 »
Um bom vídeo:

<a href="https://www.youtube.com/v/RL3sYlxAvbk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/RL3sYlxAvbk</a>

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #57 Online: 01 de Abril de 2015, 12:55:18 »

Desculpem o off-topic, mas fiquei curioso: Libertário, você acha que o direito à propriedade privada é um absoluto?

Outra pergunta: supondo que a discriminação seja permitida por lei, você acredita que seria possível alguem lucrar por causa da discriminação?
(Imagino a seguinte situação: uma fábrica que vende buttons a favor da discriminação de sudestinos, ou placas "Proibido a entrada de torcedores do Arapiraca" , ou um "clube de ofertas - apenas para canhotos", ou algo do tipo.)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Rhyan

• Visitante
« Resposta #58 Online: 01 de Abril de 2015, 12:56:18 »
Libertário, você acha que seria bom se algum dono de papelaria pudesse proibir a entrada de gente que tem cabelo crespo na papelaria?

Sim, acho. Acho que o mercado e a liberdade é a melhor forma de interagir pessoas de diferentes etnias, credos e etc., ao invés de leis impostas e obrigações. Eu acredito no voluntarismo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #59 Online: 01 de Abril de 2015, 13:03:04 »
Desculpem o off-topic, mas fiquei curioso: Libertário, você acha que o direito à propriedade privada é um absoluto?

Não sei o que seria absoluto. O direito ao próprio corpo (auto-propriedade) e a vida são precedentes do direito de propriedade, e nem a vida é um direito absoluto (legítima defesa).

Outra pergunta: supondo que a discriminação seja permitida por lei, você acredita que seria possível alguem lucrar por causa da discriminação?
(Imagino a seguinte situação: uma fábrica que vende buttons a favor da discriminação de sudestinos, ou placas "Proibido a entrada de torcedores do Arapiraca" , ou um "clube de ofertas - apenas para canhotos", ou algo do tipo.)

Sim, claro. Um condomínio homofóbico poderia ser bem demandado por bolsonarettes e cia..

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #60 Online: 01 de Abril de 2015, 13:10:09 »

Sim, claro. Um condomínio homofóbico poderia ser bem demandado por bolsonarettes e cia..

Você acharia então que haveria a possibilidade do mercado não só admitir como também estimular a discriminação?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #61 Online: 01 de Abril de 2015, 13:30:01 »
Os direitos de uma minoria podem sobrepujar aos da maioria?
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 01 de Abril de 2015, 14:16:25 »
Provavelmente "depende do direito", e, não mais do que os direitos de uma maioria podem sobrepujar o de uma minoria.

Deve prevalecer provavelmente um princípio de igualdade, antes de algo que seja visto como "direito" só por ser vontade. Ex.: direito de ir e vir, versus "direito" dos brancos de não ter negros andando por aí, que na prática não é mesmo um direito.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 01 de Abril de 2015, 14:50:45 »

Sim, as pessoas têm o direito de ser idiotas, caso essa discriminação tenha base no direito de propriedade. Mas como foi dito no tópico, o mercado vai puni-los, e haverá boicote também.

Vamos dizer que alguém proíba um amigo de um amigo de entrar na sua casa porque o rapaz é gay. Isso é idiota, claro, mas a pessoa está no seu direito, concorda?

A pessoa pode fechar a casa dela pra quem ela quiser, mas não pode ser racista e preconceituoso. Você acha que o direito à propriedade deve sobrepujar o direito à dignidade do outro? Para mim, não.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #64 Online: 01 de Abril de 2015, 15:03:51 »
Criança negra indo comprar doce na bombonera e dono expulsando porque "tem o direito" de não servir negros.  Ta serto....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 01 de Abril de 2015, 15:44:35 »

A pessoa pode fechar a casa dela pra quem ela quiser, mas não pode ser racista e preconceituoso.

Mas se uma pessoa não-negra não deixar entrar uma outra, negra, na sua casa ela pode ser incriminada por racismo? Ou o seu lar é inviolável?

Como você faria neste caso?

Você acha que o direito à propriedade deve sobrepujar o direito à dignidade do outro? Para mim, não.

Isto serve para todos os casos?

Ou o exemplo citado anteriormente pode ser uma exceção?
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 01 de Abril de 2015, 15:47:28 »
Algo como, "sim podem entrar, vamos discutir religião, sres. testemunhas de Jeová. Menos o sr. Queira aguardar aqui fora, ou pode visitar outras casas." Isso?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 01 de Abril de 2015, 15:51:49 »
Algo como, "sim podem entrar, vamos discutir religião, sres. testemunhas de Jeová. Menos o sr. Queira aguardar aqui fora, ou pode visitar outras casas." Isso?

Pode ser este exemplo.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 01 de Abril de 2015, 15:55:07 »

A pessoa pode fechar a casa dela pra quem ela quiser, mas não pode ser racista e preconceituoso.

Mas se uma pessoa não-negra não deixar entrar uma outra, negra, na sua casa ela pode ser incriminada por racismo? Ou o seu lar é inviolável?

Como você faria neste caso?

Você acha que o direito à propriedade deve sobrepujar o direito à dignidade do outro? Para mim, não.

Isto serve para todos os casos?

Ou o exemplo citado anteriormente pode ser uma exceção?

A pessoa tem o direito de não deixar ninguém entra na casa dela, mas se ela alegar que não deixa por que a outra é preta ou branca, isso é crime e errado, não o fato de não deixar entrar na sua casa, mas de ser racista. Você percebe que são coisas separadas?

Agora lugares de áreas comuns e públicas, independente de serem de propriedade privada ou do estado, não devem restringir a entrada de nenhuma pessoa, a não ser aquelas previstas em leis, como menores de idade em alguns lugares, por exemplo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 01 de Abril de 2015, 16:05:51 »
Agora lugares de áreas comuns e públicas, independente de serem de propriedade privada ou do estado, não devem restringir a entrada de nenhuma pessoa, a não ser aquelas previstas em leis, como menores de idade em alguns lugares, por exemplo.

Não estou discutindo estes contextos porque há previsão legal para lugares públicos mesmo que pertençam a entes privados, quer eu concorde ou não.

O meu ponto, mais visceral, está no exemplo que eu forneci da pessoa que, na prerrogativa da inviolabilidade constitucional do seu lar, não permite que alguém entre lá por causa da cor da pele (uso este exemplo porque há tipificação criminal para discriminação racial).

A pessoa tem o direito de não deixar ninguém entra na casa dela, mas se ela alegar que não deixa por que a outra é preta ou branca, isso é crime e errado, não o fato de não deixar entrar na sua casa, mas de ser racista. Você percebe que são coisas separadas?

Não são separadas. Pelo contrário, é um contexto-limite do qual eu desejo que você expresse a sua opinião, das duas situações possíveis:

a) Prevalece o direito de propriedade e assim a pessoa negra não pode adentrar o lar da pessoa não-negra e esta não pode ser enquadrada em crime de racismo.

ou

b) Prevalece o direito de 'não-discriminação' onde o proprietário não deixa a pessoa negra entrar mas responde por racismo.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #71 Online: 01 de Abril de 2015, 16:07:36 »
Acho que numa sociedade ideal deveria poder haver um clube para negros ou para brancos. Mas isso não precisava ser interpretado como uma carta aberta de aversão a outras raças.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #72 Online: 01 de Abril de 2015, 16:12:30 »
Existe uma diferença entre lar e empresas. Empresas, apesar de ter propriedade privada, são lugares públicos, onde as pessoas transitam. Você pode andar pelado dentro da sua casa, pode se masturbar no meio da sala, pode cagar na cozinha e colocar bosta na comida, não pode fazer nada disso na sua empresa, mesmo sendo ambas propriedades privadas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 01 de Abril de 2015, 16:14:56 »

Não estou discutindo estes contextos porque há previsão legal para lugares públicos mesmo que pertençam a entes privados, quer eu concorde ou não.

O meu ponto, mais visceral, está no exemplo que eu forneci da pessoa que, na prerrogativa da inviolabilidade constitucional do seu lar, não permite que alguém entre lá por causa da cor da pele (uso este exemplo porque há tipificação criminal para discriminação racial).

Não são separadas. Pelo contrário, é um contexto-limite do qual eu desejo que você expresse a sua opinião, das duas situações possíveis:

a) Prevalece o direito de propriedade e assim a pessoa negra não pode adentrar o lar da pessoa não-negra e esta não pode ser enquadrada em crime de racismo.

ou

b) Prevalece o direito de 'não-discriminação' onde o proprietário não deixa a pessoa negra entrar mas responde por racismo.

O direito à propriedade não lhe da o direito de ser racista. Eu posso impedir o Geotecton de não entrar na minha casa independente da minha alegação, mas se eu fizer alegando que ele é branco e não deixo brancos entrarem estou sendo racista. Resposta B.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 01 de Abril de 2015, 17:52:26 »
Existe uma diferença entre lar e empresas. Empresas, apesar de ter propriedade privada, são lugares públicos, onde as pessoas transitam. Você pode andar pelado dentro da sua casa, pode se masturbar no meio da sala, pode cagar na cozinha e colocar bosta na comida, não pode fazer nada disso na sua empresa, mesmo sendo ambas propriedades privadas.
Deve haver algumas brechas em empresas/clubes de associação exclusiva, ou de coprófilos/similares.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!