Autor Tópico: Paraíso e Inferno cristãos: Uma ideia que não faz o menor sentido.  (Lida 10570 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Paraíso e Inferno cristãos: Uma ideia que não faz o menor sentido.
« Resposta #25 Online: 30 de Abril de 2015, 10:06:06 »

Os motivos prováveis são mais prosaicos - o contato entre os mortos e os vivos é proibido/incorreto na Biblia Hebraica (Deuteronômio 18:10-12 e Levítico 20:2. Isaías 8:19-20 tem uma perspectiva curiosa, onde é possível que os mortos sejam um contato válido, desde que falem de acordo com as Escrituras). Além disso, o final da parábola torna possível a interpretação mais simples: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ ".

Vulgo - aqueles que não creem na Lei e nos Profetas, dificilmente acreditarão no Rei Messiânico e no Filho do Homem, mesmo que ele sofra e ressuscite segundo as Profecias - ou seja, em Jesus.

o Jesus conversou com dois mortos Moisés e Elias levou  dois apóstolos para testemunharem que isso era possivel.
O rei Saul tambem conversou com o espirito de Samuel através da médium de Endor ,  moises não disse que isso era impossível apenas ironicamente proibiu que isso fosse feito, Jesus tambem não disse que era impossível o rico morto vir avisar seus irmãos sobre o local de sofrimento , disse que quando isso acontece as pessoas não acreditam.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #26 Online: 30 de Abril de 2015, 10:14:01 »

Mas um sonho é uma instância da realidade, estão lá o corpo real, a mente real as ações e reações reais, apenas não é a realidade com que você interage a maior parte do tempo. Religiões falam de instâncias semelhantes. Repare que se o catolicismo fala de coisas reais, ainda é preciso que você diga o que é real. Então? O quê é real?
a realidade é criada pela consciência do ser tipo "sinto logo existo"  o não consciente seria o inexistente relativo ao ser.
por que o inexistente absoluto é algo inimaginável

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #27 Online: 30 de Abril de 2015, 10:17:36 »
Recompensa e ou castigo infinito por causa dos atos realizados em uma vida finita?

Os religiosos não se dao conta da chatice que seria uma vida eterna?
os ateus não se dão conta que buscam por uma porta de fuga uma desistência do  ser ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #28 Online: 30 de Abril de 2015, 10:20:40 »

céu ou inferno eterno são apenas estado de espirito transitórios alem do mais são tambem relativos ao ser.
"Estados transitórios" são estados percebidos por um ser "menos transitório", se compreende o que eu digo.
não!

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Abril de 2015, 17:21:58 »
e de onde voce tirou que Deus é bom ?

Do atributo divino associado a Deus, "Onibenevolência" ou seus equivalentes, "Perfeição Moral" ou "Perfeita Bondade" - que é encontrado em diversos ramos cristãos, com exceções notáveis entre alguns ramos calvinistas, gnósticos e malteístas. A justificativa usual para esse atributo vem da natureza essencial/criadora/não-contingente de Deus ("asseidade") em conjunto com trechos bíblicos que colocam Deus como "Bom" ou seu caminho como "Perfeito", exemplificados no Salmo 107, Salmo 86, Primeira Epístola de Pedro, 2 e em diversos outros trechos. Claro, se ele é apenas Bondoso ou não, isso é para seus seguidores discutirem - mas existem diversos trechos bíblicos que descrevem Javé/Deus como bondoso, benigno, bom e adjetivos similares.

E imagino que discorde consideravelmente disso, mas hey, todos são livres para criar um Deus de acordo com seus gostos no Self-Service Divino.

tá claro que é uma alegoria

Eu até hoje fico curioso para saber que trecho bíblico é alegórico e qual é literal e que critérios são utilizados para distinguí-los.  :)

o Jesus conversou com dois mortos Moisés e Elias levou  dois apóstolos para testemunharem que isso era possivel.
O rei Saul tambem conversou com o espirito de Samuel através da médium de Endor ,  moises não disse que isso era impossível apenas ironicamente proibiu que isso fosse feito, Jesus tambem não disse que era impossível o rico morto vir avisar seus irmãos sobre o local de sofrimento , disse que quando isso acontece as pessoas não acreditam.

Sim, eu não nego isso - tanto que eu não afirmei que afirmei que a necromancia era vista como impossível, mas sim como algo proibido/incorreto. Não faria sentido haver proibições desse tipo de prática se ela não fosse vista como possível, aliás.  :)
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 17:29:47 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Maio de 2015, 01:39:25 »
O que faz menos sentido ainda é existir discussão e tópico para isso, mas mi chefian passou por aqui e deixou algo a intrigar...

Recompensa e ou castigo infinito por causa dos atos realizados em uma vida finita?

Os religiosos não se dao conta da chatice que seria uma vida eterna?
Ontem morreu o Antônio Abujamra. Consta que morreu dormindo. Há uma chance que tenha se ido num sonho bom, então possivelmente terá recebido o "paraíso eterno". Quem poderá negar?
(Grande Abujamra provocador...  se foi e é perda... Só não chegava a ser um provocador da nata única do Cientista...)

Bom, o Cientista pode negar isso perfeitamente, entretanto meu caríssimo mi chefian já o fez com suficiente brilhância, de modo a ser desnecessário mais:

Antes de mais nada, a proposta de um inferno e um céu tem que ser verossímil, talvez seja isso o que quer dizer com lógica, e por conseguinte algo que se coadune com alguma moral.

Eu tentaria criar uma tese sobre um céu e um inferno reais à partir do que é proposto no seu texto. Vejamos o céu. O que seria um céu pra mim? Bom, eu gostaria de achar que o céu seja um estado mental, com ausência de culpa, mais a fruição de algo bom, logo não necessariamente precisa haver um tempo determinado dessa fruição, ou então que o tempo não fosse um contingência. Eu acho que posso experienciar algo assim. As vezes tenho sonhos bons que são um desapontamento quando são interrompidos, quando acordo e vejo que tudo era um sonho, Ora, é só uma questão de que o sonho dure indeterminadamente e então terei um céu eterno. O mesmo para o inferno.

É um ponto de vista a respeito de uma possibilidade de como seria o tal céu. Mas devemos considerar que essa visão que você expôs não é muito compatível com o que tradicionalmente o cristianismo prega. Segundo as doutrinas cristãs, o paraíso seria um lugar real onde habitaríamos com nossos corpos reais (renascidos) em comunhão uns com os outros e com Deus. Não seria um mero sonho, mas algo real e palpável proporcionado pelo poder absoluto de Deus.

Mas um sonho é uma instância da realidade, estão lá o corpo real, a mente real as ações e reações reais, apenas não é a realidade com que você interage a maior parte do tempo. Religiões falam de instâncias semelhantes. Repare que se o catolicismo fala de coisas reais, ainda é preciso que você diga o que é real. Então? O quê é real?

Muito bom.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #31 Online: 01 de Maio de 2015, 20:46:45 »

tá claro que é uma alegoria
Eu até hoje fico curioso para saber que trecho bíblico é alegórico e qual é literal e que critérios são utilizados para distinguí-los.  :)

simples, analise se o que foi dito a 4000 anos ainda é moralmente correto  hoje.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Maio de 2015, 17:44:04 »
Se não me engano, essa babaquice de pena eterna é criação de Zoroastro. A igreja na época apenas adotou essa crença. E mais, na época de Jesus, já se acreditava em reencarnação entre os primeiros cristãos. Só depois que a igreja condenou tal crença. E depois os protestantes continuaram adotando essa babaquice sem sentido.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #33 Online: 02 de Maio de 2015, 18:25:19 »
Se não me engano, essa babaquice de pena eterna é criação de Zoroastro. A igreja na época apenas adotou essa crença. E mais, na época de Jesus, já se acreditava em reencarnação entre os primeiros cristãos. Só depois que a igreja condenou tal crença. E depois os protestantes continuaram adotando essa babaquice sem sentido.
Tem nada disso, a necessidade de salvação/medo da danação(e a questão de um céu e inferno) é um dos pontos fulcrais de quem precisa de deuses.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Maio de 2015, 23:38:44 »
simples, analise se o que foi dito a 4000 anos ainda é moralmente correto  hoje.

Eu sei que você tem seu conceito gourmet de uma divindade, mas qualquer cristão razoavelmente ortodoxo responderia com 1 Coríntios 4,1-5. Julgamentos humanos são limitados comparados ao juízo do Criador.

Se não me engano, essa babaquice de pena eterna é criação de Zoroastro. A igreja na época apenas adotou essa crença.

Eu sei que houve um contato razoável entre o Zoroastrismo e o Judaísmo por meio do Exílio e do seu eventual término e a restauração do Templo de Jerusalém através da proclamação do Rei Dario II e da aquisição de certas características tipicamente zoroástricas ao judaísmo (apocalipticismo, messianismo, Satã adquire o papel de um Opositor Cósmico de Deus  mas qual é a fonte do contato entre o Masdaísmo e a Igreja Cristã primitiva? O Maniqueísmo ou o Zurvanismo, que eram crenças encontradas com alguma proeminência no Império Sassânida?

E mais, na época de Jesus, já se acreditava em reencarnação entre os primeiros cristãos.

Fonte?
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Maio de 2015, 12:54:13 »
Pois fiquei sabendo que na época uma tal de rainha Teodora, que tinha medo de reencarnar como um escravo de alguma forma conseguiu convencer um papa daquele tempo, não me lembro qual, de proibir no meio cristão a ideia da reencarnação, passando a ser tratada como algo maligno, e no lugar disso a ideia de um céu e inferno eterno. Se eu tenho um "deus", e um deus filosófico, já que não preciso, afetivamente, de um ser superior que fique me observando, julgando, etc. Eu ate me sinto melhor assim, não sendo observado por ninguém, ficando sozinho, a vontade. Me sinto mais a vontade sozinho. E esse meu "deus" não e nem de longe um ser individual ou uma mente em si, para começar. Entenda isso como se fosse uma lei da física, e não um ser complexo. Se há mundos mais ou menos atraentes para nós, após a desligação da mente com o nosso corpo, devem ser universos paralelos, onde a matéria se comportaria de forma diferente, a matéria seria melhor manipulada pela influência da mente. Não me parece haver nada de sobrenatural aí, se tudo o que você explica tem uma origem funcional ou casual.
« Última modificação: 03 de Maio de 2015, 12:58:40 por Enio »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Maio de 2015, 13:31:55 »
Belo exemplo de auto-engano.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Maio de 2015, 16:50:48 »
Pois fiquei sabendo que na época uma tal de rainha Teodora, que tinha medo de reencarnar como um escravo de alguma forma conseguiu convencer um papa daquele tempo, não me lembro qual, de proibir no meio cristão a ideia da reencarnação, passando a ser tratada como algo maligno, e no lugar disso a ideia de um céu e inferno eterno.Pois fiquei sabendo que na época uma tal de rainha Teodora, que tinha medo de reencarnar como um escravo de alguma forma conseguiu convencer um papa daquele tempo, não me lembro qual, de proibir no meio cristão a ideia da reencarnação, passando a ser tratada como algo maligno, e no lugar disso a ideia de um céu e inferno eterno.

Novamente  - Que fontes você tem que corroborem isso?

Se eu tenho um "deus", e um deus filosófico, já que não preciso, afetivamente, de um ser superior que fique me observando, julgando, etc. Eu ate me sinto melhor assim, não sendo observado por ninguém, ficando sozinho, a vontade. Me sinto mais a vontade sozinho. E esse meu "deus" não e nem de longe um ser individual ou uma mente em si, para começar. Entenda isso como se fosse uma lei da física, e não um ser complexo. Se há mundos mais ou menos atraentes para nós, após a desligação da mente com o nosso corpo, devem ser universos paralelos, onde a matéria se comportaria de forma diferente, a matéria seria melhor manipulada pela influência da mente. Não me parece haver nada de sobrenatural aí, se tudo o que você explica tem uma origem funcional ou casual.

Eu não sou particularmente interessado em anedotas religiosas.

Contudo, meus sinceros parabéns - como não encontrava uma divindade que correspondesse a seus gostos no Cardápio Divino, inventou a própria no Self-Service Divino. Que  Alexandre, o Paflagônio e o Grande Glykon te abençoem nessa jornada.  :)

São Beda.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 03 de Maio de 2015, 17:11:00 »

E mais, na época de Jesus, já se acreditava em reencarnação entre os primeiros cristãos.

Fonte?

Acho que Adão entre os judeus era visto não só como primeiro homem, mas como tendo "todas as almas".

https://books.google.com.br/books?id=60iVk1p8Y9IC&pg

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 03 de Maio de 2015, 17:25:08 »
Interessante esse conceito de "sparks of souls". De certa forma pode explicar a decadência humana na medida que esses "sparks" ficam cada vez mais reduzidos à medida que a população aumenta. Os espíritas foram criativos quando inventaram a transmigração de almas de outros mundos habitados para resolver esse problema e garantir a evolução do homem. A cota de 600.000 almas dos judeus também é preocupante na medida em que deve impor mecanismos reguladores que podem também atingir a população não-judia.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 03 de Maio de 2015, 17:48:26 »
Também corrobora minha tese de recombinação almal de almas fragmentárias (na página seguinte).

Uma teoria espiritual/sobrenatural unificada é sem dúvida algo inevitável, a resistência dos dogmáticos ao avanço da ciência apenas a atrasa. Mas daqui por diante, com o avanço da física quântica, essa resistência terá dificuldade cada vez maior em ser aceita por qualquer um que seja.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Maio de 2015, 19:27:10 »
Já eu penso que todas as almas são uma coisa só, divididas em inúmeros fragmentos individuais que através da experiência fazem com que o grande coletivo inconsciente ou o grupal evoluir como um todo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Maio de 2015, 20:02:28 »
Outra possibilidade que não pode ainda ser descartada é que existe apenas uma única alma integral e indivisível, análoga ao universo de apenas um elétron de Wheeler.

A alma volta zilhões de vezes no tempo, e reencarna em todas as pessoas, absolutamente. Todas as pessoas que viveram, as que vivem, e as que ainda vão viver, e talvez todos os seres vivos, são o mesmo espírito. Por isso várias pessoas alegam ter sido reencarnação da mesma pessoa histórica. Por isso todos no fundo não podemos deixar de perceber que um mal que você faz a outro, é um mal que você faz a si mesmo. É algo mais literal do que tipicamente se imagina.

"Deus", por sua vez, não é uma "outra alma", mas apenas a totalidade disso, ou ainda, mais uma volta, após o estágio máximo de evolução espiritual.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #43 Online: 04 de Maio de 2015, 20:18:42 »
Ou então só existe um único ente que faz de conta que tudo existe.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Maio de 2015, 21:49:14 »
A alma é uma nota musical única, numa grande composição cósmica produzida no Big Bang.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Maio de 2015, 22:39:13 »
 :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira: :olheira:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Maio de 2015, 00:19:55 »
Esses bichos do vídeo lembram planárias.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Maio de 2015, 10:05:09 »
supostamente  Jesus teria dito que é um local de sofrimento onde a fogo que não se apaga e ranger de dentes.
tá claro que é uma alegoria.
Não é "supostamente". Está na Bíblia. Vale o escrito.
Se é a tal da "palavra de Deus", não nos cabe interpretar conforme nossa conveniência.
Ou você aceita com casca e tudo ou pode jogar o livro fora.
Afinal, que valor tem um livro onde nunca é o que está escrito?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Maio de 2015, 10:14:51 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!