Vixe! em um mundo feito de ismo predomina o ach
Okay, um bom trocadilho. Mas eu reitero a pergunta.
Eles responderam: "Ele vestia roupas de pêlos e usava um cinto de couro". O rei concluiu: "Era o tesbita Elias".
2 Reis 1:8
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.
Lucas 1:13
E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor".
Lucas 1:17
As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.
Mateus 3:4
Ao partirem eles, começou Jesus a falar ao povo a respeito de João
Mateus 11:7
Desde os dias de João Batista (Elias) até agora o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam, são os que o conquistam.
Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;
e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça.
Mateus 11:12-15
declaro-vos, porém, que Elias já veio, e não o conheceram, antes fizeram-lhe tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às suas mãos.
Então os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.
Mateus 17:12-13
E você tem alguma evidência mais crível das crenças reencarnacionistas presentes no cristianismo primitivo do que exegese incrivelmente questionável do Novo Testamento? Apenas para lembrar o que consta em João 1:19-27 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel):
E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.
Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca
Obviamente, não é uma surpresa haver contradições, especialmente porque os 4 Evangelhos discordam em diversos detalhes sobre quase tudo. Mas algo que é relevante é que para a tradição hebraica (que era seguida pelos autores dos Evangelhos), o profeta Elias não morreu - ele foi levado diretamente à Morada dos Justos por uma carruagem de fogo (2 Reis 2:11 - esse é um dos trechos mais estranhos do Velho Testamento). Como ocorre a reencarnação de quem não morreu?
De qualquer forma, meu interesse não é em exegese do Novo Testamento - é em história da religião. Que autores do cristianismo primitivo tinham crenças reencarnacionistas? Em que período de tempo? Eles formaram algum secto hoje visto como heterodoxo? Ou eram autores individuais?
Elias foi abduzido ?
Repare que só depois de joão ter sido decapitado foi que o espirito de Elias apareceu conversando com Jesus, foi quando os apóstolos questionaram quando ele viria , sendo informado por Jesus que veio como João Batista mas não havia sido reconhecido.
Mas
na parabola
"Estratégia de satanaz"
Jesus descreve oque acontecia com os maus fariseus,uma alusão clara a reencarnação :
“Quando o espírito imundo sai do homem,
anda por lugares áridos procurando repouso,
porém não encontra.
Por isso, diz: Voltarei para a minha casa donde sai. E,
tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.
Então, vai e leva consigo outros setes espíritos,
piores do que ele, e, entrando,
habitam ali; e o último estado daquele homem
torna-se pior do que o primeiro.
Assim também acontecerá a esta geração perversa.”.
(Mateus 12:43,45).
Quanto a João Batista ignorar sua origem é comum a maioria humana, é a ignorância que nos mantem humanos.
"o homem é como vento não sabe de onde vem nem para onde esta indo"
Mas Jesus afirmou saber de onde tinha vindo e para onde estava indo.
Malaquias disse que Deus enviaria o profeta Elias, o anjo disse que joão teria o poder e o espirito de Elias, Jesus afirmou que João era Elias, porem João assim como todos nós não sabemos de onde viemos e nem para onde iremos.
Conhecendo a história de Elias poderemos facilmente especular que o casal Herodes e Herodias